Tudo sobre terraceamento de um site

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Paredes de contenção
  4. Belos exemplos

Parcelas em declive não são um problema, pois existe sempre a possibilidade de arranjá-las bem com terraceamento. Um declive inconveniente pode ser disposto na forma de terraços horizontais reforçados com paredes de contenção. Além disso, é permitido organizar sites com linhas retas e curvas. Vasos com flores, pequenas fontes, plantas ornamentais e iluminação especial podem ser uma agradável adição aos terraços.

Peculiaridades

O terraceamento do local é necessário onde houver declives. Via de regra, ele é usado somente após uma avaliação adequada do tamanho do local. Dentro de um lote de terreno, você pode fazer duas, quatro ou mais áreas de terraço. Em áreas inclinadas, deslizamentos de terra podem ser evitados desta forma. Os terraços podem ser decorados em um estilo individual, mas em geral, todo o local deve ter uma aparência harmoniosa.

Comece o terraceamento nivelando a superfície. Para isso, é realizado um levantamento oftalmológico para saber quantos terraços existirão e quais os tamanhos das saliências que devem ser feitas. A seguir, é necessário quebrar a encosta com estacas em segmentos (1,5 vezes a largura do terraço), começando pelo topo e descendo gradualmente. Em seguida, movendo-se pela área inclinada, use o nível para encontrar o ponto no nível da primeira estaca. Pegs adicionais são colocados neles e uma linha que divide a inclinação horizontalmente é determinada.

Quando o trabalho com a primeira linha estiver concluído, você deve ir para outra cavilha e determinar o segundo contorno, e assim por diante. Depois disso, você pode formar sites. No aterro, a superfície do local é feita com ligeiro declive, que será oposto ao declive do talude. Para reforçar o terraço, é criada uma parede em forma de suporte.

É importante decidir com antecedência sobre o design deste último, pois atrairá muito a atenção.

Visualizações

Antes de fazer um terraço, vale a pena prever como ele se combinará com as edificações existentes no local. É importante que seu layout leve em consideração a localização de chegadas, caminhos e árvores de grande porte. Toda a composição da paisagem deve ser holística e harmoniosa. Nesse caso, é aconselhável tornar o relevo o mais natural possível. Dependendo das características da área, os terraços podem ser subdivididos em tipos distintos.

  • Cume têm uma inclinação mínima igual a dois centímetros, e a máxima - onze centímetros. Via de regra, um fuste com altura de 35 a 40 centímetros é criado ao longo da linha transversal da encosta. Esses terraços são a melhor opção para o cultivo de arbustos de uva de mesa, como Helios, Blagovest, Virgin Mary e outros.
  • Trincheira mais adequado para o cultivo de ervas para chá, como camomila, sálvia, urze. Eles precisarão de uma inclinação de 15 centímetros. Ao organizar tais terraços, até 50 mm da camada de solo são removidos. A trincheira resultante deve ser preenchida com solo adequado para plantações de chá.
  • Escalonado as opções são boas se a inclinação no local começar a partir de 13 centímetros. Para que os terraços sejam resistentes às intempéries, devem ser revestidos com pedra natural. Isso vai bem com composições onde árvores e frutos silvestres estão presentes.
  • Terraços de vala, via de regra, são organizados em áreas onde se observa uma fina camada de solo. Ao ordenar, o terreno pode ser retirado da rede de drenagem. A partir dele são feitos poços, cuja altura pode chegar a 3 metros. Plantas de frutas e bagas podem ser plantadas neles.Os arbustos de groselha criam raízes bem neles, assim como maçã, pêra, freixo da montanha, marmelo.

Na escolha do terraço, é importante levar em consideração, além do ângulo mínimo de declive, o desejo de equipar áreas de lazer na encosta, pois isso afetará os materiais que serão utilizados no paisagismo.

Paredes de contenção

Muros de arrimo é um elemento estrutural central para a criação de muitas estruturas. Em áreas com declive, essas paredes permitem que o solo seja fixado de forma que não se mova. As características de design, sua forma e decoração dependem da carga nas paredes e do estilo com que o território é decorado.

É importante notar que paredes de reforço podem ser facilmente criadas com suas próprias mãos, mesmo na ausência de certas habilidades.

As paredes de sustentação dos terraços são divididas em dois tipos.

  • Pulmões, que são construídos sem base e atingem no máximo um metro de altura.
  • As capitais são feitas com uma almofada de cascalho e podem ter 2-3 metros de altura e 20 centímetros de largura. Neste caso, a fundação deve ter cerca de 650 mm de espessura. Além disso, deve-se ter em mente que quanto mais alta a parede, mais espessa deve ser sua base. Caso contrário, a estrutura terá deformações, o que acabará por levar à sua destruição.

As paredes de contenção podem ser feitas de vários materiais: naturais e artificiais.

A madeira é uma opção natural e bonita a um preço atraente. No entanto, deve-se ter em mente que as paredes de madeira têm uma vida útil curta. É melhor levar toras ou vigas durante a construção. Se a altura do suporte for de um metro, a altura das toras deve ser de 1,5 metros. Destes, 1 metro estará acima do solo e os 0,5 metros restantes estarão abaixo dele.

Para equipar uma parede de madeira, é necessário cavar uma vala, que deve ultrapassar a largura das vigas em 20 cm e o comprimento subterrâneo em 10 cm. A pedra triturada é despejada no fundo e forjada. Depois disso, as barras podem ser ajustadas umas às outras e muito apertadas. A fixação é feita com arame ou pregos e, em seguida, polvilhada com entulho.

A parte interna da parede é coberta com material de cobertura. Você também pode preencher a trincheira com concreto e, em seguida, preenchê-la com terra. Para proteger a madeira da umidade, ela pode ser queimada ou revestida com agentes especiais, por exemplo, betume quente.

O concreto é inferior em beleza, por isso é recomendável decorá-lo com ladrilhos, telhas ou seixos. A construção de um muro de contenção de concreto inicia-se com a construção da cofragem, para a qual são retiradas tábuas ou tábuas de madeira. Do lado de fora, devem ser feitos adereços que possam suportar muito peso. É necessário colocar pedras maciças no fundo da fôrma e cobrir o espaço vazio entre elas com cascalho. Depois disso, uma fina camada de concreto é despejada sobre as pedras.

O processo de assentamento de pedras com concretagem deve ser repetido até que a fôrma esteja totalmente preenchida. Para drenar a água a um nível de 50 mm da superfície da terra, são instalados tubos de drenagem.

O tijolo parece muito bom como uma parede, mas apenas se for de alta qualidade e bem disposto. Esta opção é mais adequada se já houver estruturas de tijolos no local. Os muros de arrimo são bons para fazer de tijolos de clínquer, que são duráveis ​​e resistentes à umidade.

A criação de tal parede requer necessariamente uma fundação. No assentamento da primeira fila de tijolos, são feitos orifícios para escoar a água das encostas para o terraço inferior. A altura da parede de tijolos deve coincidir com sua largura corretamente. Para reforço, a parte inferior da parede (cerca de cinco fiadas de tijolos) é engrossada em 1,5 ou 2 tijolos. Para o assentamento de tijolos, é utilizada uma argamassa, que inclui cimento, areia e água na proporção de 1: 3: 3.

A versão de pedra da estrutura de retenção é a mais cara, mas ao mesmo tempo tem a vida útil mais longa. As paredes são feitas de pedra lascada ou serrada sem processamento de granito, basalto ou quartzito.Você pode escolher uma grande variedade de formatos de parede.

Na borda da borda superior da parede, pode-se plantar vegetação que se espalha. Será capaz de pendurar para cobrir superfícies localizadas verticalmente. Se você prender um fio ou corda nas paredes, ele se tornará um bom suporte para flores de espécies crespas. Além disso, você pode fazer nichos bem no suporte e colocar recipientes especiais com plantas neles.

  • Gabiões - são redes modernas de alta densidade que são preenchidas com pedras. Essas estruturas resistem a ventos fortes e a abundância de poços de água. Os materiais convenientes permitem um trabalho de instalação muito rápido. Cerca de 2 vezes mais rápido do que construir muros de contenção com outros materiais.
  • As estacas-pranchas de PVC são leves e baratas. Ao criar paredes a partir delas, o metal laminado especial é imerso no solo. Isso é feito para aumentar a força e evitar o movimento do solo. Tal muro de contenção acabará sendo de alta qualidade e ideal em termos de geometria.

Além dos materiais acima, os terraços podem ser reforçados com blocos de concreto, bem como grades de gás e geomatas. Na instalação deste último, o talude deve ser nivelado, socado e cavado uma vala. Neste caso, é importante fixar as bordas dos geomatas no recesso. Assim, a massa de terra poderá mudar em menos de um por cento.

Belos exemplos

Árvores frutíferas podem ser plantadas nos terraços, mas uvas ou clematis brilhantes são boas para decorar os suportes. Begônia ou verbena ficam bem no topo dos muros de arrimo, e o espaço ao longo das escadas abertas pode ser preenchido com hera nobre. Plantas trepadeiras, como ervilhas-de-cheiro, podem ser plantadas ao longo da borda dos muros de contenção.

Pequenos canteiros ou vasos de flores são uma excelente solução para a decoração de terraços. Os terraços ficam bem, onde clematis roxas são combinadas com canteiros de flores compactos em laranja, por exemplo, de calêndula. Para encostas, é melhor escolher plantas despretensiosas. O principal é que eles são combinados com a gama de cores e a época de floração. Os arbustos de rosa selvagem, bérberis, euonymus, bem como coníferas ficam bem em terraços e ao mesmo tempo seguram bem o solo.

Os chalés de verão podem ser enfatizados favoravelmente com a criação de uma cascata de pequenas cachoeiras nos terraços. Parece especialmente impressionante quando a água flui de um terraço para outro.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário