Variedades e uso de serragem na horta

Contente
  1. Benefício e dano
  2. Visualizações

A serragem de madeira é usada para fertilizar o solo há muito tempo. Existem constantes disputas entre os jardineiros sobre os benefícios e malefícios desse tipo de alimentação, mas há muito mais adeptos desse tipo de manta do que adversários. Os resultados positivos do uso de serragem foram comprovados na prática. No artigo vamos falar sobre quais tipos de serragem de madeira são mais bem utilizados no jardim, considerando suas vantagens e desvantagens.

Benefício e dano

As aparas de madeira no jardim são usadas como fertilizante há muito tempo e seus benefícios não precisam de confirmação adicional. Esses resíduos de madeira (serragem, aparas, aparas) podem ser usados ​​em qualquer tipo de solo e para a maioria das culturas hortícolas. As vantagens de usar esse fertilizante tapa são muitas.

  1. Maior retenção de água no solo. A serragem absorve a humidade e consegue retê-la, o que é muito bom para os períodos muito quentes e secos. Além disso, absorver o excesso de umidade pode evitar o transbordamento das plantas e o apodrecimento das raízes.
  2. Se você usar aparas como pó, não permitirá que as ervas daninhas cresçam.
  3. A serragem é frequentemente usada como material de cama para as bagas. Além de isolar os bagos da superfície do solo, as aparas detêm os insetos-praga, pois não suportam o cheiro de aparas frescas.
  4. Este é um bom isolamento para climas frios. Eles são polvilhados com o sistema radicular para que não congele no inverno.
  5. A serragem pode ser usada como fertilizante.

É necessário usar corretamente a serragem na nutrição das plantas, como a maioria dos fertilizantes. Caso contrário, eles tiram todos os elementos úteis, e a terra não obtém os compostos necessários. Para que as aparas de madeira sejam úteis ao jardineiro, você precisa saber como trabalhar com elas. Somente com a abordagem certa você pode ver um bom resultado.

Você não pode usar resíduos frescos para fertilização, porque a oxidação do solo pode ocorrer em um curto período de tempo. Na sua forma pura, não se utiliza aparas, por não ser considerado fertilizante. Cru e fresco, não apenas não ajudará as plantações de jardim de forma alguma, mas também absorverá vitaminas, complexos minerais e outros micro-compostos úteis, apenas esgotando o solo.

É muito importante escolher o tipo certo de resíduo... É indesejável o uso de serragem de origem desconhecida, neste caso, você pode trazer várias doenças para o seu local. É importante lembrar que aparas de árvores diferentes têm efeitos diferentes nas plantas. Você precisa saber exatamente as espécies de árvores das quais as aparas são obtidas e como usá-las corretamente. Algumas espécies de plantas não podem aceitar serragem decídua ou de carvalho.

Considerando todas as qualidades positivas do uso de resíduos de madeira na horticultura, deve-se lembrar os aspectos negativos de seu uso. Qualquer bom resultado leva um certo tempo e muitas vezes é esquecido.

Visualizações

As variedades de árvores a partir das quais a serragem é produzida têm diferentes efeitos na estrutura do solo. Para aumentar a acidez do solo, são utilizados resíduos de árvores coníferas. Isso é necessário para culturas de jardim, como pepinos, tomates, cenouras, e podem prejudicar morangos e framboesas. Com a serragem, você pode ajustar os parâmetros do solo (pH), que são necessários para uma determinada planta.

bétula

A serragem deste tipo de árvore é frequentemente são usados ​​para fazendas de cogumelos. Isso se deve ao fato de que os cogumelos ostra e os cogumelos adoram substrato de madeira dura.Para esses fins, os resíduos de bétula são colocados em sacos de celofane de grande volume, em seguida, um número suficiente de orifícios é feito para a circulação de ar e, em seguida, esporos de cogumelos são populados.

Para fazer uma boa colheita de cogumelos, é necessário usar serragem fresca sem bolor e outros compostos que prejudicam os cogumelos. Para preparar o nutriente, as aparas devem ser cozidas em fogo baixo por pelo menos 2 horas. Nesse caso, todas as infecções morrerão. Após o final da fervura, o material deve ser bem secado.

Durante o crescimento das lavouras, é necessário monitorar o nível de umidade na bolsa. A umidade excessiva leva ao mofo e à morte da colheita.

Você pode verificar o nível de umidade apertando uma pequena quantidade de material em seu punho. Se uma gota de umidade se formar ao mesmo tempo, isso indica que medidas urgentes devem ser tomadas para salvar os cogumelos.

Aspen

A serragem desta árvore ajudará no cultivo de alho, cebola e morango. Este tipo de madeira contém fitoncidas, que têm um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento destas plantas. Ajuda o jardineiro a reduzir o trabalho de capinar canteiros.

São muitos os benefícios deste tipo de aparas de madeira para árvores frutíferas. A serragem retém perfeitamente a umidade e cria bons parâmetros de solo. Para tal, a camada de cobertura morta deve ter pelo menos 20 cm.

Carvalho

A serragem desta espécie de árvore na forma pura nunca é usada. Eles podem inibir o desenvolvimento e o crescimento de algumas safras de refrigerante. Eles são mais usados ​​para tipos mistos de composto. Assim, o tipo de mineral serragem é criado para seu uso na primavera. Esse fertilizante com resíduos de carvalho pode saturar o solo com nutrientes (potássio, fósforo, nitrogênio) 2 vezes mais rápido do que o normal.

castanha

A serragem deste tipo de madeira é muito apreciada. Eles são usados ​​como isolamento, para absorver a umidade e evitar que o solo resseque. Além disso, a serragem da castanha pode ajudar a controlar um grande número de pragas. Eles têm um efeito benéfico no solo. Devido a isso, um grande número de microrganismos benéficos se desenvolve.

Pinho

A serragem de pinho contém uma grande quantidade de ácidos, óleos e outros componentes que acidificam o solo. Nos casos em que o solo ou planta exija um ambiente com alta acidez, a drenagem e a serragem dessa árvore ajudarão nisso. Eles são usados ​​para cultivar batatas. Ao aquecer o solo, ocorre um efeito positivo. Além disso, a retenção de água e a saturação de nitrogênio são boas para as culturas hortícolas. Para a fertilização, utiliza-se uma mistura de serragem, cinza e esterco.

Coníferas

A serragem conífera pode ser usada como qualquer outra serradura. Além disso, eles podem ser usados ​​"crus". No outono, eles podem ser borrifados no solo em que as safras da horta serão plantadas no próximo ano. A camada de aterro não deve ser superior a 3-5 cm. Tal curativo contribui para o desenvolvimento da microflora no solo.... Isso atrai minhocas, que processam a cobertura morta resultante. Na primavera, o processo de plantio nesse tipo de solo será muito mais fácil, pois a terra estará solta.

Receitas folclóricas

A serragem contém celulose, lignina, hemicelulose. Em estado seco, esses elementos são pobres - eles precisam ser preenchidos com nutrientes, que só podem retirar do solo. Por este motivo, é indesejável utilizá-los apenas e secar. E em combinação com grama, turfa e minerais, ajudam a aumentar a microflora benéfica da terra.

Com a aplicação de serragem, o solo ficará solto e macio. Graças a isso, o solo fica saturado com nitrogênio e ocorre uma boa aeração. Isso significa que a cada aplicação de cobertura, os nutrientes penetrarão melhor no solo.

Existem muitas receitas de fertilizantes diferentes, o principal componente das quais são cavacos de madeira. Vamos considerar os mais simples e comuns.

Usando cinzas

Esta receita foi testada por muitas gerações e conquistou reconhecimento e respeito universais. Também é chamada de "uma substância para a criação de camas quentes". Os seguintes ingredientes são necessários para a fertilização:

  • ácido bórico - 1,5 colher de chá;
  • cinzas de madeira - 1,5 xícaras por 1 sq. m para a primeira camada e 2 vidros para a segunda camada;
  • sulfato de zinco, sulfato de potássio - 1 colher de chá cada;
  • agora você precisa adicionar uréia e superfosfato - 1 colher de sopa cada. eu .;
  • turfa ou húmus - 5 baldes;
  • areia - 1 balde;
  • resíduos vegetais.

Primeira camada colocado em um buraco cavado. Em seguida, a terra é preenchida de acordo com a metragem medida. Segunda camada já deve estar misturado. Para fazer isso, misture de alto a baixo. Assim, uma grande cama quente é obtida.

Recheio orgânico

Os fertilizantes orgânicos são considerados os mais benéficos e benéficos para os produtores. Usar serragem pode fazer um bom composto. Vale destacar 2 opções para a preparação desta composição.

  1. O mais simples é a combinação de aparas com esterco de gado e aves. Está tudo misturado e deixado para apodrecer. Após um ano, você terá um substrato preenchido com carbono de alta qualidade. Pode ser usado com 85% das culturas hortícolas.
  2. Você precisa preparar um poço com uma profundidade de pelo menos 1 metro. Encha 70-80% com serragem. O resto deve ser coberto com cinza de madeira. Será possível fertilizar o solo em 1,5-2 anos. Para melhorar a qualidade da mistura, é necessário mexer ocasionalmente.

Tecnologia de uso

Mulching correto do solo Não é um processo de compostagem, mas uma forma completamente diferente de fertilizar o solo. O preparo adequado da cobertura morta dará resultados muito melhores se usado na primeira metade do verão. Deve ser colocado entre as linhas.

Este método de instalação ajudará as colheitas do seu jardim a crescerem mais fortes e a destruir as ervas daninhas. Em 1 a 2 meses, a substância se auto-consumirá. É usado para pepinos, tomates. Cebola, alho, cenoura e beterraba aceitam bem como cobertura morta. A única diferença é que você precisa colocá-lo após a rega.

O princípio de funcionamento de tal mistura é um processo de fermentação que gera calor. Preparação da mistura:

  • 3 baldes de serragem fresca são despejados em um filme plástico;
  • espalhar 200 g de ureia em toda a área;
  • agora você precisa derramar 10 litros de água;
  • então você precisa adicionar a próxima camada.

O número de camadas depende do tipo de serragem. Ao final da formação das camadas, a massa resultante deve ser recoberta com um filme. É necessário minimizar ao máximo o acesso de oxigênio sob o filme. Após 15 dias, a composição está pronta para uso. Dependendo do volume de chips, o tempo de processamento pode aumentar até 20-22 dias.

Possíveis problemas

Dominar novas técnicas e formulações não é fácil, e erros podem ser cometidos não só por iniciantes e amadores, mas também por especialistas em empresas. O principal erro ao usar serragem é colocá-los no solo limpos.... Mesmo quando são aplicados nas entrelinhas, são necessários minerais que, junto com o orvalho e a chuva, entrarão no solo.

O segundo problema que pode ser enfrentado é o uso de material não maduro como isolamento de safras de frutas silvestres. Demora muito para deixá-lo pronto para uso. O tempo de prontidão depende de muitos fatores. Você pode verificar a adequação do material por cor: um tom marrom escuro é a norma e indica a prontidão da substância.

Para evitar o problema de congelamento excessivo do solo, e a serragem não dava o efeito contrário, não se deve colocá-los muito soltos. Caso contrário, as raízes da planta podem congelar.

Regras de armazenamento

Armazenar serragem é fácil. Flocos pequenos e grandes são armazenados da mesma maneira. O principal é que antes da limpeza sejam colocados ao ar por um tempo, para que fiquem secos e apodrecem, caso contrário podem embolorar e aparecer fungos.... Esse material não pode ser usado para o jardim e terá que ser jogado fora.É muito importante eliminar todo o saco ou pilha infectada. Não será possível separar a serragem infeccionada e bolorenta das boas, porque os poros do bolor crescerão por todo o volume do saco.

Assim, tentar conservar fertilizante pode resultar na perda de parte ou de toda a colheita.

Para minimizar a probabilidade de formação de mofo na serragem, seque-o completamente antes de ensacá-lo ou amontoá-lo. O processo de armazenamento em si não precisa de ventilação, manutenção de temperatura e outros parâmetros. A principal coisa a fazer é proteger os cavacos da umidade.

Pode ser armazenado de várias maneiras:

  • despeje uma pilha comum sobre um filme e cubra-o com algo que não permita a passagem de água (o mesmo filme);
  • despeje uma pilha no asfalto e cubra com polietileno;
  • coloque em sacos plásticos e armazene em sacos separados.

Pode haver muitas opções de armazenamento. O principal é que não haja fogueiras, churrasqueiras e outros objetos próximos ao depósito, de onde a serragem pode pegar fogo. A segunda condição importante para um inverno bem-sucedido e uso subsequente em seu local será boa proteção contra umidade.

Visão geral da revisão

Todo jardineiro tenta usar apenas o que há de melhor em seu site. Isso também se aplica a fertilizantes. Uma vez que a serragem é um material natural e ecológico, muitos residentes de verão estão tentando aplicá-los no processo de cultivo de culturas hortícolas.

Muitas pessoas usam serragem no país como fermento em pó. Eles são capazes de transformar solo muito duro em solo bastante macio para um bom crescimento e desenvolvimento das plantas. Esse recurso agradou a maioria dos residentes de verão. No entanto, os jardineiros estão alarmados com o alto risco de incêndio da serragem, por isso alguns têm medo de entrar em contato com eles. Caso contrário, os jardineiros raramente veem falhas graves nos resíduos de madeira.

Se necessário, altere os parâmetros do solo, aparas são usadas para plantas de interior.

No próximo vídeo, você pode se familiarizar com a tecnologia de preparo de fertilizantes a partir da serragem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário