Como e como alimentar morangos remanescentes?
Graças aos esforços dos criadores, hoje todo residente de verão tem a oportunidade de ter morangos perfumados e doces em seu site durante toda a temporada. Para este propósito, variedades remanescentes desta baga foram cultivadas. Alguns deles são capazes de dar frutos continuamente da primavera ao outono, outros dão safras poderosas em maio-junho e, em seguida, em julho, agosto e setembro.
Mas apenas plantar essas plantas não significa ter uma safra. A floração e a frutificação intensas de qualquer cultura levam a enormes gastos de plástico e substâncias energéticas. Seu reabastecimento vem do solo, o que significa que requer cuidados especiais, caso contrário, ele se esgotará rapidamente e as plantas murcharão. Sobre o quê, quando e como alimentar morangos remanescentes serão discutidos neste artigo.
Cronometragem
Os catálogos de jardinagem estão repletos de belas fotografias de grandes variedades de morangos, que costumam dar frutos durante o verão. A principal condição para o cultivo dessas plantas é a criação de um alto nível de background agrícola, a aplicação oportuna de uma quantidade suficiente de fertilizantes, garantindo uma irrigação equilibrada e o afrouxamento regular do solo. O cumprimento desses requisitos garante colheitas múltiplas no verão e até no outono.
Existe um esquema de fertilização específico.
- No primeiro ano após o plantio. Durante este período, os morangos requerem uma quantidade mínima de fertilizante. A nutrição dos arbustos é fornecida pelo preparo do solo antes do plantio.
- No segundo ano, são introduzidas substâncias minerais e orgânicas.
- Terceiro ano. Recomenda-se o uso de complexos exclusivamente minerais.
- Quarto ano. Este é o último ano de cultivo de arbustos antes de mudar de local. Devido ao esgotamento significativo do solo, é necessário adicionar uma quantidade significativa de matéria orgânica e fertilizantes minerais a ele.
A fertilização é realizada em etapas, da primavera ao outono. A promessa da futura colheita é feita ainda na fase de preparação do terreno para os morangos. Uma quantidade suficiente de matéria orgânica é introduzida no solo. O esterco será reaquecido por cerca de 4 anos, fornecendo às plantas as substâncias necessárias. Na primavera, ao afrouxar os canteiros, são aplicados fertilizantes de nitrogênio. Antes da floração, é necessária a fertilização com fertilizantes à base de potássio.
Você pode alimentar os morangos com fertilizantes secos, borrifando-os no solo antes de soltar, ou pode tratar as camas com medicamentos dissolvidos em água. A vantagem dos fertilizantes líquidos é sua assimilação mais rápida pelas plantas. Na utilização de preparações industriais, é necessário seguir rigorosamente as recomendações, respeitando as doses de aplicação exigidas.
Em doses muito altas, os arbustos engordam sem produzir frutos e, em baixas concentrações, o tratamento se torna inútil.
Fertilizantes
O morango é uma planta caprichosa, especialmente remontante. Para obter uma boa colheita, são necessários cuidados adequados e fertilização oportuna.
Todos os fertilizantes podem ser divididos em três grupos.
Produtos químicos
Esses produtos podem melhorar significativamente o sabor e a aparência da fruta. São fáceis de usar e não é difícil calcular as doses das soluções de trabalho. Além do mais, o agricultor sempre entende quais substâncias e em que volume ele introduz em um determinado período. As preparações químicas são de um único componente: sulfatos de potássio e magnésio, ureia, superfosfato. Existem preparações complexas: azofosk, nitroammofosk, ammophos.
Entre os complexos minerais, os mais populares são "Kristalon", "Ideal", "Ryazanochka". Sua composição é estritamente equilibrada e contém a porcentagem necessária de zinco, magnésio, potássio, nitrogênio, fósforo, cobalto. As desvantagens das preparações químicas incluem seu efeito destrutivo na microflora do solo e dos insetos.
Fertilizantes orgânicos
Eles não são inferiores em popularidade às preparações químicas, com uma preferência especial para os amantes da agricultura orgânica. Mais frequentemente do que outros, verbasco é usado como fertilizante. É diluído com água em certas proporções. Essa substância é rica em compostos de nitrogênio e acelera o desenvolvimento da massa verde do arbusto.
Os excrementos de pássaros têm um efeito semelhante. É comprado seco e depois diluído em água.
É preciso trabalhar com esse fertilizante com cuidado, caso contrário o aumento da concentração da solução pode causar queimaduras nas plantas.
Os residentes de verão não ignoram o húmus e as cinzas. As cinzas podem ser borrifadas no solo ao redor das plantas de forma seca ou regadas com infusão de água. As infusões de água de ervas verdes são de grande benefício. É muito simples cozinhá-los, para isso, todo o joio destruído é colocado em um barril, regado com água e deixado fermentar. Você pode aumentar a fermentação adicionando kefir ou fermento à infusão. A infusão final é diluída 1:10 com água e derramada sobre os morangos.
Composto maduro é usado para fertilizar e cobrir as plantas. Ele contém uma grande quantidade de nitrogênio, que é necessário para a frutificação das plantas.
Remédios populares
A sua utilização permite obter rendimentos elevados sem a utilização de produtos químicos e, ao mesmo tempo, encontrar uma utilização útil para o lixo doméstico. Esse remédio pode ser uma tintura de crostas de pão. Os restos de produtos lácteos fermentados ajudarão a melhorar a acidez do solo, além disso, tal solução é rica em cálcio, enxofre, fósforo e contém dezenas de aminoácidos. Pulverizando arbustos de morango com leite, você pode se livrar de pragas. Não é difícil preparar uma solução de fermento, para isso, despeja-se a matéria-prima com água, acrescenta-se um pouco de açúcar.
Se os arbustos forem tratados com uma solução de ácido bórico, os frutos começarão a amarrar melhor. Para restaurar os arbustos após a frutificação, você pode usar uma solução aquosa de iodo.
Bons resultados são obtidos usando remédios populares juntamente com matéria orgânica - cinzas, húmus, estrume, composto.
Como depositar corretamente?
É necessário fertilizar morangos remanescentes ao longo da temporada. O cuidado adequado dessas plantas em terreno aberto e fechado permitirá que você obtenha o máximo rendimento.
Este processo é dividido nos seguintes períodos principais:
- para alimentação na primavera;
- enfeite superior durante a floração e frutificação;
- após o término da frutificação.
Tradicionalmente, a alimentação na primavera começa no início da primavera. Deve ser realizado imediatamente após o derretimento da neve, antes do início da estação de cultivo. Esta operação é combinada com a poda das folhas velhas das plantas e a arrumação dos canteiros.
Funcionalmente, a primeira cobertura é projetada para fornecer à planta um suprimento de nutrientes antes do rápido crescimento da massa verde dos arbustos. Em primeiro lugar, são necessários complexos contendo nitrogênio - nitrato, ureia. Essas preparações serão capazes de garantir não só um bom desenvolvimento das plantas, mas também uma grande produção de grandes frutos. É melhor adicioná-los na forma de soluções aquosas. Dessa forma, será muito mais fácil para as plantas assimilar componentes úteis dos fertilizantes.
A fertilização durante o período de floração começa em meados de maio, durante a floração em massa de morangos. Para a formação bem-sucedida de hastes de flores, as plantas precisam de potássio. Além disso, um suprimento suficiente desse mineral dará às bagas um tamanho grande, tornando-as doces e suculentas.
Durante o período de floração, recomenda-se introduzir:
- nitrato de potássio;
- cinza;
- excrementos de frango.
Esses fertilizantes são aplicados secos. Este processo será mais eficaz se os componentes forem diluídos em água. A imersão das cinzas em água por vários dias resultará em uma melhor absorção pelas plantas.
Resultados notáveis são obtidos por pulverização com microelementos nas folhas de morango. Recomenda-se pulverizá-los por baixo. Esta parte é mais capaz de assimilar os nutrientes que caíram sobre ela. Com este procedimento simples, o número de inflorescências aumenta significativamente, o que significa que o rendimento aumenta.
Especialistas experientes recomendam a alimentação durante a frutificação durante o período de colheita dos frutos, usando exclusivamente fertilizantes orgânicos. O melhor é considerado uma solução aquosa de esterco de frango, verbasco e composto.
Mas é necessário alimentar os morangos remanescentes após a primeira frutificação, durante a postura dos botões dos frutos da futura colheita, com complexos minerais. Além do mais, durante este período, ocorre uma renovação intensiva do sistema radicular dos arbustos. É por isso que vale a pena cuidar de uma quantidade suficiente de potássio e oligoelementos no solo, introduzindo nitrofosfato, sulfato de potássio, nitrato de potássio na forma de soluções aquosas.
Bons resultados são obtidos com o tratamento foliar "Ruby", "Agros", "Hero". Recomenda-se realizá-lo três vezes:
- durante a formação das folhas jovens;
- durante a floração dos morangos;
- na fase de formação do ovário do fruto.
Se os arbustos de morango em reparo não estiverem se preparando para dar frutos novamente, ajustes devem ser feitos no esquema de fertilização. Depois que a frutificação está completa, apenas fertilizantes de potássio são aplicados. Os morangos devem ser preparados para o inverno, portanto, os complexos de nitrogênio são excluídos, pois podem provocar o crescimento da planta, o que levará à diminuição da resistência ao inverno.
No primeiro mês do outono, é realizada a próxima fertilização, composta por nitroammophoska, superfosfato, sulfato de potássio e matéria orgânica. As plantas jovens precisam especialmente dessa alimentação.
É necessário alimentar morangos remanescentes todas as semanas ou a cada duas semanas. Durante a temporada, essas variedades são fertilizadas 10-15 vezes.
Veja abaixo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.