O uso de pó de tabaco de pragas

Contente
  1. Formas de emissão
  2. Para que culturas é adequado?
  3. Métodos de aplicação
  4. Medidas de segurança
  5. Visão geral da revisão

Nos últimos anos, mais e mais jardineiros e jardineiros recusam fertilizantes químicos, preferindo materiais naturais. Eles são ecologicamente corretos e têm um efeito suave nas plantas. O pó do tabaco é reconhecido como um dos remédios naturais mais populares que permitem criar um revestimento de cobertura eficaz e ao mesmo tempo livrar os canteiros de pragas.

Formas de emissão

O pó do tabaco é um resíduo gerado durante a fabricação do tabaco e tem a aparência de um pó marrom. O produto é um fertilizante eficaz para as plantas, razão pela qual é universalmente escolhido pelos defensores da agricultura segura.

O pó do tabaco não contém microflora patogênica, embora tenha um grande suprimento de oligoelementos.

O uso desse fertilizante permite aumentar a fecundidade das culturas de flores e hortaliças, bem como melhorar a qualidade da safra. Além disso, o pó do tabaco tem um efeito prejudicial sobre as pragas do jardim e protege o jardim dos parasitas de forma confiável. A droga é um verdadeiro depósito de microelementos úteis, que inclui:

  • de 2 a 7% de nitrogênio;
  • 1-3% de potássio;
  • 2% de fósforo;
  • magnésio.

Você pode comprar pó de tabaco em qualquer loja de jardineiros e jardineiros. Na maioria das vezes, é vendido na forma de pó. A aplicação a seco é mais eficaz ao cavar terrenos. Além disso, o pó é usado para a fabricação de decocções e infusões, que criam uma proteção eficaz das plantações contra insetos. Você pode comprar pó de tabaco na forma de migalhas, uma forma semelhante é ideal para introdução no outono. Antes do inverno, é usado para fumigar estufas e estufas onde as plantas cultivadas são cultivadas.

Algumas lojas oferecem pó líquido. Ou seja, trata-se de uma infusão a base de pó na forma concentrada, antes do uso é submetida a diluição adicional com água. Bombas de fumaça são oferecidas com um pouco menos de frequência - esta forma é ideal para fumigar plantações abertas, bem como estufas e fazendas com efeito de estufa. Você também pode comprar formulações complexas:

  • uma mistura de tabaco e tabaco em pó;
  • Tabazol é uma preparação complexa à base de pó de tabaco, cinza de madeira e cal;
  • "Tabagor" - um análogo de "Tabazol", inclui mostarda em pó;
  • "Aktellik" e "Fitoverm" são produtos complexos.

Você pode fazer pó de tabaco com suas próprias mãos em casa. Para isso, adiciona-se cinza ou cal, todos os componentes são tomados em proporções iguais. No entanto, os produtos prontos da loja contêm mais micronutrientes, portanto, são os que apresentam maior eficiência no processamento dos plantios.

Para quais culturas é adequado?

O pó do tabaco é usado para uma grande variedade de plantas cultivadas. Na maioria das vezes, pepinos, tomates, repolho, bem como safras de frutas e bagas (groselha, framboesa, groselha) são processados ​​com misturas à base de produtos do tabaco. Alta eficiência é obtida usando o pó em canteiros com flores bulbosas (íris, lírios, narcisos, dálias). A droga permite que você lute contra um grande grupo de parasitas.

  • Aphid. O processamento é feito pulverizando as mudas com uma decocção ou infusão de fumo em pó. As manipulações são repetidas 3 vezes a cada 1,5–2 semanas.
  • Mariposa da fruta. Uma infusão é preparada, para isso 150 g de pó é preparado com água fervente e deixado em infusão por um dia. Em seguida, ele é filtrado e o volume é aumentado para 10 litros. A composição é usada para tratar as partes verdes da planta.
  • Midges, cebola e moscas de repolho, formigas. Neste caso, o círculo do tronco em um raio de 5 cm próximo ao arbusto é polvilhado com pó de tabaco misturado com cal ou cinza em volumes iguais. O processamento é efectuado tendo em consideração os padrões de consumo: 20 g / m 2. Pode ser utilizado para espanar o colo da raiz 2 vezes por época, o tratamento é efectuado a uma taxa de 15 g / m 2.
  • Medianitsa. Para se livrar dessa praga, o local é fumigado com fumo em pó. Isso é feito na fase de formação do botão ou imediatamente após o final da floração. O procedimento deve ser realizado à noite em dias calmos.
  • Não é segredo que as plantas de interior costumam ser vítimas de ácaros. Para se livrar deles, aos primeiros sinais de dano, a planta é tratada com uma decocção de um preparado de tabaco. Após uma semana, o tratamento é repetido.
  • Bicho-da-seda, curuquerê, tripes e mosca-branca. Essas pragas são muito sensíveis ao tabaco. O processamento é realizado através da distribuição de uma mistura seca de cal e tabaco em proporções iguais, a taxa de consumo é de 25-30 g / m 2.
  • Besouro da framboesa, traça da groselha. Esses insetos costumam infectar colheitas de frutas e frutos silvestres. Para cal, os arbustos são borrifados com uma decocção de pó de tabaco na fase de brotação.
  • Para destruir besouros pulgas crucíferos, que muitas vezes prejudicam a cultura do repolho, são polvilhados todos os meses com uma composição seca à base de pó de tabaco, rocha fosfática ou cal. Taxa de aplicação - 20 g / m 2.

Métodos de aplicação

Se você estimular o crescimento de safras de horticultura com estoques prontos com preparações à base de produtos químicos, as frutas acumulam toxinas. Esses produtos são prejudiciais à saúde humana quando consumidos. Por isso, os veranistas preferem fazer fertilizantes orgânicos à base de preparações naturais: cinzas de madeira, húmus e derivados do tabaco. Percebe-se que o fumo em pó melhora significativamente a estrutura e a qualidade do substrato e, além disso, cria uma proteção eficaz contra insetos-praga.

Ao usar produtos de tabaco para nutrição de plantas, eles são introduzidos no solo. Nesse caso, você precisa seguir as regras básicas:

  • na primavera, antes da escavação do solo, os resíduos da indústria do tabaco são introduzidos no solo na proporção de 3-4 g / m 2, durante este período é aconselhável combiná-los com fertilizantes contendo nitrogênio;
  • uma alimentação semelhante é realizada no outono, mas no inverno, a poeira do tabaco é combinada com componentes de fósforo;
  • antes do plantio de plantas ornamentais e frutíferas, 500 g de pó são despejados em cada cova.

A cobertura à base de tabaco é amplamente utilizada na arrumação de gramados. Para isso, 30-50 g da substância são distribuídos uniformemente em 1 m 2 de plantio antes da introdução da grama.

Depois de adicionar pó de tabaco, o solo deve ser afrouxado e regado abundantemente com um método de gotejamento.

Se o tabaco for usado para alimentar plantas de interior, deve ser misturado com substrato e areia de rio. Para fazer isso, adicione 1 colher de sopa a 10 kg de terra. eu. pó de tabaco e mexa bem. No cultivo de cereais de primavera e inverno, a taxa de aplicação da droga é de 5 kg por 10 m 2 de campo. Para hortaliças, cada metro de área semeada é fertilizado com uma mistura de 40 g de fumo em pó e esterco.

Detenhamo-nos com mais detalhes nas características do uso de pó de tabaco de lesmas e pragas de insetos. Esta substância contém 1% de nicotina, que tem o efeito mais destrutivo sobre os parasitas. Com a ajuda do pó, todas as culturas são tratadas, tanto cultivadas em área aberta quanto cultivadas em estufa fechada. Como regra, eles recorrem a um dos 3 métodos de processamento:

  • pulverização com infusão;
  • fumigação;
  • espanando.

Vamos nos deter nas características de cada uma dessas técnicas.

Pulverização

Para proteger pepinos, tomates, morangos, repolho e outras plantas de jardim de mariposas e lagartas, borrifar uma infusão líquida dá um bom efeito. É realizado 2 vezes em intervalos de 2 semanas. É imprescindível que o processamento seja realizado no máximo 14 dias antes da colheita da fruta.

Importante: atentamos para o facto de não ser possível utilizar pulverizadores para endro, azeda, manjericão, salsa e outras ervas utilizadas na alimentação, pois após tal processamento não será seguro consumi-lo no interior.

É mais fácil fazer uma infusão de um produto de tabaco a partir de pragas de jardim. Existem várias receitas eficazes.

  • Em um balde de água morna, aquecida a 30 °, dissolva 40 ml do pó e incube por 2-3 dias. A infusão preparada é filtrada para se livrar completamente do sedimento espesso. O líquido purificado é diluído em água na proporção de 1 a 2, 5 g de uma substância ensaboada são injetados por 1 litro do produto acabado - isso irá garantir a adesão máxima do fluido nutriente à superfície das placas foliares. A solução deve ser aplicada imediatamente após a dissolução do sabão.
  • Um bom efeito contra pragas é obtido usando uma mistura de produto de tabaco e cinzas de madeira. Para compor a solução nutritiva, tome 250 g de cada componente e cozinhe no vapor 1,5 litros de água fervente. Após o resfriamento, o líquido deve ser filtrado, diluído em 500 ml de água e adicionadas algumas colheres de sopa de sabonete verde. O concentrado acabado é completamente misturado e a planta afetada é pulverizada.
  • Um repelente de insetos eficaz pode ser feito diluindo o pó de tabaco em água fria na proporção de 1 para 10. A solução deve ser fervida por meia hora, deixá-la fermentar por cerca de 2 dias e filtrar para remover todo o resíduo. Antes do uso, o concentrado é diluído com água na proporção de 1 para 3 e sabão ralado é adicionado na proporção de 3 g por litro de líquido acabado.

Importante: para o preparo de infusões e decocções à base de produto do tabaco, não se pode levar utensílios de cozinha, pois se tornarão inadequados para o armazenamento de alimentos.

Fumigação

Para repelir pragas de insetos, o tabaco pode ser usado na técnica de fumigação. Normalmente, esse procedimento é realizado antes da floração, para não afastar os insetos benéficos e não interferir na polinização. Levando em consideração o método de cultivo de hortaliças, um dos 2 métodos de processamento pode ser adotado.

  • Se a fumigação for realizada em uma área aberta, aparas, aparas de madeira ou madeira devem ser incendiadas em um balde ou bacia de metal. O pó do tabaco é despejado na chama e o balde é colocado perto de arbustos e árvores danificados por pragas. Nesse caso, é fundamental levar em consideração a direção do vento. Para atingir o efeito máximo, o tratamento é realizado por pelo menos meia hora, a melhor opção é de 1,5–2 horas. O pó é recolhido na proporção de 10 g / m 2 da área semeada.
  • No processamento em estufas, são retirados 10 g de pó por metro quadrado, a fumigação é realizada da mesma forma. No entanto, este tratamento deve ser realizado pelo menos 3 dias antes do plantio da horta. Ao processar salas fechadas, é importante observar os cuidados de segurança: colocar um respirador e sair da estufa.

Poeira

Duas vezes durante a estação de crescimento, você pode polvilhar as plantas com pó. Para isso, serão necessários 30 g de pó por metro de área semeada. Ao processar morangos e morangos, a varredura deve ser realizada no início da primavera, caso contrário, o sabor dos frutos pode deteriorar-se significativamente. Ao processar mudas em uma estufa, o consumo é reduzido para 10–20 g / m 2. Este método é usado no máximo 2 vezes em toda a estação. Existem algumas peculiaridades ao usar pó de tabaco para processar várias plantas de jardim.

Então, plantações bulbosas são freqüentemente afetadas pela mosca da cebola. Ela cria ovos nos bulbos das plantas e, portanto, causa danos significativos a eles. Colônias inteiras de larvas começam a roer os tubérculos e, após a morte de toda a planta, elas se distribuem no solo e se transformam em pupa.

Para destruir essa praga, 50 g de pó de tabaco são misturados com 250 g de cinza de madeira e o conteúdo de um pacote de pimenta ou mostarda seca.Esta mistura é dispersa sobre a superfície do solo através de um bico de pulverização a 5–10 cm do colo da raiz. O tratamento é repetido 2 vezes por temporada, de preferência em julho e abril.

  • Para remover pulgões em arbustos de framboesa, groselha e groselha, bem como em rosas, você primeiro precisa destruir as formigas. Esses insetos constroem colônias inteiras de pulgões nas folhas e caules das plantas cultivadas. Para combater os insetos, o solo é polinizado nos hábitats desses parasitas, para processar um metro quadrado de terra são necessários 25 g de pó seco. Para se livrar do besouro da framboesa, no início da primavera, ao soltar a terra, é preciso polvilhar a terra com pó.
  • Os pepinos muitas vezes se tornam vítimas dos mosquitos pepinos, em pouco tempo eles são capazes de destruir um canteiro inteiro desta planta. Para evitar a derrota, na hora da escavação da primavera, pó deve ser adicionado ao solo. E imediatamente antes de plantar mudas, você deve derramar a terra com um caldo quente.
  • Uma decocção forte será mais eficaz para processar batatas, pois é capaz de destruir os besouros do Colorado. Para isso, 500 g de pó triturado são diluídos em 10 litros de água, insistidos por alguns dias e filtrados.
  • Lesmas que atacam arbustos de couve também podem ser mortas com o fumo em pó. Neste caso, é preferível dar preferência à técnica de pulverização. Um bom efeito é obtido por uma mistura de produto de tabaco com cal em proporções iguais. Para processar um metro quadrado de um canteiro de jardim, você precisará de 35 g da mistura. Para aumentar a eficácia da luta contra a mosca e a pulga crucífera em uma cama de repolho, a matéria seca é combinada com cal apagada ou cinza de madeira em proporções iguais. 1/4 xícara da composição preparada é suficiente para tratar um metro quadrado de solo usando o método de pulverização.

Medidas de segurança

Apesar de o pó do tabaco ser um produto de origem natural, deve ser usado com extrema cautela.

  • O pó do tabaco é uma mistura finamente dispersa que pode entrar facilmente nos órgãos respiratórios de uma pessoa. Portanto, ao trabalhar, use equipamentos de proteção (máscara / respirador e luvas de borracha).
  • Todas as infusões devem ser feitas em recipientes de metal, porcelana ou vidro que não se destinam ao armazenamento subsequente de alimentos.
  • Ao usar produtos de tabaco para fumigar estufas, é importante garantir que pessoas e animais de estimação não estejam nas instalações. Ao fumigar estufas e estufas, todas as portas e rachaduras devem ser seladas primeiro e, depois que o trabalhador deixar a estufa, a porta deve ser cuidadosamente fechada com papel alumínio.
  • Ao trabalhar com moldes líquidos para árvores altas, você precisará de botas de borracha, uma capa de chuva de mangas compridas e uma máscara de gás. É necessário um capacete para proteger a cabeça e o cabelo.
  • Soluções líquidas e infusões devem ser usadas imediatamente após a preparação.
  • A preparação seca é acondicionada em um recipiente hermeticamente fechado.

Esteja ciente de que existe um alto risco de dependência do tabaco se o pó do tabaco for absorvido pela pele e inalado. Portanto, evite o contato direto com este pó. Se a substância entrar em contato com a pele ou os olhos, enxágue a área danificada com água corrente em abundância o mais rápido possível.

Visão geral da revisão

Os adeptos da teoria da agricultura orgânica na horticultura e horticultura não gostam do pó do tabaco. Eles expressam a preocupação de que a poeira seja prejudicial devido aos efeitos negativos da nicotina no corpo humano. Mas, como mostra a prática, se todas as instruções de segurança forem seguidas e o período de espera para a colheita for mantido, essa toxina torna-se inofensiva para as pessoas. Além disso, após esse tratamento, as pragas desaparecem dos campos em questão de horas, com pressa de deixar suas plantas favoritas.

Em geral, as avaliações sobre o uso de pó de tabaco para fins agrícolas são positivas. Jardineiros experientes afirmam que este é um dos mais poderosos agentes de controle de pragas de insetos.Muitas pessoas acham que o uso de nutrientes contidos na poeira do tabaco ajuda a alcançar um aumento de 40% no rendimento. No entanto, essa alimentação não deve ser realizada mais do que 2 vezes por temporada. A melhor solução seria aplicar o pó na primavera e no outono ao cavar o solo.

Os benefícios do fumo em pó foram comprovados para derrotar a requeima.

Os resíduos da produção de tabaco são freqüentemente usados ​​para compostagem - a adição de pó aumenta a concentração de nutrientes e o processo de decomposição é muito mais rápido.

Os jardineiros que abandonaram completamente o uso de produtos químicos em sua área dão ao pó de tabaco as classificações mais altas. Um grande bônus é a disponibilidade do medicamento, seu baixo preço e 100% de naturalidade. O tabaco em pó é um produto único que se manifesta de forma eficaz no combate a uma variedade de insetos-praga no quintal.

Uma característica dos curativos para tabaco é que podem ser usados ​​de diferentes formas: para fumigação e para preparar infusões. É difícil determinar qual desses métodos é mais eficaz. Seu uso se deve às características da praga que atacou o jardim e ao grau de danos à planta.

Como aplicar pó de tabaco de pragas, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário