Tudo sobre fertilizante sulfato de amônio
Hoje à venda você pode ver uma grande variedade de fertilizantes diferentes para qualquer planta e as capacidades financeiras de um florista e jardineiro. Podem ser misturas prontas e composições individuais, a partir das quais os agricultores mais experientes preparam suas misturas, de acordo com suas próprias necessidades. No artigo de hoje, veremos tudo sobre o sulfato de amônio para fertilizantes, descobriremos para que serve e onde é usado.
O que é isso?
O sulfato de amônio é composto binário inorgânico, sal de amônio de acidez média.
Na aparência, são cristais transparentes incolores, às vezes podem parecer um pó branco, inodoro.
Como você conseguiu isso?
Seu obtido em condições de laboratório quando exposto a uma solução de amônia com ácido sulfúrico concentrado e composições esgotadas, que incluem outros sais. Esta reação, como outros processos de combinação de amônia com ácidos, é realizada em um dispositivo de obtenção de substâncias solúveis no estado sólido. Os principais métodos de obtenção desta substância para a indústria química são os seguintes:
- um processo em que o ácido sulfúrico é neutralizado com amônia sintética;
- o uso de amônia do gás da coqueria para reagir com o ácido sulfúrico;
- pode ser obtido tratando o gesso com uma solução de carbonato de amônio;
- produzida a partir dos resíduos remanescentes da fabricação da caprolactama.
Além dessas opções para obter o composto descrito, também existem um método de extração de ácido sulfúrico dos gases de combustão de usinas e fábricas. Para este método, é necessário adicionar amônia em estado gasoso ao gás quente. Esta substância se liga a vários sais de amônio presentes no gás, incluindo o sulfato de amônio. É usado como fertilizante para a produção de viscose na indústria de alimentos para purificar proteínas em bioquímica.
A composição descrita é utilizada como aditivo na cloração da água da torneira. A toxicidade desta substância é mínima.
Para que isso é usado?
A maior parte do sulfato de amônio produzido é usado para o complexo agroindustrial como um bom fertilizante em escala industrial e para jardins e pomares privados. Os compostos nitrogenados e o enxofre contidos neste tipo de alimentação são fisiologicamente adequados para o crescimento e desenvolvimento adequados das culturas hortícolas. Graças à alimentação com tal composição as plantas recebem os nutrientes necessários. Este tipo de fertilizante é adequado para uso em diferentes zonas climáticas e em diferentes estágios de crescimento da cultura. Pode ser aplicado mesmo no outono, após o desbotamento das árvores.
Vantagens e desvantagens
Além de todos os itens acima, é importante notar as seguintes principais qualidades positivas desta substância:
- permanece na zona da raiz por muito tempo e não sai durante a rega ou chuva;
- tem um efeito neutralizante sobre os nitratos acumulados no solo e nos frutos;
- é possível combinar misturas para seus próprios fins, você pode misturar com substâncias minerais e orgânicas;
- a safra cultivada com tal cobertura é armazenada um pouco mais;
- a composição não é inflamável e à prova de explosão;
- atóxico para humanos e animais, seguro durante o uso e não requer equipamento de proteção individual;
- as plantas assimilam bem esta composição;
- Vamos nos dissolver rapidamente na água;
- não endurece durante o armazenamento de longo prazo;
- dá às plantas não apenas nitrogênio, mas também enxofre, que é necessário para a síntese de aminoácidos.
Como todo produto, o fertilizante de sulfato de amônio tem suas desvantagens, a saber:
- a eficácia de sua aplicação depende de muitos fatores ambientais;
- não pode ser usado em todos os tipos de solo; se usado incorretamente, a acidificação do solo é possível;
- ao usá-lo, às vezes é necessário calar o solo.
Entre todos os fertilizantes disponíveis comercialmente, o sulfato de amônio é considerado um dos mais acessíveis.
Composição e propriedades
Conforme mencionado anteriormente, o sulfato de amônio é amplamente utilizado como fertilizante na agricultura industrial e em jardins privados. A melhor maneira de usá-lo é misturando-o com outros fertilizantes para fazer uma fórmula nutricional. Também é possível usá-lo apenas sem o uso de componentes adicionais. Devido às suas boas características nutricionais e de desempenho, é frequentemente utilizado no lugar de outros suplementos minerais. Em sua composição, ele contém todo o complexo NPK necessário.
O fertilizante descrito pode ser usado para solo ácido apenas com o uso de giz ou cal. Essas substâncias têm efeito neutralizante, por isso não permitem que a alimentação se transforme em nitritos.
A composição deste fertilizante é a seguinte:
- ácido sulfúrico - 0,03%;
- enxofre - 24%;
- sódio - 8%;
- nitrogênio da amônia - 21-22%;
- água - 0,2%.
O sulfato de amônio em si é um fertilizante sintético bastante comum que é usado em vários campos, mais frequentemente na agricultura (geralmente usado para o trigo).
Se houver desejo ou necessidade de usar cobertura e sua escolha recaiu sobre este produto em particular, certifique-se de ler as instruções antes de usar.
Instruções de uso
Cada tipo de cultura hortícola requer seu próprio método e regras para a aplicação de fertilizantes. Considere as taxas de aplicação de fertilizante de sulfato de amônio para as plantas mais populares no jardim.
- Batata... Ele é alimentado ativamente por compostos de nitrogênio. Depois de aplicar este tipo de fertilizante, a podridão do núcleo e a crosta não serão assustadores para ele. Porém, essa composição não ajudará no controle de pragas, uma vez que não é fungicida, ao contrário de outros fertilizantes nitrogenados. Se você usar fertilizantes com sulfato de amônio, precisará de proteção adicional contra o besouro da batata do Colorado, vermes e ursos. Um dos efeitos mais importantes de seu uso no cultivo da batata é que os nitratos não se acumulam nos tubérculos. É melhor usá-lo seco, a norma é 20-40 g por 1 sq. m.
- Verdes. Este fertilizante é adequado para todos os tipos de ervas (salsa, endro, mostarda, hortelã). O alto teor de compostos de nitrogênio auxilia no crescimento das massas verdes. Este adubo de cobertura pode ser utilizado em todas as fases do crescimento destas culturas. É especialmente útil aplicá-lo após a primeira colheita. Uma condição muito importante: a alimentação não deve ser interrompida antes de 14 dias antes da colheita. Isso é necessário para que os nitratos não se acumulem na vegetação. O fertilizante pode ser aplicado tanto a seco (20 g por 1 m2), quanto na forma líquida, para isso é necessário mexer 7-10 g da composição para a quantidade de água com a qual você irá regar uma área igual a 1 sq. . M. m. E você também pode aplicar no máximo 70 g de fertilizante entre as linhas, neste caso, a cada rega, a composição irá fluir para as raízes.
- Para cenouras 20-30 g suficientes por 1 sq. m.
- Beterraba 30-35 g suficientes por 1 sq. m.
- Para alimentação flores sobrea quantidade ideal de fertilizante será de 20–25 g por 1 m². m.
- Fertilizar árvore frutífera ou arbusto pode ser a quantidade de 20 g por raiz.
Conselho de profissional
Vamos dar uma olhada em algumas dicas úteis para usar o fertilizante em questão.
- Este fertilizante pode alimente a grama do gramado. Com sua ajuda, a cor ficará brilhante e saturada. Se você corta a grama regularmente, precisará adicionar mais fertilizante com mais frequência.
- Se necessário, você pode substituir o sulfato de amônio por uréia. Mas deve ser lembrado que as substâncias têm fórmulas diferentes. A substituição de um pelo outro deve ser realizada após um curto período de tempo, embora as composições sejam semelhantes.
- Fertilizante descrito tolerado por todas as variedades e tipos de flores, vegetais e frutos... Mas alguns vegetais não precisam de alimentação adicional. O que as culturas fazem sem alimentação adicional, você pode descobrir nas instruções de uso, que se encontram na embalagem.
- Os especialistas não recomendam o uso excessivo de vários fertilizantes e curativos.... Alguns residentes de verão têm certeza de que quanto mais fertilizante, mais colheita eles poderão colher. Não é nada disso. Como em qualquer campo, o cultivo de frutas e vegetais requer um senso de proporção e compreensão do processo de fertilização. É importante saber o que acontece com as raízes e o solo após adicionar outras formulações. Caso contrário, você pode alterar os parâmetros do solo para valores destrutivos para uma cultura hortícola.
- Para a preparação da fórmula nutricional de vários tipos de fertilizantes, você precisa saber exatamente com o que está trabalhando e entender como as formulações funcionam individualmente e o que acontece nelas quando misturadas. Se a proporção ou as misturas forem escolhidas incorretamente, há uma grande probabilidade de danos graves à planta.
As características do sulfato de amônio são descritas no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.