Características do uso de cascas de ovo para o jardim
Na dieta de quase todas as famílias, há ovos em um volume ou outro. Quebrando-os, não tenha pressa em se livrar da casca e jogue-a no lixo. Não se esqueça que este componente contém um alto teor de cálcio. Graças a esta peculiaridade da composição, a casca do ovo pode ser uma excelente “ajudante” no jardim. No artigo de hoje, veremos características do uso de cascas de ovo para o jardim.
Composição e estrutura
Antes de proceder a uma análise detalhada de todas as características do uso de cascas de ovo nas condições do jardim, vale a pena aprender mais sobre sua composição e estrutura imediatas. Em geral, o cálcio é um metal.
Na natureza, os compostos de cálcio, como o bicarbonato e os sais formados a partir dele, são encontrados com mais frequência. Esses sais são um componente constituinte do calcário, giz, bem como das cascas de quase todos os ovos possíveis.
Sobre carbonato de cálcio é responsável por até 95% da composição das tripas de ovos duros.
Não pense que a composição da casca do ovo é limitada apenas pelo componente acima. Na verdade, ainda há 27 diferentes elementos químicos presentes na tabela periódica... Estes incluem: carbonato de magnésio, fósforo, fosfato de magnésio, enxofre, alumínio, potássio e ferro.
Se considerarmos todo o conteúdo como uma porcentagem, podemos chegar à conclusão de que todos os componentes listados representam uma parte muito pequena, mas isso será suficiente se recorrermos a fertilizantes constantes.
Estrutura bicarbonato de cálcio, que se observa na casca em grandes quantidades, tem muitas diferenças em relação à estrutura do giz, que era obtida por meios químicos.
Compromisso
Muitos jardineiros usam cascas de ovo devidamente preparadas, praticando no jardim ou em sua casa de verão.
Quando aterrado, este produto pode ser extremamente útil para o jardim.
O efeito positivo é visivelmente aumentado quando se trata de solo pesado, argiloso ou ácido. Devido às suas propriedades benéficas, cascas de ovo esmagadas podem ser usadas para vários fins.
- Para desoxidar o solo. Em todo o mundo, considera-se que os solos mais férteis têm pH na faixa de 5,5 a 7. Somente sob a condição desses indicadores, pode-se realizar a adequada dissolução dos nutrientes que estão circundados por rizomas vegetais. . E também os parâmetros corretos irão facilitar a absorção de todos os componentes necessários para o crescimento e a fotossíntese. Se o valor do nível for 5, isso significa que o solo é muito ácido, o que é tóxico para muitos tipos de plantio. Neste caso, é necessário reduzir o grau de acidez em 100 vezes.
- Cascas de ovo também podem ser usadas se o solo precisar ser enriquecido com minerais. Esses componentes são muito importantes para flores e para a maioria dos outros pousos possíveis. Freqüentemente, os componentes minerais podem ser encontrados em fertilizantes vendidos em lojas de jardinagem.
- Usando cascas de ovo, será possível aumentar o grau de soltura do solo no jardim. As áreas reservadas para o plantio de certas culturas costumam ser argilosas, caracterizadas por uma estrutura bastante pesada. Devido a esta característica, o ar pode não fluir para o sistema radicular das plantas.Como consequência, esse fato leva à estagnação da água no solo, e com a alteração das condições climáticas - ao aparecimento de rachaduras e rompimento das raízes. A adição de cascas de ovos melhora significativamente as características de aeração do solo.
- Com a ajuda de uma casca de ovo devidamente preparada, você pode espantar várias pragas perigosas que podem causar sérios danos às plantas. Essas pragas incluem lesmas, toupeiras e um urso. Se o ovo em pó tem efeito na luta contra lesmas ou caracóis, então, para musaranhos, ursos e toupeiras, faz sentido usar grandes fragmentos da casca. É permitido quebrá-los, mas muito pouco. As bordas pontiagudas de conchas duras definitivamente evitarão a propagação de pragas perigosas.
- Usando cascas de ovo, você pode proteger as plantas e flores de uma série de doenças perigosas. Isso inclui doenças como perna preta ou podridão apical.
- Muitos jardineiros e jardineiros usam cascas de ovo como um fertilizante ecologicamente correto e eficiente, trazendo benefícios excepcionais para as plantas.
Métodos de aplicação
Casca de ovo - um verdadeiro depósito de ingredientes úteis para uma ampla variedade de culturas.
As pessoas que cuidam de um jardim e de uma horta costumam recorrer a este produto e preparar compostos úteis que têm um efeito benéfico no crescimento da planta e na condição do solo.
Cada uma das aplicações possíveis tem suas próprias características e nuances, que é importante considerar. Vamos considerar em detalhes como você pode usar as cascas dos ovos ao cuidar do jardim.
Decocção
Cascas de ovo podem ser usadas para fazer um excelente e altamente eficaz fertilizante líquido. Não é difícil fazer uma alimentação boa e eficaz corretamente. Considere uma receita detalhada para preparar este remédio útil para procedimentos de cuidados no jardim, a saber:
- você precisa preparar a casca, neste caso você vai precisar de material de 5-6 ovos;
- a casca terá de ser completamente esmagada;
- cascas de ovo esmagadas devem ser despejadas com água fervente em um recipiente de litro;
- o caldo resultante deve ser bem infundido; normalmente não mais do que 5 dias são suficientes para isso, de vez em quando a composição precisará ser agitada suavemente;
- quando o período acima termina, um caldo bem feito deve adquirir uma tonalidade ligeiramente confusa.
Após todas as etapas de preparação acima, o caldo de casca de ovo pode ser considerado pronto para uso. Será possível regar a planta várias vezes com a composição., que se sente mais desconfortável em condições de solo ácido.
Como resultado de um procedimento tão simples e da introdução da fertilização líquida, você garantirá uma excelente colheita.
Infusão
Provavelmente todos notaram uma película fina na casca do ovo. Também pode ser usado em benefício do plantio no jardim. Para fazer isso, você precisa preparar adequadamente a tintura da casca. Considere como você pode fazer de forma independente uma tintura útil para fertilizar plantações de jardim.
- A casca não processada, junto com o filme nela, precisará ser adicionada à água. O componente benéfico deve permanecer no líquido por cerca de 1-2 semanas. Depois desse tempo, a água certamente começará a ficar mais turva e até mesmo a exalar um aroma específico de sulfeto de hidrogênio.
- Assim que a água na qual as cascas não descascadas estão localizadas começar a cheirar adequadamente, isso indicará que uma tintura útil e eficaz foi preparada e pode ser regada com segurança nas plantas nos canteiros.
Antes de correr para colocar as cascas de ovo na água, é necessário levar em consideração as proporções ideais de todos os componentes necessários... Portanto, para 1 litro de água, você precisará de no mínimo 5 e no máximo 10 conchas.
A solução pronta e infundida pode ser diluída adicionalmente com água sob condições de irrigação até 10 vezes.
Pó
Muitos usuários de jardinagem recorrem à aplicação de ovo em pó para fertilização adicional das safras plantadas. É necessário levar em consideração o fato de que para preparar uma mistura de pó eficaz, a casca não deve ser afetada negativamente por valores de baixa temperatura antes.
É permitido fazer pó a partir da casca de ovos cozidos, mas eles conterão substâncias muito menos úteis, especialmente em comparação com matéria-prima que não foi previamente tratada com água fervente. Ovo em pó na maioria das situações é usado no jardim para reduzir a acidez do solo. Para um consumo mais econômico da composição seca e triturada preparada é derramado no orifício de aterrissagem. Portanto, a introdução desta forma reduz significativamente o risco de doença do repolho com uma quilha perigosa.
Usando ovo em pó cozido, você pode compensar de maneira fácil e eficaz a falta de cálcio no caso de várias safras. Por exemplo, este produto é ideal para cuidar do tomate que cresce no jardim.
Quando sofrem de falta de cálcio, desenvolvem podridão apical. Um problema semelhante geralmente ocorre com pimentas. Para "salvar" as plantações afetadas e repor os oligoelementos que faltam, o ovo em pó precisará ser aspergido no solo ao redor das plantas.
Você pode preparar o pó da casca de diferentes maneiras. Isso geralmente é feito usando um liquidificador de cozinha comum, moedor de café ou argamassa. Quando as cascas estiverem completamente esmagadas, o pó precisará ser adicionado manualmente à área desejada. A julgar pela experiência de uso deste remédio útil e natural, por 1 sq. m requer não menos que 90 e não mais que 110 peças.
Adubo em volume semelhante também faz sentido aplicar no caso em que haja solo de alta acidez no local. Dificilmente se evitará a calagem da terra, mas sua fertilidade certamente aumentará.
Importante! Se você não tem a quantidade necessária de casca de ovo, pode começar a preparar uma tintura ou uma decocção eficaz. Eles se mostrarão não menos úteis e eficazes.
Recursos de coleta e armazenamento
Antes de começar a preparar decocções e tinturas úteis, você precisa descobrir como coletar adequadamente o material necessário.
O único ingrediente de que você precisa para criar uma alimentação eficaz é uma casca de ovo. Quase qualquer tipo de produto pode ser coletado.
Pode ser não apenas aldeia, mas também testículos vendidos nas lojas.... Como mencionado acima, os produtos pode ser fervido ou cru... Como uma base é permitido usar cascas de frango e ganso.
Para evitar que o componente principal desperdice suas qualidades úteis, as seguintes regras importantes devem ser seguidas:
- os reservatórios podem ser colocados em uma caixa separada somente após o enxágue preliminar; para isso, deve-se usar água fria;
- o componente principal é colocado no tanque somente depois de completamente seco; você pode deixar o material secar naturalmente, mas muitos residentes de verão aceleram esse processo voltando-se para o forno;
- os recipientes com os componentes necessários devem ser armazenados em local aquecido e seco; apenas no ambiente especificado, a película de ovo útil não seca ou se deteriora;
- após 5 dias, a concha estará completamente pronta para uso posterior; usuários experientes aconselham cortá-lo bem e, em seguida, organizá-lo com cuidado em sacos de papel.
Farinha de casca seca pronta que você precisa armazenar exclusivamente em local seco - este requisito não pode ser negligenciado. A área de armazenamento deve ser bem protegida da luz solar direta. Não devemos esquecer que para armazenar o material recebido em nenhum caso você não pode usar sacos plásticos simples.
Se você negligenciar essa regra, no final poderá enfrentar o fato de que o produto fertilizante preparado absorverá umidade e simplesmente se estragará.
Recomendações de jardineiros
Se você tem sua própria horta e decide cuidar dela com cascas de ovo, você vale a pena levar em conta algumas dicas úteis e conselhos de jardineiros experientes.
- Se quiser usar as cascas dos ovos para fazer uma boa drenagem, não há necessidade de triturá-las. Bastante apenas amasse o material em suas mãos.
- Molhos de casca de ovo, pode ser depositado em diferentes períodos de tempo... Não há um esquema claro neste assunto, mas muitos jardineiros aderem a um esquema como: eles recorrem à adição de fertilizantes adicionais na época do plantio da safra, no outono, na primavera, quando é hora de cavar a terra, bem como para fertilização periódica.
- Casca de ovo pode ser usado cuidando não apenas de plantas de jardim, mas também de plantas de interior... Como mostra a prática, para os últimos animais de estimação verdes, uma tintura devidamente preparada de um componente principal natural é mais adequada. Ele precisará ser adicionado no máximo após 1 ou 2 semanas.
- Para moer as cascas, você pode usar não apenas um liquidificador ou pilão, mas também um moedor de carne. Se não existe essa técnica em casa ou você não quer usá-la, pode fazer mais fácil: coloque as conchas em bolsas de lona densas e depois bata com um martelo.
- Há momentos em que as cascas dos ovos sozinhas não são suficientes para o cuidado das plantas. Este componente pode combinar com curativos comprados ou com outros fertilizantes naturais... Estes últimos incluem cinzas, cinzas, cascas de banana, cascas de cebola, casca de laranja, urtigas ou cascas de batatas.
- Todo jardineiro deve saber que o nível de acidez do solo no local precisa ser reduzido gradualmente. Por exemplo, na primeira estação, não devem ser introduzidas mais de 50 cascas de ovo esmagadas por 1 metro quadrado de jardim.
- Os avicultores observam que cascas de ovos marrons são mais ricas em cálcio. Por natureza, costuma ser bastante denso, possuindo uma grande massa quando comparado ao branco. Devido a isso, tal material é capaz de acumular minerais mais úteis em si mesmo.
- Cascas de ovo também podem ser adicionados como pedaços, triturados em tamanho médio... Você pode adicionar esse componente útil diretamente ao composto ou à matéria orgânica. É aconselhável realizar o procedimento descrito no outono.
- Se você estiver em dúvida se é possível aplicar fertilizante de casca para uma determinada planta no jardim, você deve saber que essa ferramenta é segura para todos os tipos de pousos.
- Em copos de "ovo", você pode cultivar mudas preparadas com segurança... Você só precisa esmagar levemente a casca com a mão. Devido a tais ações, o sistema de plantio de raízes ficará cada vez mais fácil de perfurá-los.
- Se você nunca usou cascas de ovo em seu jardim, precisa saber que elas se decompõem no solo por um tempo incrivelmente longo e lento. Por esta razão não há sentido em aplicá-lo para fertilização em um estado completo - você apenas traduz o material.
- A fertilização do ovo é necessária com cuidado se água dura for usada para regar as plantas. É possível que a reação de pH já seja neutra ou alcalina. O shell corre o risco de piorar a situação.
- É importante lembrar que um excesso de cálcio no solo pode causar muitos problemas. Por exemplo, a clorose pode ser "ativada", aparecendo na forma de manchas brancas claras nas placas das folhas das plantas.
- Ao preparar cascas de ovo para armazenamento, muito é importante limpar completamente a superfície interna dos resíduos de proteína (cru e fervido). Se essas ações forem negligenciadas, as inclusões remanescentes certamente se decomporão, emitindo um odor específico desagradável.
- Se você estiver preparando uma formulação em pó ou líquida da casca dos ovos marrons, você precisará de um pouco menos deles. Isso se deve ao fato de que esse material natural é mais denso.
- Se a concha for planejada para ser usada para preparar a drenagem, faz sentido adicionalmente combinam com areia e seixos... Como resultado, será obtida uma combinação de materiais que permitem que a água passe de forma notável e liberte gradualmente substâncias úteis, que servem como nutrição para as plantas.
- Para saber mais sobre o nível de acidez do solo em uma horta, você pode apenas olhar para a erva daninha que cresce nela. Camomila, coltsfoot e trevo crescem em uma base neutra. A presença de hortelã, banana ou cavalinha indicará solo ácido.
- Ao enviar as cascas de ovo esmagadas e preparadas para armazenamento, é importante não esquecer que manterá suas propriedades positivas por um ano.
- Na maioria das vezes, os jardineiros usam Ovos de codorna ou galinha para o preparo de molhos. Claro, não é proibido usar ovos de ganso ou de peru. No entanto, cozinhá-los é um pouco mais difícil - devido à espessura impressionante, essas cascas podem ser difíceis de transformar em farinha.
- Com muito cuidado, você precisa fazer cascas de ovo quando se trata de plantas ornamentais de interior... Essas culturas são especialmente suscetíveis a qualquer fertilizante. A alta concentração de nutrientes que está presente na casca pode até levar à sua morte, por isso é importante ter muito cuidado.
- Não permitido adicione a casca do ovo moída aos poços de repolho, pepino, espinafre, morango, beterraba e feijão.
- Se necessário cascas de ovo podem ser usadas para soltar o solo de alta qualidade no jardim.
Como usar cascas de ovo como estímulo, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.