Composição e uso de fertilizante de sulfato de potássio

Contente
  1. O que é isso?
  2. Benefício e dano
  3. Quando você precisa depositar?
  4. Aplicativo
  5. Como é combinado com outros fertilizantes?
  6. Medidas de precaução

Para que a colheita seja rica e estável, os jardineiros experientes usam uma alimentação especial. Eles saturam as plantas com microelementos úteis, ativando os processos de desenvolvimento e frutificação. Os compostos orgânicos e minerais são usados ​​como fertilizantes.

O que é isso?

O sulfato de potássio é usado ativamente na agricultura. É uma isca mineral que tem muitos efeitos positivos.

Os seguintes processos são acelerados:

  • fotossíntese;
  • formação de açúcar;
  • metabolismo intracelular.

Além disso, este fertilizante é usado para proteger as plantas de fungos, bolores e aumentar a resistência às geadas das culturas. Não há cloro no revestimento de cobertura, por isso é recomendável aplicá-lo em diferentes plantas.

Como muitos outros compostos, o sulfato de potássio encontrou seu uso na fertilização de representantes de jardins e flora de jardins. A principal característica do produto é o seu rico teor de potássio. Seu volume chega a 54%. Este elemento tem um efeito positivo no amadurecimento das frutas, bem como no desenvolvimento de uma forte imunidade. A aplicação regular da composição ajuda as plantas a tolerar a umidade e o ataque de pragas.

O produto é muito popular na forma de cristais leves em forma de diamante. Eles podem ter luz branca ou cinza. O agro-produto se dissolve rapidamente na água, sendo facilmente absorvido pelo solo e penetra no sistema radicular.

Composição química da isca mineral (de acordo com os padrões GOST):

  • potássio - sua participação varia de 46 a 54%;
  • enxofre - até 18%;
  • magnésio - conteúdo máximo 3%;
  • cálcio - 0,4%.

Características físicas da droga:

  • o fertilizante tem sabor amargo com notas azedas e salgadas;
  • o pó se dissolve rapidamente na água.

Fórmula química - K2SO4.

Benefício e dano

Cada composição possui qualidades positivas e negativas que devem ser levadas em consideração antes do uso. Hoje, os fertilizantes à base de sulfato são usados ​​ativamente na esfera agrícola, devido ao qual suas propriedades foram há muito estudadas e testadas na prática.

O efeito positivo da droga:

  • os processos de emergência e desenvolvimento de rebentos jovens são ativados;
  • a concentração de vitaminas nos caules das plantas (açúcar, substâncias nitrogenadas e outros componentes) está aumentando;
  • o risco de contrair várias doenças é reduzido;
  • o rendimento aumenta significativamente;
  • substâncias úteis e oligoelementos são uniformemente distribuídos por toda a planta devido à circulação ativa dos sucos;
  • A cobertura pode ser usada para plantas que não toleram cloro (raiz-forte, uva, batata, repolho e outros representantes da flora).

É também um produto acessível que pode ser encontrado em qualquer loja agrícola. Como desvantagens, é necessário observar o efeito que se produzirá na planta em decorrência da falta ou excesso de potássio. Se a planta precisa de potássio, o metabolismo do carbono é visivelmente perturbado. Como resultado, o nível de açúcar nos caules diminui e o processo de formação do amido fica mais lento. Tudo isso afeta negativamente a produção, bem como o sabor e os benefícios da fruta.

Agrônomos experientes aplicam o revestimento de cobertura regularmente para manter as condições confortáveis ​​para o crescimento e a frutificação das plantas.

Se a fotossíntese começar a diminuir, isso afetará negativamente o sistema imunológico.As plantações de hortas e hortas começam a perder sua resistência a doenças e ataques de insetos nocivos. Sinais de fotossíntese prejudicada são ativamente manifestados em batatas, milho e trigo sarraceno.

A falha neste componente pode ser detectada pelas seguintes mudanças:

  • a massa verde na parte inferior da planta perde a cor;
  • as bordas da folhagem ficam amarelas e secas;
  • estimulação de enteados;
  • manchas cloróticas aparecem;
  • os rebentos perdem a elasticidade;
  • a fragilidade dos caules aumenta;
  • o crescimento diminui significativamente;
  • o rendimento cai;
  • a palatabilidade da fruta é marcadamente reduzida.

Além disso, as consequências negativas são provocadas pelo excesso de potássio, portanto, o uso de fertilizantes minerais deve ser observado de forma correta e precisa em proporções ótimas.

Quantidades excessivas de potássio estão repletas das seguintes consequências:

  • as folhas novas tornam-se fracas e finas, aparecem nelas estrias de clorose;
  • o sistema de raiz é destruído;
  • a planta absorve e assimila fracamente microelementos úteis.

Quando você precisa depositar?

É necessário usar curativo mineral assim que forem percebidos sinais de falta deste componente. Engenheiros agrônomos experientes, que há muito utilizam diversos tipos de fertilizantes, os aplicam em determinados momentos. Antes de usar a composição, muitos fatores devem ser considerados:

  • com que finalidade se utiliza a composição (para proteger a planta antes do inverno, para fortalecer sua imunidade, para aumentar a produtividade ou para conseguir outro resultado);
  • tolerância individual ao medicamento e a condição das plantas;
  • temporada;
  • tipo de solo.

O último fator é essencial e influencia o efeito que a isca terá. O tipo de solo também afeta o tempo de incorporação da composição química. Os especialistas recomendam a aplicação de sulfato de potássio em solos de turfa solta. Portanto, o medicamento será o mais eficaz e seguro possível.

Em solos argilosos, também é usado, mas raramente, devido à alta concentração de argila. Este componente evita que os oligoelementos benéficos penetrem no solo e atinjam o sistema radicular da planta. Características do uso do curativo mineral e a necessidade de sua adição para diferentes tipos de solos.

  • Lançar os processos de crescimento e desenvolvimento dos principais sistemas da planta, aumentando a frutificação. Para alcançar esses resultados, o fertilizante é usado em solos de turfa, areia, várzea e terra vermelha.
  • Para ajudar os brotos jovens, esse tipo de cobertura é adicionado ao solo argiloso ou ao solo fértil preto. É aconselhável umedecer o solo antes de aplicar. Nesse caso, é especialmente importante seguir o tempo e o cronograma de fertilização regular.
  • Para aumentar o nível de acidez, o sulfato de potássio é misturado ao solo de cal.

Como mostra a prática, na maioria das vezes esse tipo de fertilizante mineral é usado para solos de turfa e parcelas de solo podzólico que precisam de uma porção de nutrientes. Os agrônomos praticamente não usam sulfato em salgadinhos. Isso se deve ao fato de que a terra está saturada com vários tipos de sais. Ao usar fertilizante para solo preto, a incorporação deve ser realizada apenas em relação às culturas individuais.

Um produto é introduzido para nutrir as plantas que precisam de uma entrada significativa de microelementos. São culturas como beterraba e girassóis. Eles também incluem árvores frutíferas.

Aplicativo

Cronometragem

Os agrônomos profissionais sempre cumprem os prazos ao aplicar os diferentes tipos de fertilizantes. A vantagem do sulfato de potássio é que ele pode ser usado em qualquer estação do ano, sem se limitar a uma época específica do ano. Ao processar solos pesados, é recomendável realizar o acabamento no outono. Para que o preparo chegue mais rápido ao sistema radicular da planta, é necessário fazer pequenos entalhes no tronco.

Para um substrato leve e solto, o subcórtex é realizado na primavera. Recomenda-se fazer isso no processo de cavar um terreno no jardim ou na horta. Com o início da estação de crescimento, a composição mineral é adicionada uma segunda vez.Isso aumenta o crescimento das safras e também tem um efeito positivo na qualidade das raízes. No verão, a composição é adicionada conforme necessário. Por exemplo, se forem notados sinais de deficiência de potássio ou se for necessário proteger a planta de pragas e outros efeitos negativos.

O fertilizante deste tipo é usado ativamente para alimentar flores. A composição é aplicada durante a abertura dos botões ou no início da floração. Para árvores frutíferas e arbustos, o sulfato de potássio é adicionado durante a frutificação. Isso vai melhorar a qualidade da colheita, valorizando a qualidade gastronômica da fruta.

Obs: o curativo com composição mineral no outono ajuda as plantas a se prepararem para as geadas e aumenta sua vitalidade.

Opções de aplicativo

Existem muitos métodos de fertilização, ao escolher quais especialistas levam em consideração a estação do ano, a forma de preparo, o estado das plantas e outros fatores. Ao usar o sulfato de potássio, os agrônomos escolhem entre os métodos equino e foliar.

A composição mineral seca é misturada com água ou utilizada em sua forma original. No primeiro caso, é injetado próximo ao tronco da planta, logo abaixo da raiz. No segundo, a cultura é pulverizada com uma solução mineral. Para alcançar a eficiência máxima, o solo pré-arado é pulverizado. O procedimento é realizado no início do inverno ou antes do transplante. Para preparar uma composição líquida, ela deve ser diluída com água limpa de acordo com as instruções nas instruções. Em seguida, é colocado sob a raiz. Muitos agrônomos e jardineiros experientes acreditam que esta opção é a mais prática e eficaz.

Pulverizar com uma solução mineral satura a massa verde e os frutos com microelementos úteis. O cálculo da solução neste caso é o seguinte: 40 gramas de produto seco por 10 litros de água. A mistura resultante é pulverizada a partir de um bico.

Como usar para diferentes culturas?

O sulfato de sódio é considerado um dos fertilizantes mais comuns. É usado ativamente tanto para o processamento de grandes terras agrícolas quanto para pequenas hortas ou pomares. Ao comprar um medicamento em uma loja, você recebe uma breve instrução de uso com o pó, mas é recomendável estudar mais detalhadamente as formas de uso do produto para diferentes culturas.

Uso competente de sulfato de potássio ao fertilizar as seguintes safras de frutas.

  • Tomates. O consumo ideal é de 20 gramas da composição por metro quadrado de terreno. Isso o ajudará a cultivar muitos tomates suculentos e saborosos. Recomenda-se a introdução da primeira porção de fertilizantes algumas semanas após o plantio das mudas. Na próxima vez, a composição mineral deve ser adicionada apenas se uma tonalidade azul aparecer na parte inferior do caule.
  • Pepinos. Ao processar uma área onde crescem pepinos, a composição deve ser aplicada 3 vezes em uma temporada. Pela primeira vez, o sulfato de potássio é adicionado antes da semeadura. O próximo procedimento de isca está no processo de plantio de frutas. O último fertilizante é adicionado assim que a floração começa. O consumo ideal é de 100, 200 e 400 gramas para cada estágio.
  • Culturas de raízes (cenouras, beterrabas e outras culturas). Neste caso, use uma preparação seca. Um metro quadrado do local é destinado a 30 gramas de pó. Recomenda-se adicioná-lo no outono ou na primavera, durante a escavação.
  • Repolho e várias verduras. Nesse caso, você precisa usar o método descrito acima.
  • Arbustos de fruta. Antes que a planta comece a florescer, ela precisa ser alimentada. Para fazer isso, use 20 gramas do produto por metro quadrado de terreno.
  • Uva. Para uvas de várias variedades, esta opção de alimentação também é adequada. Para 20 gramas de sulfato, adicione 40 gramas de superfosfato (proporções por metro quadrado). Os componentes químicos devem ser diluídos em 10 litros de água. O acabamento é melhor feito após a colheita ou com a chegada da primavera.
  • Árvores. Para obter uma colheita abundante de frutas, é necessário aplicar 220 gramas de fertilizante em cada cova de plantio.
  • Morango. O sulfato de potássio é melhor adicionado durante o ovário da baga. Isso geralmente acontece em maio. Para um arbusto, 20 gramas de composição são suficientes.
  • Batata. O pó seco é adicionado aos poços a uma taxa de 7 gramas por poço.
  • Flores no jardim. 18 gramas por metro quadrado de terreno serão suficientes para obter botões exuberantes e vibrantes. A melhor época para aplicar é na primavera, enquanto se trabalha a terra com ferramentas.

Nota: Regras de fertilização separadas foram desenvolvidas para rosas. Eles precisam ser fertilizados 2 vezes por temporada. Na primeira vez, 75 gramas devem ser adicionados a cada poço no momento do plantio. A segunda alimentação é aplicada no início de julho. Neste caso, a flor é regada com uma composição, para cujo preparo é necessário diluir 25 gramas de sulfato em 10 litros de água pura.

Além disso, a droga é ativamente usada para trigo e outros cereais.

Como é combinado com outros fertilizantes?

O fertilizante comum pode ser combinado com outros fertilizantes. Combinando diferentes formulações, um efeito especial pode ser alcançado. Ao usar sulfato de potássio, você deve seguir as seguintes regras:

  • este tipo de alimentação não deve ser aplicado junto com mel ou uréia;
  • se for necessário preparar uma composição com fertilizante de potássio e nitrogênio, os componentes devem ser previamente misturados;
  • quando usar cobertura para o tratamento de solos ácidos, recomenda-se misturar potássio com cal;
  • a eficiência máxima pode ser alcançada combinando o fármaco com o fósforo.

Medidas de precaução

Ao usar suplementos minerais, certos cuidados devem ser tomados. Certifique-se de usar roupas de trabalho e outros equipamentos de proteção. Você precisa trabalhar com fertilizantes com luvas. Um respirador é usado para proteger o trato respiratório. O sulfato não deve entrar em contato com a pele ou córnea do olho. No final do cultivo da terra e das plantas, você deve lavar bem as mãos e o rosto com água e sabão. O fertilizante deve ser armazenado em local com baixa umidade, fora do alcance das crianças. Além disso, não deve haver acúmulo de poeira na sala.

É aconselhável usar o componente seco diluído em água imediatamente. Não se destina a armazenamento de longo prazo.

Para obter informações sobre por que o sulfato de potássio é necessário e como usá-lo corretamente, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário