Tudo sobre zoneamento de sites

Contente
  1. Por onde começar?
  2. Áreas funcionais
  3. Projetos

O uso correto e racional da terra é um problema bastante comum para muitos proprietários de territórios privados. As pessoas tentam usar o espaço ao máximo, combinando edifícios e plantas.

Por onde começar?

Um plano elaborado de forma correta e competente é o pequeno mundo de terreno do proprietário, onde benefícios, relaxamento e estética se combinam de maneira ideal. Na fase de planejamento, não há pressa, pois durante o dia é possível tirar fotos do território de todos os lados. Isso ajudará no futuro no desenho para designar todas as dimensões com a maior precisão possível.

A formação de qualquer sítio começa com um desenho ou esboço, no qual estão marcados os edifícios e plantas já existentes (árvores, arbustos). Em um terreno com um relevo incomum, todas as colinas, depressões, etc. devem ser observadas.

Você também deve pensar sobre quais lotes são necessários - alguns proprietários não precisam de todos os setores.

Ao zonear um site, é importante levar em consideração não apenas as preferências pessoais, mas também:

  • pontos cardeais;
  • relevo em área específica;
  • quão profunda é a água subterrânea;
  • o tipo e composição do solo no local.

O tipo de solo pode ser determinado independentemente: um pedaço de terra é retirado e enrolado em uma "salsicha" - se você não consegue enrolar e a figura racha, a areia predomina na composição. A "salsicha" é fácil de torcer em um bagel - solo argiloso. Em qualquer caso, antes do plantio, o solo pode ser estabilizado pela adição de misturas especiais para solo arenoso, argiloso ou ácido. Com uma localização próxima da água subterrânea à superfície (2 metros ou menos), não é recomendável plantar árvores no local.

Neste caso, o trabalho de desumidificação pode ser realizado, mas é um processo caro e muito demorado. A casa é a parte central de todo o território, todos os outros setores devem estar localizados em torno dela. É muito importante considerar a localização do lado sombreado, principalmente se o prédio for grande ou tiver outro andar. Nesta fase, para determinar o nível de iluminação, você precisa saber a localização dos pontos cardeais.

Informações sobre ventos em uma área específica também são importantes. Uma área suburbana em uma área elevada será constantemente destruída. Nas terras baixas, a temperatura é sempre ligeiramente mais baixa (2-3 ° C). Se você não levar esses pontos em consideração, no futuro eles podem afetar negativamente algumas plantas. Cerca de 15% de todo o território é destinado à construção de uma casa. O desenho indica onde ficará o edifício e em que lado se encontra a entrada principal.

Cerca de 15% do terreno também é destinado à área de lazer, os 70% restantes são um setor verde. Tal plano é considerado preliminar ou condicional, podendo ser constantemente refinado até que o resultado desejado seja obtido. A escolha do estilo é uma etapa importante do planejamento. O estilo da própria casa é tomado como base, portanto, a natureza circundante e os elementos da arquitetura devem ser combinados e complementados.

Áreas funcionais

Todo o território é dividido em vários setores funcionais ao dividir a área suburbana.

  • Entrada principal - a porta da frente, uma espécie de cartão de visita em casa. Nesta zona existe um parque de estacionamento e um caminho pedonal, que pode ser dividido por um relvado ou canteiro de flores.
  • Setor residencial - tem uma casa aqui, o prédio principal do país. O layout de todas as outras zonas dependerá de como ele está localizado.
  • Zona de descanso - um espaço onde o anfitrião recebe convidados, reúne a família ou prepara comida ao ar livre.
  • Jardim ou setor de jardinagem - normalmente ocupa cerca de 80% de todo o terreno.
  • Jardim de flores - uma zona para amadores de trabalho de criação.
  • Ecozone, também pode ser chamado de "naturgarden", - uma novidade em paisagismo. Sua essência é um pedaço da natureza, totalmente intocado e inalterado, ou seja, o dono deixa um pedaço de mata selvagem, uma clareira, um reservatório.
  • Setor esportivo - barras horizontais, quadra de basquete, quadra de tênis.
  • Área infantil - playground (caixa de areia, balanço, casas de contos de fadas).
  • Edifícios domésticos - Isso inclui chuveiros e banheiros ao ar livre, um galpão de lenha e currais para animais. Os edifícios domésticos podem ser mascarados com arcos decorativos ou sebes.
  • Caminho principal - um elemento que deve estar em qualquer trama pessoal. O caminho conecta todos os elementos da área suburbana. Pode ser sinuoso, reto ou combinado - tudo depende do estilo geral.

Você também pode zonear o território de acordo com a forma da casa de verão:

  • forma retangular - é a mais fácil de equipar, aqui você pode dar asas à imaginação e aos experimentos com segurança;
  • forma alongada oblonga - tal território pode ser visualmente alargado com a ajuda de árvores;
  • forma "G" - o site é mais complicado, é aconselhável equipar uma pequena parte separadamente, por exemplo, para um setor de recreação;
  • forma irregular (isso inclui territórios ovais e triangulares) - em tal terreno, as características do local, a imaginação e a criatividade ajudarão a distribuir corretamente o espaço.

Ao posicionar segmentos individuais, a influência e a finalidade das zonas adjacentes são levadas em consideração. Existem várias regras de localização:

  • a casa é a parte central da zona suburbana, inicia-se a construção da planta com a sua colocação, sendo a seguir delineadas as restantes edificações;
  • a área de utilidades deve estar localizada longe da entrada principal;
  • o setor de recreação pode estar localizado em qualquer lugar ou mesmo em vários locais;
  • para uma horta ou horta, você não deve escolher uma área com sombra, a área deve ser bem iluminada.

Projetos

Os mesmos requisitos são impostos à localização de casas em áreas pequenas e grandes: SNiP 30-02-97, SNiP 2.04.02-87, SNiP 2.04.01-85, SNiP 2.07.01-89. Eles determinam a localização dos edifícios em relação à "linha vermelha", a localização dos sistemas de drenagem e abastecimento de água, a distância entre dutos e cabos em áreas adjacentes. De acordo com a TSN 40-301-97, os padrões de proteção sanitária são regulamentados. O proprietário usa o restante do terreno a seu critério.

6 ares

Este é um terreno de tamanho padrão da época soviética. Basicamente, os proprietários não têm a oportunidade de expandir o território, uma vez que existem pequenos lotes semelhantes no bairro. Neste caso, você pode economizar espaço colocando uma casa com sótão no local. Uma garagem localizada na cave ou no rés do chão também libera parte do espaço.

Mas não é recomendável economizar no setor de recreação. Se houver balneário na planta, a área de lazer fica entre ele e a casa.

10 ares

Ao traçar um projeto para tal terreno, os proprietários muitas vezes cometem o erro de ocupar mais espaço para uma horta. O cultivo de vegetais extras requer mais tempo e trabalho, e o excedente terá de ser doado ou jogado fora. Em um terreno deste tamanho, você pode colocar uma piscina ou um reservatório artificial. No caso de uma piscina, a instalação é feita em setor iluminado - isso permitirá que a água aqueça bem.

15 ares

Um terreno onde pode combinar vários estilos. Para a zona de jardinagem, uma forma geométrica estrita é mais conveniente; para o setor de recreação, a forma pode ser arbitrária. Caso o proprietário não priorize o cultivo de hortaliças, áreas de lazer podem ser localizadas em todo o território.

20 e mais acres

Na maioria das vezes, esses territórios são estreitos e longos, é muito fácil dividi-los em zonas. Todo o terreno é convencionalmente dividido em três seções:

  • setor de vida;
  • zona de descanso;
  • área de horta.

Na zona residencial existe uma casa, um telheiro ou garagem para um carro, caminhos e entradas para um carro. Uma média de 6-7 acres é alocada para a área de recreação. Essa área permite que você "vagueie" e coloque o que quiser - uma piscina ou um reservatório artificial, gazebos, parques infantis, gramados e canteiros de flores.

A terceira área, a horta, pode ser dividida em duas partes, uma para hortaliças e outra para árvores e arbustos. No mesmo trecho, pode-se construir um pequeno galpão onde serão armazenados todos os equipamentos necessários. Todo o trabalho pode ser feito de forma independente.

Não é necessário contratar especialistas que cobram muito dinheiro por seus serviços. O mais importante é saber o tamanho exato do terreno, sua forma e características.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário