Como e como alimentar mudas de pimenta?
No cultivo da pimenta, é importante alimentar corretamente as mudas para obter o resultado desejado. A frequência e dosagem corretamente calculadas ajudarão a planta a criar raízes fortes e produzir folhas saudáveis. O fato é que apenas mudas fortes e bem nutridas serão capazes de resistir a pragas e a várias doenças. No artigo, revisaremos os fertilizantes minerais e orgânicos, bem como os remédios populares que ajudarão a nutrir as mudas de pimenta.
Visão geral de fertilizantes
Ao cultivar o pimentão em casa, é importante seguir as regras de dosagem e a frequência de alimentação para que cresça melhor e tenha raízes fortes. Um excesso de nutrientes não deve ser permitido, pois isso também pode ter um efeito negativo sobre os brotos: eles se tornam suscetíveis a pragas, folhas claras podem aparecer. Se conseguir alimentar bem as mudas de pimenta, a colheita certamente irá deliciá-lo com a sua frescura e riqueza. Vamos dar uma olhada nos fertilizantes minerais e orgânicos mais eficazes para ajudá-lo a cultivar um vegetal saudável.
Mineral
O fertilizante mineral pode ser preparado de forma independente ou adquirido em uma loja. Essas soluções têm um alto teor de oligoelementos necessários para um crescimento rápido. Usá-los ajuda a fertilizar a planta e tornar o solo mais fértil.
- Baseado em ureia. Esta opção é inserida duas vezes. Contém 1/2 colher de chá. uréia, 2,5 ml de humato de potássio, 1 litro de água sem cloro. Todos os ingredientes devem ser bem misturados e, em seguida, despeje os brotos de pimentão com a solução estritamente na raiz. Se as mudas estiverem em pequenas quantidades, pode-se introduzir o fertilizante com uma seringa, após retirar a agulha. A planta é alimentada pela segunda vez após a colheita. Nesse caso, você terá que fazer o dobro para que tenha efeito.
- Baseado em nitrato de amônio. Outro fertilizante nutritivo à base de componentes minerais, que deve conter 2 g de nitrato de amônio, 3 g de superfosfato, 1 g de potássio, 1 litro de água. Todos os ingredientes são misturados entre si e as partes são introduzidas sob a raiz das mudas de pimentão.
- À base de fósforo. Não negligencie as soluções prontas que são vendidas em lojas para jardineiros. Neste caso, o fertilizante Agrícola 3 é perfeito, desenvolvido especificamente para pimentão e tomate. Devido à alta dosagem da base de fósforo, o caule da planta ficará forte e grosso. O pó acabado deve ser diluído em água de acordo com as instruções e fertilizado com as mudas.
Orgânico
Os fertilizantes orgânicos de nitrogênio e fosfato não podem fornecer menos crescimento. De produtos biológicos prontos, recomenda-se prestar atenção a "Hercules", "Azotovit" e "Phosphatovit". São remédios comprovados que irão deliciar você com o resultado. No entanto, você também pode preparar alimentos orgânicos em casa.
Para isso, você precisará de:
- 1,5 litros de água;
- 2 colheres de chá biohumus;
- 1 colher de chá Sahara.
Todos os componentes devem ser bem misturados e infundidos por 24 horas em ambientes internos em temperatura ambiente. Ao final do dia, deve-se introduzir na solução curativo de húmico-potássio. Isso dá um maravilhoso chá de vermicomposto, que deve ser usado conforme as instruções imediatamente após ser cozido.
Você não pode armazenar fertilizantes por mais de um dia. Esta receita pode ser usada para alimentação e após o procedimento de colheita.
Os fertilizantes à base de cinzas fornecem os melhores resultados. Eles são introduzidos após a seleção. Graças à composição rica em fósforo, magnésio, cálcio, boro, ferro e potássio, é possível obter uma colheita saudável e rica. A infusão de cinzas também ajuda a reduzir a acidez do solo, podendo ser introduzida não só antes, mas também após a colheita. Ash é adicionado à raiz.
Para fazer este fertilizante, você precisará de:
- 1 copo de freixo;
- 10 litros de água morna.
Os componentes devem ser misturados e deixados no escuro por dois dias. Após o primeiro uso, o resultado não demorará a chegar. O uso da infusão de cinzas contribui para a cicatrização da planta e a produção de grandes frutos.
Uma excelente opção seria fertilizar as plantas com fezes de galinha algumas semanas após o transplante. Este ingrediente enriquece o solo e promove o rápido crescimento dos pimentões. Nesse caso, é preferível utilizar um produto comercial, pois é totalmente seguro para mudas e já passou pelo processamento necessário.
Para preparar a solução, você precisará de:
- 1 Colher de Sopa. eu. excrementos de frango;
- 1 litro de água.
Os componentes devem ser misturados e insistidos em local aquecido por três dias. Essa infusão deve ser agitada em 10 litros de água e imediatamente injetada sob a raiz do pimentão.
Que remédios populares usar?
Na jardinagem, muitas vezes gostam de usar remédios populares que ajudam a fortalecer as mudas. Alguns consideram esses fertilizantes muito fracos, outros argumentam que eles não são piores do que as soluções minerais à base de amônia. De qualquer forma, o uso desses curativos é testado há décadas e não diminuiu sua popularidade em nosso tempo.
Considere as opções mais eficazes e eficientes para roupas folclóricas.
- Decocção de casca de cebola. Todo mundo sabe que a casca da cebola contém substâncias benéficas que têm um efeito benéfico nas mudas. Infelizmente, sua concentração é muito baixa, por isso é necessário usar esse curativo com freqüência para que ele dê o melhor resultado. Alguns jardineiros adicionam uma tintura cada vez que regam. O preparo do fertilizante não é difícil. É necessário despejar a casca de três cebolas grandes com um litro de água fervente e deixar por 24 horas. Para regar, a solução não precisa ser diluída em água.
- Infusão de urtiga. Possui uma grande quantidade de componentes nutricionais que contribuem para o rápido crescimento das mudas e o fortalecimento de seu sistema radicular. Despeje 1/2 xícara de folhas de urtiga secas com um litro de água fervente e deixe por 24 horas. Em seguida, despeje a infusão sobre a planta.
- Chá preto. Para preparar uma tintura de chá para o pimentão, você precisará de um copo de folhas de chá e três litros de água fervente. A solução deve ser infundida por um dia e usada imediatamente.
- Casca de ovo. Esta substância contém magnésio, potássio e fósforo, que são necessários para o pleno crescimento de qualquer planta. As cascas de ovo devem ser esmagadas e enchidas com 2/3 de um frasco de três litros. Despeje água fervente sobre as cascas e deixe em local aquecido e escuro por três dias. Para a fertilização, um litro de solução de ovo é tomado e diluído em três litros de água.
- Fermento. Uma solução baseada neles é considerada o melhor tempero para pimentões. O fertilizante fortalecerá o caule e as raízes da planta. Se você regar regularmente as mudas com alimentação com fermento, os frutos serão grandes e suculentos. Para preparar o concentrado, deve-se usar três litros de água fervida resfriada, 100 g de fermento fresco e 1/2 xícara de açúcar granulado. Todos os componentes devem ser bem misturados e deixados sete dias em local aquecido. A solução resultante deve ser diluída na proporção de 100 ml para 5 litros de água. A cobertura deve ser introduzida sob a raiz da planta a cada duas semanas.
Este fertilizante pode ser usado durante todo o período de cultivo.
- Leite e iodo. Eles são fontes de micro e macroelementos. Leite e água devem ser misturados na proporção de 1: 1 e 15 gotas de iodo devem ser adicionadas à solução resultante.A planta deve ser pulverizada imediatamente com o fertilizante resultante.
- Aloe. É um poderoso estimulante de crescimento, por isso seus caules costumam ser usados para fazer cobertura. Vários caules velhos devem ser cortados e pulverizados. Adicione uma colher de sopa de babosa a um litro de água e agite bem. Feche, coloque na geladeira ou na varanda. Depois de uma semana, a solução é misturada com quatro litros de água e despejada sobre as mudas pela raiz.
Características da introdução
Se o pimentão for cultivado em casa, certas regras devem ser seguidas durante a alimentação, o que ajudará a obter um crescimento rápido da planta. Lembre-se de que os fertilizantes são introduzidos sob a raiz apenas pela manhã. As soluções minerais não devem entrar em contato com o caule e as folhas do pimentão, pois podem causar queimaduras. É importante organizar adequadamente o regime de alimentação e combiná-los com regar e soltar a terra.
Imediatamente antes da primeira introdução dos fertilizantes, deve-se prestar os devidos cuidados, sem os quais mesmo os melhores fertilizantes não serão capazes de dar o resultado desejado. O primeiro passo é monitorar o nível de umidade do solo. O solo deve estar sempre ligeiramente úmido, mas nunca molhado. Durante o dia, a temperatura pode oscilar entre 23-27 graus, à noite não deve cair abaixo de +16.
Uma planta plantada em um solo de muda especial não precisa ser alimentada imediatamente após o plantio, basta regá-la regularmente. O fato é que esse solo já contém todas as substâncias necessárias para um crescimento melhorado. Se as sementes são plantadas diretamente no solo, a alimentação é necessária após o aparecimento das duas primeiras folhas.
Plantas saudáveis são alimentadas pela primeira vez apenas duas semanas após a colheita. Nesse período, as mudas já conseguiram se adaptar e precisam de mais resistência.
Se uma pequena quantidade de solução mineral for usada pela primeira vez, a dose deve ser dobrada na segunda alimentação para que as mudas recebam o impulso necessário para um crescimento rápido. Na terceira vez, os fertilizantes são introduzidos uma semana antes do transplante. Para fortalecer as raízes das plantas na estufa após o plantio, use os meios especiais "Atleta" e "Kornevin". Eles vão ajudar a nutrir o pimentão com os nutrientes necessários, fortalecer os caules. Os reguladores de crescimento podem ser usados quase imediatamente após o aparecimento dos primeiros brotos, eles podem ser pulverizados nas mudas uma vez a cada duas semanas.
Veja abaixo para alimentar pimenta.
O comentário foi enviado com sucesso.