Como e como alimentar beterrabas para o crescimento?
Na natureza, as plantas se desenvolvem sem ajuda humana. Quanto às variedades cultivadas, precisam de uma manutenção cuidadosa, bem como de uma fertilização oportuna.
O que é necessário e como reconhecer a falta de minerais?
As beterrabas precisam ser alimentadas em todos os estágios de crescimento. Requer elementos como nitrogênio, fósforo, potássio, sódio, boro, cálcio e magnésio. Não se esqueça de que os fertilizantes são aplicados em certas quantidades. Além disso, em diferentes estágios de desenvolvimento, a cultura da raiz requer diferentes substâncias. Antes de começar a fertilizar, você precisa descobrir como aparecem os sinais externos de falta ou excesso de minerais nutrientes. Na verdade, com um excesso de fertilizantes, é estritamente proibido alimentar mais as beterrabas.
As deficiências minerais podem ser reconhecidas pelas seguintes mudanças:
- topos mortos descoloridos;
- folhas vermelhas ou roxas profundas;
- esmagamento de folhas, vermelhidão da parte foliar;
- amarelecimento das folhas e sua secagem;
- parar o crescimento da folhagem;
- falta de folhas novas.
A falta de elementos úteis pode levar a uma doença perigosa como a necrose. Este vírus faz com que a raiz encolha. A planta se torna incapaz de absorver umidade e morre. Além disso, a falta de nutrientes leva à diminuição da fruta.
Uma raiz cultivada sem adubo torna-se amarga e dura, ou seja, completamente inadequada para consumo.
Um excesso de oferta de fertilizantes se manifesta da seguinte forma:
- um aumento no tamanho dos topos é desproporcional ao crescimento do feto;
- o aparecimento de manchas marrom-avermelhadas na folhagem;
- folhagem clareia, retarda o crescimento;
- o desenvolvimento de clorose;
- o aparecimento de focos de necrose;
- morrendo do sistema raiz.
Se houver excesso de fertilizante, é necessário lançar o solo. A terra é abundantemente regada para eliminar as substâncias tóxicas para as plantas. Se possível, você pode transplantar a cultura substituindo o solo. Você não pode começar a alimentar as beterrabas novamente. Primeiro, você só precisa aplicar 25% da dose de fertilizante recomendada. Em seguida, aumente para 50%. Aí, se tudo correr bem com a planta, a dose sobe para 100%.
Conhecendo os sinais de um regime de fertilização perturbado, pode-se entender quando vale a pena alimentar as beterrabas para o crescimento e quando é melhor parar de alimentar.
Tipos de curativos
Para aumentar a produtividade e acelerar o desenvolvimento, são utilizados fertilizantes minerais e orgânicos. Existem muitos fertilizantes comerciais que podem melhorar significativamente o desenvolvimento das plantas. Esses fundos são muito eficazes devido à alta concentração dos elementos que contêm. Claro, alguns deles podem se acumular nos frutos e folhas da beterraba, o que é indesejável se o objetivo é obter um produto ecologicamente correto.
Os orgânicos têm um efeito positivo tanto na raiz quanto na parte foliar. No entanto, esse remédio é menos eficaz. Ao mesmo tempo, os fertilizantes naturais não só não se acumulam na forma de pesticidas prejudiciais, mas também aumentam a fertilidade do solo. Existem várias maneiras de aplicar o curativo superior.
Raiz
Este método consiste em aplicar fertilizante na raiz sem afetar a folhagem. Para que os fertilizantes funcionem mais ativamente, são cavadas trincheiras entre os canteiros de beterraba. A solução nutritiva é derramada nele. Depois de aplicar o revestimento de cobertura desta forma, é imperativo regar as plantas para evitar que as raízes sejam queimadas.
Os fertilizantes adequados para tratamento de raízes incluem as seguintes opções.
- Nitrato de amônio. Este fertilizante contém 25-30% de nitrogênio, que é necessário para a beterraba no estágio inicial de crescimento. O nitrogênio está envolvido na formação da clorofila. É por isso que as plantas precisam tanto. O nitrato de amônio é aplicado uma vez 21 dias após o plantio de mudas de beterraba. Os grânulos são derramados entre as fileiras. Para 1 m2, são suficientes 5-10 g.Você também pode usar uma solução líquida. Para fazer isso, dilua 30-35 g por 10 litros de água.
- Uréia... O princípio de uso de uréia é semelhante ao uso de nitrato de amônio. A uréia também é uma fonte de nitrogênio. Portanto, esta ferramenta é aplicada quando a folhagem começa a crescer e se formar. Você pode substituir a ureia por farinha de dolomita. Mas é indesejável usá-los juntos.
- Superfosfato... É um fertilizante universal, pois é adequado para a maioria das culturas hortícolas, bem como para qualquer tipo de solo. A cobertura é realizada antes do plantio das mudas. Grânulos de superfosfato são colocados nos poços.
- Fermento... A levedura introduzida no solo acelera o crescimento das plantas devido ao fato de que o processo de fermentação enriquece o solo com nitrogênio e potássio. A receita para a alimentação com fermento é simples: 1 kg de fermento é diluído em 5 litros de água. Em seguida, a solução deve ser insistida por 1,5-2 horas. A mistura é então diluída 1: 10.
- Fertilizantes complexos. Esses fundos podem melhorar significativamente o desenvolvimento de copas de beterraba e tubérculos. Existem várias opções para fertilizar a planta desta forma. 0,03 kg de nitrato de amônio, sulfato de potássio e superfosfato duplo são diluídos em 10 litros de água. A beterraba é regada com esta solução no início da primavera. Quando a folhagem fecha, a formação de uma colheita de raiz começa.
Este período é favorável para o uso de tal ferramenta: 10 litros de água são diluídos com 0,08 kg de superfosfato e 0,04 kg de sulfato de potássio.
Foliar
A fertilização foliar é a pulverização foliar. Este tipo de alimentação é considerado adicional. A vantagem do método foliar é a capacidade de pulverizar beterraba em todos os estágios de crescimento.
- A solução de uréia é usada para irrigação. Para 10-12 litros, apenas 0,02 kg do produto é suficiente.
- Você pode borrifar a beterraba com uma solução fraca de manganês. As plantas são pulverizadas 5 vezes ao longo da temporada. O tratamento com manganês também é útil porque protege as raízes da podridão cinzenta.
- A solução de ácido bórico é usada como alimentação foliar... Sal de mesa é adicionado a ele. O ácido bórico e o sal são dissolvidos em um balde de água. Em seguida, o procedimento de pulverização é realizado. É importante trabalhar com ácido bórico, usando respirador e óculos de proteção, pois os vapores podem prejudicar o trato respiratório, pois o ácido bórico é classificado como tóxico classe 4.
- Vale lembrar que excrementos de pássaros puros e esterco são prejudiciais à beterraba. Eles queimam o sistema radicular. É aconselhável fazer esses fundos principalmente em solos pobres. Os excrementos das aves são usados apenas diluindo-os muito. Para 12 litros de água, 1 kg de esterco é suficiente. Isso significa que os corredores são regados.
Remédios populares
As infusões e decocções populares são uma excelente alternativa a todos os tipos de fertilizantes. Esses produtos saturam a beterraba com elementos úteis, sem prejudicar a própria planta ou o solo.
- Cinza... A cinza de madeira é uma fonte de cal, silício, cálcio, potássio, fósforo e muitos outros elementos. Além disso, o uso de cinzas pode proteger a beterraba de parasitas e doenças. Para que a raiz receba o máximo de nutrientes e cresça melhor, o produto é aplicado fresco. O conteúdo de elementos úteis nas cinzas é muito menor. As cinzas são colocadas nos corredores a uma profundidade de 4-6 cm e cobertas com terra. Em seguida, rega para evitar que as cinzas saiam. A cinza obtida da queima de ervas daninhas, outras plantas caducas e herbáceas é mais adequada do que a cinza de madeira. Este tratamento de cobertura pode ser usado após a emergência e antes do plantio das mudas.
- Infusão de alho. Para a rápida formação de um sistema decíduo, a beterraba precisa de nitrogênio. A infusão de alho é rica neste elemento. Para prepará-lo, um pequeno recipiente é preenchido com ervas daninhas, folhas de raízes, alho picado na proporção de 2: 1. A mistura é infundida por 14 dias. A infusão resultante é diluída em 10 litros de água. A solução pode ser derramada sobre a raiz da beterraba ou pulverizada em torno das folhas e do solo.
- Sal... Uma excelente adição ao esquema alimentar de beterraba é o sal de mesa sem a adição de iodo. O sal contém sódio, que contribui para o acúmulo de açúcar na raiz vegetal. A substância solta é usada para curativos de raízes e foliares. Para aplicação em terreno aberto, 4 colheres de chá são diluídas em 10-12 litros de água. Esta solução é derramada sobre a raiz da beterraba. 10 litros de solução são consumidos por 1 m2. Para pulverizar com 10 litros de água, diluir em 8 colheres de chá de sal.
- Tintura de urtiga. Urtiga contém elementos como magnésio, cálcio, potássio e fósforo. Para infusão, apenas urtigas intactas por doenças e pragas são usadas. Também é importante usar grama que ainda não desenvolveu ovários de flores. A infusão é preparada da seguinte forma: a urtiga picada é misturada com fermento ou fermento. Em seguida, é diluído com um litro de água fervida morna. Em seguida, é bem fechado e removido para local escuro por 14 dias. É necessário agitar a infusão uma vez ao dia. A solução resultante é filtrada e diluída com um balde de água. A infusão de beterraba pode ser usada uma vez por semana.
É importante usar um recipiente de plástico. A urtiga pode reagir com o metal e a infusão não é adequada para uso. Qualquer que seja o método ou tipo de fertilização, é importante que a alimentação seja realizada em tempo hábil. É assim que você pode obter uma boa e rica colheita.
Para obter informações sobre o que e como alimentar a beterraba para crescer, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.