Como plantar verdura no local?

Contente
  1. O que deve ser considerado?
  2. Visão geral da espécie
  3. Qual estilo você deve escolher?
  4. Planejamento
  5. Etapas principais

No paisagismo, o ponto chave de acabamento é o paisagismo do local. Só então o espaço se torna verdadeiramente visualmente interessante. Se já está feito o preparo da engenharia do território, e se trata apenas de paisagismo, é hora de assumir o projeto.

O que deve ser considerado?

Para que o resultado seja um sucesso e toda a vegetação do local esteja em harmonia entre si, você precisa aderir a três princípios básicos:

  • levando em consideração as características geofísicas do território;
  • conformidade com zonas climáticas;
  • combinatória de texturas, dimensões e cores.

O paisagismo é um processo de várias etapas:

  • Projeto - se possível, deixe um paisagista cuidar dele, se não der certo, o próprio proprietário assume o projeto (o que é auxiliado pela observação e pela Internet com uma variedade de exemplos);
  • preparação e drenagem do solo - sem isso, você não terá que contar com uma vegetação exuberante;
  • organização de reservatórios artificiais, caminhos, plataformas de pedras - forma-se a decoração arquitetônica do espaço;
  • plantando arbustos e árvores - decoração das camadas superiores do site;
  • arranjo de canteiros de flores e gramados - decoração das camadas inferiores.

Antes de planejar, as direções norte, leste, sul e oeste são determinadas. Certifique-se de descobrir os lados: ensolarado ou sombreado (isso é importante para a escolha da vegetação). A direção do vento e o nível das águas subterrâneas são determinados. É aconselhável analisar o solo - esta característica ajuda muito a descobrir se é necessário alterar a sua composição (alimentação, enriquecimento, balanceamento de oligoelementos, etc.). A mesma análise esclarecerá qual é o nível da camada fértil. O relevo do território é um ponto importante na escolha de plantas para paisagismo. E se o terreno for irregular, e houver possibilidade de nivelamento, isso deve ser feito. Mas você pode deixar tudo como está e aproveitar a naturalidade das baixadas e colinas na organização e paisagismo da área ajardinada.

Você também deve levar em consideração a temperatura média sazonal do ar, a iluminação ao longo do dia e as estatísticas de precipitação. Mas isso não quer dizer que não vale a pena arriscar e plantar no local plantas que não são típicas desta região, exóticas, raras. Sempre pode haver espaço para experimentação, e muitas vezes eles são bem-sucedidos. Verdade, para isso você terá que tentar criar um microclima especial no enredo pessoal.

A forma do local, o tamanho, os edifícios localizados em seu território - tudo isso também é importante.

Visão geral da espécie

Existem várias maneiras de refinar o território de uma casa de campo, cada uma delas com suas vantagens e dignas de consideração.

Externo

Geralmente é delimitado pelo perímetro da cerca ou sebe que desempenha sua função. Esse paisagismo é benéfico tanto do ponto de vista estético quanto do ponto de vista de proteger o local de olhares indiscretos, correntes de ar e poeira. Se for decidido cercar o local com uma cerca viva, pode-se imaginar madressilva, uvas juvenis e belas árvores trepadeiras de rápido crescimento. Se não quiser fechar esta parte, a sebe pode ser de uma ou duas carreiras.

Para uma construção de uma fileira, são usados ​​arbustos ou árvores da mesma altura. Mas com um plantio de duas fileiras, as árvores mais altas são combinadas com os arbustos mais baixos. As seguintes plantas são usadas com mais frequência: thuja, roseira, jasmim, macieira, abeto, lilás. A altura da sebe também pode ser muito diferente, de um modesto meio metro a dois metros.Claro, esse tipo de paisagismo é muito eficaz, mas também requer cuidados especiais.

interno

Se você precisa de uma área verde adjacente a uma casa ou outros edifícios, você pode usar canteiros de flores, plantas com elementos trepadeiras que formam uma parede com um tapete grosso... Você também pode usar flores ampelous em lindos cestos, vasos especiais ou potes. As plantas podem ser colocadas em diferentes níveis do solo, usar diferentes suportes e pedestais.

Para, por exemplo, formar cachoeiras de flores brilhantes e delicadas, você pode pegar fúcsia, begônia, pelargonia, fortúnia. Os recipientes de flores podem ser reorganizados para que a paisagem seja dinâmica e não se torne familiar.

Intermediário

Este paisagismo significa a área entre a casa, a cerca e os edifícios anexos. Aqui existe um local para canteiros de flores e canteiros de flores, com apresentação de lâminas alpinas, plantações ao longo de reservatórios artificiais. Coníferas e plantas decíduas são consideradas mais adequadas, alguns arbustos perenes também serão adequados.

Tem outro tipo vertical de paisagismo. É caracterizada pela utilização de cipós de uma ou mais espécies, bem como recipientes florísticos. Esse tipo é popular, pois lida bem com mascarar defeitos de construção, se houver. Por exemplo, uma parede que não é bem pintada ou uma fachada deformada ao longo do tempo pode ocultar espaços verdes. Uma grande área de paisagismo também melhora o microclima, forma uma bela área de lazer sombreada. Finalmente, esse paisagismo não requer grandes espaços, mas sempre parece original.

Qual estilo você deve escolher?

Provavelmente, uma das etapas mais interessantes do paisagismo é a escolha de um estilo. O paisagismo apresenta muitas opções de estilos, originais, luminosos, característicos e capazes de "reproduzir" completamente o espaço. Nesta mini-revisão, 8 dos estilos de paisagismo mais interessantes.

  • Clássico... Por outro lado, é chamado regular e também francês. O estilo é caracterizado por uma simetria rígida, formas impecáveis ​​e geometricamente corretas, arbustos bem aparados e um gramado ideal. A forma dos canteiros é rígida, a copa das árvores também está sujeita a geometria, reservatórios ou fontes - apenas no centro do jardim. As culturas topiárias são uma prioridade, todas as cores são usadas, mas os tons são necessariamente suaves.
  • inglês ou estilo paisagem. Este é um sítio natural sem formas rígidas, que se funde tanto quanto possível com a natureza circundante. Refere-se às propriedades nobres do século retrasado, muito românticas. É caracterizada por caminhos de jardim sinuosos, reservatórios de forma natural, uma sensação imaginária de falta de ordem. É difícil recriar tal estilo em um terreno pequeno, você precisa de muito espaço de terreno.
  • Estilo sertanejo. Fácil de criar, parece natural e sem esforço. Não existem linhas estritas, assim como não existem princípios estritos de arranjo. Numa pequena área, é perfeitamente possível recriar este estilo, começando com flores naturais brilhantes, materiais naturais, árvores de fruto e arbustos como o viburno, o lilás, assim como a cerejeira, o espinheiro. O território será decorado com um lindo poço decorativo, sebe de vime (possivelmente viva), banheiras antigas e barris autênticos. Qualquer item temático feito à mão seria apropriado para tal site.
  • Mediterrâneo... Parece convincente nas regiões do sul. Este estilo se encaixa muito bem em áreas em relevo, encostas com terraço e pátios na parte sul parecem ideais. Sandy, laranja expressivo, branco e azul celeste definem o tom da cor. Idealmente, palmeiras, frutas cítricas e oliveiras deveriam crescer aqui, mas são perfeitamente substituídas por magnólia com viburno e buxo. O local será decorado com canteiros de flores coloridas e plantação de ervas.
  • Moderno... O estilo é caracterizado por uma tortuosidade de formas aerodinâmica, com ênfase na elegância.Os materiais naturais têm prioridade, o centro do sítio é a casa, da qual, como numa espiral, se afastam outros elementos. Plantas de azevinho e plantações de escalada parecerão autênticas aqui.

Se houver bancos, cercas e gazebos no território, eles devem conter elementos forjados com ornamentos florais.

  • Minimalismo... Muitos estão convencidos de que este estilo é bom para áreas pequenas e de tamanho modesto. Mas não é assim. O minimalismo é adequado para quem prefere concisão e tranquilidade a tudo, a ausência de numerosos detalhes. O estilo não impõe requisitos obrigatórios para plantas: salgueiro, bétula, bordo e quaisquer árvores frutíferas são adequadas. Seu número é limitado. Dos arbustos, forsythia e snowberry são considerados preferidos.
  • Estilo ecológico... Prega uma naturalidade extrema, na qual podem estar presentes os pavimentos intermitentes com relva, e caminhos de cascalho e pedra, e a selecção das colheitas, tendo em conta a fusão máxima com a flora da zona. Em tal local, uma cabana, um lago de forma natural e vários artesanatos feitos de casca de árvore, troncos, galhos, vinhas, etc., parecem orgânicos.
  • Estilo japonês. Água, pedras e plantas dominam aqui. Todos os componentes do site devem ser equilibrados, com transições interzonais suaves. Em termos de cores, você precisa ser bastante moderado, muitos tons da mesma cor são tidos em alta conta. As sebes de bambu ficarão ótimas nessa área. As plantas principais são o pinheiro e o zimbro, a ameixa, as pequenas macieiras ornamentais, os bordos e as rochas com copas acidentadas. A spirea japonesa, as uvas solteiras e também os rododendros de diferentes tipos também terão uma boa aparência. O terreno está favoravelmente decorado com peônias grandes e brilhantes, samambaias, íris tocantes e cereais pacificadores.

Existem muitos outros estilos, mas os descritos são considerados os mais populares, dominantes. E se quiser ser original, pode seguir o tema do estilo floresta, que também tem um claro enfoque ecológico com mínima intervenção humana na organização do espaço.

Mas essa opção só é apropriada para casas que fazem fronteira com a floresta.

Planejamento

Esta etapa envolve a criação de um esboço do projeto para o futuro jardim. O projeto é um diagrama com explicações, símbolos compreensíveis e cobertura de todos os pontos significativos.

O que você precisa para criar um esboço:

  • medição e designação dos limites do local na folha;
  • designação da localização dos pontos cardeais;
  • determinação da localização dos edifícios principais;
  • designação de todas as áreas de lazer e hortas;
  • zonas de amarração com caminhos e plataformas;
  • identificação e desenho das árvores já disponíveis no local e das que permanecerão e serão plantadas;
  • desenho de comunicações terrestres e subterrâneas, linhas de alimentação.

Em seguida, é necessário verificar as plantas com as características do relevo, suas capacidades, com a determinação do estado do solo, bem como o nível de ocorrência das águas subterrâneas.

Etapas principais

É hora de trabalhar no próprio site. E este também é um processo de várias etapas.

Limpando

Todos os edifícios desnecessários devem ser desmontados, as árvores velhas que não deveriam permanecer no local são cortadas ou arrancadas. Lixo, raízes são retiradas do solo, todas as comunicações necessárias no momento são estabelecidas: abastecimento de água, fiação elétrica e sistema de irrigação.

Embelezamento

Nesta fase, é correcto estabelecer caminhos e plataformas no território, e a sua tarefa está longe de se limitar à funcionalidade - eles ajudam a criar um projeto paisagístico ideal. São os caminhos que conectam as zonas da casa de verão em um espaço harmonioso, também as linhas pontilhadas indicam os limites dessas zonas. Se os caminhos e os mesmos locais forem enfeitados com bordaduras, haverá um desenho ainda mais claro do território.

Para criar uma superfície dura para passarelas e áreas, são usados ​​materiais de pedra, tijolo, concreto ou ladrilho.Para cobertura macia, usa-se brita e cascalho, para misturas de grama - grama que não tem medo de pisar. Bem, os revestimentos combinados envolvem uma mistura de tipos diferentes, o que também pode ser muito interessante.

Plantio

Após a formação de caminhos e áreas, o local adquirirá um contorno claro, e ficará claro onde e como plantar as plantas. Elementos de design de paisagem.

  • Gramado... É difícil imaginar um site sem ele; na maioria das vezes, ele cria um pano de fundo geral ou se torna um elo de ligação para diferentes elementos. Os gramados podem ser comuns, parterre, sombreados, esportivos, etc. Simples, mas ao mesmo tempo bom, é considerado uma versão do gramado cultivado a partir de uma mistura de grama convencional, que também pressupõe a presença de cereais na composição.
  • Jardinagem vertical... Além das espécies descritas acima, esta também é a plantação de arbustos e árvores. Uvas femininas, madressilva e capim-limão chinês são despretensiosos no cultivo. Cascatas de flores ficarão ótimas. As safras de frutas são maravilhosamente combinadas com árvores ou arbustos exóticos, mas se todos os fatores de crescimento, características do solo e requisitos de microclima forem levados em consideração. O jardim de coníferas é menos exigente. Lilás, espinheiros e hortênsias vão complementá-lo.
  • Canteiros de flores... Para a jardinagem horizontal tradicional, esta é quase uma parte integrante, tão agradável de modelar com as próprias mãos. Eles definem acentos, eles também enfatizam o estilo. Pode-se plantar grupos de paisagismo, colher flores de acordo com a época de floração, etc. Se quiser plantar árvores e árvores com eficiência econômica, deve comprar sementes com antecedência, durante um período de baixa demanda, quando os vendedores oferecem descontos e promoções.

Os proprietários recém-nomeados muitas vezes querem fazer tudo rapidamente, para que em uma temporada o site pareça a capa de uma revista temática. Mas, para fins decorativos, a seleção de plantas de acordo com uma série de critérios (por exemplo, estritamente resistentes à geada) leva tempo, e é muito arrogante contar com uma estação.

Antes mesmo de trabalhar no site, faz sentido criar um folder no seu computador, para onde serão enviadas todas as fotos inspiradoras, dicas, esboços, descrições de plantas e suas espécies. Assim, na fase de implementação, o dono do site já sabe com clareza o que quer, não comete erros e trabalha estritamente de acordo com o planejado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário