Tamanhos de armários de cozinha de canto

Contente
  1. Visualizações
  2. Dimensões padrão
  3. Diferenças nos tamanhos das caixas

O armário de canto é uma das peças de mobiliário mais ergonómicas da cozinha moderna. Não ocupa a área útil aproveitável, não restringe as já pequenas possibilidades de movimento em pequenas cozinhas típicas e dá mais espaço para guardar todo o tipo de utensílios. Estes armários são fabricados com uma grande variedade de materiais, são concebidos em diferentes estilos e cores a pedido do cliente.

Os armários de canto de cozinha têm muitas variedades e, por esta razão, é muito desejável fazer desenhos de posicionamento especial na cozinha onde o armário será instalado antes de comprá-los.

Visualizações

Independentemente do tamanho da sala, eles aprenderam a usar os cantos de forma racional já no século retrasado, porque hoje em dia a falta de espaço livre está em todos os lugares. Cada caso individual requer uma solução individual, mas a necessidade de cumprir as leis gerais de planejamento e a escolha de tais gabinetes é óbvia.

Os armários de cozinha podem ser claramente categorizados em dois tipos.

Articulada

Os armários em forma de L distinguem-se pela sua amplitude. Freqüentemente, são equipados com portas tipo "bonde" de folha dupla, o que torna o espaço interno do gabinete o mais acessível possível. Os armários de forma triangular são pendurados onde não haverá seção contígua devido ao fato de que não será muito conveniente utilizá-los por causa da porta de forma reta, que bloqueará o acesso à seção adjacente. A forma trapezoidal do gabinete tem uma vantagem de capacidade de aproximadamente 20% em comparação com a versão em forma de L. O formato radial do gabinete difere do trapezoidal apenas na porta - é semicircular, como o nome indica. Essa porta é impossível ou muito difícil de fabricar fora da oficina, portanto, este mobiliário pertence a uma categoria de preço superior.

Exceto em casos muito raros, eletrodomésticos enormes não são instalados em armários de parede. Portanto, eles não são tão fortes e espaçosos quanto a base / piso. Em largura (para uma cozinha pequena), pode ser de 1500-8000 mm, dependendo de sua configuração (triangular, trapezoidal, em forma de L). 3500 mm foi considerado o padrão para a profundidade do gabinete, a distância entre a parte inferior do gabinete de parede e o tampo da mesa não é recomendada como sendo mais do que meio metro (+/- 500 mm), mas esses são tamanhos médios que se adequam à maioria dos usuários de cozinhas padrão, embora as estruturas de canto possam ser de qualquer tamanho.

Piso

Em primeiro lugar, esse armário é escolhido tendo em conta as dimensões do fogão (a gás ou elétrico) da cozinha. Para uma cozinha pequena, recomenda-se uma profundidade de no máximo meio metro. O cálculo de 8.500 mm foi tomado como altura padrão, com a hipótese de sua diminuição devido ao pequeno crescimento de usuários. As dimensões da largura variam entre 1500-8000 mm, idealmente - 6000 mm.

Estojo

Embora essa versão de piso, que combina uma parte montada na parede e outra no chão, seja conveniente e espaçosa, é muito raro encontrá-la em conjuntos de cozinha modernos. Hoje, a maioria das donas de casa prefere instalar fones de ouvido separados.

Canto com pia

Muito útil para a grande maioria das cozinhas. Com um layout moderno, a pia fica em um canto, o que economiza a já útil área útil.Além disso, tendo adquirido tal gabinete, é suficiente simplesmente construir uma pequena pia embutida na bancada nele, e o uso de sistemas modernos de abastecimento de água e esgoto de pequeno porte economiza muito espaço embaixo dele.

Se falamos sobre o formulário, então como ele pode copiar os modelos montados superiores, e não corresponder a eles, embora a primeira opção seja sem dúvida mais racional.

Bottom simple

A diferença entre um armário assim e um armário com pia é apenas sua ausência e, portanto, um grande volume útil em seu interior. Na maioria das vezes, eles escolhem um modelo onde apenas uma ou duas prateleiras horizontais são usadas, mas os mais espaçosos são os modelos equipados com gavetas extraíveis. Eles preenchem completamente o volume interno do gabinete, dividindo-o em camadas, o que é muito ergonômico. Muitas vezes, em vez do armário inferior sob a bancada, você pode ver uma máquina de lavar, que novamente é feita para economizar espaço na cozinha. Em termos de formato, também ecoa o armário de parede.

Assoalho trapezoidal

Tal gabinete de canto economiza espaço, tem um volume útil relativamente grande, mas tem uma característica desagradável: tem uma porta relativamente estreita. Por esse motivo, não é aconselhável instalar pias em gabinete trapezoidal - em caso de vazamento, o acesso ao equipamento embaixo da pia será difícil.

Dimensões padrão

Um armário de cozinha de canto deve, ao mesmo tempo, corresponder ao tamanho da cozinha e às características de desempenho e aos desejos do cliente. Hoje, os fornecedores fornecem unidades de cozinha em tamanhos padrão que correspondem ao tamanho da cozinha, mas não existem regras e regulamentos rígidos que ditariam seu tamanho. Todas as relações dimensionais são ditadas pelo tamanho de uma cozinha específica. Por exemplo, uma cozinha Khrushchev em forma de L exigirá uma proporção de 2,6 x 1,2, enquanto uma cozinha Brezhnev exigirá 2,8 x 1,8.

A altura da parede até o teto também é de grande importância. Nos edifícios "Khrushchev", uma altura de fone de ouvido de 2.150 mm será necessária, e em "brezhnevkas" ou em apartamentos modernos típicos excederá 2.400 mm. Se falamos de "stalinkas", aqui a altura muitas vezes excede todos os 3000 mm.

Padrões de móveis de piso:

  • altura - 850 mm;
  • a espessura da bancada é calculada em função do material e da carga prevista;
  • a profundidade da bancada não é recomendada para ser inferior a 460 mm (a gaveta direita extraível levará 450 mm + 10 mm irá para a abertura na parede traseira), ela deve se projetar para frente acima da porta do armário em 5- 30 mm.

Padrões de móveis suspensos:

  • altura - 790-900 mm;
  • profundidade - 300 mm;
  • não pendure o gabinete acima do nível de 2100 mm, e do tampo da mesa ao gabinete de parede deve ser de pelo menos 450 mm;
  • os lados adjacentes às paredes são iguais a 600 mm, excluindo o corte de 130 mm;
  • as paredes que unem os segmentos adjacentes cada uma tem um comprimento de 315 mm;
  • a fachada tem 380 mm de largura;
  • a prateleira deve corresponder ao peso dos utensílios que pretende guardar nela;
  • a espessura padrão da prateleira é de 18 mm, mas para armazenar itens pesados, a prateleira deve ser reforçada para 21 mm ou mais;
  • não há necessidade de fazer caixas com profundidade superior a 400 mm, tendo em conta a possível presença de comunicações (tubos, fios) passando pela parede;
  • colocar um armário de parede acima do fogão limita drasticamente a altura do armário - deve haver um espaço suficiente entre eles;
  • o padrão dos armários de canto é 600x600 mm com fachada de 420 mm e profundidade de 300 mm.

Diferenças nos tamanhos das caixas

Uma solução original e prática para armários de canto de conjuntos de cozinha pode ser o uso de gavetas. É bastante incomum, mas muito ergonômico e conveniente de usar.

Vantagens:

  • uma gaveta de canto torna a cozinha incomum e parece peculiar;
  • uma gaveta extraível aproveita ao máximo o espaço do canto da divisão, sempre de difícil acesso;
  • torna-se possível simular o volume interno como você deseja - você sempre pode instalar o número necessário de partições em uma caixa, dividi-lo à vontade, para saber onde o que está.

A desvantagem é o alto custo.As gavetas em comparação com as portas convencionais requerem muito investimento.

O tamanho da caixa depende inteiramente da área da cozinha. Os fabricantes de acessórios oferecem gamas de gavetas de gabinete de canto inferior de 900 mm a 1200 mm a uma profundidade de 650 mm. Devo dizer que os acessórios retráteis de alta qualidade podem suportar o peso do conteúdo da caixa em mais de 40 quilos.

Vários hacks de vida.

  • Normalmente, pequenas gavetas deste tipo são usadas para armazenar talheres, pequenos utensílios de cozinha, pequenos pratos, recipientes de especiarias, etc.
  • Para aumentar a capacidade da caixa, suas paredes laterais são geralmente "construídas". Torna-se mais profundo e espaçoso.
  • Para reduzir o ruído de fechamento, é recomendável usar o sistema de amortecimento embutido. Além disso, a ausência de impactos na parede posterior aumentará a vida útil do móvel.
  • Para maior conforto, existem sistemas elétricos de abertura de gaveta, o que, claro, aumentará ainda mais o custo do armário de canto.

Para saber onde deve terminar o conjunto de cozinha de canto, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário