O uso de iodo para pepinos

Contente
  1. Benefício e dano
  2. Como procriar?
  3. Métodos de aplicação
  4. Recomendações de uso

A demanda por produtos agrícolas é alta hoje, e a tendência para um aumento ainda maior na demanda é claramente visível. Isso força os agricultores a pensar sobre novas estratégias de cultivo ou melhorar as antigas. E isso se aplica principalmente aos métodos de alimentação. O comprador opta por um produto saudável, sem "química" desnecessária e, portanto, cada vez mais são utilizados os chamados remédios populares. Embora possam estar na categoria de bunda com produtos químicos. Tal como, iodo para pepinos.

Benefício e dano

As preparações sintéticas utilizadas na alimentação dos pepinos são uma opção extremamente indesejável no que diz respeito ao período de ovário e maturação. A casca acumula ativamente produtos químicos, o que reduz o valor do produto imediatamente. Mas é possível substituir os sintéticos, e isso geralmente é feito com a ajuda de tintura de iodo e anti-sépticos verdes brilhantes, conhecidos e baratos. Na composição dessas substâncias há compostos de cobre, há fósforo e potássio - e são componentes necessários para o crescimento e desenvolvimento normal de uma planta.

O iodo é útil porque infecta muitas bactérias, fungos e vírus de forma rápida e confiável. Este anti-séptico também é utilizado na desinfecção de sementes, ou seja, na fase inicial de cultivo da futura safra. Finalmente, é acessível, barato e não será um daqueles remédios caros que não se mostraram eficazes. O iodo pode lidar com pepino e mosaicos comuns, necrose e bacteriose, oídio e oídio. Mas a requeima afeta os pepinos com pouca frequência, mas se ocorrer, o iodo também irá combatê-la.

O que mais o iodo é valioso para os pepinos:

  • propriedades preventivas contra microorganismos fúngicos;
  • a possibilidade de desinfecção do solo;
  • impacto negativo sobre as pragas - eles realmente não gostam de iodo;
  • a capacidade de curar rachaduras e fraturas nas hastes que surgem como resultado de danos mecânicos;
  • capacidades estimulantes - ajuda os pepinos a crescerem mais rapidamente e a formarem muitos ovários;
  • fortalecimento do sistema radicular;
  • aumento da safra;
  • finalmente, o iodo também é útil porque melhora o sabor dos pepinos.

O iodo é um participante ativo em muitos processos biológicos, por exemplo, participa da troca de nitrogênio no solo. Graças a isso, a planta mantém uma massa verde saudável, além de enriquecer os frutos com sais minerais e vitaminas. O iodo é usado tanto na prevenção de doenças quanto no tratamento de plantas já infectadas.

Talvez mais frequentemente a solução de iodo seja usada como um aviso: para que a planta não encontre fatores negativos ou esteja pronta para eles. Esta é a norma, especialmente se o iodo for usado desde o tratamento das sementes.

E o dano do iodo se esgota em dois pontos.

  • Se os pepinos forem cultivados em uma estufa, os vapores após o uso do iodo serão tóxicos. Isso se aplica apenas a sistemas de crescimento fechado. Portanto, o trabalho com iodo na estufa deve ser em um respirador. Assim que o processamento estiver concluído, a estufa deve ser deixada com a porta aberta. Recomenda-se processar os arbustos em clima calmo.
  • Em caso de overdose, quando o uso de iodo no fluido de trabalho é exagerado, podem ocorrer queimaduras. Zelentsy pode dobrar, é possível que os arbustos desapareçam após tal tratamento.

Como procriar?

Existem várias receitas para preparar a composição. No jardim, utilizam-se de diferentes formas, das mais simples às mais complexas, dependendo da tarefa e da experiência anterior.

  • Com água... Essa é a opção mais fácil.Para 3 litros de água (sempre morna e macia), é tomada 1 gota de iodo. Os requisitos para a água ainda são os seguintes - a temperatura está entre 20-25 graus, derretimento, sedimentação ou água da chuva. O elemento químico simplesmente se dissolve na água, e essa solução será chamada de fluido de trabalho. De acordo com essas proporções, você mesmo pode calcular quantas gotas de iodo irão para o balde.
  • Com soro... O soro de leite não é o único ingrediente possível em uma receita. Em vez disso, o próprio leite, kefir ou iogurte podem ser usados. Para 1 litro de soro de leite (ou outro produto lácteo), tome 30 gotas de uma solução aquosa de iodo. Presume-se que o iodo seja diluído em 10 litros de água.
  • Com cinzas. A cinza é um produto útil da combustão de plantas e madeira no jardim. As cinzas contêm muito potássio, magnésio e cálcio. É melhor não misturar cinzas com iodo, mas antes da rega, enriquecendo o solo com cinzas. Ou seja, antes que a solução com iodo esteja pronta, o solo sob os pepinos deve ser polvilhado com cinzas. Seu uso tem um efeito benéfico no sabor da fruta.
  • Com bicarbonato de sódio. Esta composição é adequada para uso único. Dissolva 2 colheres de sopa de refrigerante em 3 litros de água, adicione 10 g de iodo e um pouco de permanganato de potássio. O permanganato de potássio é adicionado antes de tingir a solução com uma cor levemente lilás.

As receitas de iodo podem ser alternadas com outras, se corresponderem ao propósito de uso. O iodo é combinado com o verde brilhante, com o pão branco - essas receitas também são procuradas.

Você precisa monitorar cuidadosamente a dosagem - se os primeiros são dados em uma diluição de 1 litro, você mesmo precisa calcular quanto você precisa diluir em 3-5-10 litros.

Métodos de aplicação

Os fertilizantes são aplicados com mais frequência de duas maneiras - regando (método da raiz) e pulverizando (foliar). Existem regras gerais de processamento para os dois métodos.

  • É necessário processar a planta à noite, quando as raízes dos pepinos podem absorver o líquido do solo. Durante o dia, quando o sol está ativo, eles não o farão com a mesma eficiência. Durante o dia, é melhor não lidar com o processamento, pois também existe o risco de queimaduras nas plantas. Mesmo quando não está ensolarado lá fora, é melhor recusar tal procedimento em favor da noite.
  • Aplicar corretamente a solução em solo úmido para que as raízes dos pepinos também fiquem protegidas de queimaduras químicas.
  • A dosagem não muda apenas a pedido do agricultor. As opções "com certeza" e "para maior efeito" só trarão danos.
  • Se isso acontecer em uma estufa, após a pulverização e rega, é impossível permanecer nela por muito tempo - é preciso lembrar que os vapores de iodo são tóxicos para o homem.
  • Se molhar a raiz, a solução não deve atingir os caules e folhas.

E, claro, você também precisa se lembrar da sua própria proteção: trabalhe com luvas, protegendo áreas abertas do corpo, se necessário.

Rega

Você deve começar tratando as sementes. Isso não é pura rega, mas mais perto disso do que pulverizar, esse tipo de evento pertence. Definitivamente existe a necessidade de um tratamento pré-plantio, pois assim a planta ficará protegida do ataque de pragas e doenças. E para a formação da massa verde, o iodo na fase de semente também é útil. 1 parte de iodo para 1 parte de água quente - esta é a proporção para esta solução de trabalho. Se for usada uma tintura alcoólica de iodo, 1 gota para cada 1 litro de água é suficiente.

As sementes são enviadas para um recipiente não muito fundo e com fundo largo. Eles são despejados com uma pequena quantidade de solução, deve cobrir completamente os grãos. Após 6 horas, as sementes são retiradas da água e, a seguir, bem secas com um pano macio ou guardanapo. Essas atividades permitirão que as sementes de pepino germinem mais rapidamente.

A rega é realizada em duas versões.

  • Processamento do site. A terra pode ser alimentada antes que as mudas de pepino cheguem lá. Em particular, solos podzólicos e turfosos precisam especialmente dessa alimentação. Ao mesmo tempo, junto com a alimentação, o solo é desinfetado, ou seja, dois procedimentos em um. Se o solo for retirado pronto, a desinfecção com iodo não é necessária.O cálculo é o seguinte: um balde de água morna, 4 gotas de iodo a 5%. Com esta solução, o solo é derramado através de um pulverizador ou equivalente.
  • Irrigação final. É necessário regar o solo com solução de iodo pela última vez durante o período de crescimento intensivo dos frutos. No período de uma cultura florescente, isso é proibido. Em meio à frutificação, a alimentação com iodo protegerá os pepinos de doenças e pragas, como fitopatora, oídio e podridão da raiz. A receita padrão para esse período é de 5 litros de água e 15 gotas de iodo, meio litro de leite também é enviado para lá. Isso é feito, como já foi observado, apenas ao anoitecer, para que os raios solares não sequem o solo tratado.

Tratava-se de alimentação de raízes, cujo objetivo é enriquecer o solo sob os pepinos para que as raízes da planta possam absorver o elemento útil. Também existe outra opção.

Pulverização

Pulverize pepinos com iodo normalmente deve ser no caso de detecção de uma doença, por exemplo, podridão da raiz. Se as folhas ficarem amarelas, as raízes adquirirem uma cor marrom e os ovários nos pepinos começarem a morrer, é hora de começar a trabalhar. Para 1 parte de iodo, 2 partes de água são tomadas, e essa mistura deve ser polvilhada suavemente nas hastes da planta, ou melhor - untada com as hastes afetadas com as mãos (com luvas, é claro). Devem ser retirados pelo menos 10 cm da raiz. Esse processamento deve ocorrer a cada 3-4 dias.... Os sintomas da doença desaparecem em cerca de uma semana ou um pouco mais.

E outro método de pulverização interessante que ajuda a preservar as copas verdes dos pepinos. Para 15 litros de água, é necessário 1 pão branco, que é embebido em água. De manhã, o pão é amassado e, em seguida, uma pequena garrafa de iodo é colocada em um recipiente com água e um pão. Essa mistura precisa ser filtrada e agora você pode borrifar pepinos com ela de um borrifador. Se o produto não se esgotou em uma hora, a infusão ainda pode ser conservada na geladeira por 2 semanas, após este tempo, repetir o tratamento. Use a solução não fria, mas pré-aquecida.

Recomendações de uso

Se as sementes ficarem de molho, o próximo tratamento será no solo. Mas há outra opção - o processamento de mudas em casa.

Casas

Uma solução anti-séptica é preparada da seguinte maneira: 1 gota de iodo é tomada para 3 litros de água. Esta solução é utilizada para processar mudas no peitoril da janela ou na varanda. Isso aumentará a imunidade dos arbustos jovens, especialmente se não houver certeza sobre a qualidade das sementes e seu preparo.

Na estufa

Na estufa e no campo aberto, os pepinos crescem de maneiras diferentes, mais precisamente, as condições para o seu crescimento, cuidando deles são um pouco diferentes. Esta é a diferença no nível de iluminação, temperatura e umidade. A falta de circulação natural do ar na estufa é sua propriedade negativa, o que muitas vezes contribui para o desenvolvimento de certas doenças. A mesma podridão de raiz. É por isso que o iodo é usado na estufa como um anti-séptico natural que pode prevenir as doenças dos pepinos. Isso se aplica a estufas de plástico e estruturas de policarbonato.

A seguinte receita seria ideal, a julgar pelo feedback de agricultores experientes:

  • 10 litros de água;
  • 10 ml de tintura de iodo;
  • 3 gotas de verde brilhante.

O líquido resultante deve ser pulverizado sobre os pepinos na estufa usando um borrifador. Se a infecção já entrou na estufa, a composição da mistura será mais concentrada - 1 parte de iodo para 2 partes de água. Mas, com essa composição, você só pode revestir o caule de um pepino, excluindo-se a pulverização total. É necessário recuar do solo pelo menos 10 (ou melhor, 15) cm, o que impedirá que a poderosa composição chegue às raízes da planta. Esse procedimento pode ser realizado diariamente até que a doença regrida (geralmente o caso termina com 4-5 sessões).

Na estufa, o método de processamento foliar é frequentemente usado, o que é compreensível: os raios do sol não atravessam as paredes da estufa, e os pepinos não têm medo de queimaduras. Por fim, o efeito da pulverização será maior, pois a área que assimila os componentes úteis da mistura é maior. E o processo de exposição à solução de trabalho de iodo também começará mais rápido.

Em campo aberto

Este método de cultivo também tem suas desvantagens.Proteger canteiros abertos do ataque de insetos e patógenos também não é fácil. As plantações ao ar livre são freqüentemente atacadas por míldio. Isso pode acontecer devido a rega excessivamente fria e flutuações repentinas de temperatura (as plantas em uma estufa sofrem com isso, é claro, menos). Se aparecerem manchas amarelas claras nas folhas, que escurecem à medida que a doença progride, e a parte inferior da folha ficar cinza suja, é provável que seja míldio.

No início da doença, a planta é tratada em abundância com uma composição de leite ou soro de leite. A borragem é regada por aspersão, sempre com irrigação abundante de cílios, brotos e folhas. O solo próximo às raízes também é irrigado. O seguinte, a rega regular de pepinos só é possível durante um dia. Em geral, os pepinos não são particularmente bem-vindos à rega intensiva, pois prejudicam o sistema radicular (ou seja, superficial). Portanto, o melhor tempero será a rega no solo, onde são feitos pequenos sulcos. Para proteger e alimentar ainda mais a planta, a parte inferior das hastes pode ser coberta com húmus ou cobertura morta.

Se você começar a usar o iodo a tempo e não exagerar, a necessidade de agentes químicos de processamento desaparecerá por completo. Folhas e chicotes de pepino respondem muito bem às mudanças do clima, não gostam de umidade elevada e sofrem ataques de esporos patogênicos.... É por isso que é difícil ficar sem alimentação. O iodo, sendo um anti-séptico bem conhecido, irá lidar calmamente com focos não desenvolvidos de patógenos, bactérias individuais, vírus e fungos.

Para colher um pepino doce da horta em julho, você deve ajudar a borragem a enfrentar as doenças, resistir ao mau tempo e colher o que há de mais útil da terra. E o iodo é um dos primeiros assistentes aqui.

Para obter informações sobre como usar o iodo corretamente para pepinos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário