Tudo sobre superfosfatos
Muitas pessoas têm a sua própria horta ou horta, onde têm de trabalhar arduamente. É importante cuidar do estado do solo e do nível de fertilidade. Para isso, os jardineiros recorrem à introdução de vários tipos de pensos, aditivos minerais e orgânicos. Dentre essas ferramentas eficazes e úteis, vale destacar o superfosfato. Você deve descobrir em quais variedades ele está subdividido.
O que é superfosfato?
Antes de proceder a um exame detalhado de todas as características do superfosfato, você precisa entender o que é. O superfosfato é um dos fertilizantes minerais de fósforo mais comuns. O fósforo está presente nesta formulação eficaz na forma de fosfato monocálcico e ácido fosfórico livre. O superfosfato, que é usado pelos modernos residentes de verão, mostra boa eficiência. A sua produção é efectuada a partir de fosfatos, obtidos em condições naturais ou industriais. Cada tipo de superfosfato tem sua própria fórmula.
Composição e propriedades
Na composição do superfosfato, o fósforo está contido em grandes quantidades. Seu volume depende diretamente da direção específica de fertilização (em porcentagem - 20-50). Além do ácido fosfórico ou fosfato monocálcico, a cobertura contém óxido de fósforo, que se distingue pela solubilidade em água. Devido à presença deste último componente, o fósforo é muito mais facilmente absorvido pelas plantas quando as plantações são regadas. Com base nas subespécies de superfosfato, os seguintes componentes podem ser observados em sua composição:
- Sulfato de Calcio;
- molibdênio;
- enxofre;
- boro;
- azoto.
Este tipo de fertilizante é muito popular. Muitos jardineiros e caminhoneiros decidem alimentar as plantações com ele. O superfosfato tem algumas propriedades úteis:
- uma alimentação tão eficaz pode melhorar o metabolismo;
- fortalece o sistema radicular das plantas;
- prolonga a floração e a frutificação das plantas;
- afeta positivamente o sabor das frutas;
- aumenta o nível de produtividade na horta ou na horta;
- com o superfosfato, será possível aumentar o teor de proteína no grão, assim como o óleo nas sementes de girassol;
- o superfosfato não pode provocar acidificação constante do solo no local.
Formulários
Absolutamente qualquer cultura agrícola requer fósforo. Por exemplo, da família dos vegetais, as seguintes culturas populares, que são cultivadas por muitos jardineiros, são as que mais precisam de fósforo:
- batata;
- repolho;
- cenoura;
- pepinos;
- tomates;
- alho;
- abóbora.
Você pode fazer este molho de cobertura eficaz mesmo se houver berinjela no local. O fósforo influencia o processo vegetativo de vários arbustos e árvores, que produzem frutas suculentas e doces. O superfosfato é adequado para essas culturas:
- uva;
- Árvore de maçã;
- Morango;
- framboesas;
- pera.
Groselhas e groselhas dar frutos mais ácidos, portanto, no caso do seu cultivo, a fertilização com fósforo deve ser aplicada com muito menos frequência e com maior precisão. Culturas insensíveis reagem fracamente à fertilização com fósforo, por exemplo, salsa ou pimenta... E também tem um baixo nível de sensibilidade. rabanete, alface, cebola, beterraba.
O superfosfato é frequentemente usado ao plantar flores. Graças à introdução de tal aditivo, as plantas desenvolvem um sistema radicular mais forte e saudável, e o período de floração é estendido. Por exemplo, bons resultados podem ser observados se a composição em questão for usada em relação à hortênsia de panícula. Se falamos dessa bela planta, é importante notar que o superfosfato é considerado o melhor alimento para ela.
É permitido o uso de superfosfato para plantas de interior. Isso é especialmente verdadeiro para belas variedades de flores.
Se o fósforo não for suficiente para esses bichinhos verdes, sua floração certamente se tornará mais escassa e menos brilhante. Ao mesmo tempo, a própria planta parece pouco saudável e tem um crescimento extremamente lento.
Variedades
O superfosfato é um fertilizante dividido em várias subespécies. Cada um deles tem sua própria composição e propriedades. Vamos dar uma olhada mais de perto em como os diferentes tipos desse fertilizante popular e altamente eficaz diferem.
Simples
A ferramenta é apresentada na forma de um pó cinza. Muitos jardineiros preferem usar uma alimentação extremamente simples. O fato é que esse tipo de superfosfato contém o menor conteúdo de substâncias químicas adicionais. O superfosfato simples contém:
- fósforo - responde por até 20% da composição;
- nitrogênio - 8%;
- enxofre - raramente ultrapassa 10% da composição total do curativo de cobertura;
- magnésio - apenas 0,5%;
- cálcio - de 8 a 12%.
O gesso costuma atuar como enchimento (até 45%). O curativo de cobertura em si é feito de concentrado de apatita, ácido fosfórico e amônia. Antes de usar superfosfato simples, você deve se familiarizar com todas as suas desvantagens:
- em um ambiente úmido, uma substância do tipo pulverulento geralmente se aglomera e se acumula em caroços - esse é um dos problemas mais comuns percebidos por jardineiros e jardineiros;
- em um ambiente ácido, o superfosfato simples é mal absorvido pelas culturas agrícolas comuns;
- a eficácia de uma composição simples provou não ser a maior.
Dobro
Freqüentemente, os jardineiros usam superfosfato duplo, abandonando a opção simples por não ter a maior eficiência. A subespécie de alimentação considerada possui 3 componentes em sua composição, que são os principais nutrientes para as plantas:
- fósforo - não mais do que 46%;
- nitrogênio - 7,5%;
- enxofre - 6%.
Dependendo do fabricante, a porcentagem de nitrogênio em diferentes formulações de alimentação dupla pode variar. Na maioria das vezes, as diferenças estão na faixa de 2 a 15%. Componentes adicionais também são observados no superfosfato duplo. Na maioria das vezes, pequenas porções contêm:
- cálcio;
- ferro;
- alumínio;
- magnésio.
O superfosfato duplo moderno difere do fertilizante simples padrão nos seguintes parâmetros:
- a composição de superfosfato duplo é caracterizada por um aumento de 2 vezes no conteúdo de fósforo em uma forma facilmente solúvel;
- não tem lastro (significa gesso, que está presente em um produto simples);
- o superfosfato duplo é mais caro do que o simples.
As partículas da droga se dissolvem rapidamente na massa de água e são facilmente assimiladas.
Granulado
É considerado conveniente de usar tipo granular superfosfato... Este fertilizante é obtido a partir de uma preparação simples em forma de pó, enrolando-o em grânulos cinzentos. Seu diâmetro geralmente não excede a marca de 3-4 mm. Elementos eficazes são observados na composição dos curativos granulares:
- de 20 a 50% de fósforo;
- cálcio;
- enxofre;
- magnésio.
O monofosfato granular é muito popular entre os residentes de verão. Muitas pessoas preferem alimentar as plantações no local com este fertilizante específico. Durante o armazenamento, as partículas de fertilizante não aderem umas às outras e, em um ambiente úmido, não sofrem aglomeração e se dissolvem facilmente na água. No entanto, deve-se levar em consideração o fato de que o superfosfato granular é fracamente fixado no solo.
O superfosfato, vendido em grânulos, é considerado o mais benéfico no cuidado de leguminosas, cereais e crucíferas. Sua alta eficiência se deve à presença de um importante componente: o enxofre.
Fertilizante especialmente percebido de forma fácil e produtiva por vegetais populares, batatas e vegetais de raiz de mesa.
Ammoniado
O superfosfato amonizado demonstra boa eficiência. É um fertilizante mineral especial com alto teor de microelementos e macroelementos. Vamos ver a lista deles:
- enxofre - não mais do que 12% na composição;
- gesso - até 55%;
- fósforo - até 32%;
- azoto;
- cálcio;
- potássio.
O superfosfato amonizado contém amônia... Este componente aumenta a eficiência da fertilização sem acidificar o solo da horta ou da horta. O fertilizante é mais adequado para plantas que precisam de mais enxofre. Podem ser culturas das famílias das sementes oleaginosas e crucíferas, a saber:
- rabanete;
- repolho;
- girassol;
- rabanete.
Instruções de uso
O superfosfato é um fertilizante eficaz, mas deve ser aplicado corretamente para obter os resultados desejados. Você deve seguir claramente uma instrução simples, sem negligenciar nenhuma das etapas. Só então você pode esperar bons resultados.
Dosagem
É muito importante manter uma dosagem segura de fertilizantes. Vamos considerar em que doses é necessário adicionar superfosfatos de vários tipos.
- Se você usar superfosfato simples, por exemplo, ao plantar pimentões, tomates ou pepinos, é importante não exagerar na sua introdução na cova. Você pode colocar um curativo granular no buraco (meia colher de chá, cerca de 3-4 gramas por planta).
- Para a ação efetiva do superfosfato duplo, as partículas granulares são ingeridas na dosagem de 100 g por 1 m 2 de terra. Você pode preparar um extrato de superfosfato duplo. Para fazer isso, use o último componente em uma dosagem de 3 colheres de chá. para 500 ml de água fervente.
Normalmente, a embalagem indica todas as nuances e dosagens da alimentação. Não se deve experimentar a receita, pois se a dose dos componentes for selecionada incorretamente, o efeito contrário pode ser obtido, e as plantas vão piorar, pois sua saúde será prejudicada.
Preparação da solução
Muitos jardineiros têm medo de preparar uma solução de superfosfato por conta própria e diluí-la em água, pois erros são inaceitáveis. Pode parecer irrealista dissolver tal cobertura em água. Na maioria das vezes, essa impressão é criada devido à presença de gesso (lastro) na composição. Na verdade, a dissolução do superfosfato em água é possível, mas é improvável que seja feita rapidamente. Geralmente, leva pelo menos um dia para preparar a solução.
A embalagem da marca sempre indica que o fosfato deve ser dissolvido em um líquido. No entanto, instruções detalhadas passo a passo são extremamente raras.
Às vezes, os jardineiros entram em pânico porque percebem que o produto não se dissolve na água. Na verdade, apenas o gesso não se dissolve.
Pode levar muito tempo para extrair elementos úteis e compostos químicos necessários de grânulos de gesso poroso. A alimentação líquida é feita por alguns dias. O conhecimento da física pode socorrer o jardineiro. Quanto mais alta a temperatura da água, mais rápido as moléculas se movem nela e a difusão ocorre, e as substâncias necessárias são removidas dos grânulos. Considere uma das receitas para dissolver rapidamente o superfosfato com água fervente.
- Pegue 2 kg de grânulos de cobertura e despeje 4 litros de água fervente sobre eles.
- Resfrie a mistura mexendo delicadamente. Em seguida, drene a solução resultante.
- Reabasteça os grânulos de fosfato com 4 litros de água fervente e deixe fermentar durante a noite.
- De manhã, é necessário drenar o líquido do fertilizante granulado, combiná-lo com a primeira composição e levar o volume do líquido para 10 litros.
A quantidade de fertilizante resultante será suficiente para processar 2 hectares de batatas.Se você quer usar fertilizante em água fria, não deve esperar um resultado rápido. O curativo líquido será preparado muito mais rápido se você usar não granular, mas monofosfato em pó. Mas uma solução desse tipo deve ser filtrada da maneira mais completa e cuidadosa possível, pois durante a pulverização do curativo de cobertura o bico pode entupir.
Fertilização
O superfosfato é introduzido no solo em momentos diferentes.
- Normalmente, o superfosfato simples é adicionado como fertilizante principal na primavera (abril) ou no outono (setembro). Isso é feito escavando a terra nos canteiros.
- O fosfato duplo deve ser adicionado ao mesmo tempo que no caso de uma formulação simples. Também é adicionado durante a escavação na primavera ou outono.
- Às vezes, fertilizantes de fósforo podem ser aplicados no verão, dependendo do tipo de solo e das características da planta.
Remédios alternativos
O superfosfato é eficaz, mas alguns jardineiros desejam substituí-lo por outro remédio eficaz que traga resultados igualmente bons. Obviamente, não existe um substituto 100% para este fertilizante, mas outras formulações podem ser usadas. Portanto, muitas pessoas que preferem se envolver na agricultura usam remédios populares como alternativa. Por exemplo, pode ser farinha de espinha de peixe... Com base na tecnologia específica de sua fabricação, o teor de nitrogênio em tal preparação pode ser de 3-5% e de fósforo - 15-35%.
Você pode recorrer à combinação de superfosfato com outros tipos de curativos. Por exemplo, pode ser cal, ureia, farinha de calcário, nitrato de sódio, amônio ou cálcio.
Armazenamento e precauções
Os fertilizantes em questão não devem apenas ser adequadamente preparados e aplicados no solo, mas também armazenados corretamente.
- Devem ser locais inacessíveis a crianças e animais de estimação.
- Não deixe superfosfatos nas imediações de alimentos, rações e medicamentos.
- Para armazenar as rações, é melhor escolher locais secos, protegidos da luz solar.
- Certos cuidados devem ser tomados ao trabalhar com superfosfatos. É necessário usar luvas de borracha nas mãos. Após a conclusão de todos os procedimentos e trabalhos, você deve lavar o rosto e as mãos com água e sabão.
Considere o que fazer se precisar de primeiros socorros depois de trabalhar com fertilizantes:
- se os superfosfatos entrarem em contato com a pele, devem ser bem lavados com água e sabão;
- se a composição entrar acidentalmente nos olhos, eles deverão ser enxaguados com bastante água o mais rápido possível;
- em caso de envenenamento enxágue a garganta, beba alguns copos d'água para induzir o vômito, consulte um médico.
Conselho de profissional
Se você, como muitos jardineiros e jardineiros, decidir usar superfosfatos, então deve se munir de algumas dicas e truques valiosos de especialistas.
- Especialistas não é recomendado adicionar superfosfato ao solo ao mesmo tempo que uréia, cal, farinha de dolomita e nitrato de amônio. Após a conclusão do uso de outros tipos de curativos, é permitido fertilizar as lavouras com superfosfatos não antes de 1 semana depois.
- Deve ser lembrado que o fósforo é mal absorvido em baixas temperaturas. Por esta razão, na maioria das vezes são as mudas plantadas precocemente que podem sofrer seriamente com a falta de um elemento.
- Muitos jardineiros experientes recomendam misturar superfosfato ao solo no outono. Na situação acima, o curativo de cobertura ficará muito tempo no solo, alimentando-o dos elementos úteis necessários. Este método de fertilização é especialmente relevante quando se trata de solo ácido e alcalino. Também é permitido alimentar solo ácido no outono, se a calagem não for planejada.
- Não espere que os grânulos de superfosfato se dissolvam rapidamente na água. Se você precisar preparar o tempero de cobertura muito rapidamente, é melhor dar preferência aos produtos em pó.As preparações granulares precisam começar a ser preparadas com antecedência.
- Recomendado armazenar o tipo de curativo considerado em ambiente com umidade superior a 50%. Nesse caso, a droga não endurece.
- Se você deseja combinar o superfosfato com outras drogas eficazes, observe que vai bem com produtos orgânicos.
- É sempre leia as instruções e recomendações, presente nas embalagens com cobertura. Procure não ser zeloso na hora de aplicar os fertilizantes, para não estragar o plantio.
- Se você deseja alimentar pepinos com superfosfatos, é recomendado antes disso. poço de água.
- O superfosfato em pó em combinação com o sulfato de amônio endurece. Adicione a mistura triturada ao solo.
- Se você decidir comprar superfosfato de alta qualidade, deve ir comprá-lo. para uma loja especializada, onde se vende tudo para a horta e horta. Normalmente, esses estabelecimentos vendem formulações de marca de boa qualidade.
- A maior dose de superfosfato pode ser aplicada na época da floração e frutificação.
- Se for um verão seco, então com a falta de umidade, a necessidade de fósforo aumenta acentuadamente. O jardineiro deve levar isso em consideração.
- Os superfosfatos podem ser dissolvidos em água, mas, neste caso, forma-se um precipitado. Para obter a composição uniforme máxima, você precisa fazer uma capa especial.
- Você pode adicionar fertilizante de fósforo de alta qualidade não antes de um mês após a desoxidação do solo no local.
Para informações sobre como usar o superfosfato corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.