Opções de design para uma cozinha de canto com estojo
A cozinha em forma de L é considerada versátil e absolutamente ganha-ganha. É ideal na medida em que permite utilizar duas paredes e um espaço de canto ao mesmo tempo, fornece uma área de trabalho eficiente e racional, organiza um sistema de armazenamento de alimentos e estoque. Muitas pessoas complementam esses cantos com um estojo - seu uso tem características próprias, que serão discutidas em nosso artigo.
O que é um estojo de lápis
Um estojo de lápis é frequentemente incluído em um conjunto de cozinha: ele é usado para armazenar tecidos, utensílios de cozinha e fornos e outros eletrodomésticos geralmente são embutidos no estojo.
No design clássico, um estojo de lápis é uma peça de mobiliário bastante estreita, feita na forma de uma coluna alta. É feito como um módulo separado ou incluído em um conjunto de cozinha pronto para uso. Apesar de seu tamanho compacto, a funcionalidade do estojo é bastante ampla, podendo ser facilmente armazenado nele:
- pratos, bem como talheres, que raramente são usados na fazenda;
- toalhas de cozinha, toalhas de mesa e outros têxteis;
- produtos químicos domésticos concebidos para lavar pratos, limpar o fogão e outras superfícies de cozinha;
- aparelhos grandes, por exemplo, uma máquina de lavar louça ou mesmo uma máquina de lavar;
- um forno embutido a 1-1,5 metros do chão;
- Forno microondas e outros pequenos aparelhos.
Se você deixar as paredes traseiras do estojo abertas, poderá disfarçar com eficácia canos inestéticos, medidores e outros elementos estruturais desagradáveis da sala e, se deixar a parte frontal aberta, poderá colocar itens de decoração com segurança nas prateleiras.
O que é melhor
A moderna indústria de móveis produz estojos de vários formatos, tamanhos e desenhos para que qualquer hospedeira possa colocar convenientemente todos os itens necessários nas condições do espaço disponível. As seguintes opções são as mais procuradas:
- coluna estreita;
- para tecnologia;
- estojo retrátil;
- angular.
As opções mais populares são um gabinete de coluna e um estojo de canto. Cada uma das opções tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Assim, a coluna é muito espaçosa, contém muitas prateleiras internas, graças às quais permite guardar muitos artigos dos mais diversos na sua funcionalidade. As fachadas de tal armário são geralmente surdas, então você pode enchê-lo ao máximo: ele não vai estragar a aparência geral da cozinha, escondendo de forma confiável o conteúdo de olhos curiosos.
Para tornar as colunas mais decorativas, são produzidas com vidros foscos na fachada, portas com vitrais ou decoradas com insertos decorativos - o que torna o interior mais claro e arejado.
Muitas pessoas consideram o estojo de canto uma verdadeira descoberta para o planejamento de uma pequena cozinha. Este sistema modular tem muitas vantagens:
- permite ocultar cantos pontiagudos, aumentando o espaço livre de uma sala já pequena;
- geralmente tem uma profundidade maior e, conseqüentemente, capacidade do que um estojo de lápis comum;
- na maioria dos casos, inclui vários módulos: para aparelhos embutidos e para armazenamento, graças aos quais a área é utilizada da forma mais eficiente possível.
Com a ajuda de um armário de canto, você pode dividir efetivamente o espaço em uma área de trabalho e de jantar; se desejar, você pode até instalar uma pequena TV no compartimento superior ou adicionar iluminação decorativa para tornar o ambiente mais aconchegante e elegante.
Os designers recomendam o uso de módulos de canto para espaços pequenos com espaço livre limitado.
Tipos de estojos de canto
Dependendo da forma da caixa, existem vários tipos de armários de canto.
Trapezoidal
Esses designs são combinados de forma muito eficaz com o resto dos itens internos, geralmente armários com as mais diversas configurações adjacentes às partes laterais de um estojo de lápis.
A principal vantagem de tal modelo é seu espaço interior bastante grande. Ao mesmo tempo, esses gabinetes ocupam muito espaço e parecem muito volumosos, portanto, essas soluções não são recomendadas para apartamentos pequenos.
Docking
Estes são estojos de canto mais simples. Suas fachadas são compostas por duas partes: uma, via de regra, é em branco e a outra é aberta, tipo estante.
O custo desses modelos é muito menor do que os trapezoidais, mas também há uma desvantagem: chegar ao conteúdo interno escondido atrás de um painel frontal vazio pode ser bastante problemático, portanto, o uso de tais gabinetes é geralmente combinado com a instalação de sistemas de armazenamento ergonômicos - giratórios ou deslizantes.
Estacionário
Estes são armários de canto independentes. Esse estojo tende a dobrar no canto da sala e ocupa uma área bastante limitada. Na maioria dos casos, a estrutura consiste em uma combinação de várias prateleiras abertas e fechadas.
Sistemas de armazenamento
Com todas as vantagens dos estojos de canto, eles têm uma desvantagem significativa: é muito difícil obter os atributos de cozinha necessários das prateleiras. Vários mecanismos ergonômicos de armazenamento foram desenvolvidos para otimizar esse processo. Os mais populares são:
- carrossel;
- prateleiras com dobradiças;
- cantos inteligentes.
Carrosséis são várias prateleiras semicirculares fixadas em um rack vertical. Toda a instalação está equipada com mecanismos giratórios, graças aos quais as prateleiras giram em torno do eixo. As seções contêm um recorte de canto, que garante um fechamento perfeito das abas do caixilho.
O mecanismo articulado permite girar e sincronizar duas seções ao mesmo tempo, para isso basta puxar uma das prateleiras.
Smartkorner (do inglês smart - smart, corner - corner) é chamado de "canto mágico". O seu princípio de funcionamento baseia-se na utilização de módulos pull-out. Uma prateleira de malha feita de metal leve é fixada na superfície interna das portas e várias gavetas extraíveis são colocadas dentro. As prateleiras são fixadas de forma que, ao serem abertas, as áreas de armazenamento se abram gradativamente, à semelhança do tipo de carruagem de um bonde.
Um conjunto de cozinha com aparador de canto pode ser a melhor solução para uma cozinha pequena, pois neste caso o canto se transforma em um prático recipiente para guardar utensílios de cozinha, acessórios e eletrodomésticos. A indústria moderna oferece uma grande seleção de modelos de caixas de canto modernas, para que cada um possa escolher a melhor opção, levando em consideração os parâmetros de seu ambiente e preferências pessoais.
Para uma visão geral da cozinha de canto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.