Cozinhas de canto clássicas: características de design e ideias interessantes
Os clássicos do interior moderno vieram do passado. Essa tendência surgiu nos séculos XVI-XVII, em contraste com o luxuoso rococó pomposo. O estilo clássico mostrou-se contido e respeitável, enfatizando a simplicidade aristocrática em toda a sua aparência. Na melhor das hipóteses, o interior clássico era feito de tipos caros de madeira.
É o luxo do material e a modéstia do design de móveis que desenvolveram aquele meio dourado pelo qual este interior foi tão amado por muitos séculos.
Vantagens e desvantagens
As características distintivas dos móveis de canto clássicos são a simetria, a geometria retilínea e as proporções uniformes. A cozinha de estilo clássico é funcional, versátil, adequada para divisões grandes e pequenas.
Vantagens de uma cozinha clássica de canto:
- tais móveis não podem ficar entediados mesmo depois de um longo período de tempo, como acontece com designs fora do padrão, arrogantes ou brilhantes;
- é muito fácil escolher materiais de acabamento e têxteis para uma cozinha clássica;
- na cozinha de canto, todos os itens e equipamentos necessários estão literalmente a uma curta distância;
- um fone de ouvido feito em ângulo é muito mais compacto do que um reto;
- esses móveis permitem construir corretamente um "triângulo de trabalho": geladeira, pia, fogão;
- a cozinha de canto divide facilmente a sala em duas zonas: trabalho e jantar.
Quanto às desvantagens, a cozinha de canto não é adequada para ambientes com arquitetura complexa.
Características principais
Considere as características das cozinhas de canto clássicas.
- Estas são estruturas sólidas e estáveis.
- O material clássico para móveis é a madeira. Mas na nossa época, para reduzir o custo dos produtos, eles são feitos de MDF com imitação de vários tipos de madeira.
- Como decoração para móveis clássicos, eles usam relevos, inserções de espécies valiosas de madeira, vidros, vitrais, espelhos, pátina.
- O classicismo é marcado pela presença de colunas em tudo: na arquitetura, paisagismo, interiores e até móveis. Este elemento é bastante comum nas cozinhas de canto.
- Na maioria dos casos, os móveis clássicos são produzidos em tons claros: branco, bege, creme, leite. Mas às vezes são usados madeira e tons escuros nobres. Por exemplo, a combinação de mogno com decoração de cobre parece muito sofisticada.
Externamente, a cozinha de canto clássica parece bonita e simples. Pode ser em forma de L ou equilátero, com uma ilha ou uma península, com uma barra. Em um fone de ouvido moderno, até a seção do canto não é mais um problema, ela é ocupada por um "canto mágico" com um sistema giratório de fácil acesso. Às vezes, um fogão ou pia é colocado no canto.
Neoclássico
O estilo neoclássico surgiu no início do século XX, pertence ao classicismo moderno, só que simplificado e modernizado, combina a geometria estrita com o espírito do minimalismo. Esta é uma ótima opção para quem prefere o esplendor discreto combinado com conveniência e funcionalidade. No neoclassicismo, o luxo do passado é habilmente combinado com a dinâmica de nosso tempo.
Características das cozinhas de canto no estilo dos novos clássicos:
- tais móveis são instalados em ambientes espaçosos, pois requerem altura e volume significativos;
- o fone de ouvido se distingue pela simetria e proporções estritas;
- em versões mais refinadas e ricas, o estilo de coluna permanece, assim como vidros, vitrais, etc .;
- ao contrário dos móveis clássicos, esses móveis não parecem maciços e pesados, mas refinados e nobres;
- o esquema de cores é em tons claros e naturais;
- a nova tendência é caracterizada por uma decoração elegante e discreta.
O estilo neoclássico pressupõe amplitude e boa iluminação, quartos apertados não são adequados para esta direção. Mas hoje os designers estão a fazer um excelente trabalho nesta tarefa: as cozinhas de canto "Trapeza", "Angelina" e outros modelos cabem perfeitamente em pequenos espaços.
Opções de design
Os designers modernos desenvolveram muitos projetos de cozinha clássicos e as opções de canto são as mais populares. Vamos considerar algumas opções bonitas e práticas.
- Uma cozinha bem iluminada com ricas bancadas de pedra. A secção das lajes é delimitada por colunas típicas do classicismo, imitando uma lareira. O móvel superior pertence ao bloco expositivo, é totalmente envidraçado.
- Nesta variante, a mesma técnica é aplicada: o desenho do recuperador é em forma de lareira e a decoração é representada por colunas. Esta cozinha está equipada com um grande armário de canto, o que é invulgar neste tipo de mobiliário (os designers preferem iluminar os cantos). Mas, neste caso, um grande guarda-roupa, prateleiras abertas, superfícies com diferentes níveis assemelham-se a um cenário vintage do século XIX.
- Conjunto de luz elegante. As colunas clássicas são repetidas por refrão em cada módulo.
- O neoclassicismo é apresentado em seu esplendor austero. Combinação habilidosa de vários tons naturais de marrom. Balcão de bar simples, sem frescuras. A cozinha combina bem a beleza da simetria, conforto e funcionalidade de um estilo moderno.
- Cozinha respeitável com bancada de trabalho e avental de material dourado natural. Molduras folheadas a ouro apoiam o tema. A cozinha é incomum por sua enorme seção de canto.
- Arranjo de móveis em forma de L em uma pequena sala. A elegância e a aparência impecável do interior dão aos pequenos quartos a chance de parecerem elegantes e confortáveis.
- Outra opção para móveis de cozinha compactos com pia de canto. A área de trabalho é combinada com sucesso com a janela. Apesar do tamanho pequeno, havia espaço nas calçadas para seções abertas com porta-garrafas.
- Cozinha escura com imitação de madeira natural e frentes arredondadas parece aconchegante e contido. A versão aberta do porta-garrafas serve como decoração para móveis.
- O fone de ouvido tem uma cor escura, quase preta, o que é uma raridade para a tendência clássica. As vitrines de vidro facilitam a percepção dos móveis. O dourado na superfície escura enfatiza a seriedade do gosto do proprietário.
- Estilo clássico italiano tradicional. O canto do móvel vai para um nicho, pois a sala tem uma arquitetura atípica. O balcão do bar foi projetado como um console fechado.
- Cozinha marfim tem uma superfície de trabalho escura contrastante. O peitoril da janela é uma continuação do tampo da mesa.
- Móveis de canto compactos e modernos com vitrais. É bastante funcional, pois possui um grande número de locais de armazenamento.
Para uma visão geral da cozinha de canto clássica, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.