O que é retenção de neve e como é usada?

Contente
  1. O que é retenção de neve?
  2. Por que você precisa disso?
  3. Métodos de organização
  4. Nos campos
  5. Localização em
  6. Dicas de especialistas

Muitos jardineiros e jardineiros usam escudos e outros dispositivos para retenção de neve em seus terrenos ou chalés de verão. O que é retenção de neve e como é usada? As respostas a essas perguntas serão úteis para aqueles que estão envolvidos na agricultura.

O que é retenção de neve?

Retenção de neve - uma série de medidas para regular o derretimento da neve, com a ajuda das quais é possível manter e acumular neve suficiente nos campos, nas parcelas domésticas, nos jardins.

Isso ajuda as plantas a sobreviver aos danos causados ​​pela geada e garante que o solo tenha umidade. O solo, coberto por uma camada de neve, é o menos exposto à erosão eólica, a umidade devido a essa cobertura de neve ajuda a transferir os ventos, que podem ser bastante fortes na primavera.

Esta tecnologia é um dos melhores aquecedores em terra, portanto, a retenção de neve tem sido amplamente usada na agricultura há muito tempo. Os veranistas, por sua vez, também costumam utilizar essa tecnologia, uma vez que A água derretida promove um melhor crescimento das plantas, elas parecem saudáveis ​​e raramente ficam doentes.

Por que você precisa disso?

Realizar um procedimento como a retenção de neve no inverno é necessário para obter um resultado eficaz. Vamos considerar os aspectos positivos desse método.

  • Fornecendo calor... A semeadura de inverno coberta de neve é ​​protegida de forma confiável contra geadas e intempéries.
  • Fornecendo plantas com umidade... Com a chegada da primavera e uma mudança suave nas temperaturas, a neve derrete gradualmente, o que permite que a água penetre fundo no solo e alcance as raízes, que são suficientemente profundas.
  • Protegendo troncos de árvores e plantas de ventos fortes e frios, que pode congelar a casca, bem como queimaduras solares.
  • Aumenta a resistência da planta à geada... Se a camada de neve for, digamos, de 10 cm, a cada 1 cm aumenta a resistência da planta à geada em 1 grau.

Para entender os benefícios que podem ser obtidos com a retenção da neve, pode-se notar que a partir de 1 kg de neve, aproximadamente a mesma quantidade de água derretida é obtida.

    Ele contém elementos úteis, como fósforo e nitrogênio. Portanto, ao fornecer essa rega às suas plantas, você está dando a oportunidade de fertilizantes naturais para fortalecê-las.

    Água derretida tem uma vantagem incomparável, todos nutrientes e umidade são entregues às plantas no melhor momento para isso. A assimilação e absorção ocorrem naturalmente. O principal fornecedor de oligoelementos e, em geral, de nutrição vegetal no início da safra é derreter a água.

    Métodos de organização

    Para garantir a retenção da neve, o trabalho organizacional é necessário comece no final do outono ou início do inverno, a melhor época será quando a neve já estiver caindo, mas não há geadas fortes e congelamento do solo. Se houver colinas ou encostas no local, então são esses locais que devem ser providos de neve. Pois com a chegada da primavera, quando a neve começa a derreter, ela não será absorvida pelo solo, mas simplesmente escorrerá pelas encostas. Considere as formas mais eficazes e comuns de garantir a retenção da neve.

    • Pára-brisas. Eles são escudos feitos de materiais completamente diferentes e às vezes de meios improvisados. Escudos com parâmetros: largura - 1-2 metros, altura - 1-1,5 metros. Na maioria das vezes, eles são instalados em um padrão quadriculado.
    • Ramos de coníferas. O local para a colocação de ramos de abeto é na maioria das vezes canteiros de flores, canteiros de qualquer tamanho, arbustos e troncos de árvores. Uma vantagem significativa desse método é que, quando a neve cobriu a área onde estavam os galhos das coníferas, eles podem ser cuidadosamente retirados e reutilizados, já em outro lugar.
    • Topos, ramos cortados, talos de milho, girassóis ou outras plantas grandes. Tudo isso deve ser disposto da mesma forma que os ramos dos abetos, nos locais onde é necessário reter a neve. Às vezes, essas plantas são plantadas em torno do perímetro das parcelas e simplesmente não as remova até a primavera.
    • Poços de neve. Depois de uma forte nevasca, formam-se bancos de neve com altura de 30-50 cm, que podem ser realizados com equipamentos de médio porte na forma de trator ou minitrator, ou ainda com uma simples pá manual. Da mesma forma, você pode manter a neve ao redor de árvores e arbustos, formando uma colina de neve com cerca de um metro de altura.
    • Malha de polímero ou malha de neve... Uma cerca é formada por pilares na área desejada, e uma malha de polímero é esticada entre os pilares. A vantagem deste projeto é que pode ser facilmente transferido se houver neve suficiente na área desejada ou quando a direção do vento mudar.
    • Cerca de vime. Um análogo de uma grade, só feito na maioria das vezes com as próprias mãos a partir de galhos grossos, que são usados ​​como pilares, e pequenos galhos, vinhas de salgueiro e galhos finos são usados ​​para tecer a tela. Da mesma forma, você pode fazer escudos para retenção de neve.

    Nos campos

    Cada parcela de terreno possui características próprias que devem ser levadas em consideração ao se organizar a contenção da neve. Um campo que não pode ser comparado a uma casa de campo ou jardim tem suas próprias especificidades.

    Devido à grande área e ao terreno aberto, a tarefa de retenção da neve é ​​coletar pelo menos uma pequena camada de neve.

    O trabalho de retenção de neve já começou no outono, depois do "frio" (lavoura de outono do campo). Isso é feito para não perder os dias de neve e coletar o máximo de neve possível no campo.

    Considere os protetores de neve, que são usados ​​com mais frequência em grandes campos.

    • Cultivo de solo de corte plano. Consegue-se afrouxando com cultivadores. Após esse tratamento, camadas de terra com restos de caules de plantas permanecem na superfície do campo. Este método é usado principalmente em regiões onde predomina a erosão eólica.
    • Vapor dos bastidores. Essa técnica envolve o plantio de plantas nos bastidores, como milho, mostarda, girassol e outras. O plantio das asas ocorre no final da primavera ou verão, e as safras de inverno já são plantadas nas asas em uma camada contínua. Na maioria das vezes, o plantio de plantas cortina é usado em áreas com ventos fortes e verões secos.
    • Formação de bancos de neve. Para utilizar este método, é necessário buscar a ajuda de equipamentos pesados, o que se chama "queda de neve". É um acessório angular de dois planos que se conecta ao trator e ara a neve para formar duas cristas de neve em todo o caminho. Isso aumenta o tempo de derretimento da neve e cria um obstáculo adicional para o vento.
    • Aterragens conjuntas. Junto com as safras de inverno, são cultivadas fileiras estreitas de outras safras. Este método de manter a neve nos campos requer semeadura dupla. Plantas adicionais são plantadas no final do verão e as safras de inverno já estão no período normal, mas deve-se tomar cuidado para que as ervas daninhas não cresçam e os campos sejam cultivados de acordo.

    Localização em

    Na casa de verão, no jardim e no jardim, você também pode usar tecnologias de retenção de neve que são utilizadas pelos produtores agrícolas no campo. Para tocar nos bastidores arbustos são plantados ao redor do perímetro, onde crescem bagas de baixo crescimento. Com a ajuda desse tipo de plantio, a neve é ​​mantida no inverno, e no verão as plantas são protegidas dos raios solares.

    Você também pode recorrer a arranjo de escudos, materiais e estruturas... Para criá-los convém tudo o que está à mão: placas de contraplacado, telhas, troncos de milho, tábuas, ardósia. A altura recomendada para as tábuas é de 50 a 100 cm.No país, também se pode recorrer ao uso de ramos de abeto.

    A altura recomendada para as tábuas é de 50 a 100 cm.No país, também se pode recorrer ao uso de ramos de abeto.

    A retenção de neve no jardim difere em tempo de chalés e campos de verão... A preparação começa em fevereiro, quando a neve já está bem densa. Esta regra deve ser levada em consideração principalmente para áreas com declives, para que a camada fértil não se mova quando a neve derrete. Para isso, são utilizados talos de milho, as plantas são formadas em triângulos e dispostas transversalmente na encosta.

    No jardim, todos os métodos são usados ​​conforme descrito acima. Mas os jardineiros confiam mais no layout do terreno e, dependendo disso, plantam algumas plantas. Morangos e framboesas são plantados perto de dependências, onde a neve fica presa de forma natural. E nos locais abertos e expostos aos ventos, plantam-se mudas de groselha.

    Dicas de especialistas

    Os especialistas recomendam o uso de medidas para organizar a retenção da neve onde são realmente necessárias. Faça observações, veja como a neve se comporta em sua área. Também não há necessidade de recorrer a medidas drásticas, um grande número de dispositivos em forma de escudos, ramos de abeto e todos os tipos de redes podem ser feitos à mão.

    Você aprenderá como manter a neve no local no vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário