Aplicação de vermiculita em mudas
O uso da vermiculita para mudas se deve às suas características úteis - inércia à entrada em compostos químicos, resistência aos efeitos térmicos e capacidade de absorção de umidade. A vermiculita é usada em tecnologia agrícola para várias necessidades: cultivo de batata, mudas de plantas cultivadas, arbustos de bagas e mudas de árvores. O mineral é adicionado ao solo e durante o cultivo de plantas de interior. Isso permite evitar o endurecimento do solo, para dar acesso de água e ar ao sistema radicular.
Vantagens e desvantagens
É mais fácil cultivar qualquer planta usando fertilizantes valiosos. Os especialistas observam que a vermiculita para mudas apresenta vantagens que permitem o cultivo de mudas fortes, resistentes às influências externas, capazes de dar uma excelente colheita com posterior cultivo já em campo aberto. O clima temperado pressupõe o uso frequente do método de mudas, que permite que as plantas amadureçam mais rapidamente e tenham maior produtividade. A vermiculita tem vantagens inegáveis que ajudam a melhorar o crescimento e fortalecer as plantas jovens antes de serem transferidas para o terreno aberto:
- composição natural, que apresenta algumas diferenças em diferentes tipos de fertilizantes, repleta de micro e macroelementos, mas absolutamente segura para o meio ambiente;
- a capacidade de reduzir a acidez do solo, melhorar suas características de qualidade e aumentar a aeração nas camadas superior e inferior;
- absorção de umidade, prevenção da reprodução de micróbios patogênicos e formação de crosta na superfície do solo;
- proteção do sistema radicular e prolongamento da vida de prateleira da cultura já colhida.
Nessas vantagens, perdem-se pequenas desvantagens dos fertilizantes ecológicos - a vermiculita cede a água acumulada muito lentamente, requer o uso indispensável de compostos auxiliares. Com o uso excessivo, pode alcalinizar o solo, esconder o desenvolvimento de larvas que se reproduzem sob sua cobertura.
Para mudas, tem propriedades positivas adicionais - o sistema radicular não endurecido é fornecido com o oxigênio e nitrogênio muito necessários, as raízes são protegidas da decomposição, não há probabilidade de desenvolver infecções fúngicas. A umidade excessiva reduz a probabilidade de crescimento violento de musgo e ervas daninhas. Além disso, o uso desse fertilizante comum permite que as plantas assimilem melhor outras iscas (por exemplo, matéria orgânica e fertilizantes minerais).
Comparação com perlite
Em fontes especiais, pode-se encontrar conselhos persistentes para usar não uma composição, mas uma mistura na dosagem correta. Há uma justificativa por trás disso, já que tanto a vermiculita quanto a perlita têm prós e contras. Disputas sem sentido, o que é melhor, conduzidas constantemente por moradores de verão, estão associadas ao fato de ambas as composições apresentarem bônus e desvantagens. Perlite, ao contrário de seu concorrente:
- tem custo totalmente democrático e reduz o custo de cultivo de mudas;
- é dotado de maior capacidade de aerar e transmitir luz - com isso, o solo seca rapidamente e a germinação da semente aumenta;
- ao regar, a umidade se espalha intensamente pelo solo, os nutrientes entram rapidamente no sistema radicular, a planta cresce mais rápido.
As desvantagens da perlita parecem ser mais significativas - seu uso requer um aumento na quantidade de umidade introduzida, em combinação com água dura, o solo alcaliniza rapidamente, se decompõe mais rápido e não pode reter componentes úteis no interior. É difícil avaliar até que ponto os custos das partículas frágeis, que muitas vezes se transformam em pó durante o transporte, são justificados. Uma série de medidas necessárias podem ser mencionadas para proteger os órgãos respiratórios e a pele durante o trabalho.
Os especialistas têm receio de tirar conclusões categóricas, argumentando que o uso de perlita ou vermiculita é mais adequado para o cultivo e pode trazer mais benefícios. Cada agricultor tem o direito de escolher uma substância mais cara ou mais barata. Tem-se falado muito ultimamente sobre o uso de articulações. A experiência prática o justifica, dá motivos para a aprovação da inovação relativa. As proporções corretas na fórmula nutricional são consideradas a chave para o sucesso.
Diante de tantas vantagens, as desvantagens da vermiculita parecem insignificantes, mesmo com um pouco de experiência no cultivo de plantas, elas podem ser facilmente contidas por medidas preventivas. E a capacidade de formar poeira, certamente mencionada em publicações em sites especiais, é característica da maioria dos compostos úteis usados na horticultura.
Portanto, a atenção está sempre voltada para a necessidade de proteger a pele e os órgãos respiratórios ao trabalhar com eles.
Quanto deve ser adicionado ao solo?
As proporções que devem ser mantidas na aplicação para diferentes fins são determinadas não apenas pelas propriedades do material natural como um todo, mas também pela proporção de minerais em sua composição. Diversas variedades podem ser encontradas à venda, cada uma com suas características próprias. Por exemplo, em Altai, há mais magnésio, ferro, uma quantidade suficiente de potássio. Chelyabinsk é versátil na aplicação. O Cazaque alcaliniza o solo com alta acidez, e importado, de um tom específico de vermelho ou marrom, absorve a umidade de forma menos ativa e não é muito adequado para locais com níveis excessivos de umidade.
Agricultores experientes podem determinar aproximadamente quanto colocar em um componente natural para usar totalmente seus recursos e não obter um resultado negativo com uma superabundância.
- Em sua forma pura, a vermiculita é usada apenas em hidroponia, mas a germinação de sementes e a preservação de bulbos também são reconhecidas como uma opção aceitável. Nos dois últimos casos, é preferível não misturá-lo com componentes adicionais.
- Quando introduzido no solo, é aconselhável adicioná-lo de forma que a concentração não ultrapasse um terço da composição total do solo. Se o mineral foi usado anteriormente, o solo pode ser misturado na proporção de 1: 3.
- Em outros casos, com a aplicação repetida, a consistência fica na proporção de 1: 6. Jardineiros experientes certamente mencionarão as características úteis e a facilidade de uso de matérias-primas valiosas, mas o principal componente do sucesso é a escolha correta da dosagem correta.
- Ao adicionar outros componentes para soltar, você pode reduzir o conteúdo de vermiculita no solo em até 10%. A mesma quantidade é recomendada para o cultivo de plantas ornamentais em vasos.
Certas nuances de entrar no solo devem ser levadas em consideração pelo diâmetro das partículas do material. As escalas microscópicas ou pequenas são usadas para diferentes necessidades - germinação de sementes e colheita de mudas, criação de drenagem nas camadas do solo, cobertura morta e melhoria das características de qualidade do solo para plantas de interior ou cultivo de mudas antes de transferi-las para o solo aberto.
Regras de aplicação
Essas regras são baseadas nas características inerentes às matérias-primas minerais. As suas valiosas propriedades com excesso de conteúdo tornam-se facilmente em desvantagens: o solo alcaliniza-se, que só queriam proteger do excesso de acidez. Isso requer mais água devido à sua capacidade de absorver umidade excessivamente.Plantas diferentes requerem uma proporção desigual de água e nutrientes, então não há recomendações universais sobre como usar vermiculita para o plantio. Os conselhos de agricultores experientes e especialistas são diferenciados de acordo com as necessidades e objetivos, tipos de plantas e períodos de seu desenvolvimento, tipos de solo:
- solo pesado envolve o uso de vermiculita como fermento em pó seguro, evitando danos ao sistema radicular devido à falta de aeração;
- solo leve já é suficientemente permeável, portanto, matérias-primas minerais são introduzidas para reter a umidade;
- na hidroponia, a vermiculita apóia o sistema radicular, fornecendo-lhe nutrientes suficientes.
Em cada caso listado, entrar corretamente significa um valor diferente, selecionado de acordo com critérios variáveis. Portanto, não existe um método universal.
Há uma seleção escrupulosa de opções nas quais você pode ser guiado pelos conselhos de agricultores experientes.
Recomendações de uso para diferentes plantas
Se aplicada corretamente, a vermiculita será útil em qualquer estágio do trabalho na primavera e no outono para garantir uma colheita decente. Semear, cultivar mudas e transferi-las para o terreno aberto assim que a prontidão e as condições naturais adequadas forem alcançadas é uma necessidade urgente na qual os trabalhadores de jardins de clima temperado recorrem à vermiculita. O solo para mudas frágeis e vulneráveis deve ser apropriado para a cultura. Para crescer o que você concebeu, você precisa escolher a proporção certa corretamente.
Em todos os outros aspectos, de acordo com pessoas com experiência prática, a vermiculita é uma matéria-prima extremamente simples que até um jardineiro iniciante pode manusear.
Para vegetais
O cultivo do tomate, segundo especialistas, não deve ser acompanhado por uma concentração de mais de 25% de matérias-primas minerais no solo. Com essa proporção de vermiculita e solo, a pimenta também cresce bem. Aqueles que cultivam mudas para fins comerciais geralmente misturam solo e minerais na proporção de 1: 2. Isso estimula o crescimento de mudas, mas degrada as propriedades de uma planta adulta.
Para repolho, um teor de 25% também é ideal, mas para mudas de pepino, o teor de minerais é permitido mesmo na proporção de 1: 1.
Para flores
O cultivo de petúnias, mesmo em solo comum, por produtores experientes, muitas vezes se torna um problema real sem o uso de perlita, areia de rio, vermiculita e outros fertilizantes. Recomenda-se que o cultivo de plantas ornamentais em vasos e em campo aberto - eustoma, lavanda, interior e ampelous - seja realizado na concentração de 1: 2, mas desde que na mistura de solo se semeie sementes já germinadas. Para obtê-lo, você pode usar estimulantes de crescimento.
Existem recomendações separadas para beladona, tuberosa e bulbosa.
Mas a regra básica é a determinação da concentração em função do objetivo perseguido.
O comentário foi enviado com sucesso.