Tudo sobre kalimagnesia
O cultivo bem-sucedido de qualquer planta só é possível com a aplicação regular de fertilizantes adequados. Um dos papéis principais nesse processo é desempenhado pelo potássio magnésio, que enriquece o solo com potássio e magnésio.
O que é e para que serve?
Kalimagnesia é um fertilizante de potássio-magnésio sem cloro, o chamado sal duplo. Entre os jardineiros, é mais conhecido pelo nome de "Kalimag" ou "Potassium Mag". Esses produtos estão disponíveis em todas as lojas especializadas. A mistura está disponível em pó e na forma de grânulos, e sua tonalidade pode ser rosa ou acinzentada. O magnésio de potássio tem boa solubilidade, uma vez que contém sais solúveis em água - sulfato de magnésio e sulfato de potássio. O propósito do Kalimag é bastante extenso.
O fertilizante é recomendado para aquelas culturas que não reagem bem ao cloro, mas requerem magnésio com potássio para seu desenvolvimento.
Neste caso, estamos falando de batata, trigo sarraceno, ervilha, tabaco, tomate, uva e outros. Além disso, o uso de potássio magnésio dá o efeito desejado, independente do tipo de solo.
A mistura funciona melhor em superfícies arenosas e franco-arenosas. O sulfato de potássio é indispensável quando cultivado em áreas de turfa e grama pobres neste elemento. Se o solo tiver alta acidez, é melhor suplementar o potássio-magnésio com cal.
O uso regular de "Kalimag" melhora as propriedades do solo e aumenta significativamente a fertilidade. O crescimento da safra está se acelerando e a síntese de carbono está mudando significativamente para melhor. Além disso, impede a lixiviação de magnésio da terra... A ação mais eficaz da droga em solos pobres que não contêm compostos químicos. Deve-se acrescentar que o efeito da alimentação é mantido ao longo do ano.
Kalimagnesia não deve ser usada em chernozems, uma vez que o magnésio já está presente neles na quantidade necessária e o sulfato de potássio se equilibra com a falta de enxofre. Não há necessidade de alimentar a composição e as salinas, que inicialmente são ricas em potássio e não requerem aplicação adicional.
Composição
A fórmula eficaz do potássio-magnésio é aproximadamente a seguinte: 28-30% de potássio, 17% de magnésio, 10-15% de enxofre e 1 a 3% de cloro... Um conteúdo tão baixo do último elemento classifica a droga como isenta de cloro. Em princípio, a quantidade de potássio pode ser diferente, mas deve ser de pelo menos 26%, a quantidade de magnésio deve ser de 10% e a quantidade de enxofre deve chegar a 17%.
Os especialistas dizem que esses pequenos desvios não afetarão a eficácia do medicamento.
O fato de as substâncias ativas estarem presentes na composição na forma de sais de sulfato de magnésio e sulfato de potássio determina o método de introdução do Kalimag - tanto na forma seca quanto na forma líquida.
Magnésio
A característica mais importante do magnésio é participação da matéria no processo de fotossíntese. Além disso, esta substância aumenta a absorção de fósforo e também acelera o acúmulo de ácido ascórbico e carboidratos nas frutas. Um suprimento insuficiente de magnésio, que é especialmente característico de solos ácidos, leva ao fato de que a cor das placas das folhas muda - o espaço entre as nervuras primeiro fica amarelo, depois laranja e depois vermelho ou marrom. Os frutos ficam menos saborosos e a quantidade de amido nos tubérculos diminui.
Potássio
A presença de potássio no fertilizante melhora a capacidade das plantas de absorver água, fortalece o sistema imunológico e aumenta a resistência a temperaturas extremas. Além disso, este elemento estimula a formação de ovários e tubérculos, além de melhorar a qualidade dos frutos... Uma planta alimentada regularmente com potássio tolera o inverno com muito mais eficiência.
A falta de potássio leva a uma desaceleração no desenvolvimento da cultura. As folhas do arbusto ficam amarelas ou marrons, ficam cobertas de manchas e o formato dos pepinos muda de oval para o formato de pêra.
Enxofre
De todas as plantas a maior necessidade de enxofre está presente nas leguminosas e nas colheitas de repolho. Esta substância promove um melhor desenvolvimento da raiz e também proporciona uma regeneração melhor e mais rápida. Com a alimentação regular, a clorofila é muito melhor formada e ocorrem processos metabólicos.
A falta de enxofre faz com que as placas foliares diminuam de tamanho e percam gradativamente o pigmento. Além disso, o desenvolvimento da raiz diminui com o tempo.
Como aplicar?
O uso de potássio magnésio para o jardim tem especificidade própria, dependendo da quantidade e variedade de nutrientes já presentes no solo.... Em média, a dose de aplicação do medicamento atinge de 100-150 a 300-350 quilos por hectare.
Se Kalimag for usado como alimentação de raiz, então demorará cerca de 10 gramas por metro quadrado, e para a aplicação principal é necessário aumentar a dosagem para 40 gramas por metro quadrado. Para repor o conteúdo de potássio e magnésio no solo na primavera, para solos leves, são usados 10 gramas por metro quadrado, e no outono em solos argilosos, algo em torno de 20 gramas por metro quadrado é usado. Neste caso, é mais conveniente aplicar fertilizantes durante a escavação ou aração. Ao aplicar medicamentos nos sulcos, a quantidade é reduzida em 2 vezes, e em estufas e estufas, a dose é reduzida para 5 gramas por metro quadrado.
A fertilização durante a estação de crescimento ocorre de acordo com as instruções individuais para diferentes safras.
Para uvas alimentação regular com potássio e magnésio é muito importante, como os frutos ficam mais doces, os próprios cachos secam menos e o arbusto aguenta o inverno com muito mais sucesso. Enquanto os frutos amadurecem, os arbustos são regados com solução Kalimaga e há um balde para cada arbusto. Para preparar o líquido, uma colher de sopa do medicamento deve ser diluída em 10 litros de água. Após 2-3 semanas, vários tratamentos foliares podem ser realizados para as uvas usando a mesma solução. Além disso, no outono, recomenda-se adicionar 20 gramas de magnésio potássio ao círculo da raiz e, em seguida, soltar e umedecer levemente o solo. Esta ação proporcionará à cultura um melhor período de invernada.
Para alimentar os tomates durante a escavação da primavera, é necessário para cada 10 metros quadrados, adicione de 100 a 150 gramas. Além disso, durante a estação de crescimento, o arbusto pode ser pulverizado e regado alternadamente com uma solução de fertilizante de potássio-magnésio, para o qual 20 gramas da mistura precisarão ser diluídos em 10 litros de água limpa. Via de regra, 4 a 6 tratamentos são realizados por temporada. O uso regular de potássio e magnésio deve aumentar o número de frutos de tomate em quase uma vez e meia.
Se o fertilizante for comprado para rosas, então você precisará realizar 2 tipos de processamento: foliar antes da floração e rega regular no final da estação. Para preparar a solução, é necessário diluir 25 gramas do medicamento em um litro de água.
Ao crescer pepinos "Potassium Mag" é usado durante os procedimentos de pré-semeadura, e é melhor usar o medicamento antes da chuva ou antes da rega. Esta cultura requer 100 gramas de substância por metro quadrado. Algumas semanas após o plantio direto, 200 gramas do medicamento são aplicados em 100 metros quadrados, e depois de outros 15 dias - 400 gramas na mesma área.
Além disso, é recomendável enriquecer os canteiros com fertilizantes orgânicos, por exemplo, fezes de pássaros e verbasco.
Quanto à batata, esta cultura requer várias aplicações de potássio magnésio por temporada. Primeiro, antes mesmo do plantio, uma colher de chá da substância é colocada em cada cova. Além disso, antes de amontoar, cada metro quadrado deve ser enriquecido com 20 gramas da droga. Finalmente, quando os tubérculos já tiverem começado a se formar ativamente, será necessário adicionar os mesmos 20 gramas da mistura, diluídos em 10 litros de água. Se necessário, outro procedimento foliar pode ser arranjado quando os botões começam a se formar.
Ao crescer repolho fertilizante de potássio-magnésio é colocado durante o afrouxamento no solo pré-umedecido. Para cada instância, você precisará usar 10 gramas de substâncias.
Cenoura requer a introdução de 30 gramas do medicamento por metro quadrado. É melhor processar na primavera para garantir a doçura das raízes e o aumento da frutificação.
Ao plantar beterraba cada metro quadrado de plantio é enriquecido com 30 gramas de potássio e magnésio. Além disso, quando a parte subterrânea começa a engrossar, o tratamento da raiz pode ser feito com o preparo de uma solução de 25 gramas do medicamento e 10 litros de líquido. O mesmo processamento será necessário para cebolas e alho.
Ao crescer framboesas o fertilizante precisará ser aplicado quando a safra começar a dar frutos. A cultura requer o uso de 15 gramas do medicamento por metro quadrado.
O fertilizante fica melhor incorporado ao redor do perímetro do arbusto em solo pré-irrigado, aprofundando os grânulos em 20 centímetros.
Coníferas decorativas fertilizado com "Kalimag" no outono e na primavera. Para cada metro quadrado, costuma-se fazer 35 gramas da droga, e saindo do porta-malas por 40-50 centímetros.
Dicas de uso
Calculando quanto da droga é necessária para uma cultura particular, deve ser lembrado que 1 grama de potássio magnésio ocupa um centímetro cúbico no espaçoe, portanto, uma colher de chá com um volume de 5 centímetros cúbicos contém 5 gramas da droga. Uma colher de sopa, por sua vez, contém 15 gramas da substância, além de pratos facetados comuns com volume de 200 mililitros - até 200 gramas.
É proibido misturar Kalimag com estimulantes de crescimento, pesticidas e uréia, mas a combinação com outros curativos não fará mal.
Ao trabalhar com potássio e magnésio, certifique-se de luvas e um respirador são necessários. Se o medicamento entrar em contato com a pele, deve-se enxaguar imediatamente com um grande volume de líquido.
Para as taxas de aplicação de potássio magnésio, composição e alimentação, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.