O que e como alimentar a pimenta após o plantio?
A capacidade de cultivar seus próprios vegetais e frutas é uma vantagem, pois você pode comer alimentos orgânicos e saudáveis. Para cultivar qualquer safra em seu jardim, é importante saber como cuidar dela. Para se obter uma boa colheita de pimenta, a adubação feita após o plantio é de grande importância. Sem conhecer as características deste procedimento, será difícil cultivar arbustos saudáveis.
Que fertilizantes você deve usar?
Qualquer cultura de hortaliças precisa de ótimas condições de crescimento para seu pleno desenvolvimento. Ao cultivar uma horta, é necessário preparar o solo introduzindo as substâncias necessárias no solo. Para que os vegetais se sintam bem no local, é importante fertilizá-los corretamente. Para um bom crescimento de pés de pimenta e frutificação ativa, iodo, molibdênio, ferro e zinco devem ser adicionados ao solo. As substâncias mais importantes para esta cultura são nitrogênio, cálcio, potássio e flúor.
Além das informações sobre o que fertilizar os canteiros de pimenta, é importante saber em que quantidade e, principalmente, em que período é necessário fazê-lo. A falta de nutrientes é tão desfavorável para o desenvolvimento da cultura quanto a supersaturação com eles, por isso é importante manter o equilíbrio. Dependendo do método de cultivo da pimenta, vale a pena escolher opções de cuidados. Ao cultivar plantas em uma estufa, o cuidado será significativamente diferente de regar e fertilizar em terreno aberto.
Tendo as mudas cultivadas ou comprado no mercado, é necessário plantá-las no solo previamente preparado. As mudas precisarão de algum tempo para se estabelecer no jardim e se acostumar com o novo habitat antes de começarem a crescer ativamente. Para agilizar o processo e auxiliar a planta, é necessário alimentar a lavoura imediatamente após o plantio. A melhor opção seria usar um complexo de fertilizantes, que deve ser aplicado na quantidade certa em determinados períodos de crescimento da cultura.
Existem aditivos orgânicos e minerais que são usados com sucesso pelos residentes de verão, mas, além deles, métodos populares de alimentação de hortaliças, que você precisa conhecer, também são confiáveis.
Orgânico
Para um bom crescimento das plantas, um componente importante é a riqueza do solo com substâncias úteis. Quanto mais nutritivo for o solo, mais força terá a colheita e poderá crescer rapidamente, florescer bem e dar uma colheita abundante. Os fertilizantes orgânicos podem ser encontrados tanto nas lojas quanto no meio ambiente. Os produtos mais comuns e usados com frequência são os seguintes.
- Estrume, composto ou esterco. O excremento de animais domésticos ou pássaros é todo um depósito de elementos úteis, cuja base é o nitrogênio. Para aplicar esse fertilizante no solo, é necessário coletar um novo lote de esterco, insistir em água morna na proporção de 1: 10, e excrementos de pássaros - 1: 20 e deixar por um dia. A solução resultante deve ser derramada nos canteiros durante os períodos de crescimento ativo da cultura. O composto é colocado no fundo da cova quando a pimenta é plantada.
- Cinza. A introdução da cinza de madeira é muito importante no processo de cultivo da pimenta, portanto, ela começa a ser aplicada já no plantio na forma seca, e posteriormente diluída em água. Este suplemento deve ser aplicado separadamente de qualquer outro fertilizante, caso contrário a planta não receberá nenhum benefício. Para criar uma solução baseada em cinzas, você precisa de 5 colheres de sopa. eu. cinzas e dissolva-as em um balde de água aquecida.
- Iodo. O uso do iodo permite ativar o crescimento da cultura, aumentar o rendimento, ter um efeito positivo nas características gustativas da pimenta e prevenir o desenvolvimento de doenças. Para a introdução no solo, é necessário diluir algumas gotas de iodo em um balde de litro com água.
Qualquer fertilizante orgânico beneficia as plantas nas proporções certas, aplicado na hora certa. Se a cultura estiver saudável e o solo estiver completamente pronto para a temporada, é importante trabalhar cuidadosamente com fertilizantes para não saturar excessivamente o solo no canteiro do jardim.
Drogas especiais
Para alimentação de alta qualidade com mínimo gasto de esforço e finanças, fertilizantes minerais são adequados. Entre as pimentas mais comumente usadas para fertilização estão as seguintes.
- Ureia. Permite saturar o solo com nitrogênio. A uréia é usada na primeira alimentação. Para criar uma solução, é necessário derramar 20 g da composição em 10 litros de água quente, pois os grânulos não se dissolvem em outras condições.
- Superfosfato. Permite aliviar a pimenta da deficiência de fósforo. Deve ser adicionado durante a segunda ou terceira alimentação. Para a alimentação, 40 g de superfosfato são diluídos em 10 litros de água.
- Sulfato de potássio. É usado para enriquecer o solo com potássio. Pode ser aplicado diretamente no solo espalhando os grânulos pela superfície, ou podem ser dissolvidos em água e regados.
- Azofoska. Um medicamento que contém nitrogênio, potássio e fósforo. A vantagem dessa composição é a possibilidade de sua introdução em qualquer fase do crescimento da cultura. Para o uso, é necessário dissolver os grânulos de azofoska em 10 litros de água e regar o solo próximo às mudas de pimenta.
Quando não houver oportunidade ou desejo de comprar diversos preparados para o cuidado da pimenta, você pode se limitar à compra de fertilizantes complexos com presença de nitrogênio, potássio, fósforo, ácidos húmicos e outros componentes úteis. Para o uso, basta ler e seguir as instruções.
Remédios populares
Além dos fertilizantes geralmente aceitos que os jardineiros já usaram e estão usando atualmente, existem opções alternativas com as quais você pode adicionar nutrientes ao solo.
- Aproveitamento de resíduos de cozinha. No processo de cozimento, muitas vezes ficam cascas de frutas e verduras, cascas de ovos que, à primeira vista, nada têm de valioso, mas para um morador de verão é um excelente material para fertilizar o solo. Você pode adicionar os restos de pão velho, cascas de banana secas e laticínios que faltam ao canteiro do jardim. A casca da banana contém grande quantidade de potássio, portanto, as cascas secas podem ser colocadas na cova durante o plantio da pimenta e, posteriormente, a partir das frescas, faça tinturas com várias cascas e 3 litros de água. Depois de alguns dias, a tintura pode ser aplicada sob os arbustos. Os produtos lácteos e as cascas dos ovos contêm muito cálcio, que é facilmente absorvido pelas plantas. Recomenda-se fazer tinturas em cascas de ovo, esmagando-as em pó e infundindo por três dias.
- O fermento é uma técnica relativamente nova, que permite saturar as plantas com uma abundância de componentes úteis: nitrogênio, ferro, fósforo, minerais e vitaminas. O uso de fermento favorece o crescimento das raízes e, consequentemente, da parte moída da pimenta; além disso, permite aumentar o número de bactérias benéficas no solo. Para a alimentação, é necessário tomar 1 kg de fermento e diluí-los em 5 litros de água morna. Depois de um dia, é necessário distribuir a massa resultante em cinco baldes, diluir com água e regar os canteiros.
- Ervas. Para a fertilização, é necessário coletar urtigas, piolhos, dentes-de-leão e banana-da-terra. Para obter o efeito desejado, a grama é cortada em pedaços e enchida com um balde de água morna. Depois de uma semana, a tintura pode ser usada colocando um litro sob cada pimenta do jardim.
- A amônia é usada para introduzir nitrogênio. Para criar uma solução, dissolva 3 colheres de sopa de amônia em um balde de água morna e adicione sob os arbustos. Pode ser usado como fertilizante de raiz e foliar. Use separadamente de quaisquer outros aditivos.
Existem alguns métodos populares, e todos, se quiserem, podem encontrar algo novo para fertilizar o solo nas camas. Em outros casos, vale a pena usar temperos minerais ou orgânicos para que a pimenta seja o mais forte possível e dê uma boa colheita.
Características da introdução
No processo de crescimento da cultura, é importante prestar atendimento oportuno e correto. Ao cultivar pimenta, você precisa cuidar com antecedência do canteiro onde ela será plantada. Você precisa adicionar ao solo:
- um copo de freixo de madeira;
- uma colher de chá de sulfato de potássio;
- uma colher de sopa de superfosfato.
Para a fertilização completa, a fertilização orgânica também é necessária. É necessário distribuir 10 kg de húmus ou composto em 1 m² do canteiro do jardim. Uma característica importante é a alternância de aditivos químicos e orgânicos.
Se a pimenta for cultivada em estufa, a alimentação é realizada nas etapas seguintes.
- Adicionar aditivos 2 semanas após o plantio de mudas em uma estufa. Dos minerais, é necessário usar nitrato de amônio, superfosfato e sulfato de potássio. Em um balde, você deve dissolver 1 colher de sopa. eu. cada um dos componentes. Como aditivos orgânicos, você pode usar esterco de galinha ou chorume semanal. Para aplicação no solo, as infusões orgânicas obtidas devem ser diluídas 1: 1 e despejar 1 litro sob cada arbusto.
- Durante a floração. Nesse ponto, é preciso fertilizar o solo com cuidado, usando aditivos apenas para manter a cultura. Dos fertilizantes minerais, vale a pena usar o sal de potássio, superfosfato. Os componentes são diluídos em 10 litros de água. A quantidade de fertilizantes minerais dependerá do tipo de pimenta: em um caso, 1 colher de sopa é o suficiente. eu. de cada substância, em outra - você precisará dissolver 2 colheres de sopa. eu. O fabricante geralmente indica as proporções para diferentes opções. Entre os aditivos orgânicos, vale a pena usar meio quilo de húmus, que é infundido em 10 litros de água por uma semana.
- No momento em que a safra amadurece. Para alimentar o solo da horta, vale escolher tanto a matéria orgânica quanto os minerais, aproveitando os que não foram aplicados no processo da segunda alimentação.
Uma opção alternativa pode ser a seguinte opção para fertilizar o jardim:
- superfosfato (1 colher de chá);
- nitrato de potássio (1 colher de chá);
- ureia (2 colheres de chá);
- água (10 l).
Você pode usar fertilizantes orgânicos misturando esterco de galinha e esterco por uma semana. Na terceira vez, a pimenta em canteiro aberto deve ser fertilizada no processo de desenvolvimento do fruto. Durante este período, é melhor usar fertilizantes orgânicos à base de esterco ou verbasco. Se necessário, você pode adicionar componentes minerais. A solução mais simples seria aplicar fertilizantes complexos para plantar vegetais no solo.
O uso de curativos permite saturar o solo com todos os elementos necessários que uma cultura necessita em um determinado estágio de desenvolvimento. Além disso, não se esqueça de regar oportunamente, soltar o solo, capinar os canteiros.
Se a pimenta for cultivada em canteiro aberto, o cuidado com ela será diferente. A preparação do solo começa 1-2 semanas antes do plantio das mudas. A primeira porção do fertilizante é aplicada 15-20 dias após o plantio das mudas. Para plantas jovens, a seguinte composição é recomendada:
- uma colher de sopa de humato de potássio;
- 2 colheres de chá de ureia;
- 5 litros de água.
A solução resultante deve ser regada com mudas. Se as plantas estão se desenvolvendo bem, mas não há sinais de formação de botões, vale a pena usar um revestimento de cobertura diferente:
- ureia;
- superfosfato;
- agua.
Em 10 litros de água, adicionam-se 2 colheres de chá de cada componente e a mistura é despejada no solo.
Na segunda vez, o canteiro é fertilizado durante o processo de floração, quando a pimenta precisa receber as seguintes substâncias auxiliares:
- excrementos de pássaros (250 g);
- estrume (0,5 kg);
- superfosfato (1 colher de sopa. L.);
- água (5 l).
Em caso de mudança nas condições de temperatura após o plantio das mudas no solo, você pode esconder as plantas sob uma película durante a noite para evitar queimaduras.Com o cuidado adequado do jardim, você pode obter uma grande colheita de deliciosas pimentas.
Erros comuns
Com pouca experiência de trabalho na terra, os jovens residentes de verão podem cometer erros que afetarão negativamente o crescimento e o desenvolvimento das lavouras no local. Aqui estão os erros mais comuns.
- Espalhar grânulos secos sobre as camas. Sem dissolver esses fertilizantes, regando o solo com aditivos cravados no solo, não haverá nenhum efeito deles.
- Cobertura das raízes da cultura após o plantio. Depois que as mudas são plantadas, as raízes não estão prontas para alimentar a cultura e, portanto, os fertilizantes são desnecessários. Para apoiar a planta, você pode pulverizar a folhagem com compostos especiais.
- Fertilizando solo seco. Para que os componentes dos aditivos sejam benéficos, o solo do jardim deve ser regado previamente com água morna.
- Pulverizar com soluções com aditivos em climas quentes ou durante o dia. Substâncias úteis evaporam imediatamente sem benefício e, no pior dos casos, as folhas de água queimam nas folhas, prejudicando a planta. A rega ou aplicação de fertilizantes líquidos é feita de manhã cedo, à noite ou com tempo nublado.
Para informações sobre o que e como alimentar a pimenta após o plantio, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.