Tamanhos de cozinhas de canto
Tradicionalmente, para o nosso país, em edifícios de apartamentos, os móveis de cozinha são organizados de acordo com o princípio de colocar todas as unidades principais (por exemplo, fogões e pias) ao longo de uma parede. Como regra, essa parede ainda é complementada com uma bancada ou uma geladeira, mas o fato é que há apenas uma parede principal em funcionamento e todas as outras partes do cômodo são deixadas para a imaginação do proprietário. No entanto, os designers modernos há muito abandonaram essa ideia como axiomas - hoje eles estão oferecendo um número crescente de clientes para equipar uma cozinha de canto, que não é pior em termos de praticidade, mas ainda parece muito nova e incomum em design.
Dimensões padrão
Para evitar mal-entendidos, convém esclarecer desde já que cozinha de canto significa a localização de uma cozinha implantada ao longo de duas paredes adjacentes. Além disso, não precisa necessariamente ocupar todo o seu comprimento - o principal é que cobre o próprio canto em que essas paredes se encontram.
Ao mesmo tempo, o conjunto de cantos não é a única opção condicionalmente atípica para a disposição de móveis de cozinha, e ele próprio pode ser subdividido em variedades mais específicas - por exemplo, com ou sem ilha.
Um conjunto de canto geralmente assume um tamanho pequeno de cozinha (até 10 metros quadrados) ou o design de um canto de cozinha em um apartamento sem divisórias internas, portanto, é feito sob medida para tamanhos pequenos. Supõe-se que o comprimento de cada uma das asas normalmente não deve exceder dois metros. - isso permite, com uma pequena área, não só economizar espaço, mas também alcançar livremente quaisquer nós e partes do fone de ouvido sem movimentos desnecessários. Portanto, não se deve surpreender que as dimensões padrão de tais produtos sejam geralmente relativamente pequenas - por exemplo, 2000x1600, 2000x2000, 2800x1600x2200 mm. Ao mesmo tempo, em uma cozinha não muito apertada, essa solução deixa muito espaço para separar a área de trabalho da área de jantar.
Ao mesmo tempo, mesmo dois metros de comprimento para cada ala é bastante, e uma parte significativa de nossos compatriotas deve pensar em reduzir ainda mais a área da cozinha. O conjunto de cantos parece estar reduzido em uma sala bastante grande, já que não ocupa toda a parede, mas, por assim dizer, se espreme no cantono entanto, em termos de área real, geralmente ainda é um pouco maior do que sua contraparte linear devido à parte no próprio canto, cujo uso geralmente é muito condicional devido ao fato de ser difícil de chegar lá. Tal solução também é inadequada nas condições de cozinhas muito alongadas, uma vez que a localização em qualquer um dos cantos confunde muito pelo menos metade da sala e a sobrecarrega.
Da mesma forma, é indesejável usar um canto colocado em uma cozinha quadrada muito grande - lá parecerá um tanto frívolo, portanto é melhor colocar todos os nós principais ao longo de uma das paredes.
Como calcular corretamente?
No processo de encomenda ou compra de um conjunto de cozinha, o mais difícil é o cálculo correto do tamanho. A nova aquisição foi projetada para durar muitos anos, portanto, é inaceitável que seja inconveniente ou desconfortável. Ao mesmo tempo, não é fácil para um iniciante calcular todos os pontos devido à forma complexa da estrutura.
O primeiro parâmetro a ser determinado é o comprimento das asas do conjunto de cantos. À primeira vista, é determinado de forma simples: é preciso levar em conta o comprimento de todas as unidades incluídas em sua composição, incluindo o fogão, a pia, a mesma geladeira, e colocá-las juntas. Ao mesmo tempo, dividindo o comprimento total em duas alas, não se deve esquecer que o canto será ocupado por uma dessas alas, portanto a contagem do comprimento para a segunda asa deve ser iniciada não a partir do canto, mas do final da o fone de ouvido ao longo da segunda parede.
Já agora, no que diz respeito ao canto em si: podes colocar qualquer coisa lá, mas chegar ao interior será problemático por causa dos móveis adjacentes, pelo que o lavatório parece ser a solução ideal - é suposto ser usado principalmente no exterior.
Os componentes acima, na forma de eletrodomésticos para um conjunto de cozinha, são obrigatórios, mas é igualmente importante construir um espaço para guardar alimentos e pratos. O número de armários, à primeira vista, pode ser arbitrário, mas deve-se lembrar que, para facilidade de uso, o comprimento das asas ainda não deve ultrapassar dois metros. Além disso, uma metragem bastante modesta da sala também pode forçar a redução do comprimento das asas, no entanto, como compensação, você deve usar intensamente a camada superior, onde também pode pendurar armários.
Se você mora sozinho em um apartamento e muito raramente recebe hóspedes, ao mesmo tempo pode incluir uma bancada especial no comprimento da planejada cozinha de canto, que substituirá uma mesa completa. Se há mais moradores ou a casa está acostumada a receber hóspedes, você pode melhorar um pouco o formato do canto definido adicionando uma saliência que transforma o canto em uma mesa em forma de U... Na maioria das vezes, um pequeno balcão de bar é usado para isso, mas se o canto for equipado em grande escala, você pode colocar uma mesa de verdade lá também - se apenas a falta de espaço entre ela e o fone de ouvido não impedir a anfitriã de gerenciar a preparação e serviço da comida.
Uma opção alternativa de como encaixar a mesa em um conjunto de canto é adicionar uma "ilha" na forma de uma mesa - está localizado de forma a ocupar o canto oposto de um retângulo imaginário, dois dos quais são formados por uma cozinha de canto. Ambas as opções são boas na medida em que a forma de servir os pratos à mesa é extremamente simplificada - esta última fica literalmente a um metro da zona de cozedura, mas é importante não se esquecer de manter espaço suficiente para se deslocarem no interior da zona da cozinha.
Outro parâmetro global é a profundidade da cozinha de canto. Depende muito da altura das pessoas que irão usar a sala, mas em geral, os conjuntos de cantos são geralmente feitos um pouco mais estreitos. Isso se deve ao fato de que temos um canto, que é mais difícil de alcançar do que qualquer uma das duas paredes e, portanto, os móveis ao longo das duas paredes devem permanecer estreitos. Se a disposição também for feita de acordo com o princípio da forma em U ou com uma "ilha", então a profundidade de todos os móveis deve ser ainda menor, caso contrário simplesmente não haverá para onde girar no interior, devido às dimensões máximas da área da cozinha, de acordo com o exposto, são de dois por dois metros. Por esta razão, uma profundidade de 50-60 cm parece ser ideal; ela só pode ser ligeiramente aumentada se contadores de barra adicionais e mesas separadas não forem incluídos no layout.
Com a altura, a situação é muito simples. A altura total do canto da cozinha é geralmente a distância do chão ao teto, talvez menos alguns centímetros - esses valores podem ser encontrados na documentação técnica do apartamento ou medidos de forma independente, verticalmente ao longo do canto. A altura ideal para a parte inferior do fone de ouvido é na altura da cintura ou um pouco mais alta para as pessoas que irão usá-lo. É aconselhável selecionar aparelhos embutidos com aproximadamente a mesma altura para evitar diferenças de nível entre bancadas adjacentes, no entanto, a aparência no mercado de placas de fogão separadas de fornos hoje permite que você selecione a altura de um conjunto de cozinha quase a um milímetro.
Quanto à parte superior em forma de armários, geralmente começa a uma altura de cerca de 50-70 cm da borda superior da parte inferior. Quanto mais baixos esses armários estiverem localizados, mais rasos eles costumam ter - esta é a única maneira de evitar transtornos ao trabalhar na área da cozinha e o perigo de bater constantemente com a cabeça nas portas.
Ao mesmo tempo, você não deve pendurar armários muito alto - pelo menos nas prateleiras mais baixas, os proprietários do apartamento devem alcançar com confiança, sem ficar na ponta dos pés ou em um banquinho.
Como escolher um quarto específico?
Embora as opções de cozinha de canto sejam supostamente projetadas para espaços pequenos, deve ser entendido que elas ainda são geralmente maiores do que seus "parentes" lineares, então 2-3 metros quadrados para elas está longe do limite da área ocupada, mas em geral tal estrutura pode facilmente ocupar 4 ou até 5 metros quadrados. m. Na prática, isso significa que um conjunto de canto de tamanho padrão pode ser colocado em uma cozinha, cuja área é de pelo menos 7 a 8 m². m... Somente nessas condições, na elaboração de um projeto, é possível considerar várias opções que envolvem a instalação de móveis inclinados ou a ausência total de armários superiores devido à sua abundante disposição na parte inferior.
Se a sala for ainda maior - pelo menos 11-12 m². m, vale a pena adicionar uma península em forma de barra ao plano de layout. Por um lado, vai separar claramente a área de trabalho do resto do espaço, por outro lado, se precisar de um lanche leve, pode muito bem substituir uma mesa completa, eliminando a sensação de não ocupar um espaço muito grande mesa. Novamente, o bar em si não precisa ter um espaço desocupado sob ele - você também pode construir armários nele e, nos últimos anos, tornou-se cada vez mais na moda integrar um refrigerador de vinho separado nele, o que aumenta ainda mais a semelhança com um verdadeiro bar.
Em uma cozinha bastante grande com uma área de 13-14 sq. m ou um apartamento estúdio desprovido de divisórias internas, uma "ilha" na forma de uma mesa completa seria muito apropriada. Não apenas equilibra o arranjo angular do fone de ouvido principal em uma sala bastante grande, mas também pode representar uma espécie de zona de transição entre a cozinha e a sala de estar. A disposição da ilha tem suas vantagens, porque mesmo em uma mesa relativamente pequena você pode sentar em todos os lados, enquanto em cozinhas apertadas este móvel é muitas vezes empurrado contra a parede, tornando ainda mais inconveniente para um grande número de pessoas usá-lo .
No caso da presença de uma “ilha”, a regra principal é a sua área ligeiramente aumentada em comparação com a mesma “península”. O próprio facto da presença de móveis em ilha já indica que há espaço suficiente na divisão, pelo que não deve tentar guardá-lo depois, visto que já foi decidido salientar este facto. Como no caso do balcão de bar peninsular, a bancada no meio da sala pode ser utilizada efetivamente para guardar diversos utensílios ou mesmo produtos dentro dela, além disso, costuma cumprir com eficácia o papel de uma mesa de jantar, o que também ajuda para preservar o espaço utilizável.
Ao mesmo tempo, é muito importante calcular corretamente as dimensões da ilha - ela deve ser grande o suficiente para acomodar todos os membros da família ou visitantes frequentes e, ao mesmo tempo, não muito volumosa para não sobrecarregar a área de trabalho. Está sempre localizado não muito longe da cozinha do canto para maximizar a simplificação dos pratos de servir.
No próximo vídeo, os tamanhos padrão de móveis de cozinha estão esperando por você.
O comentário foi enviado com sucesso.