Como usar o vitríolo de ferro para as uvas?

Contente
  1. Benefício e dano
  2. Como diluir?
  3. Formulários
  4. Medidas de segurança
  5. Erros freqüentes

Folhas brilhantes e grandes, cachos de frutos suculentos, plantas saudáveis ​​são o sonho de qualquer cultivador. Para proteger a vinha de doenças e pragas, são utilizados medicamentos fungicidas e inseticidas. Um dos assistentes mais úteis e versáteis no negócio da uva é o vitríolo de ferro, que discutiremos com mais detalhes a seguir.

Benefício e dano

O sulfato de ferro ou sulfato ferroso é uma boa escolha porque pode resolver muitos dos problemas que os jardineiros e agricultores enfrentam ao cultivar uvas. Esta é uma substância atóxica e seu uso diretamente na planta resultará nas seguintes mudanças benéficas:

  • cura completa da planta de doenças que os insetos podem espalhar para os arbustos de frutas;
  • destruição de microrganismos nocivos que vivem nas folhas, na casca, bem como desinfecção do solo, saturando-o com o ferro necessário ao desenvolvimento das uvas;
  • garantindo a formação da clorofila e a eficiência do processo de fotossíntese nas folhas;
  • cachos de uvas crescem fortes, muitos ovários são formados;
  • fortalecimento das próprias vinhas: tornam-se elásticas, elimina-se a fragilidade do arbusto;
  • detecção de algumas doenças invisíveis a olho nu, por exemplo, oídio - uma doença fúngica que se manifesta como manchas escuras após o tratamento com vitríolo de ferro;
  • prevenção do aparecimento de doenças e resistência às mudanças bruscas de temperatura, o que é importante para as uvas termofílicas tanto no inverno como na primavera, altura em que o abrigo é retirado.

Na horticultura, o sulfato ferroso é usado para combater não apenas doenças comuns como a necrose manchada (caracterizada pelo ressecamento das vinhas e mangas de arbusto), câncer bacteriano (rasgo da casca da uva), antracnose (morte e escurecimento das folhas, seus pecíolos, cachos de uva), mas e com muitas outras infecções. O vitríolo de ferro não permite que parasitas prejudiciais ataquem as uvas. Graças ao processamento de uvas com vitríolo de ferro, o rendimento aumenta significativamente, a cultura cresce melhor.

Você pode prejudicar uvas com sulfato ferroso, se não seguir a dosagem, use a concentração errada da substância. Isso causará queimaduras nas folhas.

Lembre-se que se você usar o medicamento, ignorando as instruções, pode não obter o efeito positivo esperado.

Existem mais alguns pontos:

  • o tratamento prematuro com vitríolo de ferro não permitirá que os botões das uvas se abram e os frutos não terão tempo de amadurecer a tempo;
  • o uso da substância ao mesmo tempo que outros compostos químicos prejudica o efeito;
  • se as soluções forem preparadas em recipientes de ferro, a reação também pode ser desfavorável.

Assim, para não prejudicar as uvas, é necessário seguir as regras de uso do medicamento, elaboradas por jardineiros experientes. Então o sulfato ferroso mostrará suas melhores propriedades, e o resultado na forma de um vinhedo em flor não demorará a chegar.

Como diluir?

É muito fácil preparar uma solução de sulfato ferroso se você seguir as regras elementares e observar as proporções conhecidas de água e pó. A concentração de sulfato ferroso depende da idade da planta e da finalidade da solução. Portanto, para o tratamento de uvas jovens, uma dose ligeiramente menor de sulfato ferroso deve ser adicionada à solução do que para uma planta adulta.Se uma planta saudável for processada para prevenção de doenças, a dosagem não deve ser tão grande quanto no tratamento.

Antes de prosseguir com a preparação de uma solução de composição adequada, deve-se primeiro tomar cuidado com a seleção de roupas de proteção para que a mistura não entre acidentalmente na pele, nos olhos ou no interior do corpo. Em seguida, preparamos o equipamento necessário: recipientes de reprodução e um borrifador ou pincéis macios com os quais você aplicará sulfato de ferro na planta.

Recipientes de ferro para criar tal composição não são adequados; é melhor usar modelos de plástico, cerâmica, vidro.

Para o processamento da uva, são utilizadas soluções de sulfato de ferro de 3 e 5%. Uma composição de três por cento é preparada da seguinte forma:

  1. levar 10 litros de água decantada;
  2. preparar 300 g de pó de sulfato ferroso para misturar com água;
  3. diluir o pó com água, mexer até dissolver completamente.

Esse sulfato ferroso é usado para fins preventivos.

Uma mistura de cinco por cento é preparada de acordo com o seguinte esquema:

  1. tomamos 500 g de sulfato ferroso, o consumo de água é o mesmo - 10 litros;
  2. combine água e pó, mexa bem.

Caso seja detectada alguma doença na uva, a dose de sulfato ferroso deve ser de 5%.

Use sulfato ferroso imediatamente após a preparação, pois a mistura tem uma vida útil curta e oxida rapidamente. Se a concentração de uma substância na solução for superior ao normal, pode prejudicar as uvas.

Formulários

O sulfato de ferro com o uso regular eliminará a maioria dos problemas com as uvas. Existem certos esquemas que indicam o tempo de tratamento das vinhas com sulfato ferroso.

A pulverização é realizada na primavera e no outono. Na primavera, o trabalho é feito quando os botões das uvas estão inchados, mas ainda não floresceram. O beneficiamento no outono deve ser feito após a colheita, quando as folhas já caíram e a poda já foi feita. Essa pulverização é realizada antes do abrigo da colheita para o inverno. A pulverização da primavera, cujo período cai em fevereiro-abril, é necessária para excluir a possibilidade de doenças das videiras com fungos. Neste caso, a temperatura do ar deve ser de pelo menos +5 graus.

Também nesta época, os jardineiros usam vitríolo de ferro para para proteger as vinhas da geada com uma película fiável que aparece na colheita após a pulverização.

As geadas tardias danificam os botões sensíveis à temperatura e reduzem a produtividade futura das uvas. O filme protege a planta por duas semanas após o tratamento com o medicamento. O processo de floração é retardado, as uvas não sofrerão geadas.

Como preparar uma solução adequada, as seguintes instruções dirão:

  • levar 10 litros de água e 50 g de sulfato ferroso;
  • dissolver o pó de sulfato ferroso no líquido;
  • borrife a videira completamente, bem como o solo ao redor: pode conter patógenos.

Após o processamento das uvas com sulfato de ferro, as raízes aparecerão nas estacas laterais. As uvas são resistentes às mudanças climáticas. Em outubro-novembro, as uvas são borrifadas na frente do abrigo para que ele transborde melhor e não forme mofo nocivo e apodreça nele. No outono, é importante se livrar de todas as doenças, pois com o início da primavera, uma planta enfraquecida perderá suas chances de um bom crescimento. Para isso, é preparada a seguinte solução de sulfato ferroso:

  • 300 (para uma planta jovem) ou 500 (para um adulto) gramas de sulfato ferroso são tomados;
  • em 10 litros de água, a quantidade necessária de pó de sulfato de ferro é diluída;
  • a videira é cuidadosamente processada, especialmente onde estavam as áreas afetadas.

Nos últimos dias do outono, as hastes das uvas são cortadas e também podem ser borrifadas com vitríolo de ferro. O processamento dessas mudas é especialmente importante antes do armazenamento no inverno. Quando os cortes já foram cortados, você precisa preparar uma solução de sulfato ferroso a 5% e mergulhar as hastes nela por 5 segundos e, em seguida, secá-las. Este método de beneficiamento combate o mofo e preserva perfeitamente as mudas durante todo o inverno e até o plantio.

Na primavera e no outono, as uvas devem ser processadas 2 ou 3 vezes com um intervalo de duas semanas. As uvas são pulverizadas em clima calmo e seco. Após a realização deste trabalho, várias horas devem passar sem chuva.

Se o tempo estiver nublado e a precipitação cair constantemente, o sulfato de ferro é usado todos os dias.

Top curativo

O sulfato ferroso é usado como fertilizante do solo para alimentar as uvas com minerais. O vitríolo do ferro elimina a falta de ferro, que muitas vezes se manifesta na queda das folhas da uva, retardando o desenvolvimento da planta como um todo. Os brotos da planta ficam mais claros do topo, e então todo o arbusto pode secar.

Mas, felizmente, a clorose de ferro pode ser facilmente tratada e você pode fazer isso seguindo estas instruções:

  1. tomar 10-20 g de sulfato ferroso e 10 litros de água;
  2. diluir o pó em água;
  3. regar o solo.

O vitríolo de ferro é uma preparação valiosa porque é facilmente absorvido pelas plantas. Freqüentemente, a composição do solo em que as uvas crescem não permite a fácil absorção do ferro dele. Nesse caso, a alimentação com sulfato de ferro vem em socorro.

Regar uvas com vitríolo de ferro com ureia também é útil. Além disso, essa mistura pode ser usada para tratamento inseticida (é boa no combate às larvas de insetos). É necessário regar o solo e pulverizar as hastes.

A composição dessa alimentação é preparada da seguinte forma:

  1. fazemos uma solução de três por cento de sulfato ferroso (300 g por 10 litros de água);
  2. tomamos 100 g de ureia;
  3. misture ureia e solução de sulfato ferroso.

De doenças e pragas

Uma mistura adequadamente preparada de sulfato ferroso cura as uvas de uma ampla variedade de pragas causadoras de doenças. O tratamento deverá ser realizado de 5 a 7 vezes. É necessário aplicar a solução nas áreas afetadas da planta e regar o solo ao seu redor.

O vitríolo de ferro cura apenas doenças infecciosas de natureza não bacteriana, como o míldio (o tecido da folha clareia, aparece uma penugem facilmente lavável, os brotos de uva ficam expostos), podridão cinzenta (descoloração dos brotos sem capturar folhas e, no futuro - a queda de inflorescências inteiras), câncer preto (deformação da folha, nó curto dos brotos, ressecamento das mangas). As plantas não são tratadas com sulfato ferroso contra bactérias.

Não borrife uvas com vitríolo de ferro durante a frutificação. Pulverizar uvas de doenças é possível após a colheita ou antes do período de amadurecimento dos bagos. O processamento das uvas afectadas por míldio, podridão cinzenta e oídio é efectuado com uma composição concentrada. Uma solução de quatro por cento ou cinco por cento é preparada a partir de 400-500 g de sulfato ferroso, tomados em 10 litros de água.

Líquenes e musgos também são objetos indesejados na vinha. Eles enfraquecem as plantas em que estão. Se forem encontrados em uvas, os jardineiros são pulverizados com uma solução de sulfato ferroso a três por cento (300 g de pó por 10 litros de água). Os tumores morrem e, após 3 horas, podem ser raspados mecanicamente.

No tratamento contra musgos e líquenes, evite borrifar a solução na folhagem jovem das uvas.

Desinfecção de feridas e rachaduras

Se aparecerem fissuras e feridas nas videiras, existe o perigo de infecção da planta com infecções. Além disso, devido a uma violação da integridade da cobertura da casca, a bucha pode quebrar. O sulfato ferroso desinfeta as áreas danificadas e forma uma película, fortalecendo as uvas e evitando que as pragas penetrem nas feridas. Uma solução de um por cento é usada.

Para preparar a mistura, leve 100 g de sulfato ferroso em pó e 10 litros de água. Dissolva o pó em água e processe a cultura com ele. Certifique-se de que não vai chover. Caso contrário, repita o tratamento todos os dias. E para lidar adequadamente com rachaduras e feridas nas uvas, você precisa de uma escova macia.

A mesma composição é usada para tratar as cavidades da cultura e caiar os troncos.

Medidas de segurança

Para processar uvas com segurança, siga certas regras.

  • Ao trabalhar, use equipamentos de proteção individual (luvas, respirador, etc.) para não queimar acidentalmente a pele com a solução.
  • Observe rigorosamente a dosagem da substância, pois uma concentração muito alta pode queimar as uvas, e elas morrerão. Em vez de um medicamento, a solução pode acabar sendo um veneno.
  • No verão, aplique a substância apenas nas áreas doloridas da videira.
  • Após o trabalho com sulfato ferroso, outras preparações e compostos organofosforados podem ser usados ​​somente após duas semanas.
  • Armazene o sulfato ferroso em locais de difícil acesso, longe do alcance de crianças e animais. Ao cultivar uma vinha, limite o movimento dos membros da família.

Erros freqüentes

O não cumprimento das instruções de uso e das regras de segurança é o erro mais comum no processamento de uvas com sulfato de ferro. Mas também existem outras nuances.

  • Muitas vezes acontece que o sulfato ferroso é misturado com cal ou álcalis. Não use outras drogas junto com sulfato de ferro. É permitido misturar sulfato ferroso apenas com ácido cítrico, ureia.
  • Uma concentração muito baixa de uma substância não trará o resultado desejado. Para combater a fome de minerais, pragas e infecções, use a dosagem indicada nas instruções.
  • Tratar infecções bacterianas com sulfato de ferro não funcionará.
  • Não se esqueça do tempo e da sequência de processamento. Ao seguir os padrões, você está protegendo as uvas.

O crescimento da uva e os altos rendimentos são alcançados com o cuidado certo e um cultivo cuidadoso.

Para obter informações sobre como as uvas são processadas com vitríolo de ferro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário