Pulverizadores de bomba: características, tipos e classificação de modelos
Pulverizadores de bomba são um tipo comum de ferramenta de jardim e são amplamente usados para manter plantas de jardim e de horta. A alta popularidade dos dispositivos se deve à sua simplicidade e acessibilidade, razão pela qual são considerados o tipo de pulverizador mais popular entre os residentes de verão.
Peculiaridades
O pulverizador bomba destina-se ao tratamento de pragas de árvores, arbustos, flores, plantas de jardim e estufa, bem como à realização de tratamentos curativos e preventivos visando o combate e prevenção de diversas doenças. Além disso, com a ajuda de um pulverizador, você pode fazer um curativo foliar planejado e hidratar as plantas durante o período de seca.
No entanto, o papel dos pulverizadores não se limita à manutenção de espaços verdes. O dispositivo é frequentemente usado para caiar árvores, bem como para lavar janelas e carrocerias de automóveis. Graças a uma ampla gama de aplicações, os pulverizadores de bomba podem ser classificados com segurança como dispositivos universais.
O pulverizador da bomba é organizado de forma bastante simples. O dispositivo consiste em um recipiente de trabalho feito, em regra, de plástico, embora às vezes também sejam encontrados tanques de alumínio e uma bomba embutida nele - uma bomba de água.
O volume do tanque de trabalho depende da potência e da finalidade de um determinado modelo e varia de 1,5 a 30 litros... No topo do recipiente há uma saída de onde sai uma mangueira flexível. Essa mangueira, por sua vez, se conecta a uma barra de pulverização, popularmente chamada de “vara de pescar”.
Mais próximo da base da “vara de pescar” existe um botão de arranque, ao premir o qual se coloca o sistema em funcionamento, e a sua extremidade oposta é dotada de um bico de pulverização que transforma as gotas de água numa fina suspensão de água, o que, de facto , é usado para processamento.
A barra de pulverização geralmente é equipada com bicos adicionais ou tem um design telescópico. Isso permite que você alongue a "vara de pescar" para o tamanho desejado e manuseie áreas de difícil acesso de arbustos densos ou árvores altas. Além disso, todos os pulverizadores de bomba são equipados com uma válvula especial que serve para purgar o ar em excesso e evitar o estouro do tanque de trabalho.
O princípio de funcionamento do dispositivo da bomba também é bastante simples e consiste no seguinte: ao premir a alavanca da bomba, o ar é bombeado para o sistema, o que cria uma zona de aumento de pressão no interior do tanque de trabalho. Como resultado, o ar comprimido começa a espremer o líquido, que, passando pelo sistema de mangueiras de conexão, entra na barra de pulverização e por meio dela é encaminhado para o bico ou bocal de pulverização.
A pressão dentro do tanque de trabalho é de cerca de 5 atmosferas, e um bombeamento de ar geralmente é suficiente para 30 minutos de operação.
Devido à necessidade de pressionar a alavanca com força física, esses pulverizadores são chamados de pulverizadores manuais.
Visualizações
A classificação dos pulverizadores de bomba é feita de acordo com dois critérios principais: o volume do tanque de trabalho e o método de movimentação do dispositivo.
De acordo com o primeiro critério, todos os modelos podem ser condicionalmente divididos em três grandes grupos.O primeiro grupo inclui pulverizadores em miniatura com volume de um e meio a três litros, que em suas características de desempenho podem ser comparados a pistolas pulverizadoras em miniatura para flores de interior, feitas na forma de um bico em uma garrafa de plástico.
As estufas e as plantas de interior são geralmente tratadas com esses dispositivos, uma vez que não são adequadas para o processamento de grandes áreas.
A próxima categoria de dispositivos é representada por dispositivos com um volume do tanque de 3 a 12 litros... Com a ajuda deles, você pode processar arbustos e árvores em sua casa de verão, no entanto, para pulverizar um grande jardim de tal volume, ainda não será suficiente.
E, finalmente, o terceiro grupo de dispositivos de bombeamento é representado por dispositivos profissionais com reservatórios espaçosos, capacidade até 30 litros. Esses dispositivos são projetados para processar jardins, pequenas vinhas e viveiros de frutas e bagas.
De acordo com o segundo critério - mobilidade - os dispositivos são divididos em 3 categorias e são mochila, portátil e com rodas.
- Mão portátil O pulverizador é um dispositivo com um volume de até 3 litros e serve para realizar pequenos trabalhos de beneficiamento de mudas, flores ou hortaliças. Usando um dispositivo portátil, você pode borrifar vários arbustos pequenos de frutos silvestres, bem como uma pequena árvore frutífera.
- Mochila modelos são usados nos ombros da mesma forma que uma mochila de turista e são usados para tratar arbustos e árvores em áreas de difícil acesso do jardim. O volume do tanque de tais dispositivos geralmente não ultrapassa 12 litros, graças aos quais, com essa mochila, você pode facilmente subir em um tronco de árvore ou em uma escada.
- Com rodas o pulverizador possui um tanque amplo e é projetado para o tratamento de grandes pomares e vinhedos.
Vantagens e desvantagens
A alta demanda do consumidor por pulverizadores de bomba e um grande número de análises de aprovação devem-se a uma série de vantagens indiscutíveis desses dispositivos.
- Alta confiabilidade e longa vida útil são explicadas pela ausência de conjuntos e mecanismos complexos no projeto do aparelho.
- A facilidade de uso e a não volatilidade total permitem o uso do dispositivo em locais onde não há fornecimento de energia elétrica. Além disso, ao contrário dos modelos a gasolina, esses dispositivos não precisam de reabastecimento e não requerem manutenção cara e regular.
- A versatilidade do dispositivo permite que você o use não só na trama pessoal, mas também na casa.
- O reabastecimento rápido e fácil de fluido de trabalho adiciona conveniência ao uso do dispositivo e o torna ainda mais popular.
- O baixo custo, em comparação com outros tipos de pulverizadores de jardim, torna o dispositivo um produto geralmente disponível e bem comprado.
No entanto, junto com as vantagens óbvias, a unidade de bomba também tem desvantagens.
As desvantagens incluem a impossibilidade de processamento de áreas com mais de 30 acres. Para pulverizar essas áreas em grande escala, você deve comprar um modelo a bateria ou a gasolina.
A desvantagem é a necessidade de filtrar o fluido de trabalho antes de cada tratamento. Isso se deve ao fato de que os orifícios do bico estão frequentemente obstruídos, razão pela qual ele deve ser removido e soprado.
Instruções de uso
O pulverizador com bomba é fácil de usar. Para fazer isso, você só precisa despejar a solução filtrada no tanque de trabalho, fechar bem a tampa, definir a válvula de controle para a posição aberta e bombear manualmente o ar na bomba. Depois disso, você precisa pressionar o botão "iniciar" localizado na barra de pulverização e você pode começar a pulverizar.
Muitos modelos de alta tecnologia são equipados com uma função para ajustar a intensidade e o ângulo do líquido de pulverização. Portanto, antes de começar a trabalhar, em tais dispositivos, você deve definir o modo desejado.
Se for para lidar com árvores altas, a barra de pulverização deve ser alongada.
Para tal, é necessário fixá-lo com os elementos adicionais incluídos no kit, ou desmontá-lo de acordo com o princípio de um telescópio, se assim o estiver previsto no design. Durante o processamento, é necessário monitorar a velocidade e a força do líquido pulverizado e, em caso de enfraquecimento, é necessário bombear o ar periodicamente por meio de uma alavanca.
Depois de concluída a pulverização, é necessário desenrolar a "vara de pescar", retirar conectando os tubos e enxágue-os bem. O tanque também precisa ser limpo regularmente., caso contrário, as suspensões sólidas começarão a se acumular em seu fundo, o que pode entupir os orifícios dos bicos. Após um enxágue completo, o dispositivo é deixado para secar, após o qual é coletado e enviado para armazenamento.
Avaliação do modelo
No mercado moderno de dispositivos agrotécnicos, existem muitos modelos diferentes de pulverizadores de bomba de diversos fabricantes. E apesar do fato de que a maioria deles são dispositivos confiáveis e de alta qualidade, alguns deles devem ser destacados.
- A palma da mão foi segurada por Empresa alemã Gardenafornecendo os dispositivos mais confiáveis e duráveis do mercado mundial. Os produtos da empresa são fabricados em modernos equipamentos de alta tecnologia, e as matérias-primas passam por um controle rigoroso e possuem todas as certificações necessárias. A única desvantagem dos aparelhos é o preço. Portanto, um dispositivo com um tanque de 1,25 litro custará ao comprador 1.200 rublos.
- Sadko esloveno com confiança assumiu o segundo lugar. Seus produtos não são muito inferiores em qualidade aos alemães, mas são muito mais baratos. Por exemplo, um dispositivo com capacidade de 12 litros pode ser comprado por apenas 1000 rublos.
- Solo da Alemanha é uma das empresas de pulverização mais antigas da Europa e já os produz há 70 anos. Por muito tempo, os especialistas da empresa levaram em consideração todos os comentários e desejos dos clientes e levaram seus produtos à quase perfeição. O custo de um aparelho de cinco litros será de cerca de dois mil rublos.
- O quarto lugar na classificação não oficial do consumidor é ocupado por Grinda chinesa, que fabrica seus produtos levando em consideração os desenvolvimentos alemães. Os pulverizadores desta empresa distinguem-se por preços acessíveis e bastante boa qualidade. Portanto, para um dispositivo de 4 litros, você precisará pagar apenas 860 rublos.
- E o top cinco dos líderes é completado pela bomba de ação russa pulverizador manual "Zhuk P-205" o custo de 500 rublos e o volume do tanque de trabalho é de apenas um litro e meio. O modelo é bastante comprável e provou ser bom no processamento de pequenas áreas.
Como escolher?
Antes de proceder à compra de um pulverizador de bomba, é necessário determinar o volume do tanque de trabalho. Para fazer isso, é preciso levar em consideração a área da área cultivada e a densidade de plantio sobre ela.
Se for para pulverizar plantas em uma casa de verão com área de 6 hectares, então comprar um aparelho de 10 litros será suficiente, enquanto para servir flores na varanda ou mudas é melhor comprar um aparelho em miniatura de litro e não pague a mais pelo volume desnecessário.
O próximo critério de seleção será a forma como a unidade é movida. Por exemplo, um modelo tridimensional em um carrinho pode ser usado para tratar um jardim com terreno plano, enquanto um dispositivo de mochila é necessário para tratar um arbusto ou vinhedo de crescimento denso localizado em colinas.
Se estiver planejado para cuidar de grandes plantações com terrenos difíceis, os modelos de bomba são indispensáveis. Tais condições exigem a compra de uma poderosa unidade automotora que funciona com gasolina ou bateria.
E o último critério para a escolha de um dispositivo é a presença de componentes adicionais. Por exemplo, se você planeja pulverizar árvores altas e arbustos densos com vegetação alta, então você precisa prestar atenção à presença de tubos de extensão ou uma estrutura telescópica da barra principal.
Verifique a presença de um filtro. Isso eliminará a necessidade de filtrar constantemente a solução e estenderá a vida útil do bico.
Você aprenderá como escolher um pulverizador de bomba no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.