Tipos e características de mecanismos deslizantes em um armário de canto de cozinha

Contente
  1. Possibilidades de uso
  2. Como escolher os acessórios?

A cozinha moderna foi projetada para economizar tempo e energia das pessoas. Portanto, seu conteúdo é constantemente aprimorado. Longe vão os dias em que havia apenas prateleiras nos armários. Agora, em vez deles, existem todos os tipos de mecanismos. Mas há um lugar difícil de imaginar com eles. Estas são seções de canto. Ao projetar, sempre surgem dúvidas sobre a racionalidade de seu uso. Nesse caso, todos os tipos de dispositivos retráteis vêm em seu socorro.

Eles são necessários para facilitar o acesso às áreas mais remotas, colocar ali um grande número de itens, tornando mais conveniente o processo de utilização.

Possibilidades de uso

As seções são consideradas seções de canto, com a ajuda das quais partes de uma cozinha em forma de L ou U são unidas. As possibilidades de preenchimento dependem de:

  • posições - a escolha dos mecanismos para as seções inferiores é mais ampla devido à maior profundidade;
  • finalidade - para lavar ou secar, para pratos, alimentos ou produtos químicos domésticos, existem dispositivos adaptados;
  • nelas encontrar objetos de construção (caixas largas, a presença de um grande número de tubos pode interferir na instalação e extensão dos mecanismos);
  • a forma, o tamanho dos armários e a forma como são abertos.

Os armários utilizados podem ser de duas opções.

  • Polígono, que tem uma porta larga ou duas peças. O método de abertura ampla da porta pode ser convencional. A fachada, composta por duas partes, pode ser dobrada como uma sanfona para o lado. Todos os tipos de elevadores neste caso não são utilizados devido à impossibilidade de fixação. O tamanho dos lados largos é de 600 mm.
  • Na forma de uma seção de encaixe retangular, ao qual outro se junta, formando um ângulo reto. A porta pode ser retrátil ou articulada. O comprimento de tal seção é geralmente 1000, 1050 ou 1200 mm. Neste caso, a largura da porta, respectivamente, pode ser de 400, 450 e 600 mm.

É possível fazer menos, mas é impraticável - então apenas objetos estreitos e certamente nenhum mecanismo conseguirão entrar.

Camada superior

      Na maioria das vezes, um escorredor de pratos é feito no gabinete superior acima da pia. Na verdade, isso está correto. Mas não é muito conveniente. Em regra, é bastante profundo e é conveniente colocar os pratos apenas na borda. É irracional definir o segundo nível de secagem, pois seu canto interno ficará ainda mais afastado. É melhor colocar a secadora no armário ao lado..

      Os mecanismos mais convenientes neste caso serão rotativos (também são chamados de "carrosséis").

      Eles podem ser:

      • fixo no interior do armário (o eixo que liga todos os níveis pode ser colocado ao centro ou lateralmente, para que possam ser colocados objectos mais largos);
      • preso à porta (neste caso, os níveis são semicírculos).

      Dependendo do formato do gabinete, as prateleiras do carrossel são:

      • volta;
      • adaptado, com uma reentrância (antes de fechar, todas as prateleiras devem ser viradas com uma reentrância para a frente, caso contrário o móvel não fecha).

      Normalmente, o aço inoxidável é usado para a fabricação de mecanismos rotativos, menos frequentemente de madeira. A parte inferior dos níveis pode ser sólida ou de malha (não é adequada para itens pequenos, mas ajuda a ventilar o ar). A parte inferior e outras peças de plástico são menos confiáveis ​​e duram menos.

      Eles podem ser divididos pelo número de níveis:

      • dois são adequados para armários com 720 mm de altura;
      • três - para 960 mm;
      • quatro - para a seção da mesa (instalada no topo da mesa), mas se você precisar colocar coisas altas, um nível pode ser removido por um tempo.

      Os mecanismos giratórios não ocupam todo o espaço interno até os cantos. Mas eles o tornam mais conveniente de usar - para isso você só precisa virar o nível e pegar o item desejado.

      Módulos inferiores

      Se uma pia for instalada no armário da cozinha inferior ou a maior parte dela for ocupada por canos, há poucas opções de sistemas extraíveis. Pode ser:

      • caixotes do lixo, contentores de armazenamento e classificação;
      • todos os tipos de porta-garrafas, porta-garrafas ou cestos para produtos químicos domésticos.

      Jogar lixo em um balde colocado em um armário é tão inconveniente quanto tirá-lo de lá todas as vezes. Para facilitar o processo e se livrar das falhas, você pode usar os baldes, assim fixados: ao abrir a porta, o balde sai e a tampa fica dentro.

      Um balde normal pode ser substituído por um sistema pull-out com recipientes. Eles podem ser usados ​​tanto para separar o lixo quanto para armazenar vegetais. Todos eles têm tampas e são feitos de plástico. Eles são fáceis de remover e lavar.

      Mas também o lugar debaixo da pia pode ser usado para guardar produtos de limpeza, escovas, guardanapos. Os itens podem ser armazenados em recipientes ou suportes especiais. Para a segurança das crianças, existem dispositivos especiais com fechaduras - líquidos perigosos são colocados neles.

      Se o mecanismo for fixado apenas na moldura (lateral ou inferior), também pode ser fixado na seção de canto chanfrado, apenas terá que ser puxado manualmente, sem abrir a porta.

      Se o armário de canto estiver vazio, existem muitas outras opções para enchê-lo.

      Gavetas

      Eles podem ser posicionados com segurança na seção chanfrada. Obviamente, a largura da gaveta é a mesma em todo o seu comprimento e não cobre as áreas laterais do armário. Mas usá-los é muito mais conveniente. Os altos destinam-se a objetos grandes, uma grade adicional ajudará a mantê-los. E os baixos são para talheres e outras coisinhas.

      As caixas também podem ser instaladas em um gabinete de encaixe reorganizando a lateral da estrutura. O principal é que as alças do armário perpendicular não interfiram nas gavetas.

      "Cantos mágicos" e "carrosséis"

      Os armários inferiores podem usar os mesmos mecanismos giratórios dos superiores. Apenas o tamanho é compatível.

      Outro dispositivo interessante são as prateleiras extraíveis. Para facilitar o processo de torneamento, eles recebem uma forma especial. Pequenos amortecedores ajudam a consertar objetos. As prateleiras podem ser retiradas uma a uma ou ao mesmo tempo.

      Existe um sistema especial de cestos localizados em diferentes níveis. Graças a isso, você pode colocar pratos de diferentes alturas e tamanhos. Toda a estrutura move-se suave e silenciosamente, assim que a porta é aberta.

      É agradável e conveniente usar todos os dispositivos acima. Eles têm apenas uma desvantagem - aumentam significativamente o custo dos móveis nos quais são instalados. Anos de conveniência compensam isso, no entanto.

      Como escolher os acessórios?

      Para que o interior de qualquer gabinete funcione bem, você precisa de acessórios de alta qualidade.

      • Dobradiças - proporciona um fecho confortável e silencioso da porta. No caso de sistemas extensíveis, o ângulo de abertura da dobradiça deve ser o maior possível.
      • Guias ou Metaboxes - necessário para o alongamento suave de gavetas e cestos, bem como para fechá-los sem algodão. Será melhor se eles, como as dobradiças, estiverem equipados com fechos de porta.
      • Canetas - deve ser confortável e suportar muito peso. No caso de módulos de encaixe, modelos embutidos ou ocultos são preferíveis.
      • Vários cestos, prateleiras e níveis... O material de que são feitos é importante aqui. Deve ser durável, seguro e fácil de limpar.

      O metal é preferível ao plástico. As superfícies mate são mais práticas do que as brilhantes.

      Ao escolher as conexões, em primeiro lugar, você precisa ser guiado pela confiabilidade e conveniência, e só então pelo design.

      Para ideias de mecanismos extraíveis em armários de canto de cozinha, consulte o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário