Tipos de cavilhas de liga de tomate e seus usos

Contente
  1. Descrição e funções
  2. De que são feitas as estacas?
  3. Como fazer isso sozinho?
  4. Como amarrar os tomates corretamente?

Os tomates são um dos tipos de vegetais mais populares cultivados em nosso país. O tomate vem ganhando grande popularidade devido às suas características gustativas, nutricionais, dietéticas, além de alto rendimento nas mais variadas condições climáticas e grande diversidade de espécies. No entanto, para conseguir uma grande colheita, os tomates requerem uma boa manutenção, incluindo ser amarrado a pinos.

Descrição e funções

Os tomates podem ser cultivados em estufa ou ao ar livre, eles são cultivados horizontalmente ou verticalmente. O método de cultivo vertical é considerado o mais comum. Permite:

  • uso mais eficiente da área cultivada, cultivando um grande número de plantas em uma pequena área;
  • obter uma melhor colheita devido à boa iluminação da planta ao longo de toda a altura do mato;
  • simplificar significativamente o processo de rega, alimentação dos arbustos, bem como a posterior colheita;
  • evitar danos às frutas durante o processamento.

Em estado de suspensão, os frutos ficam acima do nível do solo durante o amadurecimento. Isso os protege do ataque de lesmas e outras pragas e reduz o risco de infecções fúngicas.

A maneira mais popular de amarrar arbustos de tomate é fixá-los em estacas instaladas verticalmente.

De que são feitas as estacas?

Para fazer pinos, você pode usar uma variedade de materiais, incluindo os improvisados ​​- acessórios de metal, tubos de plástico ou fibra de vidro, bem como troncos de arbustos e galhos de árvores. E, claro, você precisa de uma corda para completar a liga. Cada material tem suas próprias características, vamos nos deter nelas com mais detalhes.

Madeira

Os postes de madeira são altamente considerados pelo seu baixo custo e disponibilidade. A vida útil de tais pinos chega a 10 anos ou mais. Os produtores podem comprar suportes na loja - os modelos de bambu são muito populares. Alguns residentes de verão os fazem por conta própria de meios improvisados:

  • troncos fortes de arbustos de crescimento selvagem;
  • cerca de piquete da cerca;
  • estacas de pás velhas.

Dependendo da altura da variedade, utilizam-se bastões com comprimento de 1 a 2 m.

Metal

Uma boa solução seria usar hastes de metal. As peças fortes e duráveis ​​são muito fáceis de inserir no substrato e retirá-las após o término da temporada. O metal é forte, durável e confiável. Não quebra, não apodrece e, além disso, pode suportar ventos máximos e cargas de peso.

A única desvantagem - esse é o alto custo das hastes novas, portanto, na maioria das vezes em chalés de verão, elas são substituídas por materiais recicláveis. Normalmente, são utilizados os restos de tubos ou acessórios de trabalhos de reparação e construção.

Quaisquer hastes com um diâmetro de 5-10 mm são adequadas como estacas, e a altura é selecionada com base no comprimento da variedade cultivada.

Fibra de vidro

A fibra de vidro é um composto à base de metal e vidro, o que confere ao material uma resistência especial. É por isso que pinos de tomate de fibra de vidro serão uma excelente escolha para amarrar arbustos em crescimento. As vantagens da fibra de vidro são óbvias: não corrói, não quebra, não se dobra com o peso dos pés de tomate e, além disso, é resistente a gatilhos químicos.

Para o trabalho, são selecionados tubos e postes com um diâmetro de até 10 mm, eles são cortados em elementos separados de 1,5-1,7 m cada - este é um comprimento universal para arbustos de todas as variedades.

Plástico

Estacas de plástico para jardim podem ser adquiridas em qualquer loja agrícola. Eles são fáceis de usar e ficam muito bonitos nas camas.

Para obter o máximo de confiabilidade, é melhor dar preferência a tubos de plástico com uma haste de metal em seu interior.

Como fazer isso sozinho?

Se desejar, você pode fazer suportes de madeira para tomates com suas próprias mãos, sem ter habilidades especiais de trabalho e ferramentas especiais. Para isso, prepare uma placa de madeira com 2 a 2,5 m de comprimento, 10 a 15 cm de largura e 6 a 7 cm de espessura. Deve primeiro ser marcado em comprimento e largura para o número necessário de estacas e, em seguida, usando uma serra circular ou manual para dissolver a peça em barras separadas.

Depois disso, resta desbastar com uma lixa, e se a ferramenta não estiver à mão - com esmeril de granulação grossa. Para facilitar a penetração subsequente, a extremidade das estacas pode ser afiada em um ângulo de 45 graus em um lado do suporte ou em vários.

Ao fazer pinos de galhos, você deve primeiro remover a casca deles e lixá-los para remover toda a aspereza. É aconselhável tratar o local do corte com resina para evitar o aparecimento de raízes. Para aumentar a durabilidade das estacas, é necessário queimá-las levemente no forno ou no fogo.

Como amarrar os tomates corretamente?

Amarrar um arbusto de tomate às cavilhas não é nada difícil. Todo o procedimento se resume ao fato de que um suporte é fixado perto da planta e a planta é amarrada a ele. No entanto, na prática de jardinagem, uma série de regras foram desenvolvidas, a observância das quais tornará a liga o mais suave possível para as plantas.

Assim, os tamanhos ideais dos pinos foram estabelecidos:

  • para variedades altas, é de 2-2,5 m;
  • para variedades de tamanho médio, serão necessários suportes mais curtos com comprimento de 1,5 m.

A estaca deve ser imersa no solo em 50-80 cm. A parte do suporte localizada acima do solo deve ultrapassar a altura máxima do arbusto em pelo menos 20-30 cm.

As estacas devem ser colocadas a uma distância de 10-15 cm do caule no lado norte ou sul, para não proteger o arbusto.

Se o solo for duro, você precisará martelar os pinos com uma marreta ou um martelo pesado. Se o substrato estiver solto, basta pressionar levemente o suporte com as mãos para que alcance a profundidade desejada.

Você pode amarrar os tomates ao suporte com um barbante feito de um material resistente à decomposição. Primeiro, a corda é fixada no suporte, só depois a haste é recolhida e amarrada com vários nós. Para que a fixação seja confiável, é aconselhável agarrar a haste e também algumas escovas adjacentes.

Resta ao jardineiro amarrar periodicamente o tomate à medida que o arbusto cresce, para isso a fita é movida de vez em quando.

Veja dicas para usar o peg de tomate.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário