Como regar a cebola com sal para não amarelar?
A cebola é sem dúvida uma das principais culturas sempre plantadas na horta ou na estufa. Não é apenas um dos principais ingredientes da cozinha, conferindo aos pratos um sabor e cheiro especiais, mas também é considerado muito útil, cheio de vitaminas e minerais.
O aparecimento de amarelecimento nas flechas da cebola antes do final de agosto pode indicar que a planta está doente. Muitos jardineiros usam vários produtos químicos e biológicos, mas é melhor dar preferência aos métodos seguros da "avó". Uma delas é regar a cebola com sal.
Sinais de doença
Por que as flechas do arco ficam amarelas? Se isso acontecer em agosto, não há com o que se preocupar. Isso é um sinal de que a planta está amadurecendo e logo poderá ser retirada do jardim. Mas se esse fenômeno surgiu muito antes, isso indica que ocorreu uma falha no desenvolvimento.
Existem vários motivos pelos quais a cebola fica amarela.
- Violação das regras e normas de atendimento, rega. Cumprir o cronograma de rega é muito importante. Durante o período em que as flechas estão apenas começando a germinar, o vegetal precisa ser regado em abundância: cerca de 1 vez em 2 dias. Se a cama for coberta com cobertura morta, a rega pode ser reduzida. Você precisa trazer água até a raiz pela manhã. A temperatura da água para irrigação é de 18 a 25 ºС.
- A planta foi atacada por pragas. As cebolas gostam muito de vários insetos. Na maioria das vezes, os nematóides da cebola e as moscas da cebola são encontrados nele. Esses insetos vivem na cabeça da planta e se alimentam de sua seiva. Por causa disso, as setas começam a ficar amarelas.
- Ausência de oligoelementos no solo. O solo em que a cultura é plantada deve estar saturado com nitrogênio. As razões para a falta de tal elemento no solo podem ser uma mudança no clima, um clima muito seco ou, inversamente, uma grande quantidade de precipitação.
- Doenças. A podridão e a ferrugem são doenças que levam ao amarelecimento das cebolas. Se aparecerem manchas amarelas nas flechas do arco, então é ferrugem. Se a parte inferior da cultura for modificada, a planta está podre.
Polvilhar sal na cebola é uma das maneiras mais eficazes de se livrar do amarelecimento, seja qual for a causa.
Esse método de tratamento tem apoiadores e oponentes. O primeiro argumenta que não há nada de errado em regar cebolas com sal, é claro, se você seguir todas as regras. O cloreto de sódio, que é o seu principal elemento, impede o aparecimento de pragas na planta, mata as suas larvas e reduz a quantidade de substâncias nocivas no solo. Os oponentes argumentam que a alta concentração de cloreto de sódio afeta negativamente o desenvolvimento da cultura.
No entanto, na prática, verificou-se que com a rega adequada da cultura com solução salina, as pragas podem ser eliminadas e as doenças evitadas. O mais importante é preparar a solução de rega corretamente.
Receita
As principais vantagens da solução salina são:
- eficiência;
- facilidade de preparação;
- disponibilidade.
No processo de preparação de tal remédio popular, nada é difícil. Você vai precisar disso:
- água da torneira;
- sal de cozinha;
- um pouco de amônia.
Os ingredientes indicados devem ser misturados até que os cristais se dissolvam completamente e adicione uma pequena quantidade de amônia. Você não precisa fazer mais nada. Assim que a solução estiver pronta, ela pode ser usada para regar a cultura.
É importante utilizar os ingredientes nas quantidades indicadas na receita, de preferência apenas sal de cozinha.Se você decidir usar sal "extra" ou sal marinho, sua quantidade deve ser reduzida à metade, já que esses tipos de sal são mais concentrados.
Como regar?
Para alcançar o resultado desejado e se livrar do amarelo com precisão, você precisa processar adequadamente a cultura com a solução preparada.
- Primeira vez o processamento é realizado somente depois que as setas atingem pelo menos 5 centímetros.
- Segundo tempo - cerca de 3 semanas após o primeiro. O comprimento da seta em forma de cebola deve ser de aproximadamente 8 a 10 centímetros. Para a solução, use 10 litros de água e 450 gramas de sal.
- O último - terceiro - o tratamento é possível 3 semanas após o segundo. A quantidade de água para o preparo da solução permanece a mesma, 10 litros, mas a quantidade de sal deve ser aumentada para 600 gramas.
No total, durante a temporada, você pode alimentar a cultura com solução salina no máximo 3 vezes. Você precisa regar apenas de manhã cedo, certificando-se de que a solução só atinja o solo. As cebolas levarão tudo o que precisam do solo para resistir a doenças e pragas.
Depois de cultivar o solo, você também precisa regá-lo bem com água da torneira normal para permitir que o sal penetre no solo.
Você não deve ter medo de que o solo se torne muito salino: uma dose muito pequena de NaCl penetra no solo e não representa nenhum perigo particular para o solo.
Mas vai aliviar as pragas com certeza e permitir que você obtenha penas verdes suculentas, e no futuro - cabeças.
Os especialistas recomendam tomar medidas preventivas entre as regas, a saber:
- quebrar penas amareladas;
- solte o solo e polvilhe com cinza de madeira, pode-se usar pó de tabaco ou pimenta vermelha moída;
- arrancar e destruir as cabeças afetadas;
- alimente a planta com aditivos especiais.
Como tempero superior para cebolas, a ureia, os superfosfatos e o nitrato de potássio são ideais.
Para fins de prevenção, alguns jardineiros colocam os jogos de cebola em uma solução salina antes de plantar. Nesse caso, a solução é preparada na proporção de 1 copo de sal por balde de água. Acredita-se que, neste caso, as larvas da mosca da cebola não irão atacar a planta no futuro.
O comentário foi enviado com sucesso.