Tudo sobre monofosfato de potássio

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Propriedades e composição
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Fabricantes russos
  5. Aplicativo
  6. Medidas de precaução

O cultivo de hortaliças, frutas vermelhas e flores hoje não está completo sem o uso de fertilizantes. Esses componentes permitem não só estimular significativamente o crescimento das plantas, mas também aumentar o seu rendimento. Um desses remédios é uma droga chamada monofosfato de potássio... Como o nome sugere, fertilizante consiste em potássio e fósforo, mas se considerarmos as combinações de fósforo dos componentes, então apenas o monofosfato é usado como fertilizante... Jardineiros e jardineiros usam esse medicamento para alimentação, que é aplicado no solo, e como resultado as plantas recebem nutrição adicional e se desenvolvem melhor.

Peculiaridades

O monofosfato de potássio tem uma característica importante, que é a versatilidade deste fertilizante... A ferramenta é igualmente eficaz para plantas de jardim e flores de interior. O uso do fosfato monopotássico químico não só aumenta os rendimentos, mas também contribui para a resistência a doenças fúngicas e também ajuda a sobreviver aos meses rigorosos de inverno.

O fertilizante se destina a ser aplicado no solo e nutre a planta passando por seu sistema radicular. A composição é introduzida durante o mergulho e desembarque em local permanente de mudas, durante a floração e após o final desta fase.

A droga é rapidamente absorvida e se manifesta ativamente em todos os tipos de espaços verdes, melhorando seu estado de conservação.

Além de sua versatilidade, o monofosfato de potássio possui outras características.

  1. Sob a influência da fertilização, a capacidade das plantas de formar um grande número de brotos laterais aumenta. Como resultado, muitos botões de flores são formados em espécies frutíferas, que com o tempo formam os ovários dos frutos, aumentando a produtividade.
  2. As plantas assimilam bem esta cobertura com todas as suas partes. Com o seu excesso, não há perigo de prejudicar o plantio, pois o excesso de fertilizante ficará simplesmente no solo, tornando-o mais fértil.
  3. O monofosfato de potássio pode ser combinado com vários medicamentos destinados a combater doenças e pragas de espaços verdes. Portanto, os tratamentos planejados e a alimentação podem ser realizados em conjunto.
  4. Se as plantas tiverem potássio e fósforo suficientes durante o crescimento, não serão afetadas por pragas e esporos de fungos. Portanto, a fertilização é uma espécie de estimulação imunológica.
  5. Quando potássio e fósforo são adicionados ao solo, a composição de sua microflora melhora, enquanto o nível de pH não muda.

O fosfato monopotássico melhora significativamente a aparência das flores e frutos - tornam-se mais brilhantes, maiores, o sabor da fruta melhora, pois acumulam sacarídeos e microcomponentes úteis para o homem.

Propriedades e composição

Monofosfato de potássio é fertilizante mineral e é produzido na forma de pequenos grânulos... Para preparar a forma líquida, os grânulos devem ser dissolvidos em água, eles contêm cerca de 7 a 8 gramas em uma colher de chá - essa quantidade é suficiente para obter 10 litros de uma solução de trabalho. O fertilizante na forma seca contém até 51-52% dos componentes do fósforo e até 32-34% do potássio.

A fórmula do fármaco se parece com o KHPO, é obtido por conversão química do KH2PO4 (dihidrogenofosfato), pois o fertilizante monofosfato de potássio nada mais é do que um derivado do sal de potássio dos ácidos ortofosfóricos. A mudança na fórmula foi feita levando em consideração o uso da substância acabada na tecnologia agrícola, pois o produto acabado tem uma cor que vai do branco ao marrom, que depende da presença de impurezas de enxofre nele.

As propriedades da solução preparada dependem da duração do seu armazenamento e da qualidade da água na qual a preparação foi diluída. Você deve saber que o fertilizante em pó é preparado com água fervida ou destilada, e a forma granular pode ser dissolvida em qualquer água. O líquido acabado deve ser usado imediatamente, pois sob a influência de fatores externos, suas qualidades positivas para as plantas são reduzidas.

O sal monopotássico é quimicamente neutro em termos de valores de pH. Este recurso permite combinar o medicamento com outros curativos.

O produto se dissolve rapidamente em água e quando aplicado como cobertura de raiz prolonga a fase de floração, permite que os frutos acumulem mais sacarídeos em sua composição e aumenta sua vida útil. O uso do produto possibilita o aumento do crescimento dos brotos laterais, portanto, para as lavouras com flores que são cultivadas para corte, o uso frequente do medicamento é indesejável, uma vez que os cortes das flores serão curtos. Esse fertilizante é impraticável para uso em plantas de crescimento lento. - são suculentas, azáleas, ciclâmens, orquídeas, gloxínia e outros.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer medicamento, o monofosfato de potássio tem vantagens e desvantagens.

Vamos começar com os aspectos positivos da fertilização.

  1. Os botões nascem mais cedo nas plantas e o período de floração é mais longo e abundante. As flores têm tons mais brilhantes e são ligeiramente maiores em tamanho do que as das plantas que crescem sem essa alimentação.
  2. As plantas param de adoecer com oídio e outras doenças fúngicas. Aumenta a resistência a pragas de jardim.
  3. A resistência ao gelo aumenta significativamente, uma vez que sob a influência de fertilizantes, os rebentos jovens têm tempo de amadurecer e ficar mais fortes antes do início do frio.
  4. O medicamento não contém elementos de cloro ou metais, portanto, as plantas não apresentam queimaduras no sistema radicular ao usá-lo. O produto é bem e rapidamente absorvido e seu consumo é econômico.
  5. Os grânulos se dissolvem bem e rapidamente na água, a proporção de potássio e fósforo é selecionada de forma otimizada. A solução de trabalho da planta pode ser fertilizada a cada 3-5 dias sem medo de superalimentação.
  6. O produto é compatível com agrotóxicos.
  7. Tem um efeito benéfico nas bactérias do solo, não altera a acidez do solo.

Não há contra-indicações para o uso de monofosfato de potássio em plantas. Mas os especialistas acreditam que não vale a pena combinar este produto com componentes nitrogenados - é melhor usá-los separadamente.

Para que as plantações assimilem ativamente o potássio e o fósforo, elas precisam de uma massa verde desenvolvida, que é recrutada pela absorção de nitrogênio.

Existem também desvantagens no uso de monofosfato de potássio.

  1. Para alta eficiência, o fertilizante é administrado às plantas apenas na forma líquida. Nesse caso, as condições climáticas também desempenham um papel importante - em um verão chuvoso ou muito quente, a eficácia do medicamento será reduzida. Na utilização do produto em estufa, esta deve ser ventilada com frequência e as plantas bem iluminadas.
  2. Sob a influência de fertilizantes, o crescimento ativo das ervas daninhas começa, portanto, a remoção de ervas daninhas e cobertura morta do solo ao redor das plantas exigirá regular. Terá de ser feito com mais frequência do que o habitual.
  3. Se os grânulos estiverem sob a influência dos raios ultravioleta, bem como sob alta umidade, sua atividade é visivelmente reduzida. O medicamento absorve rapidamente a umidade e forma grumos, perdendo suas propriedades benéficas.
  4. A solução de trabalho preparada deve ser usada imediatamente - não pode ser armazenada, pois perde rapidamente suas propriedades ao ar livre.

Nem sempre é apropriado que a fertilização induza um aumento da capacidade de perfilhamento das plantas. Por exemplo, as plantações de flores podem perder seu apelo decorativo e, ao cultivar flores para corte, esses espécimes serão de pouca utilidade.

Fabricantes russos

No território da Federação Russa, existem muitas empresas que se dedicam à produção de fertilizantes minerais químicos. Vamos dar como exemplo uma lista de fabricantes que fornecem fertilizantes para lojas especializadas ou que atuam no atacado:

  • JSC "Buisky Chemical Plant" - Bui, Região de Kostroma;
  • LLC "Tecnologias modernas de qualidade" - Ivanovo;
  • Eurochem, uma empresa mineral e química;
  • grupo de empresas "Agromaster" - Krasnodar;
  • empresa comercial e manufatureira "DianAgro" - Novosibirsk;
  • LLC Rusagrokhim - distribuidor da Eurochem;
  • Empresa Fasco - Khimki, região de Moscou;
  • LLC "Agroopttorg" - Belgorod;
  • LLC NVP "BashInkom" - Ufa.

A embalagem do monofosfato de potássio pode ser diferente - de 20 a 500 gramas, podendo também ser sacos de 25 kg, dependendo da necessidade do consumidor. Uma droga após a abertura, é desejável implementar rapidamente, já que a exposição ao ar e à radiação ultravioleta reduz suas propriedades.

Por exemplo, para quem se dedica à floricultura de interior, embalagens descartáveis ​​de 20 gramas são adequadas e, para um grande complexo agrícola, é aconselhável adquirir em embalagem em sacos de 25 kg ou big bags de 1 tonelada.

Aplicativo

Antes de iniciar o trabalho, é recomendável que você se familiarize com as dosagens recomendadas para plantas, que contêm as instruções para a preparação do monofosfato de potássio. Para que o consumo do fertilizante seco seja econômico, é necessário preparar uma solução de trabalho na quantidade estritamente necessária. O volume da solução depende da área em que as safras crescem e do tipo de planta que você vai alimentar. As instruções indicam as doses médias e as regras para a preparação da solução, que são adequadas tanto para a maioria das culturas agrícolas como para as plantas domésticas.

  • Cobertura de mudas... Em 10 litros de água à temperatura ambiente, é necessário dissolver 8-10 g de fertilizante. As plantas jovens são regadas com a mesma solução após a colheita. Esta composição pode ser usada para mudas de flores de interior e espécimes adultos - rosas, begônias, gerânios, bem como para flores que são cultivadas em um jardim de flores. É impraticável usar este remédio para orquídeas.
  • Para vegetais cultivados em condições de campo aberto. Em 10 litros de água, você precisará diluir de 15 a 20 g do medicamento. A solução de trabalho é adequada para uso na vinha, para tomates, tempero de trigo de inverno, para pepinos, abobrinhas, abóbora e outras culturas de jardim.
  • Para bagas e colheitas de frutas... Dissolva até 30 g do medicamento em 10 l de água. Uma solução nesta concentração é usada para fertilizar morangos, usados ​​para uvas no outono, para que sobreviva melhor, assim como para arbustos e árvores frutíferas.

As plantas são regadas com uma solução de trabalho na raiz, mas este agente também é adequado para pulverização - é pulverizado nas folhas à noite. A ferramenta deve ter tempo para ser absorvida pelas chapas de folhas e não secar com antecedência. Já depois de 50-60 minutos, o efeito da fertilização será reduzido em cerca de 25-30%.

O uso do monofosfato de potássio tem características próprias e depende da fase de crescimento da planta.

  • Tratamento superior de mudas. É realizado quando as primeiras 2-3 folhas aparecem (as folhas dos cotilédones não são levadas em consideração). A droga é reintroduzida 14 dias após os brotos serem mergulhados ou colocados em um local permanente para posterior crescimento em condições de terreno aberto.
  • Molho superior de tomates. Durante toda a safra, após o plantio em campo aberto, as plantas são alimentadas duas vezes com intervalo de 14 dias entre os procedimentos. 2,5 litros de solução são despejados em cada arbusto adulto.
  • Fertilizando pepinos... A rega é feita duas vezes por temporada com 2,5 litros de solução para cada planta. Além disso, a alimentação foliar por pulverização das folhas é permitida. Se os ovários dos pepinos assumirem formas deformadas, isso indica que a planta não tem potássio suficiente. Nesse caso, borrifar o medicamento ajudará a corrigir essa situação. A ênfase deve ser colocada na pulverização frequente, enquanto a rega na raiz só contribuirá para o crescimento do sistema radicular.
  • Processamento de tubérculos, incluindo cebola e alho. Uma solução de monofosfato de potássio a 0,2% é preparada - e duas vezes por temporada as plantações são abundantemente regadas com esta composição.
  • Fertilização de arbustos e árvores frutíferas. Uma solução concentrada é usada para tratar a superfície do solo a uma taxa de 8-10 litros por metro quadrado. Em média, 20 litros da composição são despejados sob um arbusto ou árvore. Os procedimentos são realizados após o término da floração, depois de mais 14 dias, e a terceira vez na segunda quinzena de setembro. Esses curativos aumentam significativamente a produtividade e preparam o plantio para o inverno.
  • Alimentando as plantações de flores. Para o processamento, uma solução de 0,1% é suficiente. Primeiro, eles são tratados com mudas, para depois usar o fertilizante na hora de abrir a gema. Para cada metro quadrado, são usados ​​3-5 litros de solução. Petúnias, floxes, tulipas, narcisos, rosas, íris e outros respondem bem a esses cuidados.
  • Processamento de uvas. Basicamente, essa cultura é fertilizada com magnésio e potássio, mas no outono, quando o calor diminui, esfria, eles se alimentam com monofosfato de potássio para amadurecer os brotos e prepará-los para o inverno. O medicamento pode ser pulverizado nas placas das folhas ou aplicado sob a raiz. Os procedimentos são realizados uma vez a cada 7 dias até o início de outubro.

Monofosfato de potássio eficaz para estender o período de plantio de mudasse não for possível fazê-lo em tempo hábil devido às más condições meteorológicas. Além disso, o remédio melhora a condição das plantas, em que, por uma razão ou outra, as folhas começaram a ficar marrons. Para plantas frutíferas, potássio em combinação com fósforo permite que você mantenha as moléculas de DNA em seu estado original, que é muito importante para variedades varietais que podem degenerar com o tempo. A combinação de potássio e fósforo torna as frutas mais doces devido ao acúmulo de sacarose nas mesmas.

Medidas de precaução

Uma vez que o monofosfato de potássio é um agente químico, antes de diluir os grânulos ou pó com água, o uso de equipamento de proteção individual é recomendado - Luvas, óculos de proteção e um respirador que protegerá a pele e as membranas mucosas dos olhos e do sistema respiratório. Se a solução entrar em contato com a pele ou membranas mucosas, deve ser lavada imediatamente com bastante água corrente. Se a solução de trabalho entrar no estômago, será necessário induzir o vômito com urgência ingerindo o máximo de líquido possível; então, você deve procurar ajuda médica imediatamente.

Todo trabalho com uma preparação química deve ser realizado longe de crianças, animais e reservatórios com peixes. Depois de concluir os procedimentos de alimentação de plantas, você precisa lavar o rosto e as mãos com água e sabão.

O fertilizante não deve ser armazenado e aplicado próximo a um local para comer ou preparar alimentos, bem como nas imediações de medicamentos. Recipientes com preparação seca e produto diluído em água devem ser hermeticamente fechados.

Para alimentar as plantas, os jardineiros costumam combinar pesticidas ou outros complexos minerais. Em caso de aplicação É importante lembrar que o monofosfato de potássio não pode ser combinado com preparações de magnésio ou cálcio.

Misturado a esses componentes, o monofosfato de potássio é neutralizado por si mesmo e também inativa o magnésio e o cálcio. Portanto, o resultado dessa mistura será zero - não trará nenhum dano ou benefício às plantas.

Para obter informações sobre como usar o monofosfato de potássio, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário