Cobertura de beterraba em campo aberto

Contente
  1. Para que serve?
  2. Cronometragem
  3. As melhores escalações
  4. Como usar corretamente?
  5. Usamos remédios populares

Graças ao molho de cobertura, você pode aumentar significativamente a produção de beterraba. As características qualitativas e quantitativas da cultura de raízes são influenciadas pelo tempo de fertilização, bem como sua composição. No caso de uma alimentação adequada e cuidados de qualidade com uma verdura vermelha, pode-se obter um produto saboroso e saudável com a estrutura correta.

Para que serve?

A cobertura da beterraba de mesa em campo aberto é uma condição importante para o seu cultivo. Esta cultura, na fase de muda, reage de forma bastante dolorosa à falta ou excesso de nutrientes. Potássio, fósforo, nitrogênio são considerados elementos importantes para o crescimento e desenvolvimento normal da beterraba forrageira.

Cada estágio do crescimento da cultura de raízes é caracterizado pela necessidade de certos microelementos. A fertilização de um vegetal após 30 dias do momento da germinação é considerada especialmente importante.

As beterrabas são classificadas como jardineiras despretensiosas e resistentes, por isso não precisam de cuidados complexos. Muitas vezes acontece que, com os devidos cuidados, a raiz cresce, mas com características de baixa qualidade. A fertilização da beterraba é necessária para formar o fruto corretamente:

  • de acordo com o tamanho da variedade;
  • com sabor doce e agradável;
  • não ter uma estrutura rígida e fibrosa.

Se você não alimentar esta cultura, ela ficará imprópria para o consumo humano. Para que o vegetal tenha doçura e sabor agradável, deve ser fertilizado até mesmo em solo nutrido.

Cronometragem

A fertilização da beterraba é necessária nas etapas a seguir.

Preparatório

Quando o solo está se preparando para o plantio de mudas, ou seja, na primavera e no outono, quando o local está sendo preparado para o plantio:

  • sob a escavação do solo, adicione estrume podre com uma camada de 2 - 5 cm;
  • a farinha de dolomita e as cascas trituradas são fertilizadas na queda na quantidade de vários copos por m2;
  • cinzas de madeira no período da primavera do ano, no valor de 0,5 kg por m2 de território.

Semeadura

Ao semear sementes de beterraba, a planta é fertilizada apenas se não tiver sido alimentada antes. O nutriente deve ser despejado diretamente nos sulcos. Salitre, superfosfato e sulfato de potássio são introduzidos na quantidade de 10 gramas por 1 m3.

Em processo de crescimento

Os fertilizantes são aplicados de acordo com a programação da vegetação da cultura. Esquema de alimentação:

  • o primeiro - no final do desbaste das plantações;
  • o segundo - depois de 21 dias;
  • o terceiro - algumas semanas após a alimentação anterior.

Se forem cultivadas variedades tardias de beterraba, será aconselhável fertilizar a planta novamente. O procedimento é realizado 4 semanas após a colheita.

As melhores escalações

A primeira alimentação de beterraba vermelha e as subsequentes devem ser realizadas apenas com fertilizantes de alta qualidade. Os principais tipos de curativos utilizados são minerais e orgânicos. Jardineiros podem usar cinzas, ácido bórico ou compostos complexos prontos.

Mineral

Se você for ao armazém, encontrará ali uma grande quantidade de fertilizantes, graças aos quais poderá cultivar uma deliciosa e bela verdura. Os fertilizantes minerais não só apresentam bons resultados após a aplicação, mas também são caracterizados pela facilidade de uso. Possuem dosagem e método de aplicação simples, além de melhorarem rapidamente a condição da cultura da raiz.

Curativos minerais simples incluem o seguinte:

  • nitrato de amônio, ureia;
  • superfosfato simples ou duplo;
  • sulfato de potássio;
  • Cloreto de Potássio.

Como mostra a prática, os fertilizantes complexos, quando aplicados sob a beterraba vermelha, sempre apresentam bons resultados. Freqüentemente, eles são baseados em 2 ou 3 elementos constituintes, por exemplo, nitrophoska, ammophoska. O complexo de fertilizante acabado pode conter não apenas P, K, mas também macronutrientes, de que a raiz precisa especialmente. O equilíbrio do conjunto de nutrientes permite que um único produto seja utilizado em todo o crescimento da beterraba.

Orgânico

Além de curativos minerais, a matéria orgânica pode ser usada para culturas de raízes vermelhas. O vegetal também reage positivamente a ele, assim como aos produtos minerais. Os excrementos de aves e gado podem ser uma fonte de nitrogênio para as plantações. Muitos elementos úteis são encontrados nas cinzas de madeira.

No caso do uso correto de fertilizantes orgânicos, será possível dispensar o uso de complexos minerais.

Como usar corretamente?

A beterraba cultivada ao ar livre precisa de cuidados e fertilização. Você pode alimentar a cultura sob a raiz ou fora do sistema radicular. Para que o procedimento traga o resultado desejado, os profissionais recomendam ouvir as seguintes dicas:

  • durante o período de crescimento ativo dos topos, as beterrabas são fertilizadas com compostos contendo nitrogênio;
  • o tempo todo vale a pena monitorar cuidadosamente o estado da folhagem para determinar a falta de certos elementos;
  • é melhor alimentar a cultura de raízes após a irrigação;
  • recomenda-se dar preferência aos compostos orgânicos;
  • não se limite a pensos radiculares, vale também a pena usar pensos foliares.

Molho de raiz

A beterraba retira muitos nutrientes do solo, por isso os jardineiros devem saber como e como fertilizá-los corretamente. 10 dias antes do plantio da raiz, vale a pena introduzir no solo 20 gramas de nitrato de amônio e 20 gramas de sulfato de amônio. Além disso, os especialistas recomendam adicionar 35 gramas de superfosfato e 10 gramas de fertilizantes à base de potássio. Se o solo for pobre, deve ser alimentado com matéria orgânica com antecedência.

Ao cultivar uma cultura de raiz, 2 curativos devem ser realizados:

  • em processo de desbaste;
  • até que a folhagem feche.

Para fertilizar a cultura, sulcos com uma profundidade de 4 cm são formados entre as fileiras e uma solução nutritiva é despejada sobre eles. Depois de fertilizar os canteiros, vale a pena regar abundantemente. Para que a planta forme topos saudáveis, será necessário adicionar nitrogênio. Também é recomendado o uso de excrementos de verbasco ou frango. As fezes de frango diluídas são regadas entre as fileiras de beterrabas a uma distância de 5 a 10 cm do sistema radicular.

Os especialistas desaconselham a irrigação das raízes com fezes frescas. Uma opção eficaz para fertilizar um vegetal é a introdução de cobertura para beterraba na primavera.

Para preparar o nutriente, é necessário diluir 30 gramas de nitrato, superfosfato e sulfeto de potássio em 10 litros de água. Isso será suficiente para fertilizar 10 m de canteiros vermelhos.

Quando os topos da planta começam a se fechar, ocorre a formação de uma colheita de raiz. É nessa época que o vegetal precisa de potássio e fósforo. A melhor opção de alimentação é considerada aquela que possui a seguinte composição:

  • 0,08 kg de superfosfato;
  • 0,04 kg de sulfeto de potássio;
  • 10 litros de água.

Curativo foliar

Além de introduzir nutrientes na raiz, os jardineiros usam ração foliar. Essas medidas são necessárias para melhorar o crescimento das copas, caules e brotos das colheitas. Além disso, é importante notar que os nutrientes da folhagem entram rapidamente na zona da raiz. Graças a isso, a beterraba recebe mais minerais e nutrientes.

As seguintes substâncias podem ser usadas como curativos foliares:

  • tintura de ureia, que nutre perfeitamente a beterraba;
  • o ácido bórico em uma forma diluída é distribuído no topo da planta;
  • o manganês é fonte de um grande número de substâncias necessárias para o crescimento e desenvolvimento de um vegetal.

Usamos remédios populares

Para obter uma boa safra de beterraba ecologicamente correta, muitos jardineiros tentam usar remédios populares comprovados. Neste caso, você pode usar ervas daninhas, fermento e outros meios improvisados.

Solução salina

Para fertilizar a raiz vegetal, vale a pena usar sal de mesa comum, não iodado. Como você sabe, o sal é uma fonte de sódio, o que afeta a doçura do produto. A planta é alimentada com solução salina três vezes:

  • quando a beterraba tem 6 folhas;
  • quando a cultura da raiz sobressai do substrato em 3 cm;
  • em 15 dias a partir do momento da fertilização anterior.

Tintura de Erva Daninha

Para preparar o fertilizante, é necessário colher o capim sem sementes, colocá-lo em um barril e encher com água. Insista no remédio por uma semana. Em seguida, é filtrado e diluído com água na proporção de 1 para 10. Essa ferramenta é usada para regar a cultura da raiz duas vezes por mês.

Urtiga

Esta planta é rica em um grande número de nutrientes, nomeadamente potássio, fósforo, cálcio, magnésio. Você pode usar este fertilizante apenas de acordo com as recomendações:

  • urtigas só podem ser usadas em inflorescências ainda não formadas;
  • a grama deve ser saudável;
  • para a preparação da tintura, pode-se usar fermento ou massa fermentada para acelerar a fermentação;
  • você pode fertilizar uma cultura com tal ferramenta, no máximo uma vez por semana.

Excremento de frango

Esta fonte generosa de nitrogênio deve ser usada no início da estação de crescimento do vegetal. Este tipo de alimentação pode ser benéfico para qualquer tipo de solo, é considerado especialmente eficaz em solos ácidos.

Esquema de uso de esterco de galinha:

  • dilui-se a substância com água na proporção de 1 a 12, não se recomenda categoricamente verter esse fertilizante nas raízes, pois pode causar queimaduras;
  • o fertilizante diluído é derramado apenas em ranhuras especialmente preparadas ou entre as linhas.

Freixo de madeira

Rico em potássio e fósforo, magnésio e boro. Com a ajuda dessa substância, é possível não só melhorar a estrutura do solo, mas também desoxidá-lo. Com a ajuda desse fertilizante, a cultura de raízes é alimentada após a semeadura da semente, bem como na fase de crescimento ativo do fruto. Para preparar uma solução de cinzas, é necessário diluir 2 copos de cinzas em um balde de água. Depois disso, o fertilizante é infundido por várias horas e regado com camas de beterraba.

Fermento

O fermento familiar a todas as donas de casa, que é introduzido no solo, pode aumentar o crescimento de bactérias benéficas que, ao processar a matéria orgânica, a saturam de nitrogênio e potássio. Preparação da solução de fermento:

  • 1000 gramas de fermento vivo são diluídos em 5 litros de água;
  • a substância é insistida por 2 horas;
  • diluído com líquido na proporção de 1 para 10.

A rega de beterraba com uma composição de fermento é realizada três vezes:

  • após a emergência;
  • 20 dias após a primeira mamada;
  • alguns meses após a primeira mamada.

Ao alimentar a beterraba, o jardineiro deve levar em consideração que não só a falta, mas também o excesso de minerais podem afetar negativamente o estado da cultura da raiz. Está errada a opinião de que quanto mais fertilizante for aplicado na planta, melhor ela crescerá. A fertilização da cultura deve ser introduzida deliberadamente e alternadamente. Para que a beterraba cresça bem na estação quente, antes do plantio das raízes, vale a pena colocar areia e serragem no solo.

Como alimentar a beterraba, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário