Tudo sobre o uso de sulfato ferroso na jardinagem
O uso do sulfato ferroso na horticultura é uma etapa totalmente justificada que permite aumentar a proteção das plantas sem o acúmulo de substâncias nocivas em seus tecidos. Não é nada difícil descobrir como produzi-lo - as instruções e as proporções estão na embalagem, além disso, você pode encontrar materiais adicionais, tabelas. Normalmente, o jardim é tratado no outono e as árvores são pulverizadas na primavera, mas há outros momentos em que é impossível ficar sem o uso de sulfato ferroso.
Peculiaridades
O sulfato ferroso, um composto químico conhecido como sulfato ferroso, tem a fórmula FeSO4. Esta substância pertence aos fungicidas - substâncias utilizadas para combater doenças fúngicas das plantas. O vitríolo de ferro tem efeito de contato, sem efeito cumulativo. Não se acumula nas partes das plantas, o que permite excluir as manifestações negativas durante o período vegetativo.
O ferro é um oligoelemento de que as plantas precisam para a passagem adequada do metabolismo celular. É ela que influencia a formação da clorofila, garante a produção suficiente desta substância. O vitríolo de ferro tem a aparência de uma substância cristalina com tonalidade esverdeada. Sua estrutura não é transparente, não há cheiro específico. Os cristais são respiráveis, dissolvem-se facilmente em água quente; na produção industrial para uso doméstico, a proporção da substância principal na composição do medicamento deve ser de 54% ou mais.
O uso de sulfato ferroso na jardinagem é bastante diversificado. Entre as razões mais comuns para usá-lo estão as seguintes.
- Melhorar a composição do solo. O sulfato de ferro é eficaz quando adicionado a solos com alto teor de carbonatos, fósforo, magnésio ou sal.
- Prevenção de infecção fúngica. Nesse caso, uma solução fracamente concentrada é usada com um teor de sulfato de ferro de 1-3%.
- Tratamento de doenças fúngicas. É necessária pulverização repetida. 1 tratamento é suficiente para cerca de 14 dias.
- Lute contra musgos e líquenes nos troncos das árvores. Além disso, o tratamento fungicida ajuda a lidar com eles em qualquer edifício de madeira.
- Clorose de plantas. O tratamento preventivo ou tratamento pode ser realizado aqui. Regar pela raiz, a pulverização de plantas é realizada. O vitríolo de ferro é eficaz apenas para clorose não infecciosa.
- Controle de pragas de insetos. Aqui, a solução é usada na concentração de 5%.
- Tratamento de cavidades, tratamento de feridas nos troncos. As propriedades desinfetantes e adstringentes do produto são muito altas.
O sulfato de ferro é adequado para uso sazonal. Eles podem processar árvores e arbustos em temperaturas não inferiores a 0 graus Celsius. Nem todos os fungicidas têm essa vantagem.
Além disso, é adequado para a desinfecção de fossas muito melhor do que água sanitária, é seguro para o meio ambiente.
Como procriar corretamente?
Uma tabela especial ajudará a manter as proporções corretas ao misturar sulfato ferroso com água para diferentes culturas. Existem outros pontos importantes também. Por exemplo, se as proporções forem violadas e a concentração ultrapassar os valores recomendados, o tratamento pode ser perigoso para as plantas. Jardineiros experientes acreditam que é melhor diluir e dissolver a substância em doses menores do que estragar o plantio.
Antes de preparar a solução com suas próprias mãos, você deve estudar as seguintes recomendações.
- Frutos de caroço são cultivados apenas em videiras ou ramos nus. Normalmente a concentração não ultrapassa 3%, ou seja, é necessário diluir 300 g de pó por 10 litros de água. A pulverização é realizada no outono.
- As colheitas de pomóideas são processadas na primavera. Para uma área de 100 m2, são necessários cerca de 10 litros de solução a uma concentração de 4-5%.
- Mofo de combate, musgos, líquenes. Aqui, a solução mais concentrada é usada com um teor de sulfato de ferro de 5-6%.
- Na ausência de escalas, você pode navegar na preparação da solução por outras medidas. Por exemplo, para preparar uma solução a 2%, você precisa de 5 colheres de sopa de pó seco para cada 10 litros de água. A solução será laranja brilhante. Vale considerar que todas as normas citadas são indicadas para pó seco contendo 53% de sulfato ferroso.
- É melhor preparar a preparação em água morna. Isso dissolverá os cristais muito melhor. É melhor levar água derretida ou da chuva, a mais macia. Você não pode preparar a solução em um recipiente de metal, é melhor levar um recipiente de plástico. Você precisa adicionar o pó aos poucos, em pequenas doses, mexendo com uma espátula de madeira, você pode preparar um concentrado de 1-2 litros e, em seguida, diluí-lo até o volume necessário.
O processamento deve ser realizado na primavera e no outono por um motivo. O vitríolo de ferro é prejudicial à folha verde e causa queimaduras em seus tecidos. Doses de uma solução com uma concentração de 3-5% têm uma reação muito ácida.
Além disso, o tratamento de primavera retarda a estação de crescimento das plantas em cerca de 7 dias. Isso pode ser usado para proteger os botões delicados de possíveis danos por geada.
Instruções de uso
As características do uso do sulfato ferroso estão amplamente associadas às propriedades desse fármaco. Na primavera e no outono, é usado de diferentes maneiras, a solução pode ser diluída em baixa concentração ou tornada mais forte. Para framboesas e outros arbustos, você precisa escolher uma dosagem, para árvores decíduas e para coníferas, uma dosagem diferente. A reabilitação de doenças e pragas também é feita de acordo com regras estritamente definidas - de forma a não agredir as plantas.
Processando a videira
Talvez este seja o campo de aplicação mais popular do sulfato de ferro. Para uma videira vulnerável a muitas doenças, essa proteção é imprescindível. Na primavera, a pulverização é feita com uma solução em fraca concentração, no outono repete-se a higienização, pouco antes do início da geada. O processamento foliar também é possível.
Na primavera, imediatamente após a retirada da cobertura da videira, deve-se pulverizar. Uma composição fracamente concentrada com um teor de sulfato ferroso não superior a 1% é adequada. É necessária uma proteção mais confiável antes do inverno. A concentração ideal da solução será de 3-5%, também é usada no controle de pragas, bem como em manchas de ódio.
Com a clorose, é usada uma mistura de 0,05% de água e sulfato ferroso. A alimentação da raiz também é possível. Para isso, dissolva 10-15 g (meia colher de sopa) da substância em 10 litros de líquido em água.
Esse aditivo é útil para uvas que apresentam crescimento fraco da videira, branqueamento das folhas, amadurecimento lento dos cachos. A cobertura pode ser combinada com a rega planejada.
Processamento de árvore
Para as árvores frutíferas, o tratamento com sulfato de ferro pode ser usado como medida de proteção contra insetos-praga, líquenes. A madeira e a casca afetadas serão removidas de crescimentos no verão. Além disso, quando usado corretamente, uma melhoria geral na saúde da planta pode ser alcançada. Eles parecem saudáveis, frutificam com mais abundância e melhoram a qualidade dos frutos.
É possível processar madeiras nobres na primavera em uma concentração de 5-7% (500-700 g de pó por 10 litros), mesmo antes de os botões aparecerem. O horário ideal para isso é pela manhã ou à noite. A pulverização é realizada no outono. É importante saber: é absolutamente impossível adicionar cal à solução - é necessário combinar com sulfato de cobre. A rega das raízes é realizada na primavera. Uma solução de 1% é usada aqui, a rega é realizada a uma taxa de cerca de 3 litros por 1 m2.
Também daremos algumas recomendações para pulverização em diferentes culturas de frutas.
- Macieiras e peras. A pulverização realiza-se com solução a 3%, duas vezes, com intervalo de 2 semanas. A irrigação não deve ser realizada após o aparecimento da massa verde.
- Marmelo. O vitríolo de ferro na concentração de 1% ajuda a livrar as árvores frutíferas de doenças perigosas como a moniliose e a sarna. Para 1 planta, cerca de 2-5 litros de solução são consumidos; após a floração, a reorganização não é mais realizada.
- Pêssego, damasco. Eles precisam ser pulverizados com uma solução a 1% em um volume de 2-3 litros por 1 árvore. O processamento é realizado apenas no início da primavera.
- Ameixa, cereja doce, cereja. O primeiro tratamento é necessário antes que as folhas apareçam, o segundo - após a floração. Para 1 árvore, são necessários 2-3 litros de fundos.
O vitríolo de ferro é adequado para o processamento de coníferas. Para eles, o tratamento fungicida é praticamente a única forma de proteger com eficácia contra mofo, podridão e outros tipos de lesões. A pulverização da casca no tronco e galhos é feita no outono. Também é possível tratar cavidades e feridas como medida de desinfecção, tratamento.
Pulverização de arbustos floridos
Arbustos frutíferos e floridos podem ser pulverizados apenas uma vez, na primavera. O sulfato ferroso ajuda a fornecer proteção e tratamento contra a antracnose, vários tipos de manchas. Para groselhas, framboesas, groselhas, é importante não perder o momento antes do aparecimento das folhas. Para o arbusto, são consumidos 1-2 litros de solução na concentração de 1%.
Processamento de jardins no outono
No jardim, o sulfato ferroso pode ser usado amplamente. Por exemplo, arbustos e rosas trepadeiras são mostrados pulverizando na primavera com uma concentração de solução de 1-3%. Possível tratamento antifúngico após a floração. Nesse caso, a mistura é preparada a partir de 50 g de sulfato ferroso por 10 litros de água. O tratamento de outono ajuda a proteger as plantas antes do inverno. Os morangos também precisam de proteção contra doenças e pragas. No combate aos fungos que provocam o desenvolvimento de oídio, podridão cinzenta, requeima, manchas, utiliza-se uma solução de sulfato ferroso a 0,3%. É adicionado ao curativo orgânico, aplicado pela raiz no outono, após a colheita.
Para reduzir o risco de novo desenvolvimento de doenças, é necessário remover cuidadosamente as folhas caídas antes do inverno. O outono é a melhor época para tratar cortes e feridas em árvores. Rachaduras na superfície da casca encontradas após a queda das folhas são desinfetadas com sulfato de ferro 1% com auxílio de uma escova. Para desinfetar feridas profundas e cavidades, é necessária uma concentração maior da substância. Aqui você precisa de 10% de sulfato ferroso.
Tratamento adicional com uréia
Ao lutar contra doenças e pragas no jardim, uma solução monocomponente é usada com mais frequência no jardim. Mas o tratamento com vitríolo de ferro e uréia funciona com muito mais eficiência. Esta combinação de substâncias pode reduzir significativamente a quantidade de medidas agrotécnicas necessárias. O fertilizante de uréia fornece nitrogênio ao solo, necessário para o crescimento e desenvolvimento bem-sucedidos das plantas. O vitríolo de ferro previne a clorose, infecções fúngicas.
Além dos dois componentes principais, no processamento combinado, o terceiro é o mais utilizado - o ácido cítrico, e para obter a consistência ideal, você pode adicionar 200 ml de sabonete líquido em uma base natural à mistura. Esta composição é especialmente eficaz quando usada no outono. Com sua ajuda, a liberação da folhagem é acelerada, a casca amadurece mais rápido nos brotos jovens. O lixo no solo também pode ser pulverizado para destruir microorganismos patogênicos ou pragas, apodrece mais rápido e não cria problemas durante a limpeza da primavera.
A receita do produto combinado é bastante simples.
- Aqueça 1,5-2 litros de água. Isso permitirá uma melhor dissolução de produtos químicos.
- Dissolva 350-500 g de sulfato ferroso em água. É necessário atingir a dissolução completa dos cristais.
- Adicione 10 g de ácido cítrico à mistura. Isso impedirá a oxidação do sulfato ferroso e estenderá sua vida útil.
- Diluir separadamente a uréia em 7-8 litros de água em um volume de 500-800 g. Para conseguir a dissolução da substância.
- Combine os componentes, recebendo cerca de 10 litros da composição acabada. Se necessário, você pode adicionar água.
O processamento é melhor feito no outono. Neste caso, na primavera, o jardim estará totalmente pronto para a estação de crescimento das plantas, não exigindo fertilização de nitrogênio adicional.
Medidas de precaução
O vitríolo de ferro é uma substância química pertencente à classe de perigo III. Não é muito prejudicial à saúde humana, mas não significa que os riscos possam ser negligenciados. Tal como acontece com outros trabalhos no jardim, vale a pena cuidar da proteção individual da pele das mãos, órgãos respiratórios e mucosas. Para isso, são utilizadas luvas de trabalho - preferencialmente de nitrila ou borracha, o rosto é coberto com um respirador.
Ao pulverizar o jardim, as roupas devem ser cobertas, você pode colocar uma capa de chuva, botas de borracha nos pés. Para evitar que a mistura prejudique os olhos, recomenda-se o uso de óculos especiais. Durante o período de aplicação direta da solução, animais de estimação e crianças devem ser isolados. Não misture a composição com outras drogas (exceto uréia) ao mesmo tempo, pois a planta pode sofrer como resultado de uma reação química.
O comentário foi enviado com sucesso.