Tudo sobre tipos de fertilizantes
As plantas precisam de ar, água e fertilizantes para fornecer nutrientes úteis. Neste artigo, consideraremos mais detalhadamente as características dos vários tipos de fertilizantes, abordaremos com mais detalhes os tipos minerais e orgânicos, bem como as nuances de escolha.
Peculiaridades
O uso regular de fertilizantes ajuda a manter as plantas em boas condições, além de promover seu desenvolvimento e crescimento ativo. Os fertilizantes devem ser aplicados em todas as plantas, não importa onde cresçam - em uma panela no peitoril de uma janela ou em uma área ao ar livre. Para aumentar a fertilidade do solo, pode-se utilizar diversas substâncias, cuja escolha deve levar em consideração a composição do solo, a variedade da planta, as condições climáticas e até mesmo a capacidade financeira.
A principal tarefa do uso de fertilizantes é criar um suprimento de substâncias no solo, que não são suficientes para o desenvolvimento e crescimento ativo da planta, bem como para o amadurecimento da cultura. Normalmente, o solo requer vários elementos ao mesmo tempo, portanto, são utilizados complexos de nutrientes. Dependendo da origem, todos os fertilizantes podem ser divididos em tipos. Vamos considerar cada opção com mais detalhes.
Classificação de fertilizantes minerais
Os fertilizantes minerais geralmente incluem todo um conjunto de compostos inorgânicos, embora também haja elementos individuais necessários para o desenvolvimento normal das plantas. Com a ajuda de variedades minerais, o solo é preenchido com macro e microelementos... Como resultado, os frutos amadurecem mais rapidamente e tornam-se maiores.
Os tipos mais populares de fertilizantes minerais incluem potássio, nitrogênio, cálcio, fósforo e outros.
Fosfórico
Ao adicionar fertilizantes de fósforo, as plantas se tornam mais resistentes à geada e à seca. Essa alimentação permite que a planta floresça mais cedo e forme ovários frutíferos. Recomenda-se que os fertilizantes sejam aplicados em profundidade. Eles são representados pelas seguintes variedades:
- solúvel em água - incluem superfosfato simples e duplo, é ideal para solos com baixo teor de fósforo;
- semi-solúvel - por exemplo, precipitado;
- moderadamente solúvel - opcionalmente, a rocha fosfática, que torna as plantas mais resistentes ao crescimento em solos ácidos.
Vale ressaltar que os dois últimos tipos não se dissolvem em água, mas exclusivamente em ácidos fracos, portanto, são utilizados apenas para solos ácidos. Mas o primeiro grupo (solúvel em água) é adequado para uso em qualquer tipo de solo.
Potassa
A adição de fertilizantes potássicos contribui para resistência da planta à seca e geada... Com a ajuda deles, a planta assimila melhor o dióxido de carbono e também melhora a movimentação dos hidrocarbonetos. O potássio ajuda a aumentar a produtividade, melhora as características gustativas dos frutos, protege as plantas de pragas e doenças. Várias opções populares devem ser observadas.
- Cloreto de Potássio... Esta variedade é feita a partir de minérios de potássio e pertence a fertilizantes naturais. É preciso ter cuidado com isso, pois nem todas as plantas toleram o cloro normalmente. Esses fertilizantes devem ser adicionados apenas às plantas que reagem calmamente ao cloro.
- Sal de potássio.
- Sulfato de potássio... Esta opção não contém cloro, portanto pode ser aplicada a todas as plantas, sem exceção. E também esta solução combina perfeitamente com outros tipos de fertilizantes, exceto aqueles que contêm cálcio.
Importante! A cobertura com teor de potássio é geralmente aplicada ao solo no outono, quando a terra é desenterrada.
Azoto
Para o desenvolvimento rápido e correto da parte terrestre das plantas, são ideais fertilizantes de nitrogênio. Essas substâncias são altamente solúveis em água, pois apresentam excelentes propriedades de difusão. É comum adicionar fertilizantes de nitrogênio na primavera ou no final do inverno. Antes mesmo de plantar as plantas, o solo fica fertilizado. Vamos dar uma olhada em alguns fertilizantes populares.
- Nitrato de sódio e cálcio é um ácido que se dissolve rapidamente na água. Ele contém nitrogênio. Este fertilizante reduz perfeitamente a acidez do solo.
- Ureia ou ureia tem um efeito benéfico no aumento do rendimento. Depois de entrar no solo, é convertido em carbonato de amônio.
- Nitrato de amônio usado em conjunto com fósforo e potássio.
- Sulfato de amônia é utilizado quando há necessidade de aumentar a acidez do solo.
Microfertilizantes
Se o solo tiver um baixo teor de oligoelementos, você deve definitivamente preste atenção aos microfertilizantes. Eles contêm elementos como manganês, zinco, cobre, boro, ferro e assim por diante. Esse aditivo apoiará o sistema radicular, aumentará a produtividade e aumentará a resistência a vários tipos de doenças. Normalmente, as sementes são tratadas com fertilizantes com micronutrientes antes do plantio no solo.
Complexo
Se considerarmos fertilizantes complexos, então eles estão em demanda, já que imediatamente contém vários componentes úteis. Dependendo do número, eles podem ser duplos ou triplos. Dependendo do método de fabricação, esses fertilizantes podem ser mistos, combinados ou complexos. Existem várias opções populares nas quais vale a pena prestar atenção.
- Amofos... Esta solução contém fósforo e óxido de sódio 4: 1. A sua eficácia é 2,5 vezes melhor do que o superfosfato normal. Sua principal desvantagem é que há pouco sódio na composição e as plantas precisam tanto de fósforo quanto de sódio.
- Nitrophoska... Este complexo inclui três componentes: fósforo, nitrogênio e potássio. A composição é ideal para solos ácidos. É utilizado como cobertura e imediatamente antes da semeadura. Uma vez que o conteúdo dos componentes está em proporções iguais, você terá que ajustar sua quantidade dependendo das plantas.
- Nitroammofoska... Esta opção também está em demanda entre os jardineiros. Ele contém nitrogênio, potássio e fósforo. O fertilizante é adequado para aplicação pré-semeadura.
- Diammofoska... Esta solução inclui potássio (26), fósforo (26) e nitrogênio (10). Muitas pessoas escolhem essa opção, pois o fertilizante também inclui aditivos, por exemplo, enxofre, zinco, cálcio, magnésio, ferro. Com a ajuda dela, a planta cresce mais rápido e os frutos se formam muito mais rápido.
Importante! Os fertilizantes complexos são muito procurados, pois podem ser usados para saturar o solo com todos os componentes necessários.
Variedades de fertilizantes orgânicos
Os fertilizantes orgânicos merecem atenção especial, pois são obtidos a partir do processamento orgânico de forma natural. Eles são ricos em nutrientes. Vamos dar uma olhada nas opções mais populares.
Composto
Como resultado da decomposição dos resíduos orgânicos, o composto é formado. Podem ser folhas, espinhas de peixe, carne, cascas e assim por diante. Deve-se observar que você mesmo pode fazer compostagem e precisará usar ervas daninhas, folhas caídas, copas e resíduos orgânicos.
Excrementos de pássaros
Este fertilizante pode ser aplicado a todos os tipos de solos... Sua peculiaridade reside no fato de ser muito nutritivo para o solo, pois contém grande concentração de substâncias que têm efeito benéfico na produtividade das plantas.Os métodos de aplicação de esterco de frango não diferem do composto, mas a quantidade deve ser menor, já que o primeiro é mais concentrado.
Serragem
Muitas pessoas usam serragem como fertilizante porque têm excelentes propriedades de soltura. Eles têm um efeito benéfico sobre o solo, enriquecendo-o, além de reter o ar e a umidade. Normalmente, eles são trazidos durante a escavação. A serragem é frequentemente combinada com fertilizantes inorgânicos. Para 1 metro quadrado, você precisará de cerca de 3 baldes.
Adicionar serragem ao solo sem misturas de minerais pode levar ao fato de que o solo perderá todo o nitrogênio, e o solo - todas as propriedades férteis. Portanto, fertilizantes minerais com alto teor de nitrogênio devem ser adicionados.
Turfa
Esta opção contém uma grande quantidade de nitrogênio... Infelizmente, a turfa não contém fósforo e potássio, tão necessários para as plantas. Os especialistas aconselham combinar turfa com fezes, chorume, estrume ou fertilizantes inorgânicos.
Como escolher?
Para saturar o solo com todos os componentes necessários para o crescimento ativo da planta, deve-se atentar para a escolha dos fertilizantes... Os fertilizantes corretamente selecionados contribuem para o rápido crescimento das plantações de jardim, o desenvolvimento do sistema radicular, bem como a ativação de processos metabólicos. Portanto, o resultado final depende da escolha correta do fertilizante mineral.
Impacto
Certifique-se de se familiarizar com a finalidade para a qual o fertilizante se destina, a saber:
- preparações com teor de nitrogênio auxiliam na formação da parte do solo das plantas, folhas e brotos;
- fertilizantes com potássio podem acelerar o amadurecimento de botões e flores, além de nutrir o sistema radicular;
- os fertilizantes de fósforo têm um efeito positivo nas raízes, aumentam a imunidade e a proteção contra várias doenças e pragas.
Sazonalidade
Os fertilizantes são geralmente aplicados ao solo na primavera ou no outono. Considerando soluções de nitrogênio, geralmente são aplicadas na primavera. É aconselhável adicionar produtos de amônia no outono. São excelentes para solos com alto teor de acidez. No outono, eles também são introduzidos variantes de fósforo, e aqui superfosfato adequado para a primavera. Se for necessário adicionar ao solo fertilizantes de potássio, então em solos soltos é melhor usá-los na primavera, mas em solos pesados - no outono.
Formulário de liberação
Os fertilizantes minerais são produzidos em várias formas, a saber:
- grânulos - fração grosseira de forma redonda;
- fertilizantes com micronutrientes - incluem os elementos necessários às plantas, embora seu uso ocorra em pequenos volumes;
- preparações líquidas - geralmente usadas durante a estação de crescimento das plantas.
Volume
Variantes minerais podem ser comercializadas como compostos granulares ou finos... São comercializados em sacos (de papel ou plástico), bem como em barricas de diversos tamanhos. Se considerarmos os fertilizantes líquidos, eles podem ser comprados em recipientes de plástico ou vidro.
O comentário foi enviado com sucesso.