Tudo sobre sabonete verde
O sabonete verde é muito popular entre os jardineiros e jardineiros. Com o material do artigo, você aprenderá o que é, qual é o princípio de seu funcionamento, como usá-lo corretamente.
O que é isso?
Sabão verde refere-se aos inseticidas de ação de contato... Não é um detergente, tem uma reação alcalina, é caracterizado por uma leve turvação, formação de espuma. Nos tempos antigos, era usado para higiene pessoal.
Assemelha-se ao sabonete líquido, tem textura espessa e viscosa e tonalidade esverdeada acastanhada. O cheiro não difere do produto tradicional. Aumenta o rendimento das safras sem o uso de produtos químicos e pesticidas.
Possui base de cola e sabão e uma consistência diferenciada, o que se explica pelas peculiaridades de produção em diferentes empresas. Por outro lado, é denominado sabão de potássio, é composto por ingredientes naturais que são amigos do ambiente e seguros para o corpo humano.
A composição contém gorduras de origem vegetal e animal, sais de potássio, água. Os sais de potássio dos ácidos graxos são o ingrediente ativo. Além da gordura de cordeiro, os componentes do produto podem ser gorduras bovinas, óleo de soja ou de girassol.
O âmbito de aplicação do sabonete verde é extenso. Não contém conservantes e é inofensivo para as plantas em doses razoáveis. Adequado para pulverizar culturas de frutas e vegetais, flores de interior. Dissolve-se bem em água fria e quente e álcool.
Devido à sua composição, é utilizado não só em tramas pessoais, mas também na vida cotidiana. É eficaz na remoção de poeira, sujeira, animais são tratados com ela.
A ferramenta destina-se ao tratamento de pragas e doenças fúngicas de plantas de interior e de jardim. É usado em estufas caseiras, nas quais os vasos de flores são instalados o mais próximos possível uns dos outros.
É fornecido ao mercado interno por diversas tradings (Sadovnik, Fasco, Green Belt). Vendido em embalagens de latas de 250, 500, 1000 ml e 5 litros. A forma de liberação pode ser tradicional (na forma de solução pronta) e concentrada (para diluição).
Os produtos podem ser fornecidos na forma de frascos com tampas de plástico ou frascos com pistolas pulverizadoras. As instruções de uso estão indicadas no verso dos recipientes.
A preparação preparada é utilizada de imediato, não podendo ser armazenada na forma diluída. A vida útil média, dependendo das recomendações do fabricante, é de 1 a 2 anos.
O medicamento pode ter sedimento, o que é considerado normal. O sabão pode fortalecer o efeito de produtos químicos usados anteriormente. Não é alergênico, mas deve ser usado nas dosagens estritamente especificadas.
Seu custo depende do volume do contêiner e do fabricante. Em média, o preço de um medicamento de 0,25 litro é de 80 a 100 rublos. Garrafas de meio litro custam cerca de 150 rublos.
Açao
O sabão verde ajuda a se livrar de pragas, larvas e postura de ovos. O tratamento eficaz envolve pulverizar a solução de trabalho na superfície das folhas e rebentos com a formação de uma película protetora.
A emulsão adesiva interrompe o suprimento de ar para pragas e fungos na folhagem e nos brotos. O sabão preso nos parasitas obstrui seus corpos, no final eles morrem.
A película de sabão é durável, indelével pela precipitação e rega das plantas. O efeito da sua aplicação dura vários dias. No entanto, a pulverização deve ser repetida, pois a preparação perde suas propriedades protetoras à medida que seca.
Devido ao alto percentual de gordura e óleos na composição, o sabonete é resistente a temperaturas extremas e à precipitação. O veneno pertence à 4ª classe de toxicidade. Use luvas e um respirador ao irrigar.
O medicamento não é fitotóxico. Seu efeito no nível de acidez do solo é insignificante. É seguro para pássaros, abelhas, vermes. É frequentemente adicionado como adesivo a outras substâncias com uma reação alcalina aceitável.
Quando lançado no solo, ele se decompõe completamente. Não prejudica os habitantes dos corpos d'água (plantas, peixes). Em vista disso, pode ser usado próximo a rios, lagoas, lagos.
Compatibilidade com outras drogas
O sabão verde pode ser combinado com várias preparações alcalinas. É usado em conjunto com inseticidas. Isso aumenta o efeito do veneno. Nesse caso, o tipo de medicamento depende do problema que precisa ser corrigido.
Para se livrar do oídio, manchas de fungos, uma emulsão pegajosa é usada junto com sulfato de cobre. Para combater os parasitas, o agente é usado em conjunto com vários medicamentos. Populares deles são "Confidor", "Karbofos", "Decis", "Inta-Vir", "Aktara".
A adição desses fungicidas aumenta a pegajosidade do sabonete verde. A película do veneno fica mais resistente, o efeito da substância é duplicado. Para aumentar a eficácia do tratamento, você pode combinar este produto com inseticidas e fungicidas, mas como o sabonete verde tem uma reação alcalina, não pode ser misturado com os estimulantes de crescimento Zircon e Epin.
O remédio é combinado com fertilizantes e infusões de ervas. Por exemplo, para se livrar do oídio, o veneno é combinado com cinzas de madeira e também com sabão em pó.
Como diluir?
Antes das plantas de processamento, o preparado concentrado deve ser devidamente diluído. Para preparar uma solução de trabalho, pegue o concentrado comprado, agite bem na embalagem.
Depois disso, é despejado em um recipiente com água morna. É melhor usar água macia para o processamento. A concentração depende das tarefas em mãos.
Ao processar culturas hortícolas e plantas que crescem no jardim, siga o esquema padrão especificado pelo fabricante nas instruções. O processamento é realizado em tempo seco e nublado. É melhor fazer isso de manhã ou à noite.
Para irrigação de plantas de interior (por exemplo, orquídeas), o inseticida é diluído na proporção de 1 colher de sopa do produto para 1 litro de água. Para potencializar o efeito, imediatamente após a pulverização, a flor é recoberta com polietileno. No futuro, você não precisará lavar nada.
Ao processar violetas, a concentração da solução é de 0,2 litros por balde de água. A multiplicidade pode ser 1 vez por semana. Para fins medicinais, as plantas são borrifadas com sabão uma vez por mês e, em seguida, uma vez por temporada.
O volume de recursos para fins terapêuticos é de 0,25 kg por 10 litros de água. Para manutenção preventiva, a dosagem é reduzida para 0,1 kg. Isso é suficiente para uma pulverização eficaz.
Como isso é usado?
O medicamento é eficaz desde a primeira aplicação. Dependendo da escala do tratamento, é utilizado como solução básica ou junto com outros fungicidas. No segundo caso, a saponificação é iniciada após o tratamento das plantas com produtos químicos.
O inseticida é mais eficaz nos estágios iniciais das doenças das plantas. Ele é um dos melhores medicamentos preventivos. Para isso, um spray fino é usado.
Com a sua ajuda, processam-se não apenas secções externas, mas também internas de ramos, rebentos e folhagens. Além de pulverizar, você pode "banhar" os galhos e os brotos mergulhando a planta em um recipiente com um produto diluído por 5 a 8 segundos.
Você pode tratar as folhas com sabão verde durante a floração. Isso não afeta o volume dos ovários das culturas cultivadas. Durante a estação, as plantas podem ser tratadas três vezes com um intervalo entre as pulverizações de 10 dias. No entanto, é melhor não tocar nas próprias flores.
Eles tentam processar árvores frutíferas no início da primavera. Dois procedimentos são suficientes para manter sua saúde. É melhor pulverizar arbustos de bagas na primavera ou no outono (antes da vegetação ou após a colheita).
Recomenda-se a irrigação de hortaliças na fase de cultivo de mudas... No entanto, para muitos deles, tal evento também é possível durante o período de floração ativa.
Eles tentam processar plantações ornamentais de flores antes de brotar. Porém, se a lesão apareceu justamente nesse período, eles começam a borrifar, evitando o contato com os ovários.
As plantas de interior podem ser polinizadas com uma solução em qualquer época do ano. Neste caso, o chamado período de quarentena (o tempo de cobertura com um filme) geralmente não excede 2,5-3 horas.O processamento posterior envolve a secagem natural. Alguém prefere lavar os restos da solução.
De pragas
O sabonete líquido verde é seletivo nos objetos sobre os quais tem o efeito desejado. No entanto, a lista de pragas para as quais se provou bem é bastante impressionante.
Além de frutas, vegetais, pulgões de flores, moscas brancas, ácaros e insetos cochonilhas, ele lida com moscas-serras, baba, grãos de mel, pennits. A superfície é irrigada com o medicamento nas primeiras manifestações nocivas.
Quando você precisa se livrar de pulgões ou ácaros, as proporções da solução devem ser de 0,4 litros de concentrado por balde de água. A pulverização é usada durante a floração ou no final do outono.
Na luta contra os pulgões, o sabonete é geralmente usado sem nenhum aditivo. Os jardineiros acreditam que mais eficiência pode ser alcançada por irrigação a jato de centros de acúmulo de parasitas.
Para destruir outros parasitas (por exemplo, mariposas, cochonilhas), faça uma solução em spray composta por pó de tabaco (1000 g) e água (10 l). O agente é insistido por um dia, após o qual são adicionados 25 ml de inseticida.
É melhor diluir um agente inseticida para borrifar repolho, pepino, tomate, família das beladonas com adição de cinzas de madeira na proporção de 1.500 g de cinzas e 30 ml de sabão por 10 litros de água.
No combate aos percevejos, dilui-se um produto à base de sabão, aguarrás, querosene e água na proporção de 4: 1: 2: 12. Os carrapatos são eliminados pela mistura de 0,2 kg de sabão com 20-50 g de alho seco e 10 litros de água.
De doença
É possível usar uma preparação combinada com o uso de sulfato de cobre para a prevenção de várias doenças das plantas.
Para isso, o sabão é dissolvido em água (1 copo por 10 l). O sulfato de cobre é diluído em um recipiente separado (25 g por 2 litros de água). Os líquidos são combinados e bem misturados.
É inútil tratar as raízes com sabão verde. O produto destina-se ao processamento de partes do solo de plantas. O melhor momento é o período de germinação. As plantas devem ser pulverizadas assim que aparecerem sinais de doença. É aconselhável fazer profilaxia antes da floração.
Quando o sabão é dissolvido em água junto com inseticidas (por exemplo, "Karbofos", "Inta-Vir"), tome 40-100 g do medicamento por 10 litros de água.
É eficaz contra doenças como oídio, ferrugem e manchas fúngicas. É usado para inibir a requeima, citosporose e podridão cinzenta.
Uma receita bem conhecida na horticultura - uma solução misturada com carbonato de sódio... É diluído na proporção de 50 g de refrigerante e sabão para um balde de 10 litros de água. É aconselhável fazer a profilaxia quando o tempo estiver bom.
Medidas de segurança
Apesar da inocuidade do sabonete verde, não se deve esquecer de medidas simples de segurança ao trabalhar com ele. Existem algumas diretrizes simples a serem consideradas.
- Uma vez que o sabão contém álcali, ao trabalhar com sabão verde, utilizam-se recipientes de porcelana ou vidro. Os utensílios de cozinha não funcionam.
- É inaceitável pulverizar a composição perto de uma chama aberta. Durante os trabalhos de manutenção, não deve fumar, beber ou comer.
- A forma concentrada do produto pode causar irritação ou vermelhidão na pele e nas mucosas.... O cumprimento das medidas de segurança o salvará de consequências negativas.
- Se a droga entrar no estômago, você precisa Beba com urgência alguns copos de água, provoque uma reação emética, tome carvão ativado e procure ajuda médica.
- Em caso de contato acidental com sabonete, você precisa enxágue imediatamente com água por 10 minutos, trate com ácido bórico 2% e pingue o colírio ("Albucid"). Então você precisa ver um optometrista.
- Se a solução entrar em contato com a pele é lavado com água corrente comum. Se necessário, uma atadura de gaze umedecida com solução de ácido acético a 5% é aplicada na área lavada.
- Em caso de derramamento acidental do medicamento em qualquer superfície é necessário limpá-lo com uma solução de vinagre de mesa. Em seguida, este local é lavado com água limpa.
O medicamento é armazenado em um recipiente bem fechado em uma sala seca a uma temperatura de -10 a +35 graus. Você não pode armazená-lo onde alimentos e medicamentos são armazenados.. O armazenamento em um local onde crianças ou animais de estimação possam alcançá-lo é inaceitável.
Não use sabão verde para lavar as coisas e lavar as mãos. Não é adequado para isso. Após o procedimento realizado, você deve enxaguar os recipientes e ferramentas usadas. E também é preciso enxaguar bem a pele.
O comentário foi enviado com sucesso.