Opções de design para uma cozinha de canto definida para uma cozinha de 9 m². m
Para cozinhas pequenas de 9 quadrados, pode ser difícil escolher um conjunto de forma a não sobrecarregar o espaço e deixar espaço livre suficiente para os corredores. No entanto, graças ao tipo certo de flores e móveis multifuncionais, é perfeitamente possível fazer isso.
Layout
Projeto de uma cozinha de canto para a cozinha 9 sq. m está diretamente relacionado com o layout das instalações. Os armários são alinhados na forma da letra "L" e, idealmente, são colocados ao longo de uma parede em branco, virando uma grande área, e no canto há uma pia ou um fogão. Abaixo, sob a pia, haverá sistemas de armazenamento feitos de gavetas e prateleiras. Este arranjo permite criar um triângulo funcional "fogão-pia-geladeira", bem como preencher os cantos com eficácia.
A técnica é inicialmente organizada dependendo das comunicações, e o projeto do fone de ouvido é elaborado com base nessas constantes. É aconselhável colocar o fogão perto da janela para garantir a ventilação, mas deve haver uma área de trabalho próxima para cozinhar. Para uma cozinha pequena, os tipos de aparelhos embutidos são mais adequados, por exemplo, uma máquina de lavar louça, forno ou máquina de lavar.
Será possível distribuir racionalmente o espaço se optar por uma pequena kitchenette e substituir a bancada por um peitoril transformado. Uma atenção especial deve ser dada ao balcão do bar, que faz parte do fone de ouvido. Ele pode substituir a mesa de jantar e a área de trabalho, o que economizará muito espaço. Em geral, um conjunto em forma de L é frequentemente complementado por uma "ilha" com uma mesa estreita que funciona como uma mesa. Ao adquirir cadeiras dobráveis adicionais que são removidas após uma refeição, será possível resolver efetivamente o problema de uma pequena área.
Existem muitas variações do fone de ouvido de canto. Por exemplo, ele pode ser completamente liberado dos armários de parede e a unidade de piso de canto não é sobrecarregada com uma pia. Isso cria um grande espaço de cozimento livre. Quanto aos assentos, podem ser confeccionados na forma de cabines conversíveis. Nesse caso, os itens que poderiam ser colocados no topo acabam dentro das caixas. É comum equipar o módulo de canto com várias seções extraíveis para otimizar o espaço.
Pode ser do tipo locomotiva, quando um módulo é empurrado para o lado e outro sobe em seu lugar. Também existe uma variedade de "amendoins". Nesse caso, ao abrir o quadro de avisos, a fachada gira em torno de seu eixo e as estantes sobem até a hospedeira. É comum montar o carrossel em gabinetes de canto trapezoidais. Se possível, você deve evitar armários perto da janela, especialmente os com dobradiças, que impedirão a entrada de luz natural.
Para decidir sobre um conjunto de cozinha, você mesmo precisa traçar um plano, idealmente adequado para uma situação específica. Em seguida, vem a medição das dimensões e o pedido das peças. Via de regra, a montagem é feita com parafusos autoatarraxantes.
Soluções de cor
Uma cozinha de 9 metros quadrados será mais espaçosa em cores pastel. Por exemplo, pode ser verde claro, azul, rosa, bege e suas variedades. Os especialistas acreditam que essas cores têm um bom efeito na digestão. A escolha dos tons também deve ser baseada nas direções cardeais que as janelas estão viradas.Por exemplo, se para o norte, é melhor comprar um conjunto em pêssego ou rosa claro, e para o sul - azul ou cinza.
É importante mencionar que a cor da mobília e a cor das próprias paredes devem diferir apenas em alguns tons. Como alternativa, os móveis de madeira ficarão bem em um interior decorado em tons de café. Para a decoração de interiores, bastam duas ou três cores básicas. Você não deve experimentar padrões apenas se o fone de ouvido tiver o formato de um pequeno destaque no avental.
Materiais para decoração
As fachadas dos cantos são em MDF, aglomerado ou madeira natural com adição de metal e vidro. Para proteção, bem como para obtenção de diferentes cores, o aglomerado e o MDF podem ser revestidos com esmalte, plástico ou filme especial. As vantagens do esmalte incluem uma ampla gama de cores possíveis, facilidade de uso e proteção contra odores. No entanto, as fachadas esmaltadas sujam rapidamente, desbotam quando expostas ao sol e têm pouca durabilidade.
O filme de PVC permitirá que você crie não apenas cores diferentes, mas também texturas - como metal, madeira ou pedra.
Este material é bastante durável e barato. No entanto, o filme não tolera bem a luz ultravioleta, perde suas características devido às altas temperaturas e, às vezes, descasca do próprio móvel. O plástico decorativo é considerado o material mais adequado. É resistente às "ameaças" mais comuns e sua única desvantagem é a necessidade de uma limpeza completa.
A melhor qualidade são os acessórios de aço inoxidável, que mantêm sua aparência atraente por muito tempo. e caracterizado por maior durabilidade. Não deve ser pretensioso, mas lacônico. Uma boa solução seria equipar o armário com elevadores a gás ou fechos mecânicos.
Como expandir o espaço?
Recomenda-se iluminar a área de trabalho com focos, que são montados em um painel especial instalado no conjunto de cozinha, em prateleiras abertas e bancadas. Quanto mais luz, mais espaçosa a sala parece. A luz de fundo, aliás, pode até ser colorida, em harmonia com a cor do canto da cozinha, mas o branco é considerado uma opção universal. Elementos articulados localizados em um tabuleiro de xadrez ou em etapas também ajudam visualmente. As peças de metal e vidro funcionam para o mesmo propósito - prateleiras, bancadas e fachadas.
As superfícies brilhantes, via de regra, sempre preenchem o ambiente com ar, refletindo a luz e evitando o aparecimento de um efeito espremedor.
Uma boa solução seria encomendar um conjunto de cozinha cujas fachadas sejam decoradas com uma única faixa horizontal de cor contrastante. Acredita-se que desta forma será possível esticar a sala se necessário. Portas de gabinete ou fachadas também podem ser preenchidas com uma foto selecionada corretamente. A fotografia utilizada deve ter uma perspectiva, ou seja, ser uma paisagem ou panorama, bem como um jogo de luz natural. A técnica deve ser embutida. É mais conveniente retirar todos os itens em um estande separado para não resolver o problema da fiação várias vezes, e também escolher dispositivos multifuncionais, por exemplo, combinar forno, micro-ondas e banho-maria.
Os armários baixos podem ser complementados com prateleiras abertas com suportes de aço em vez de armários de parede volumosos. Trilhos de metal devem ser montados acima da pia para que seja possível secar pratos ou colocar toalhas imediatamente. Também é lógico pedir uma tampa especial que cubra a pia ou o fogão, criando assim espaço adicional para o trabalho.
Em caso de reforma e ampliação da área devido à varanda, recomenda-se cobrir o peitoril da janela com o mesmo tampo da mesa do fone de ouvido, além de colocar um sistema de arrumação compacto por baixo.
Se for decidido pesar os armários superiores, vale a pena trazer a altura deles até o teto. Acredita-se que tal solução aumenta visualmente a altura da própria sala, além de possibilitar a colocação de um grande número de coisas em seu interior. Como já mencionado, as fachadas devem ser brilhantes e as portas devem ser persianas ou persianas verticais. Recomenda-se colocar um carrossel ou um suporte especial para garrafas ou latas em um armário de canto. Finalmente, uma solução muito incomum seria colocar um relógio ou cronômetro diretamente na frente do módulo articulado.
Soluções estilísticas
Uma cozinha decorada em estilo clássico implica a colocação de uma esquina de madeira lacónica, cuja fachada é decorada com molduras ou fresados. Uma quantidade limitada de decoração e pequenos detalhes são usados, mas estes se tornam um sotaque atraente. Por exemplo, podem ser acessórios de cristal decorativos.
Móveis com linhas arredondadas, por exemplo, um armário de canto radial, um balcão de bar e prateleiras abertas com cantos arredondados, se encaixam perfeitamente em um espaço Art Nouveau. As superfícies devem ser sólidas e brilhantes e as cores utilizadas devem ser discretas. Para equilibrar o excesso de metal, você pode fazer algumas peças ou acessórios em madeira.
O minimalismo é considerado o estilo ideal para cozinhas de nove metros. Exige excluir totalmente todos os elementos decorativos, escolher as fachadas mais lisas e, se possível, até dispensar puxadores, substituindo-os pelo mecanismo “Tip-On”. Com a sua ajuda, será possível abrir o armário simplesmente pressionando a superfície do armário. Os sistemas de armazenamento estão ocultos ao máximo. Claro, você pode se limitar ao tom clássico do branco, mas é melhor diversificar um pouco com as cores bege, perolado ou metálico.
Para obter informações sobre como planejar o projeto de um conjunto de cozinha de canto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.