Tudo sobre fertilizante de sulfato de magnésio
Com a ajuda de fertilizantes, você pode não só melhorar o solo, mas também obter um maior rendimento. O sulfato de magnésio é um dos suplementos mais populares com muitos benefícios.
O que é isso?
Este fertilizante é uma excelente fonte de magnésio e enxofre. O sulfato de magnésio de alta qualidade tem um efeito positivo no rendimento das safras agrícolas. O magnésio participa do processo de fotossíntese, pois é o principal núcleo da reação. Além disso, ajuda o sistema radicular das plantas a absorver ativamente a água. Quanto ao enxofre, este componente é responsável pelo crescimento de qualquer planta e seu rendimento. No caso de sua falta, todos os processos biológicos podem desacelerar, respectivamente, o crescimento irá parar.
Composição e propriedades
Este tipo de fertilizante pode ser de dois tipos.
Granular
Este curativo de cobertura está disponível na forma de grânulos cinza, com tamanho de 1 a 5 milímetros. Eles se dissolvem perfeitamente na água e também são adequados para quase todas as culturas. Eles contêm 18% de magnésio e 26% de enxofre.
Cristalino
Esta opção de alimentação é aplicada pulverizando as plantas. Os fertilizantes entram pelas folhas. Por sua vez, os fertilizantes cristalinos são divididos em duas subespécies: mono-água e sete-água.
- O sulfato de uma só água possui as seguintes substâncias: 46% de enxofre e 23% de magnésio. Essa proporção ajuda a reduzir o consumo das normas exigidas em 3-4 kg por hectare.
- O sulfato de magnésio de sete águas tem um pouco menos ingredientes ativos em sua composição. Portanto, inclui 31% de enxofre e 15% de magnésio.
Sinais de falta e superabundância
Na maioria das vezes, a falta de sulfato de magnésio se manifesta na forma de clorose nas folhas das plantas.
A falta deste fertilizante é especialmente sentida em solos muito ácidos.
É necessário considerar como isso se manifesta nas plantas individualmente.
Falta de enxofre
Os indícios da falta deste elemento são os seguintes:
- a síntese começa a diminuir (aminoácidos e proteínas);
- o nitrogênio começa a se acumular nas plantas;
- aparece um excesso de nitratos;
- o teor de açúcar diminui;
- nas plantas oleaginosas, o teor de gordura é significativamente reduzido;
- as folhas ficam amarelas;
- as plantas param de crescer e se desenvolver;
- o número de frutos no caule é significativamente reduzido;
- aumenta a possibilidade do aparecimento de doenças fúngicas;
- as espigas de milho não são tão cheias e grandes.
Falta de magnésio
No caso de deficiência deste elemento, os seguintes sinais aparecem nas plantas:
- o rendimento das plantas diminui imediatamente;
- o amadurecimento das frutas piora;
- o processo de síntese para;
- o crescimento do sistema radicular está se deteriorando;
- pode aparecer clorose;
- as folhas começam a cair.
Quanto ao excesso de um elemento como o magnésio, praticamente não afeta as plantas. Mas uma overdose de enxofre pode afetar qualquer uma das colheitas. Assim, as folhas das plantas começam a encolher e, eventualmente, caem completamente.
Para evitar que isso aconteça, é necessário monitorar rigorosamente a dosagem dos medicamentos introduzidos. Isso é especialmente verdadeiro para irrigação, porque em alguns casos a água pode conter uma grande quantidade de enxofre.
Instruções de uso
O curativo principal costuma ser aplicado na primavera, de março a abril. Ele é distribuído uniformemente por toda a área imediatamente antes da escavação. Porém, em alguns casos, os fertilizantes podem ser aplicados no outono, pois o frio não afeta isso em nada.Se você pulverizar as plantações, é melhor dissolver o sulfato de magnésio na água, onde a temperatura não seja inferior a 20 graus.
Além disso, é importante lembrar que no plantio de plantas perenes em local permanente, deve-se adicionar sulfato de magnésio em cada cova. Existem várias opções para plantas com alimentação, com as quais você precisa se familiarizar com mais detalhes.
Basal
Quando as safras de inverno são alimentadas, o sulfato de magnésio deve ser aplicado junto com fertilizantes de nitrogênio... Além disso, é melhor fazer isso. no solo ainda congelado. Para outras plantas, você pode usar espalhamento normal usando uma plantadeira. As taxas de fertilização dependem principalmente da cultura cultivada e variam de 60 a 120 kg por hectare.
Se a alimentação for feita por pulverização, o sulfato de magnésio deve primeiro ser diluído em água morna. Somente após a dissolução completa a planta pode ser regada. Deve ser realizado em um raio de 45-55 centímetros do tronco.
Foliar
Normalmente, essa alimentação é realizada no início da manhã, tarde da noite ou em tempo quente e nublado. Os especialistas não recomendam fazer isso em um dia ensolarado e quente. Os fertilizantes foliares são mais frequentemente aplicados na forma líquida. Normalmente, apenas as folhas das plantas são pulverizadas. Isso os livrará da deficiência de magnésio.
Os jardineiros também precisam saber como alimentar diferentes culturas individualmente.
Culturas para o jardim
Pepinos ou tomates reagem muito agudamente à deficiência do fertilizante descrito. No início, as folhas começam a amarelar e depois caem completamente. Então, as próprias frutas começam a encolher. Para evitar consequências desagradáveis, é necessário adicionar 10 gramas de sulfato de magnésio por 1 metro quadrado. É melhor espalhar fertilizantes diretamente sob os arbustos. Se você aplicar fertilizante líquido, 30 gramas de fertilizante precisarão ser dissolvidos em 1 litro de água.
O curativo foliar deve ser aplicado duas vezes ao mês, a partir do aparecimento dos botões. Os fertilizantes para raízes são aplicados duas vezes por estação: durante o aparecimento dos botões e duas semanas depois.
A deficiência de magnésio é ruim para cenoura, repolho ou beterraba. Suas folhas são geralmente cobertas de manchas roxas ou vermelhas. Além disso, o repolho pode nem mesmo formar cabeças de repolho. A adição de sulfato de magnésio é imprescindível. No caso de alimentação de raiz, é necessário adicionar 35 gramas da substância a 1 balde de água. Isso deve ser feito imediatamente após a formação da quarta folha. Exatamente duas semanas depois, é necessário fertilizar novamente. Para pulverizar, 20 gramas de sulfato de magnésio por 1 balde de água serão suficientes.
Se este fertilizante não for suficiente para batatas, as folhas dos arbustos começarão a ficar amarelas e secas e os arbustos imediatamente diminuirão seu crescimento. Para evitar que isso aconteça, você precisará adicionar 20 gramas de sulfato de magnésio por metro quadrado. Isso é melhor feito durante o período de crescimento ativo dos arbustos. Se isso não for suficiente, você pode repetir o procedimento em algumas semanas.
Árvores frutiferas
As árvores também são sensíveis às deficiências de sulfato de magnésio. Em algumas delas as folhas ficam amareladas, em outras até caem. Para ajudar no cultivo, é necessário colocar 35 gramas de fertilizante em cada cova no plantio das mudas. Além disso, a cobertura da raiz deve ser realizada anualmente. Para sua aplicação, pode-se diluir 25 gramas dessa substância em um balde de água. Se a árvore for muito jovem, cinco litros de água serão suficientes, mas para árvores com mais de 6 anos será necessário um balde inteiro.
Arvores coníferas
Se não houver sulfato de magnésio suficiente, aparecerá clorose nas coníferas. No início, as folhas começam a murchar, depois ficam amarelas e, no final, ficam cobertas de manchas vermelhas ou roxas. Para evitar isso, você precisa respeitar as taxas de fertilização. Para as coníferas, será o suficiente para dissolver 20 gramas de sulfato em 1 balde de água.
Arbustos
Alimentar arbustos de bagas, no plantio de mudas, é necessário adicionar 20 gramas de sulfato de magnésio em cada cova. Em seguida, você pode aplicar fertilizantes 2 ou 3 vezes por temporada, anualmente. A alimentação das raízes é realizada no início da primavera e a alimentação foliar - no início dos arbustos em flor.
Flores
A falta de sulfato é especialmente ruim para flores, por exemplo, rosas.... Suas folhas começam a amarelar e cair. Além disso, os botões ficam menores e os brotos não crescem. Para evitar que isso aconteça, os especialistas recomendam adicionar cerca de 1 litro de uma solução a três por cento sob cada arbusto.
Para alimentar flores de interior, como petúnia ou pelargônio, o fertilizante deve ser aplicado imediatamente antes do plantio. Assim, para um pote com volume de 15 litros, bastam 10 gramas de sulfato de magnésio e um tempero de cobertura por temporada. No entanto, isso não deve ser feito durante o período de descanso.
Medidas de armazenamento e segurança
Antes de comprar qualquer fertilizante é importante familiarizar-se com as medidas de segurança necessárias com antecedência... Você precisa estar ciente de que a poeira de sulfato de magnésio pode causar coceira, irritação, vermelhidão ou até dermatose em algumas pessoas. Para evitar que isso aconteça, use luvas e respirador. Além disso, a pele deve ser coberta com roupas em todos os lugares.
Você também deve parar de fumar durante esses procedimentos.... Ao final do procedimento, certifique-se de lavar as mãos e tomar banho. Se, ao pulverizar as plantas, a solução entrar em contacto com a pele, esta área deve ser imediatamente enxaguada com bastante água.
Quanto ao armazenamento de sulfato de magnésio, é colocado o mais longe possível do lugar onde crianças ou animais estão... Além disso, o local de armazenamento deve estar seco. Se o fertilizante se espalhar, deve-se coletá-lo imediatamente, e o próprio local deve ser lavado com pano úmido.
Resumindo, podemos dizer que o sulfato de magnésio é um excelente fertilizante para diferentes plantas. O principal é familiarizar-se com as regras para a sua introdução, bem como as medidas de segurança. Só neste caso as plantas vão deliciar a todos com sua beleza.
Neste vídeo, sugerimos que você se familiarize com mais detalhes com fertilizantes de sulfato de magnésio e seu uso.
O comentário foi enviado com sucesso.