Turfa como fertilizante: finalidade e características de aplicação
No campo da agricultura, são utilizadas muitas substâncias diferentes que podem melhorar as condições do solo durante o cultivo de várias plantas. Um dos mais populares é a turfa.
Propriedades e composição
É composto por restos orgânicos de várias plantas, incluindo raízes, caules, troncos, bem como restos de insetos, animais, pássaros. A turfa é encontrada principalmente em áreas pantanosas, onde há uma grande abundância de água, então a fertilização é depositada em camadas. Desta forma, os depósitos são formados. Eles contêm uma grande quantidade de íons de hidrogênio. A acidez do fertilizante raramente cai abaixo de 5,5.
Diferentes tipos de turfa são destinados a plantas específicas. Por exemplo, flores decorativas precisam de solo ácido: hortênsias, urze.
Madressilva, framboesa e mirtilo também aceitam bem esse fertilizante. Solo com alta acidez é necessário para pinheiros.
Quanto às hortaliças, o solo neutro com baixo teor de álcali é mais adequado para elas. Antes de escolher um tipo de turfa, é necessária a aplicação de calcário. Em primeiro lugar, mede-se o pH do fertilizante, necessário para obter a acidez do indicador desejado. É importante decidir quais safras serão plantadas e fertilizadas. A quantidade de cal deve ser calculada corretamente, o mesmo se aplica ao giz, farinha de dolomita.
A estrutura da turfa é fibrosa e porosa, mesmo grandes fragmentos dela possuem microporos... Devido a isso, o oxigênio passa facilmente pelas profundezas durante a mistura com a terra. Ele também permite que você armazene a umidade, que é absorvida como uma esponja, após o que é gradualmente liberada pela turfa.
Benefícios para estruturas de estufa
As condições da estufa são ótimas para o plantio de vegetais. No entanto, em tais locais, as ervas daninhas são bastante comuns. Uma das principais vantagens do uso de turfa é que não carrega larvas e ovos de pragas de insetos, o mesmo se aplica a sementes de ervas daninhas.
A turfa é considerada um excelente anti-séptico que evita que a microflora negativa se multiplique e se desenvolva. Portanto, a porcentagem de fertilizante no solo chega a oitenta.
Use no jardim
Para uso no jardim o fertilizante é mantido em um solo separado por algumas semanas, enquanto é necessário remover cuidadosamente a composição... Assim que a cal é adicionada, é necessário espalhar na área ou nas raízes das árvores, misturando-se com a terra. O solo ficará solto, portanto, a umidade deve ser mantida regularmente. Isso irá proteger o site, porque a turfa é inflamável se não houver água suficiente nela.
Para flores
A turfa permite que você forneça oxigênio às raízes para criar a soltura necessária do solo e saturá-lo com umidade... Assim, a planta se adaptará rapidamente após o transplante para o solo normal ao ar livre.
A turfa pode ser usada como cobertura, onde minerais e agentes de fósforo são adicionados.
Para a horta
Não é necessário usar composto - haverá bastante argila, areia e turfa, que são aplicadas aos punhados no fundo do buraco. Graças à fertilização, a massa dos frutos aumenta e o sabor melhora se forem frutos e frutos. A mistura é usada no outono ou na primavera, a substância é capaz de reter propriedades úteis para o próximo ano. Para mudas de tomate, a fertilização é necessária a cada duas semanas.Você pode cultivar as sementes deste último em tabletes de fertilizante e, em seguida, simplesmente plantá-las em uma estufa ou em uma horta.
Recursos benéficos
Graças ao uso da turfa, é possível aumenta a produtividade, melhora a fertilidade do solo, abre os poros para que a água penetre facilmente nas profundezas. Fertilizante tem propriedades anti-sépticas, capaz de destruir microorganismos e fungos que prejudicam a cultura. Se você escolher o tipo certo de produto, pode aumentar a acidez do solo.
Durante o inverno, as raízes das plantas ficam perfeitamente aquecidas graças ao revestimento de turfa.
Ferir
Se use muita substância, as plantas podem morrer. A aplicação de fertilizantes ao solo com alta acidez pode levar a parando o desenvolvimento de certas culturas... Turfa não vai beneficiar a terra solta, o mesmo se aplica ao solo fértil, pois não necessita de substâncias auxiliares, o que faz com que o fertilizante seja desperdiçado.
Visualizações
Existem várias variedades de turfa, cada uma com suas próprias características, vantagens e propósito.
Planície
O local de formação são os pântanos, onde as partículas de madeira, juncos, musgo e juncos apodrecem. Essa turfa é preta e contém uma grande quantidade de minerais. O nível de pH é médio e adequado para uso em solos onde há muita argila ou areia. O ácido húmico é abundante, a turfa absorve perfeitamente a umidade, por isso pode rolar e sedimentar. Ventile por muito tempo antes de usar.
Este tipo de fertilizante é ideal para hortas, não precisa de compostagem. Cerca de 30 litros são consumidos por metro quadrado. É necessário solicitar brotos jovens de mudas.
Cavalo
A composição contém alecrim selvagem, plantas, musgo, que são despretensiosos na nutrição. Possui porosidade, o que indica retenção de umidade. A estrutura fibrosa permite reter minerais e fornecer isolamento térmico no solo. O nível de acidez é forte, por isso é importante fazer a compostagem antes de colocar no solo. Essa turfa é frequentemente usado para fertilizar flores e plantas de frutas e bagas. Para estufas e estufas, o fertilizante é usado na semeadura de verduras e legumes, onde atua como o material principal.
Transição
É uma mistura de espécies de terras altas e baixas, com algumas espécies de musgo, alecrim bravo e junco.
Esta é a melhor opção para compostagem.
Neutralizado
Quanto à turfa neutralizada, é uma subespécie de equitação. É utilizado no preparo do substrato, pois minimiza a acidez. Para fazer solo de estufa ou solo para plantas de interior, você pode usar esse fertilizante com segurança.
Para quais plantas é adequado?
A turfa pode ser considerada um dos tipos universais de fertilizantes, que é oferecido em várias versões, o que permite escolher o mais adequado para o plantio de certas plantas. Em alguns casos, o uso desta ferramenta é básico... Isso inclui hortênsias, mirtilos, batatas, framboesas, morangos, tomates, rosas, que não podem viver sem turfa. Se você deseja obter uma boa colheita, é necessário estudar melhor o fertilizante e aplicá-lo corretamente para obter o resultado.
As plantas de interior também precisam de agentes adicionais que saturam o solo com oxigênio, retêm a umidade e fornecem minerais.
Recursos do aplicativo
Para usar fertilizantes corretamente, você precisa decidir quais safras e plantas deseja plantar. Existem diferentes formas de preparar o solo, por isso é importante seguir as regras.
Quando se trata de planícies e turfa de transição, ¼ parte da matéria-prima é misturada com a mesma quantidade de solo. É necessário adicionar 5% de cinzas, serragem e esterco. Tudo é misturado até ficar homogêneo e distribuído pelo local. Isso pode ser feito antes e depois do plantio - em qualquer caso, o fertilizante irá nutrir perfeitamente o solo.
Composto de turfa excelente para saturar o solo com minerais e oxigênio. Para 1 tonelada de turfa há até 50 kg de cal, podendo-se usar cinzas de madeira. Durante a compostagem, o nitrogênio será liberado e convertido em uma forma adequada para o desenvolvimento da planta. O prazo é de seis meses, mas o composto só vai melhorar se for guardado por mais tempo. Antes de começar a usar turfa, você precisa fazer certas manipulações. O fertilizante precisa de aeração para que as substâncias que podem afetar negativamente as plantas não sejam agressivas.
É importante controlar o teor de umidade para que seja pela metade. Se o nível cair, o solo fertilizado com turfa prejudicará as plantas e interromperá seu desenvolvimento.
As terras férteis não precisam de substâncias auxiliares, portanto, se o solo do seu jardim for excelente, você não precisa se preocupar com nada. Mas em casos quando o solo está esgotado, arenoso e contém muita argila, a presença de turfa vai melhorar as condições... Não haverá nenhuma reação imediata do fertilizante, ele fornece propriedades benéficas por dois, às vezes três anos. A partir do segundo ano, o efeito é perceptível, então você terá que ter paciência e não desistir, pois o resultado será positivo.
Turfa para coníferas deve ser misturado com misturas de terra até ficar homogêneo. Os ingredientes do substrato serão areia, talho de pinheiro, nosso fertilizante e solo de jardim. Os componentes são combinados, o resultado é uma massa solta com acidez média, e isso é suficiente para uma árvore conífera.
Muitas plantas de jardim precisam ser protegidas do frio.... É por isso que espécies sensíveis de arbustos e árvores precisam ser protegidas durante o inverno. Eles são isolados com a mesma turfa.
O fertilizante deve ser espalhado pela planta, formando uma lâmina, então o sistema radicular será protegido de forma confiável contra geadas no campo e no jardim.
conclusões
Se você aplicar corretamente o fertilizante na forma de turfa, o solo melhorará significativamente, o que se refletirá em sua granulação. O solo vai permitir a passagem do oxigênio, absorver facilmente a umidade e retê-la, o que não é menos importante. É seguro dizer que sem fertilizantes é impossível fazer uma boa colheita se a terra não for rica em minerais. Para tornar a sua própria horta ou horta agradável todos os anos, é necessário estudar esta área e conhecer todas as opções para melhorar as condições do solo, caso seja necessário. De antemão, você pode consultar especialistas experientes, ouvir suas recomendações. O uso de fertilizantes será de grande benefício, o principal é preparar a mistura nas proporções certas e seguir as regras.
A finalidade da turfa é descrita no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.