Móveis de canto na cozinha: variedades e escolhas
A cozinha de canto é uma solução muito popular em design moderno. Este layout se destaca pela excelente funcionalidade e praticidade. A vantagem óbvia das estruturas de canto é a capacidade de usar salas espaçosas e extremamente pequenas.
Peculiaridades
Móveis de cozinha de canto apresentam várias vantagens e poucas desvantagens. A primeira e mais óbvia vantagem é a compactação, a economia de espaço com esse layout é óbvia. O canto pode ser totalmente utilizado como arrumos, lavatório ou zona de refeições.
Uma vez que os acessórios são bastante diversos, você pode projetar o canto de forma que não haja problemas para puxar, abrir e armazenar nesta área. Os armários de canto são muito espaçosos e as gavetas permitem poupar espaço.
Outra vantagem são as propriedades ergonômicas da cozinha de canto. Graças ao aproveitamento total de todas as possibilidades do ângulo, um ângulo muito confortável é formado para trabalhar. Tudo está em um lugar acessível, ao alcance da mão. A terceira vantagem é a capacidade de separar as áreas de trabalho e de jantar.
Se o espaço o permitir, no centro da cozinha pode equipar outra "ilha" de trabalho ou dividir a divisão com um balcão de bar.
Vale a pena escolher a opção de canto, pois apresenta as seguintes vantagens:
- a capacidade de aplicar uma variedade de configurações de móveis;
- uma grande seleção de tamanhos - você pode escolher uma opção para qualquer sala;
- as mais amplas possibilidades de design.
Quanto aos contras, não são muitos e são insignificantes, a saber:
- desconforto no início do uso de armários de canto e armários conectados em ângulos retos;
- a necessidade de levar em conta a curvatura, saliências nas paredes na fase de projeto.
Visualizações
Se a mobília de canto anterior consistia em apenas três tipos principais: armários superiores e inferiores e um sofá de jantar, hoje como padrão, podemos ver os seguintes itens:
- Armários com dobradiças para armazenamento e secagem;
- prateleiras suspensas;
- Mesas de pedestal com gavetas;
- armário da pia;
- armário com nicho para forno microondas;
- Vitrine para pratos;
- enfeites, aparador, prateleiras;
- cômoda de canto;
- poltronas, cadeiras, bancos;
- estojos;
- módulos de tipo de piso.
Os módulos superiores são colocados nas paredes. São extremamente convenientes para organizar a secagem, armazenamento de pratos e utensílios. Esses gabinetes podem ser abertos ou fechados, bem como combinados.
A principal nuance que deve ser levada em consideração ao projetar os módulos articulados é sua altura e distância da calçada. A distância mais confortável varia de 50 a 100 cm.
Gabinetes básicos e gabinetes são a base de todo o fone de ouvido. Eles devem formar um único todo, caso contrário, a superfície de trabalho não será formada. Sua funcionalidade é um pouco mais ampla: armazenamento de alimentos e pratos, secagem, base para uma superfície de trabalho, um local para embutir equipamentos. Eles podem ser universais e focados no desempenho de uma função.
Os armários de canto para a cozinha são armários estreitos e altos que não ocupam muito espaço, são funcionais e parecem originais.
A cozinha, desenhada de acordo com o tipo de canto, é perfeitamente complementada por outros itens: prateleiras abertas, aparadores, cómodas, mesas.
Formulários
Pelo tipo de localização, as cozinhas de canto são divididas em vários tipos.
- Em forma de L. Este design é muito comum, prático e pode ser muito eficaz.É ótimo para salas pequenas, pois permite distribuir corretamente todo o espaço. Se a sua cozinha não possui uma área grande, esta certamente é uma opção adequada, mas o tipo L também pode ser projetado para um ambiente amplo. A peculiaridade da forma reside na disposição perpendicular dos gabinetes entre si. O design ocupa pouco espaço, é compacto e ao mesmo tempo muito funcional. A única desvantagem são as opções limitadas e o acesso aos módulos no canto.
- Forma em U. Este é um tipo de layout muito conveniente e eficaz, mas você deve imediatamente fazer uma reserva de que não é adequado para quartos de tamanho modesto. Para colocar esse fone de ouvido, você terá que usar três paredes. Acontece que se a cozinha padrão em "Khrushchev" tem 6 quadrados, é simplesmente impossível organizar os móveis com a letra P. A principal vantagem deste projeto é uma grande área de trabalho, que permite usar confortavelmente todo o espaço, incorporando uma grande quantidade de dispositivos de cozinha e dispositivos técnicos.
Para que tal arranjo seja realmente conveniente e harmonioso, é necessário primeiro calcular se o fone de ouvido terá pelo menos 2 metros entre objetos opostos. Caso contrário, é melhor recusar tal layout, pois será muito apertado e desconfortável.
- Forma circular. Esta opção de design só deve ser considerada se o tamanho e a forma da cozinha permitirem tal colocação. Pode ser considerado ideal para cozinhas a partir de 12 metros quadrados. O fone de ouvido é colocado da mesma forma que uma linha reta, mas em um arco. A vantagem de tal layout é seu espaço de trabalho incomum, não convencional e muito grande. As portas de tais fones de ouvido podem ser côncavas ou, ao contrário, convexas. Uma cozinha circular é uma opção muito acolhedora, atraente e funcional.
Independentemente do tipo de local escolhido, é importante fazer todas as medições com precisão e pensar na colocação de todos os eletrodomésticos, móveis e demais elementos necessários à cozinha.
Materiais de manufatura
Aqui, não só o componente estético é importante, mas também as propriedades de natureza operacional. Certifique-se de levar em consideração todas as características, indicadores individuais da sala: umidade, regime de temperatura. As caixas e fachadas são geralmente feitas de aglomerado, MDF, plástico, madeira natural. Na maioria das vezes, as bancadas são feitas de pedra, artificial e natural ou plástico.
Se o orçamento for limitado, a opção mais comum é o aglomerado, principalmente para o quadro. Para fachadas, o aglomerado com perfil de alumínio é perfeito, pois é durável, barato e muito prático de manter.
O material MDF é considerado ainda mais longo em termos de vida útil.
É mais resistente, mais resistente às influências de umidade e temperatura. Suas vantagens óbvias incluem uma rica seleção de texturas e cores.
Quando se trata de escolher uma bancada, a economia aqui pode custar muito. Você deve escolher apenas os materiais mais duráveis - pedra natural ou artificial. Eles vão durar muito tempo, porque eles não reagem ao vapor, água, calor. Eles não têm medo de danos mecânicos inevitáveis ao trabalhar com objetos pontiagudos.
Uma pedra artificial é mais acessível e mais fácil de instalar. O plástico é o mais prático na faixa de preço, mas sua vida útil é curta.
Estilos
É importante escolher o design de interiores de cozinha de canto, não em fotografias de revistas de moda, mas com base nas características do ambiente, no gosto e no estilo geral de um apartamento ou casa. Vale a pena considerar com mais detalhes as áreas mais comuns e relevantes.
- Clássico. Este estilo é muito elegante, parece estar fora de moda, nenhuma mudança diminui sua popularidade. Traços característicos: naturalidade do material e cores, severidade dos contornos, decoração minimalista e sem babados. É obrigatória a presença de rosca ou vidro nos módulos articulados.
- Vanguarda. Esta é uma tendência extremamente na moda. Ele leva em consideração todas as invenções de design mais recentes, incomuns e expressivas. Características características: formas incomuns, decoração complexa fora do padrão, acessórios atraentes.
- País. Este é um estilo sofisticado que ficará especialmente bem na versão de uma casa de campo ou casa de verão. Características: o máximo de materiais naturais, madeira, cerâmica, pedra, rattan são preferidos. Se forem necessários elementos de metal, eles são feitos de cobre ou latão. A música country se distingue por uma variedade de elementos decorativos, ornamentos, acessórios, prateleiras abertas nas quais cestos de vime, jarros de barro e flores silvestres estão localizados.
- Alta tecnologia. Ele se distingue por uma abundância de elementos metálicos, pureza de formas, soluções de cores não triviais e uma abordagem não padronizada para decoração. Os armários, via de regra, são largos e volumosos, as linhas são suaves e lacônicas. O uso de pequenos acessórios intrincados é inaceitável. Tudo deve ser claro e simples.
- Moderno. Esse estilo tem características clássicas e de alta tecnologia, as formas são bastante corretas, bem definidas, enquanto o design é mais suave. Existem muitos elementos no plano horizontal, a decoração é minimalista, mas ao mesmo tempo luxuosa. As principais diferenças são a versatilidade e a elegância contida.
Como escolher?
O design do interior da cozinha deve ser escolhido com base principalmente no tamanho e na forma da sala. Para escolher os módulos de parede e piso, descobrir o que colocar no canto, que parte do espaço deixar aberta, é preciso entender que o objetivo principal é o conforto. A maioria das dificuldades, via de regra, surge com projetos para uma pequena cozinha.
Quanto mais espaço, mais opções para escolher estilos, formas, quantidade de móveis.
Se a área for pequena, a janela é a única e não fornece iluminação suficiente, deve-se dar preferência a cortinas claras. Eles vão expandir o espaço, adicionar luz e ar. Uma solução perfeita - superfícies brilhantes de fachadas, bancadas, avental. Não só parece muito nobre, mas também reflete luz, objetos, tornando o ambiente visualmente maior.
Se você decidir colocar a pia em um canto, pense bem sobre a iluminação, pois claramente não haverá luz do teto suficiente lá. Luzes embutidas em todo o perímetro da cozinha resolvem problemas de iluminação da área de trabalho.
Independentemente do tamanho da sala, considere colocar um lado do canto de trabalho em uma parede com uma janela. Isso dará à superfície de trabalho bastante luz, terá uma aparência peculiar e economizará espaço. Aqueles módulos que não podem ser colocados na parede devido à presença de uma janela podem ser planejados acima da área de jantar macia.
Prateleiras de vidro abertas irão liberar espaço significativamente em cozinhas pequenas.
Exemplos de sucesso
- A espetacular cozinha em forma de L é bastante funcional e compacta.
- Colocar o fone de ouvido na forma da letra U permite que você torne a área de trabalho muito espaçosa.
- A forma circular da cozinha requer uma área bastante grande.
- O estilo country é uma das formas mais populares e aconchegantes de decorar um espaço de cozinha.
- Se você não gosta de muitos detalhes, então laconic high-tech é a solução de design mais adequada.
- Um interior clássico é uma solução ganha-ganha que nunca sai de moda.
A instalação de uma cozinha de canto está esperando por você no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.