Como e como alimentar cebolas na primavera?
Embora as cebolas sejam colheitas despretensiosas, para agradar aos jardineiros com bons rendimentos, devem ser alimentadas regularmente. É especialmente importante fazer isso na primavera, quando os vegetais são tão carentes de nutrientes.
Visão geral de fertilizantes
Para alimentar as cebolas, diferentes tipos de fertilizantes são usados.
Mineral
Os fertilizantes minerais adquiridos são usados por jardineiros com bastante frequência. Eles são representados por três grupos principais.
- Potassa... Eles contribuem para o acúmulo de açúcar nos bulbos e melhoram seu sabor. Além disso, o potássio aumenta a resistência da cebola a várias doenças. A lista desses fertilizantes inclui nitrato de potássio, potássio magnésio, cloreto de potássio.
- Azoto... Eles estimulam o crescimento ativo das lâmpadas. Na maioria das vezes, nitrato de amônio ou ureia são usados para alimentação.
- Fosfórico... Esta categoria inclui superfosfato, nitroammophoska, rocha fosfática. O fósforo fornece processos metabólicos e aumenta o rendimento das cebolas.
Ao alimentar as plantas com esses fertilizantes, você deve seguir as seguintes regras:
- diluir o produto seco em um recipiente especial que não seja usado para cozinhar;
- diluir o produto com água morna;
- observe sempre estritamente a dosagem;
- não permita que a solução vá para o verde;
- use fertilizantes somente depois de molhar o solo.
Também vale a pena atentar para as peculiaridades do solo em que a cebola cresce. Se for argiloso, a concentração de fertilizantes deve ser reduzida. No caso de a cebola ser plantada sobre arenitos leves, a dosagem é aumentada, pois todos os elementos úteis do solo são rapidamente lavados.
Além disso, deve-se lembrar que o superfosfato acidifica o solo. Portanto, a área onde este fertilizante de fósforo é usado deve ser adicionalmente calcária.
Orgânico
Você também pode alimentar cebolas na primavera com fertilizantes orgânicos. Na maioria das vezes, os jardineiros dão preferência a estrume, infusões de ervas e cinzas de madeira. Como regra, os orgânicos são usados para a primeira e segunda alimentação.
Ao escolher esses fertilizantes, vale a pena considerar algumas de suas características.
- As cebolas não reagem bem à alimentação com esterco fresco. Portanto, vale a pena usar apenas um produto podre.
- Você não pode usar muito fertilizante para obter um efeito maior. Isso só prejudicará a planta, porque ela começará a crescer ativamente com vegetação. A lâmpada se formará muito lentamente.
- Escolha com cuidado ao escolher alimentos orgânicos. Eles não devem conter sementes de ervas daninhas.
Soluções orgânicas para nutrição de plantas geralmente são preparadas com antecedência.
Comprado
Em lojas especializadas, você pode comprar uma linha completa de fertilizantes para cebola. Você precisa usá-los com muito cuidado, seguindo as instruções da embalagem. Para fertilizar cebolas, agentes como "Citovit", "ficha limpa" e "Agricola-2". Você precisa trabalhar com eles com cuidado. É preciso regar as plantas pela raiz, evitando que o produto caia nas penas.
Remédios populares
Muitos jardineiros usam remédios populares para fertilizar cebolas. Eles são totalmente seguros, fáceis de usar e acessíveis.
Amônia
Este produto é freqüentemente usado para alimentar cebolas.... É uma excelente fonte de nitrogênio. A amônia estimula o crescimento das cebolas e aumenta seu rendimento. O uso dessa cobertura com nitrogênio torna as penas da cebola suculentas e verdes. Você também pode alimentar cebolas de inverno com esse produto. Uma solução simples é usada para fertilizar as plantas.É preparado a partir de 1,5 colheres de sopa. eu. amônia e 5 litros de água. Este líquido é usado para regar as cebolas pela raiz.
Pulverizadores não devem ser usadosporque a substância é borrifada e os bulbos recebem pouco ou nenhum benefício com esse tratamento. É necessário usar amônia para usinas de processamento com muito cuidado. A solução pode ser preparada só na rua... Para sua segurança, você deve usar luvas e óculos.
É aconselhável usar este produto somente ao ar livre. Se for usado em uma estufa, a sala precisará ser totalmente ventilada após o processamento.
Fermento
Para alimentar cebolas jovens, utiliza-se fermento fresco e seco. Se o fertilizante for usado corretamente, a planta crescerá muito rapidamente. O fermento também torna as cebolas mais resistentes a doenças fúngicas e ao ataque de pragas. Eles saturam o solo com potássio, fósforo, nitrogênio e oxigênio.
Regar os conjuntos de cebola é melhor solução de fermento com cinza. Para prepará-lo, você precisa dissolver 100 gramas de fermento em um balde de água. Lá você também precisa adicionar 50 gramas de açúcar e uma colher de sopa de cinza de madeira peneirada. Mexa novamente e deixe em local aquecido por 2 horas. Vale a pena adicionar este produto no início da safra. Para alimentação repetida, não é usado. Fertilizar cebolas com fermento só vale a pena em climas quentes, caso contrário, não haverá resultado.
Freixo de madeira
Este produto é usado para alimentar cebolas jovens e em forma pura... Para preparar a infusão, 2 xícaras de cinzas de madeira peneiradas devem ser diluídas em um balde de água morna. Você pode usar o produto para irrigação no dia seguinte após o seu preparo. Nesse caso, o adubo de cobertura será o mais útil possível para a planta.
Infusão de ervas
Infusões concentradas de ervas são geralmente usadas como uma segunda alimentação. Eles são ricos em potássio e fósforo, por isso trazem muitos benefícios às plantas. Para regar cebolas, vale a pena colher um quilo de ervas, picá-las finamente e despejar um balde de água morna sobre elas. Você precisa insistir no produto resultante dentro de uma semana. Em seguida, a solução deve ser diluída na proporção de 1 para 1 e utilizada para regar cebolas nos canteiros.
Estrume
As plantas podem ser regadas com verbasco e uma solução de fezes de pássaros ou esterco de cavalo. Antes de usar todos esses produtos, eles devem ser preparados com antecedência.
- Verbasco... A infusão de esterco de vaca é muito simples de preparar. É diluído em água na proporção de 1 a 10 e colocado em local aquecido por uma semana. Após este tempo, a solução resultante é novamente diluída com água. Desta vez, na proporção de 1 para 5. Depois disso, a infusão pode ser usada imediatamente para as fábricas de processamento. O líquido resultante é geralmente regado entre as fileiras em camas de cebola.
- Estrume de cavalo. Em 20 litros de água, 1 litro deste produto é diluído. Insista por uma semana em um lugar quente. Após este período, o produto é rediluído com água. Tome 10 litros de água por litro da solução resultante.
- Kuryak... Os excrementos de pássaros também costumam ser usados para fertilizar cebolas. Para preparar a solução, um litro de esterco é diluído em 35 litros de água. Insista nisso por cerca de duas semanas. Depois o produto é diluído em água e utilizado em seu local. Não vale a pena usar excrementos puros de pássaros, pois contém uma grande quantidade de ácido úrico, que pode queimar cebolas.
Alimentar as plantas com esses alimentos simples permite que elas obtenham a quantidade máxima de nutrientes. Neste caso, os espaços verdes não são afetados.
Características da introdução
Ao alimentar cebolas na primavera, você deve seguir certas regras para não prejudicar as plantas.
- Você precisa fazer o curativo superior à noite ou de manhã. Durante o dia, você pode fertilizar cebolas apenas em tempo nublado.
- Antes da fertilização, as plantas devem ser bem regadas. Isso é feito 1-2 horas antes da alimentação. Nesse caso, a planta receberá a quantidade máxima de nutrientes.
- Se fertilizantes forem aplicados no solo antes do plantio, no futuro as plantas precisarão apenas de alimentação leve.
- Não alimente demais suas plantas. O excesso de nutrientes só vai prejudicá-los.
- Fertilizantes comprados vencidos não devem ser usados. Após o vencimento, os medicamentos perdem todas as suas propriedades benéficas.
Você pode aplicar fertilizantes várias vezes na primavera. Como regra, a alimentação é usada três vezes por temporada.
- O primeiro... Você pode alimentar as cebolas no início da primavera, assim que elas crescerem de 10 a 15 centímetros. Isso geralmente acontece duas semanas após a germinação. Nesta fase, o nitrogênio deve ser adicionado ao solo. Promove a formação de vegetação. Ao mesmo tempo, não exagere com fertilizantes. Afinal, o nitrogênio também pode retardar o processo de amadurecimento do bulbo, além de reduzir o rendimento da planta.
- O segundo... Pela segunda vez, os fertilizantes são aplicados no final de abril ou no início de maio. Nesta fase, a planta necessita de fósforo e potássio. Mas não vale mais a pena usar nitrogênio neste momento, para que as cabeças das cebolas não sejam pequenas. Para reduzir a acidez do solo, são utilizados curativos ricos em cálcio.
- Terceiro... No final da primavera, as plantas são alimentadas com uma solução de fósforo e potássio. O produto estimula o desenvolvimento da cultura. Nesse estágio, a maioria dos jardineiros usa superfosfato. 40 gramas da substância são diluídos em 10 litros de água. Se o solo for rico, não há necessidade de fertilizar as plantas pela terceira vez na primavera. As cebolas plantadas para o inverno geralmente não precisam dessa alimentação.
Deve-se notar que este esquema de alimentação é condicional. Jardineiros experientes geralmente são guiados pela aparência das plantas.
- Se as penas da cebola começarem a desbotar e enfraquecer, fertilizantes contendo nitrogênio devem ser usados.
- Penas amareladas indicam baixo teor de potássio no solo.
- As pontas secas da folhagem lembram de fertilizar as plantas com fósforo.
Se você fertilizar as cebolas corretamente na primavera, elas terão nutrientes essenciais suficientes para todo o ano.
Para obter informações sobre o que e como alimentar as cebolas na primavera, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.