Tudo sobre fertilizantes orgânicos
Como você sabe, as plantas precisam de substâncias orgânicas e minerais. A solução ideal são formulações que combinam as propriedades benéficas de ambos - são chamados de fertilizantes organominerais.
Eles têm um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das plantas, melhoram a fertilidade do solo e aumentam a produtividade.
O que é isso?
Para o pleno crescimento e desenvolvimento de hortas, vegetais e safras agrícolas, os nutrientes são necessários. No entanto, no processo de cultivo da terra, o solo se esgota e isso afeta mais negativamente a produtividade. Para suprir a deficiência de micro e macroelementos úteis, são usados curativos minerais e orgânicos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.
Assim, os componentes minerais são uma arma poderosa na luta por um alto rendimento. Eles contêm altas concentrações de micronutrientes e são fáceis de usar. No entanto, seu uso deve ser estritamente medido - o uso "a olho" leva a uma deterioração das características agrotécnicas dos solos. Como resultado, a estrutura da terra é destruída, a atividade microbiológica diminui e o equilíbrio dos nutrientes é perturbado - isso leva a uma deterioração na qualidade de toda a colheita. Além disso, a assimilação de elementos minerais geralmente não ultrapassa 30%, todos os restantes formam compostos insolúveis ou são lavados do solo durante a irrigação e as chuvas.
Para a correta introdução da matéria orgânica é preciso despender muito tempo e esforço, com o uso de analfabetos ou de fertilizantes de baixa qualidade, patógenos e sementes de ervas daninhas podem penetrar no solo. Apesar de, por exemplo, o esterco de alta qualidade ser um fertilizante de pleno direito, com seu uso abundante, o teor de nitratos aumenta nos frutos. No entanto, as substâncias orgânicas ativam a microflora e melhoram os parâmetros físicos hídricos do solo.
Na tentativa de combinar as propriedades benéficas desses e de outros produtos e minimizar suas desvantagens, os fertilizantes organominerais foram criados. Esses curativos são misturas complexas de ingredientes minerais e orgânicos. Estrume de galinha, cavalo, vaca ou húmus são usados como componentes orgânicos - estes elementos melhoram a estrutura do solo. No entanto, os produtos contêm longe de todo o complexo de micro e macroelementos necessários para as plantas para um crescimento e desenvolvimento completos, portanto são enriquecidos com potássio, magnésio, fósforo, nitrogênio e outros componentes. Substâncias úteis são assimiladas pelas plantas em pouco tempo e no volume máximo. Têm um efeito benéfico no crescimento do sistema radicular, no aumento da massa verde, na formação de ovários e na frutificação.
Os fertilizantes organominerais saturam simultaneamente o solo com todas as substâncias úteis e melhoram sua estrutura. Este tipo de fertilizante ajuda a prevenir a degradação do solo. Além disso, os componentes húmicos podem reduzir a porcentagem de nitratos nas frutas. As vantagens desse tipo de fertilizante também incluem a eficiência. Para melhorar a qualidade do solo, eles precisam de 10 vezes menos do que o orgânico e 3 vezes menos do que o mineral.
Há apenas uma desvantagem de tais curativos: seu alto custo. É por isso que eles são usados principalmente em uma escala agrícola. O uso de humates para um pequeno número de plantios não é economicamente viável
Visualizações
Existem várias opções de fertilizantes orgânicos: líquidos, granulados e misturas complexas. Fertilizantes líquidos são um imunoestimulante natural que aumenta a taxa de crescimento e desenvolvimento das plantas. Essa composição atua como um antidepressivo e uma alimentação complexa. Entre as formulações mais eficazes, existem Forecaster, Edagum SM, Living Power, Garden of Miracles, Ekorost, Delight e outros... Esses fertilizantes podem ser usados em todas as fases da agricultura, desde o tratamento da semente antes da semeadura até o cultivo da terra após a colheita dos frutos.
Fertilizantes turfosos produzido com base em matérias-primas de turfa. A composição é altamente eficaz Flora-S, É utilizado no tratamento de sementes, raízes de mudas, bolbos, raízes e sementes, bem como na alimentação de raízes e foliares. O uso de fertilizantes estimula o crescimento do sistema radicular e o rejuvenescimento das safras antigas, contribui para uma floração exuberante e prolongada e para a formação de ovários maduros.
Taxas de aplicação e regras de uso
Os fertilizantes organominerais podem ser usados para qualquer tipo de planta cultivada e podem ser aplicados em qualquer tipo de solo. Você pode fertilizar o solo com humanos tanto na primavera, antes de plantar as plantas, quanto no outono, para cavar. Além disso, eles devem ser usados durante a estação de crescimento. Deve-se notar que plantas anuais respondem melhor à alimentação organomineral nos estágios iniciais de desenvolvimento (na fase de muda), bem como durante a frutificação... Árvores e arbustos respondem o máximo possível no transplante, quando as raízes são danificadas, o mesmo se aplica às frutas e plantas ornamentais perenes.
Para atingir o efeito máximo, é recomendado o uso de fertilizantes húmicos-minerais 3 vezes por temporada, neste caso, o tratamento da raiz e a pulverização devem ser alternados. É permitido o uso de concentrados em conjunto com outros fertilizantes, podendo ser nitrogênio, potássio ou orgânico. Mas é impossível misturá-los com curativos de nitrato de cálcio e fósforo - nesse caso, formam-se compostos de difícil dissolução, que degradam a qualidade da terra e prejudicam as plantas. Como mostra a prática, as composições organominerais são mais eficazes quando usadas em condições de estufa do que no processamento em terreno aberto.
Ao contrário dos fertilizantes minerais, os humanos não requerem uma dosagem estrita, todos os micro e macrocomponentes restantes são gradualmente processados por bactérias vivas e transformados em húmus comum. Devido à absorção completa de todos os nutrientes, as taxas de aplicação de tais curativos são 2,5–3 vezes mais baixas em comparação com as formulações minerais e orgânicas tradicionais. Em média, as seguintes taxas para a introdução de agentes húmicos são recomendadas:
- solos arenosos leves - 80–100 g / m 2;
- argiloso pesado - 50–70 g / m 2.
Quando usado para plantas hortícolas plantadas em covas separadas:
- vegetais - 20-30 g por cova;
- frutas e bagas - 50–70 g por buraco.
Fabricantes
Nos anos 90. No século passado, a Buisk Chemical Plant tornou-se líder absoluta no segmento de produção de fertilizantes orgânicos. Foi aqui que se iniciou pela primeira vez a produção de um novo tipo de fertilizante. Os especialistas da empresa trabalham constantemente na criação de novas formulações e no aprimoramento de produtos já familiares aos jardineiros e jardineiros. Assim, há vários anos, os grânulos de fertilizantes organominerais começaram a ser enriquecidos adicionalmente com a microflora do solo.... Graças a este componente, as plantas começaram a usar de forma mais eficiente as reservas de nutrientes do solo. Testes realizados em várias regiões da Rússia confirmaram uma melhora significativa nos indicadores de qualidade dos fertilizantes.Os microrganismos da rizosfera vivem na zona das raízes das plantas, contribuem para a formação de húmus no solo, convertem as reservas de nitrogênio, potássio e cálcio em uma forma acessível.
Nos últimos anos, surgiram várias empresas de fertilizantes mais populares. A empresa "Greenco" opera na Crimeia, na cidade de Zavolzhsk - "Modern Technologies of Quality". Os fertilizantes da marca Vermibel (Bielo-Rússia) foram muito apreciados pelos usuários. Todos esses fabricantes oferecem fertilizantes minerais ecologicamente corretos e altamente eficazes que podem ser usados para tratamento de raízes e foliar de plantas.
Os produtos apresentam resultados elevados na realização de tratamentos de pré-semeadura da matéria-prima, aplicando no solo e pulverizando a superfície foliar.
O comentário foi enviado com sucesso.