Tudo sobre alimentação de mirtilos

Contente
  1. Por que isso é necessário?
  2. Sinais de falta de nutrição
  3. Fertilizantes
  4. Tempo
  5. Fabricantes
  6. Métodos e regras de alimentação
  7. Conselho de profissional

Muitos jardineiros gostam de plantar novos arbustos de frutas silvestres e árvores frutíferas em seus terrenos, algo que eles não haviam explorado anteriormente. Recentemente, os mirtilos têm ganhado popularidade. Mais e mais jardineiros querem vê-la em seus terrenos. Mas para isso você precisa saber como cuidar adequadamente dos mirtilos e, especialmente, como alimentá-los.

Por que isso é necessário?

Mirtilos são culturas de jardim bastante caprichosas que requerem nutrientes adicionais e oligoelementos. Embora existam jardineiros que acreditam que qualquer planta pode tirar todas as substâncias necessárias do solo. Na verdade, nem todo solo é totalmente rico em todos os oligoelementos de que uma planta precisa, em particular mirtilos. Além disso, a cada temporada, a planta requer nutrientes adicionais, portanto, a fertilização é fundamental. As vantagens do procedimento de fertilização são as seguintes:

  • a planta recebe tudo o que precisa para crescer e se desenvolver, tem um aspecto saudável e bonito;
  • graças à nutrição, pode obter uma boa colheita, acelerar o seu amadurecimento e melhorar o sabor dos frutos silvestres;
  • A alimentação oportuna e correta aumenta a imunidade da planta, o que lhe permite resistir a várias doenças e pragas.

Só pode haver uma desvantagem - excesso de fertilização. Você tem que ter cuidado com isso. Um aumento na quantidade de nutrientes pode levar ao resultado oposto, por isso é muito importante saber a que horas e como alimentar a planta.

Sinais de falta de nutrição

Os principais ingredientes necessários para um desenvolvimento bem-sucedido e uma boa colheita de mirtilos são fósforo, nitrogênio e potássio. Os fertilizantes podem ser aplicados em um determinado gráficos, mas você só pode quando a planta realmente precisa naquilo.

Além disso, alguns elementos podem estar contidos em excesso no solo, ou, inversamente, sua deficiência pode ser observada. A planta sinalizará falta e excesso de nutrição.

Alguns sinais de aparecimento de mirtilos de jardim dirão qual é o problema.

  1. Se o arbusto crescer muito lentamente, as bagas amadurecem mal e há poucas delas, as folhas nas bordas ficam amarelas e secam, então claramente não há mirtilo suficiente azoto. Porém, é preciso ter cuidado com a aplicação desse fertilizante no final da safra, pois sua superabundância levará a um aumento acentuado de novos brotos. Antes do início do tempo frio, isso é inútil, eles podem simplesmente congelar.
  2. Se o arbusto parecer enfraquecido e murcho, a colheita é ruim e os frutos não são saborosos, isso indica que não há mirtilos suficientes. potássio e fósforo... Se faltarem muito à planta, ela pode murchar completamente. Mas uma superabundância das mesmas substâncias pode causar a decomposição das raízes.
  3. Se houver muito poucas bagas ou se o arbusto não der fruto, é necessária alimentação adicional na forma magnésio, cálcio e enxofre.
  4. Aplicar com cuidado manganês, cobre, boro, sódio. Essas substâncias já estão presentes na quantidade necessária no solo. Se, por exemplo, a planta não tem boro suficiente, as folhas novas param de crescer e as existentes adquirem um tom azulado nas bordas. A falta de manganês em quantidade suficiente se fará sentir com as folhas amarelas e caindo.
  5. Com uma escassez enxofre as folhas ficam cobertas de manchas brancas ou amarelo-claras, então podem ficar completamente brancas.

Fertilizantes

Para a maioria das plantas, use fertilizantes orgânicos e minerais... Mas há exceções quando nem toda alimentação é adequada.O mirtilo é uma dessas culturas. Composto, cinzas, esterco, excrementos de galinha podem ser prejudiciais para esta baga., já que todas essas substâncias reduzem a acidez do solo, e isso não permite que ele assimile os nutrientes. A única coisa que pode ser usada a partir da matéria orgânica é a turfa alta. Pode ser substituído por serapilheira.

Mas fertilizantes minerais mirtilos vão ficar muito bem. E aqui Existem três tipos de fertilizantes de que esta cultura necessita.

  1. Contendo nitrogênio... Esses fertilizantes incluem várias opções de nitrato, uréia, sulfato de amônio.
  2. Potassa. Normalmente, o sulfato de potássio é usado como cobertura.
  3. Fosfórico. Na maioria das vezes, os residentes de verão usam superfosfato.

Mas na maioria dos casos é conveniente usar fertilizantes complexos, que contêm vários componentes úteis ao mesmo tempo. Isso é muito conveniente, pois há muitas opções projetadas especificamente para espécies de plantas específicas.

    Porque mirtilos prefere solo ácido, muitos jardineiros resolvem este problema com os habituais Ácido Cítrico. Para isso, é necessário diluir 2 colheres de sopa do pó em 6 litros de água, deixar por cerca de uma hora e regar os arbustos. Recomenda-se fazer uma solução com ácido cítrico em um balde de plástico.

    Tempo

    Em diferentes períodos de desenvolvimento, os mirtilos requerem certos fertilizantes., o que vai ajudar a se desenvolver corretamente, amadurecer a safra e deixar a planta preparada no inverno.

    Na primavera

    Azoto - um componente vital para o crescimento e desenvolvimento. Portanto, assim que o fluxo de seiva começa, a planta precisa ser alimentada com nitrogênio. Em seguida, repita a alimentação na primavera e no início do verão.

    Assim que os botões começam a florescer, os mirtilos precisam em potássio e fósforo. O potássio ajuda a fortalecer a imunidade e a lidar com doenças, enquanto o fósforo trabalha para o futuro. Graças à aplicação oportuna deste fertilizante, existe uma chance de alcançar um alto rendimento.

    Quando as bagas amadurecem no verão, os mirtilos também precisam potássio... Além disso, você pode usar suplementos complexos que contêm magnésio, cálcio, cobre, sódio.

    É muito importante não superalimentar a planta para não obter o efeito oposto. Portanto, você pode fertilizar a planta com potássio uma vez e outra vez escolher uma opção complexa.

    Isso será suficiente para uma planta saudável no verão. Mas se os problemas são delineados e a planta não parece da melhor maneira, então você precisa navegar pela situação.

    No outono

    Após a colheita, os arbustos de bagas precisam de descanso, preparação para a próxima temporada. E os fertilizantes também ajudarão nisso. Para o inverno, a planta é preparada usando magnésio e zinco, isso ajudará os mirtilos a recuperar sua força.

    Para evitar que os arbustos congelem nos dias frios de inverno, no final do outono (mas antes do início da primeira geada), é necessário adicionar ao solo fertilizantes de potássio.

    Ao alimentar as plantas, você precisa se concentrar nas condições climáticas de sua região. Se nas regiões meridionais a primavera se faz sentir com força e vigor já em março, nas regiões setentrionais podem ocorrer geadas ainda em maio.

    É por isso o cronograma de fertilização pode não ser o mesmo para todos.

    Fabricantes

    Muitos fertilizantes usados ​​por nossos jardineiros são feitos na Rússia. Entre eles, existem muitas opções que incluem apenas todos os componentes necessários para o mirtilo. Alguns deles podem ser notados.

    1. "Bom poder" é um fertilizante líquido que contém não apenas nitrogênio, fósforo e potássio, mas também outros oligoelementos e vitaminas. O ácido succínico também está presente, o que estimula o crescimento das plantas. Você pode usar esse fertilizante por muito tempo, pois uma garrafa é suficiente para 100 baldes de água.
    2. "Bona Forte" é produzido na forma de grânulos que se dissolvem no solo, dando-lhe gradualmente substâncias úteis. Além dos principais componentes necessários para o mirtilo, o fertilizante contém magnésio, que tem efeito benéfico na saúde das raízes, auxilia na formação dos frutos.

    Existem opções que demonstraram as suas melhores qualidades, cujo fabricante é a Polónia.

    1. Obfite Plony alvo é um grânulo que contém fósforo, potássio e nitrogênio, o que ajuda os arbustos a crescerem saudáveis ​​e os frutos a serem grandes e doces. Normalmente, os grânulos são dissolvidos em água, na proporção de 1 grama por 1 litro.
    2. Florovit outro fertilizante popular que tem um efeito benéfico no crescimento e na formação dos frutos. O fertilizante oxida o solo muito bem, que é o que os mirtilos precisam.

    A principal vantagem deste tipo de fertilizante é a completa ausência de nitratos.

    Métodos e regras de alimentação

    É importante não só fornecer aos arbustos todos os nutrientes necessários, mas também fazê-lo bem. E para isso você precisa fazer isso em tempo hábil e nas proporções corretas. Mesmo que as informações necessárias tenham desaparecido da memória, a embalagem sempre contém anotação, o que o ajudará a não se enganar na aplicação correta. As regras básicas são simples:

    • você pode adicionar pó ou grânulos diretamente ao solo, cavando um pouco o solo ao redor do arbusto, mas antes disso, os mirtilos precisam ser regados;
    • o mesmo pó ou grânulos podem ser diluídos com água e regar a planta, bem como, se necessário, tratar as folhas por pulverização;
    • soluções concentradas líquidas também são dissolvidas em água de acordo com as instruções;
    • a alimentação é realizada no início da manhã ou no final da tarde, quando a luz solar direta não atinge as plantas, é possível em tempo nublado, mas sem chuva.

    O curativo foliar pode ser usado junto com o curativo da raiz, mas não o substitui completamente. Os mirtilos obtêm todos os seus nutrientes do solo, por isso a alimentação das raízes é extremamente importante.

    Conselho de profissional

    Jardineiros experientes recomendam colocar fertilizantes ao plantar uma planta. Para isso, os componentes necessários são colocados na cova de plantio, após a mistura com o solo.

    1. Se necessário, os mirtilos podem ser fertilizados com produtos destinados a hortênsias e azáleas, os requisitos dessas plantas são semelhantes.
    2. As plantas anuais não precisam de tanta fertilização quanto os arbustos maduros. Você pode prestar atenção especial à alimentação no segundo ano de vida. Você deve ter um cuidado especial com esse processo quando as plantas tiverem mais de cinco anos.
    3. Se o mirtilo for coberto com serragem, é recomendável dobrar a quantidade de fertilizantes de nitrogênio.

    Deve-se notar que os remédios populares nem sempre são bons para esta baga. Você pode se limitar apenas ao ácido cítrico. Cascas de ovo, cinzas de madeira, cal e infusões de ervas não funcionam.

    Para obter informações sobre como alimentar mirtilos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário