Propriedades e usos do enxofre para mirtilos

Contente
  1. Propriedades
  2. Taxa de aplicação
  3. Como usar?

Para mirtilos de jardim alto, sol e solo de turfa ácida com boa permeabilidade ao ar e capacidade de umidade são importantes. É esta composição do solo que é mais favorável para o desenvolvimento, crescimento e frutificação. O enxofre coloidal fornecerá os indicadores necessários da acidez do solo.

Propriedades

O nível de pH ideal para mirtilos é 3,5-3,8. A partir das 4 unidades, os arbustos começam a sofrer de clorose e, em taxas menores, começa a morte dos fungos simbióticos que formam a micorriza (simbiose), com a ajuda da qual a planta recebe as substâncias necessárias, dando o que os cogumelos precisam. O mirtilo é uma das poucas plantas que não precisa de solo fértil. Além disso, a introdução de substâncias orgânicas pode destruir o jardim "ascético". O fato é que os mirtilos cultivados foram criados há relativamente pouco tempo - eles têm apenas 100 anos de idade.

No genoma da planta, ainda há uma herança muito forte das propriedades dos progenitores selvagens que crescem em solos pantanosos empobrecidos.

Naturalmente, o solo do jardim precisa de acidificação e a turfa introduzida durante o plantio ao longo do tempo perde as propriedades necessárias para a vida dos cogumelos simbióticos. O acidificante mais adequado é o enxofre granular ou coloidal. O produto granulado decompõe-se gradativamente, iniciando sua ação após cerca de 6 meses. Ao se decompor, os grânulos permitem que a cultura extraia do solo as substâncias necessárias. O enxofre coloidal na forma de solução começa a agir imediatamente, mas seu efeito é bastante transitório. Esta é uma ótima solução se os mirtilos precisarem de ajuda imediata, como um tratamento de clorose. O enxofre granulado é introduzido no plantio, misturando-o com a turfa. A cobertura é aplicada no início da primavera ou no meio do verão.

O enxofre não contém metais pesados, cloro e sódio. A substância não só acidifica o solo, mas também tem um efeito positivo na qualidade do fruto, no seu sabor e aroma. O enxofre evita o amarelecimento da massa verde, ajuda a assimilar melhor macro e microelementos, fortalece a imunidade da planta. Com sua ajuda, os mirtilos são capazes de resistir ao oídio, sarna, antracnose, oídio, etc.

Taxa de aplicação

De 40 a 60 g de enxofre coloidal são introduzidos na cova de plantio. Para cobertura, as taxas de utilização de enxofre podem ser diferentes: tudo depende da composição mecânica do solo. Por exemplo, solos férteis e argilosos têm uma capacidade de troca catiônica aumentada e, como resultado, as taxas de aplicação são visivelmente mais altas do que em solos arenosos, leves e não ricos em húmus. A tabela ajudará a determinar as normas com mais precisão.

Como usar?

O uso do enxofre como acidificante do solo é possível de qualquer forma, é importante apenas lembrar a velocidade do efeito esperado. Conforme mencionado acima, para atendimento de emergência, é melhor usar enxofre coloidal. Nessa forma, a substância se dissolve bem na água e se torna mais acessível para os processos vitais necessários dos fungos simbióticos. Em outros casos, o enxofre granular convencional é preferível porque tem um efeito de longa duração devido à baixa solubilidade.

Algumas pessoas usam eletrólito de carro, porque já é uma solução pronta de ácido sulfúrico a 40%.

A cobertura com enxofre granulado ocorre no início da primavera, quando é derramado nos círculos do tronco. O cálculo é feito com base no fato de que a umidade na forma de precipitação natural ou durante a irrigação começará a dissolver os grânulos, portanto, o solo irá acidificar constantemente. Acontece da seguinte forma: a água, interagindo com o enxofre e as bactérias do solo, provoca a formação de ácido sulfúrico, que tem um efeito extremamente benéfico na micorriza e na consequente produção de mirtilos. Deve ser lembrado que este é um processo longo, se estende por vários meses e não tem efeito imediato. Com base no equilíbrio ácido do solo, o consumo pode ser de 20 a 100 gramas por metro quadrado.

Para usar o eletrólito como fertilizante para mirtilos de jardim, é melhor comprar uma nova formulação na loja: a usada não é adequada para uso. Regue os mirtilos com a solução três vezes por temporada:

  1. no início da primavera;
  2. antes da floração;
  3. após a colheita.

Para se alimentar bem na primavera, determine o nível de acidez e dilua em 10 litros de água de 20 a 50 G. Este volume é suficiente para alguns arbustos. As mesmas proporções são observadas para os curativos subsequentes. No outono, os mirtilos precisam de sais de fósforo e potássio para se recuperarem do trabalho de verão e estabelecerem as bases para a colheita futura: seus botões vegetativos são lançados na estação atual.

Composição recomendada:

  • sulfato de potássio - 40 g;
  • sulfato de amônio - 90 g;
  • superfosfato - 110 g.

Se o enxofre granular for escolhido para o tempero, a velocidade de seu efeito nos processos naturais aumenta acentuadamente se for dissolvido em água usando um misturador de construção. Nem tudo se dissolverá, mas alguns, não obstante, passarão para outro estado de agregação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário