Alimentando pimentas com cinzas
Os curativos naturais são agora muito populares entre os jardineiros. A cinza de madeira comum funciona bem como fertilizante. Ele pode ser usado não apenas para alimentar pimentas, mas também para protegê-los de várias pragas e doenças.
Vantagens e desvantagens
A cinza de madeira é produzida pela queima de vários materiais orgânicos. Sua composição depende diretamente das matérias-primas utilizadas para isso. A cinza de madeira contém uma grande quantidade de oligoelementos úteis.
- Fósforo. Este elemento é necessário para as plantas para o rápido desenvolvimento do sistema radicular. Alimentar pimentas com cinzas é útil na fase de plantio de mudas no solo. Para fertilizar mudas de pimenta, é melhor usar cinzas obtidas após a queima de coníferas.
- Potássio. Esta substância contribui para o rápido restabelecimento do equilíbrio hídrico da planta. Para que a composição seja saturada com potássio, queima-se madeira dura.
- Cálcio. Este elemento promove o rápido crescimento dos arbustos. As cinzas são especialmente ricas em potássio, que permanece após a queima de árvores decíduas.
- Cobre. Se essa substância não for suficiente para os pimentões, eles começam a secar.
- Magnésio. Este elemento permite acelerar a floração das plantas.
Somente cinzas de alta qualidade devem ser usadas para fertilizar pimentas e outras culturas. Não queime aglomerado, papelão, materiais envernizados ou pintados. E também, não deve haver borracha, papel colorido, sintéticos e celofane entre as matérias-primas queimadas. Não é recomendado incinerar o lixo doméstico. A cinza de alta qualidade é preparada a partir de ramos, resíduos de plantas e aparas de tábuas que não foram envernizadas.
Este fertilizante natural tem vantagens e desvantagens. Para começar, vale a pena falar sobre suas principais vantagens. Cinza de madeira de qualidade:
- aumenta a resistência à geada das mudas;
- fortalece o sistema imunológico das pimentas;
- acelera seu crescimento;
- estimula a floração e a frutificação das pimentas;
- ajuda a desoxidar o solo;
- previne o aparecimento de doenças fúngicas;
- protege a planta de pragas.
Ao mesmo tempo, não vale a pena usar cinzas com muita frequência. Isso pode levar às seguintes consequências negativas:
- supersaturação do solo com nitrogênio;
- falha do equilíbrio ácido-base;
- danos ao sistema raiz.
Mas se você aplicar este fertilizante corretamente, não haverá consequências negativas.
Preparação da solução
Via de regra, a cinza de madeira é aplicada ao solo na forma de solução. Antes de prepará-lo, o produto deve ser bem peneirado. Depois disso, você pode começar a preparar o fertilizante. Isto pode ser feito de várias maneiras.
Opção número 1
Em primeiro lugar, despeje 1 copo de cinza de madeira com 1 litro de água limpa, aquecida a 30-40 graus. Recomenda-se usar a água mais macia, por exemplo, água da chuva ou água bem sedimentada.
Depois disso, a infusão deve repousar por 10-12 horas em local aquecido. A mistura finalizada deve ser completamente filtrada. Antes do uso, a solução deve ser diluída em 10 litros de água para que sua concentração não seja muito forte. Em seguida, você precisa processar o solo ao redor dos pimentões com esta mistura.
Opção número 2
Existe outra maneira de preparar uma solução de cinzas. Demora um pouco mais, mas a solução é mais eficaz.
Para prepará-lo, você precisa pegar um balde de 10 litros e colocar 1 litro de cinzas nele. Em seguida, você precisa enchê-lo com água limpa. Em seguida, coloque a mistura em local aquecido por 3 dias. Mexa de vez em quando. Após esse período, a solução deve ser filtrada e, em seguida, os pimentões devem ser tratados com ela.
Opção número 3
Esta ferramenta pode ser usada profilaticamente. Para prepará-lo, 2 xícaras de cinzas peneiradas devem ser despejadas em 1 litro de água fervida. Em seguida, essa mistura deve ser colocada em fogo baixo e fervida por meia hora. Após este tempo, coar a solução e adicionar 9 litros de água limpa. Também é necessário derramar lascas de sabão ali.
É melhor usar sabão em pó para preparar a solução.
Após a preparação, a mistura deve ser despejada no pulverizador. A solução pronta pode ser usada para processar pimentas tanto em campo aberto quanto em estufas. Após a pulverização, as plantas precisam ser regadas abundantemente por mais alguns dias.
Você também pode alimentar os pimentões com cinzas secas. Isso impedirá o aparecimento de várias doenças fúngicas. Recomenda-se aplicar curativo seco na chuva. Ao mesmo tempo, não vale a pena borrifar a zona das raízes, mas sim os corredores.
Quando e como se alimentar?
É melhor fertilizar pimentões de manhã cedo ou tarde da noite. Se você fizer isso durante o dia, os raios do sol podem queimar as folhas novas. Mudas de pimenta devem ser alimentadas duas vezes. Tanto na primeira como na segunda vez, é melhor regar as plantas com uma solução de cinzas.
A quantidade de fertilização adicional depende da qualidade do solo e das características de desenvolvimento da planta.
Primeira vez
Quando as primeiras folhas aparecem nas plantas jovens, você pode realizar a primeira alimentação. Para que os pimentos se desenvolvam totalmente, devem ser adicionadas à solução de cinzas 3 partes de superfosfato, 3 partes de água, 1 parte de nitrato de amônio e 1 parte de potássio. Poucas horas antes do processamento, os pimentões devem ser regados com água morna.
A mistura em si deve ser bem misturada antes do processamento. Sob cada arbusto, adicione 1 colher de sopa da solução preparada. Não vale a pena usar um produto seco nesta fase, pois todos os nutrientes devem chegar às raízes das plantas o mais rápido possível.
Segunda alimentação
Em 14-20 dias após a primeira alimentação, você pode fertilizar novamente as plantas. Desta vez, não 1, mas 2 colheres de sopa da mistura de cinzas sob cada arbusto. A concentração neste caso deve ser a mesma que no primeiro caso.
Adicionando aos poços
Ao transplantar mudas para o solo, 1 colher de sopa de cinzas deve ser adicionada aos buracos. Deve ser misturado com terra antes do uso. Como as cinzas são um fertilizante cáustico, pular essa etapa danificará as raízes das pimentas.
Após a alimentação, o solo ao redor das plantas deve ser bem regado. Este produto desinfeta o solo, nutre as plantas e permite que se enraízem e cresçam mais rapidamente.
Depois do transplante
No caso em que, durante o plantio das mudas, as cinzas não tenham sido introduzidas nos buracos, o tratamento de cobertura só pode ser feito após 2 a 3 semanas. Durante este tempo, as plantas serão capazes de criar raízes bem. O fertilizante deve ser aplicado em cada planta. Basta 1 litro da mistura preparada. A solução deve estar em temperatura ambiente, caso contrário, o sistema radicular simplesmente parará de crescer indefinidamente.
Tratamento de sementes
Muitos jardineiros preferem mergulhá-los em uma solução de cinzas antes de plantar as sementes no solo. Desinfeta-os perfeitamente e também estimula o crescimento ativo de mudas jovens. Para preparar a solução, são usados 20 gramas de cinzas e um litro de água. As sementes ficam embebidas nele por um dia. Após este período, devem ser bem enxaguados e depois secos. Para preparar uma solução para o tratamento de sementes, é melhor usar água pré-instalada.
Além disso
Freqüentemente, soluções de cinzas são adicionadas durante a floração de pimentas. Durante este período, eles precisam especialmente de suplementos de potássio-fósforo. Na maioria das vezes, este curativo superior é aplicado em junho. Cinzas preparadas com antecedência devem ser espalhadas ao redor de cada arbusto de pimenta. Um metro quadrado requer 200 gramas de cinza seca. Após a aplicação das cinzas, o solo ao redor das plantas deve ser bem solto e regado abundantemente com água morna.
E também as plantas podem ser alimentadas com cinzas, mesmo que sejam atacadas por pragas. Para isso, os arbustos podem ser borrifados com cinzas peneiradas ou borrifadas com uma solução de cinza-sabão.
Este método de controle de pragas pode ser usado tanto em canteiros abertos quanto em estufas de policarbonato. É melhor pulverizar os arbustos à noite. O clima deve ser calmo e seco.
Ao alimentar as plantas com cinzas, você precisa seguir certas regras.
- Se o produto for aplicado no solo seco, você precisa fertilizar pimentas em uma máscara protetora e luvas. Para evitar que as cinzas entrem nos olhos durante a peneiração, convém realizar este procedimento com óculos. Restos de cinzas devem ser armazenados em local seco, fora do alcance das crianças.
- Não use cinzas de madeira e estrume fresco ao mesmo tempo. Isso levará ao fato de que ambos os produtos não terão o efeito desejado no desenvolvimento da planta.
- Não use cinzas e junto com a uréia, salitre e outros curativos contendo nitrogênio.
- As plantas adultas podem ser alimentadas com uma solução preparada com decocção de ervas em vez de água.... Os benefícios de tal agente de tratamento de plantas são muito maiores.
- Se as camas não forem cobertas com cobertura morta, cada cobertura deve ser acompanhada de um afrouxamento superficial do solo.
- Como as pimentas adoram o calor, você deve usar água ligeiramente aquecida para regá-la após a alimentação. Água que foi deixada em um barril ou baldes ao longo do dia também funcionará.
- Solos argilosos podem ser fertilizados com cinzas após a escavação da terra. Solos arenosos e franco-arenosos são fertilizados com cinzas na primavera, após o derretimento da neve. Isso é feito para que a água derretida e as primeiras chuvas da primavera não levem embora o fertilizante útil.
Resumindo, podemos dizer que um remédio popular como as cinzas pode servir como uma excelente alternativa aos produtos químicos. Se você observar as dosagens corretas, alimente os pimentões na hora certa, as plantas ficarão saudáveis e a colheita será grande.
Para obter informações sobre como alimentar as cinzas com pimentão, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.