Tudo sobre como preencher o site
Com o tempo, o solo pode assentar devido ao aumento da umidade, o que levará à deformação geral dos edifícios. Portanto, os terrenos são frequentemente submetidos a um "procedimento" como o preenchimento.
Para que serve?
O enchimento do local é realizado para nivelar o relevo. Isso evitará o alagamento na área e também evitará mudanças de terra. O aterro geralmente é realizado quando o local está localizado abaixo do nível do mar. Além disso, um "procedimento" semelhante é realizado antes do início da construção, antes do paisagismo das áreas. Acontece que a quebra de uma horta ou horta também pode exigir o despejo.
Para determinar se o enchimento é necessário e que materiais devem ser realizados, eles recorrem aos agrimensores para obter ajuda. Eles tomam as medidas necessárias e as amostras certas para determinar quando começar o enchimento.
Agir por conta própria, sem consultar um especialista, pode fazer mais mal do que bem.
Materiais (editar)
Quaisquer materiais a granel são adequados para preencher o site. Ao escolher uma base para nivelamento, é preciso levar em consideração não só o custo da matéria-prima, mas também as necessidades do solo. Quando se trata de impermeabilização, o melhor é usar argila. Este método de enchimento é perfeito para construir um poço em um jardim ou horta. Cobrir com argila impedirá que a umidade entre no solo.
A matéria-prima mais barata para elevar o nível da terra é a chamada escória. Estes são os restos de madeira e cinzas de carvão. A sua utilização no reaterro justifica-se se o objetivo não for o paisagismo do local. Além disso, não use escória se tiver uma horta ou horta. Essas matérias-primas são prejudiciais às árvores e outras culturas. A escória pode ser usada para encher estradas, pois não há plantas nelas.
Areia
A areia é combinada com outras matérias-primas, o que melhora a qualidade do enchimento. Se o local estiver sujeito a deslizamentos de terra, materiais particulados grosseiros serão adicionados ao local. É possível quebrar uma horta ou horta em uma área coberta de areia somente depois de um ano. Solo pré-fertilizado é colocado no topo da areia. A areia fina é usada na decoração, já que essa base é cara. As vantagens do lixamento incluem:
- o preço de dumping é relativamente baixo;
- a acidificação do solo é improvável;
- a areia preenche completamente todos os microvazos;
- o despejo de areia não interfere na troca de umidade, o que exclui a podridão radicular, o ambiente úmido não amassa a areia;
- essa matéria-prima contribui para uma drenagem e distribuição uniforme do líquido, o que evita o alagamento da área;
- a areia também pode absorver odores ruins;
- esta base elimina a necessidade de enchimento adicional com uma camada de drenagem.
Entre as desvantagens estão as seguintes:
- a areia deve ser despejada em uma camada espessa, caso contrário, o solo se arrastará;
- existe o risco de absorção de líquido das plantas durante a estação seca;
- a área coberta com areia não resiste a grandes estruturas - o edifício construído pode se acomodar ou deformar;
- o uso de um aterro de areia não é recomendado para áreas acidentadas;
- ao usar areia, a quantidade de alimento vegetal é duplicada.
Pedra britada
O material é extraído por meio do esmagamento de rochas. A pedra britada é usada não apenas para nivelar a paisagem, mas também para criar uma camada de drenagem. Além disso, essa matéria-prima é usada para proteger os locais das águas subterrâneas. Além disso, a pedra britada é amplamente utilizada na decoração de canteiros de flores, caminhos em jardins e parques.
Na maioria das vezes, o cascalho triturado é usado com inundações abundantes de áreas. Os aspectos positivos dos escombros incluem:
- alta resistência - graças a isso, a área coberta com cascalho suporta cargas pesadas;
- resistência ao intemperismo;
- variedade de espécies - isso permite que você encontre uma opção que seja aceitável em um orçamento;
- origem natural - este fator possibilita o uso de brita em qualquer lugar, uma vez que essa matéria-prima não emite substâncias nocivas para a atmosfera, portanto, não é perigosa para a saúde de pessoas e animais.
Existem também aspectos negativos do uso de pedra britada:
- a superfície irregular e áspera torna o movimento difícil;
- usar grandes partículas pontiagudas ao despejar - isso pode causar danos aos veículos quando se trata de estacionamento;
- trauma - apesar da aparência decorativa, essa base não é das melhores para playgrounds.
Priming
O preenchimento com solo fértil é o mais útil para o solo, mas ao mesmo tempo um "procedimento" caro. Na maioria das vezes, o território é elevado desta forma quando o local é usado para jardins e hortas, menos frequentemente para parques. Dependendo dos parâmetros, o solo tem características diferentes. O uso desse material é injustificado em áreas úmidas, uma vez que o solo não aguenta tanta umidade. As vantagens de usar o solo incluem:
- pureza ecológica - as matérias-primas não contêm elementos nocivos que possam causar danos ao meio ambiente;
- aumentar a fertilidade é um fator muito importante na horticultura.
As desvantagens incluem os seguintes indicadores:
- alto custo - devido ao alto preço, é aconselhável usar solo apenas para as camadas superiores do lixão;
- o aparecimento de sedimentos - é melhor cobrir pequenas áreas com solo, pois o uso de um material tão frágil em grandes áreas pode levar a deslizamentos.
Lixo de construção
Usar resíduos de construção para nivelar o terreno é a maneira mais barata. E se houver acesso ao local onde as obras estão em andamento, o material pode ser obtido gratuitamente. O preço baixo é a única vantagem dessas matérias-primas. Esse tipo de despejo é muito prejudicial ao solo: o lixo se decompõe por muito tempo, liberando substâncias tóxicas para a terra. É claro que não se pode questionar o desenvolvimento de uma horta, horta ou área verde no território coberto com resíduos de construção. Essas matérias-primas podem ser usadas para criar estradas.
No entanto, o uso deste material foi oficialmente proibido desde 1998. Isso é afirmado no Artigo 12 da Lei Federal nº 89-FZ "Sobre Produção e Consumo de Resíduos". A violação resulta em multa de RUB 100.000. Somado a isso está o dano causado ao solo.
Latido
Na maioria das vezes, a paisagem é nivelada com casca de pinheiro, por ser a mais resistente às intempéries e ter grande resistência. Esta matéria-prima não é utilizada nas situações mais problemáticas. Não funcionará elevar o relevo dessa forma, por exemplo, em uma área pantanosa. Além disso, quando é necessário nivelar grandes áreas, não se pode falar em economia. Basicamente, a casca é utilizada para preencher pequenas irregularidades ou decorar uma área.
Os benefícios da casca de pinheiro são os seguintes:
- respeito pelo meio ambiente - a ausência de substâncias nocivas torna esta matéria-prima adequada para áreas de jardinagem;
- resistência à luz solar - a casca do pinheiro não perde a cor, mesmo com exposição prolongada ao sol;
- resistência ao apodrecimento - a casca é capaz de passar umidade, por isso não apodrece e não se transforma em simples húmus.
Também existem desvantagens:
- foco estreito - a casca do pinheiro não pode ser usada em todos os lugares, o que a torna um material de perfil estreito;
- falta de estética - a aparência da casca não é das mais atraentes, por isso muitas vezes é misturada com outros materiais decorativos.
Como preencher corretamente?
Antes de realizar medidas para elevar o relevo, é preciso ter certeza de que é necessário. O enchimento é realizado:
- se o terreno estiver abaixo do nível do mar - neste caso, durante o degelo da neve, bem como na época de fortes chuvas, o território será inundado devido ao aumento do nível do lençol freático;
- se, além de depressões e baixadas, existem morros na paisagem que atrapalham a construção ou o desenvolvimento do jardim;
- em pântanos;
- quando a estrada principal é mais alta do que outros edifícios;
- quando a área ao redor da casa ou na cabana de verão está cheia de resíduos de construção ou domésticos;
- quando a área tem uma grande inclinação.
É muito mais fácil levantar a paisagem em áreas destinadas à construção, porque os edifícios presentes, por exemplo, em chalés de veraneio, dificultam o preenchimento. Eles começam a aliviar o alívio somente após uma preparação completa. Primeiro, eles destroem edifícios antigos, se houver. Então o site está limpo. Você pode fazer isso sozinho ou entrar em contato com um especialista. No caso da autolimpeza, você precisará de um machado, uma pá, um pé de cabra, uma serra elétrica, uma foice elétrica. Primeiro, livre-se da grama alta e dos arbustos. Depois disso, eles começam a derrubar as árvores. A limpeza com uma técnica especial apresenta várias vantagens em relação à limpeza manual.
Claro, isso economiza muito tempo. Além disso, uma vantagem é que a técnica, após arrancar as árvores, nivela imediatamente os buracos que surgiram. Após a limpeza, a próxima etapa começa - planejamento. Você não pode fazer isso sozinho - você precisa entrar em contato com os pesquisadores. Eles vão perfurar um poço, medir o lençol freático e analisar a composição do solo. A medição do nível do lençol freático é necessária para descobrir quanto o relevo será elevado e também se a drenagem é necessária.
A espessura da camada de solo é medida para saber quanto solo precisa ser removido, uma vez que a camada fértil superior é removida antes do início da construção.
Além disso, os topógrafos determinam a espessura da camada sob o solo fértil. Isso ajuda a descobrir a condição do solo e selecionar os materiais para o aterro. Por exemplo, solo pantanoso é mais frequentemente causado pela presença de argila. Se a camada de argila for fina, ela será removida. No caso em que a argila constitui a maior parte do solo, um poderoso sistema de drenagem é construído. Além disso, os especialistas ajudarão a determinar as dimensões exatas das depressões e colinas. Isso é feito para descobrir a espessura da camada de preenchimento. Em áreas com quedas em alto relevo, é necessário o uso de uma técnica especial para nivelá-la. Com uma ligeira inclinação, o enchimento também pode ser feito manualmente.
O layout inclui um esquema de arranjo de plotagem. É preciso decidir com antecedência o que será e onde será. Deve-se observar onde ficará a casa, se serão construídas ampliações. Se for um estacionamento, onde ficará a entrada. Você precisa marcar áreas para paisagismo. Esses parâmetros são necessários para selecionar materiais adequados para enchimento. O próprio despejo é dividido em vários tipos. O primeiro é superficial, é a entrega da matéria-prima e o nivelamento do perímetro. Este tipo é adequado se o enchimento já foi realizado ou no caso de pequenas gotas de alívio. O segundo tipo - profundo, inclui a retirada da camada superior, preenchimento e nivelamento. Este tipo de cama é usado para áreas localizadas em terras baixas.
Terminado o trabalho preparatório, procedem ao enchimento propriamente dito. A tecnologia de execução é a seguinte:
- as matérias-primas selecionadas para o aterro são colocadas em camadas, a espessura das camadas varia de 10 a 15 cm;
- após a compactação, a terra é deixada por vários dias para permitir que os materiais assentados assentem ligeiramente;
- quando a camada superior é colocada, o enchimento é considerado completo.
Após a conclusão da cama, é indesejável se envolver na construção por um ano. Se houver planos de paisagismo, não é necessário esperar.
Além disso, os topógrafos não são aconselhados a encher o local no inverno, pois isso acarretará em custos financeiros adicionais.
Como se proteger contra o desgaste?
Nenhum material pode reter a água para sempre. Com o tempo, ele se infiltrará nas camadas de despejo e afogará a terra. Para evitar inundações do solo, está sendo construído um sistema de drenagem adicional. Em primeiro lugar, nem um único lixão fica completo sem drenagem, que é usada como brita ou cascalho. Em segundo lugar, você pode construir um sistema de drenagem com sistemas de drenagem. Para pomares e hortas, um poço de drenagem será a melhor solução. Não apenas coleta o excesso de água, mas também a acumula, permitindo que seja usada para irrigação posterior. O poço está localizado no ponto mais baixo do local. É cavado de 2 a 3 metros de profundidade e o diâmetro deve ser de pelo menos 1 metro.
Para adicionar beleza à aparência do poço, suas paredes são feitas de pedra ou revestidas com argila. O sistema de drenagem deve ser construído em uma inclinação de 2-3 graus. Se não houver plantas no local e não houver necessidade de armazenar água, um sistema de esgoto público é suficiente. Consiste em valas escavadas ao longo de estradas e trechos. É importante garantir que esse sistema seja constantemente limpo. Caso contrário, a construção do sistema de drenagem será inútil.
É importante que todas as mudanças que ocorram no site sejam incluídas no plano. Isso ajudará nos trabalhos de construção subsequentes. Paisagismo é uma tarefa séria. É muito importante ser inteligente em todas as fases do trabalho paisagístico.
Para obter informações sobre como preencher um pântano, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.