Alimentação de beterraba com ácido bórico
Muitos residentes de verão cultivam beterraba. Um vegetal saudável é apreciado pelo conteúdo de vitaminas, minerais e oligoelementos, ácidos e aminoácidos, fibras - substâncias necessárias para manter a saúde humana. Como outras plantas, a cultura precisa de alimentação para um bom crescimento e proteção contra doenças e pragas. Uma boa solução é alimentar a beterraba com ácido bórico.
Os benefícios da alimentação
Ninguém duvida do fato de que qualquer cultura agrícola precisa de alimentação adicional para seu desenvolvimento bem-sucedido. Eles são aplicados em função das necessidades da planta e das condições do solo. Um dos elementos de que a beterraba precisa é o boro. É parte de muitos fertilizantes, mas os residentes de verão geralmente preferem usar ácido bórico razoavelmente barato e acessível.
O boro nele contido traz muitas vantagens:
- contribui para o aumento da quantidade de clorofila no topo da beterraba, o que acaba levando a uma melhora na fotossíntese;
- há um estímulo ao crescimento não apenas da massa verde, mas também da própria colheita de raízes;
- há uma melhora no sabor das raízes, o conteúdo de elementos como vitamina C, caroteno, substâncias açucaradas está aumentando;
- o vegetal fica melhor armazenado durante o inverno;
- aumenta a imunidade das plantas a doenças;
- o risco de fenômenos como rachaduras e decomposição das raízes é reduzido.
A beterraba é uma das hortaliças especialmente sensíveis à deficiência de boro. A falta de uma substância pode resultar em perda de rendimento de até 30%.
A deficiência do elemento pode ser adivinhada por alguns sinais.
- Com a inanição bórica, as folhas centrais jovens começam a morrer. No início, eles estão ficando para trás no crescimento e, em seguida, escurecendo e secando.
- Manchas marrons aparecem nas folhas mais velhas da próxima camada, as copas murcham e morrem.
- Manchas cinzentas podem ser vistas no colo da raiz. Os tecidos vegetais também morrem.
- O processo continua nas camadas mais profundas da beterraba, seu núcleo apodrece.
Uma planta enfraquecida é facilmente suscetível a doenças fúngicas, entre as quais a mais perigosa e frequente para a beterraba é a fomose. Depressões marrom-escuras se formam na superfície da cultura da raiz, que apodrece. Selos pretos aparecem dentro, e vazios também podem se formar. Quando armazenados, os frutos doentes apodrecem, tornando-se uma fonte de deterioração para os frutos saudáveis.
É muito difícil superar a phomaose mesmo com o uso de fungicidas fortes, pois a causa raiz é uma violação da tecnologia agrícola. É muito mais fácil prevenir uma doença perigosa com curativos contendo boro.
Porém, não se deve deixar levar por eles para que uma overdose não aconteça. A aplicação excessiva de boro causará amarelecimento, ressecamento, ondulação das bordas das folhas, sua morte.
Como fazer uma solução?
Para adicionar ácido bórico ao solo, uma solução é preparada. Não é nada difícil fazer em casa. Você vai precisar de ácido bórico em pó e água. A água deve ser decantada, não é recomendável tirar direto da torneira. A água da torneira contém cloro e outras impurezas. A melhor opção é a utilização de água de chuva ou de poço.
Para diluir adequadamente o fertilizante, é preciso observar as proporções. 10 g de água requerem 10 g de ácido bórico. Porém, a princípio recomenda-se diluí-lo em um litro de água morna, pois os cristais do produto se dissolvem mal em ambiente frio. A solução resultante é despejada em um balde ou regador com 10 litros de água para irrigação.
O boro, é claro, tem um bom efeito na beterraba, mas deve-se entender que seria errado aplicar o mesmo fertilizante o tempo todo, porque as plantações de jardim precisam de substâncias diferentes. Por exemplo, a beterraba vai adorar o tempero com sal de cozinha. Vai melhorar a palatabilidade das raízes, ajudando no acúmulo de substâncias açucaradas. E também as beterrabas ficarão maiores e mais fortes. Para 10 litros de água, você precisa de uma colher de sopa de sal. Você também pode criar uma solução complexa.
Leva:
- 10 litros de água limpa;
- embalagem de ácido bórico (10 g);
- uma colher de sopa de sal (cerca de 20 g).
As substâncias são dissolvidas primeiro em uma pequena quantidade de água morna e, em seguida, a solução é vertida na água preparada para tratar as plantas. O boro é muito melhor absorvido por uma planta se for um elemento de um composto orgânico. Para obter esse composto, pode-se adicionar glicerina à solução numa quantidade de 100 ml.
Adicionar 1 colher de sopa de vinagre a 9% irá acelerar a formação deste composto.
Terá um bom efeito na cultura e processamento com permanganato de potássio. A substância promove o crescimento ativo da beterraba, ajuda a prevenir o aparecimento de infecções fúngicas e repele pragas.
Para obter uma solução com a concentração desejada, você precisará de apenas 2-3 g de cristais por 10 litros de água. Um bom efeito é obtido removendo os canteiros antes do plantio. Plantas adultas também podem ser pulverizadas com uma solução rosa claro. Neste caso, é necessário garantir que os cristais se dissolvam bem, caso contrário, podem surgir queimaduras nas plantas.
Você pode melhorar a estrutura do solo com uma solução de cinza de madeira. Este valioso fertilizante possui alto teor de cobre, potássio, magnésio, boro. As cinzas irão substituir perfeitamente os fertilizantes de potássio e fósforo. A beterraba deve ser alimentada com ele 2 vezes durante a temporada: após o plantio e durante a formação dos frutos. Para obter um líquido para irrigação, dissolva 2 copos de cinzas em 10 litros de água e deixe fermentar por 2 a 3 horas.
Métodos de processamento
Para que os benefícios da alimentação da beterraba com ácido bórico sejam tangíveis, ele é aplicado várias vezes durante a estação de crescimento. Será útil embeber as sementes antes de plantar em terreno aberto. Para isso, dissolva 0,5 g de ácido em 1 litro de água e mantenha as sementes na solução por 2 a 3 horas.
A alimentação das raízes é realizada no início do período de crescimento das plantas. Regar as beterrabas com uma solução deve ser de manhã ou à noite. O procedimento deve ser repetido no final de julho ou início de agosto, quando há aumento da massa de raízes. 500 ml de solução é derramado sob a raiz de cada planta. Você pode alimentar as plantas ao mesmo tempo que rega.
O curativo foliar é realizado quando a planta tem de 5 a 6 folhas. A pulverização deve ser realizada em tempo calmo, algumas horas antes do pôr do sol.
Veja abaixo para alimentação de beterraba.
O comentário foi enviado com sucesso.