Tudo sobre fertilizantes orgânicos

Contente
  1. O que é isso?
  2. Por que eles são considerados os mais valiosos?
  3. Tipos e suas características
  4. Fabricantes
  5. Como escolher?
  6. Regras de aplicação

Todo jardineiro experiente ou residente de verão sabe que as plantas precisam ser fertilizadas periodicamente. Atualmente, um grande número de curativos de base química pode ser encontrado à venda. No entanto, os fertilizantes orgânicos podem ser considerados os mais simples, baratos e seguros.

O que é isso?

Os fertilizantes orgânicos são formulações especiais que têm uma base natural e são utilizadas para enriquecer o solo. Essas substâncias são criadas pela própria natureza para nutrir o solo e, assim, estimular o crescimento e o desenvolvimento da vegetação. Os fertilizantes de origem orgânica são compostos por substâncias naturais. Eles geralmente contêm quase todos os elementos da tabela periódica, incluindo potássio, magnésio, fósforo, nitrogênio, ferro e muitos outros. Também nos curativos existem bactérias e microrganismos que têm efeito benéfico na estrutura do solo e, consequentemente, no rendimento.

As composições para fertilizar o solo são estrume de cavalo, vaca, porco, excrementos de pássaros e coelhos, bem como produtos de decomposição vegetal, serragem. Os fertilizantes naturais incluem turfa, húmus e composto.

Antes de utilizar qualquer tipo de alimentação orgânica, deve-se estudar cuidadosamente suas características e doses de aplicação.

Por que eles são considerados os mais valiosos?

A fertilização orgânica é obrigatória para quase todos os solos. Eles são considerados uma forma bastante eficaz de melhorar a saúde do solo e manter sua fertilidade. O papel desse nutriente em jardins e terrenos suburbanos dificilmente pode ser superestimado. O efeito negativo do curativo natural praticamente não se manifesta, exceto nos casos em que uma dose muito grande da substância foi introduzida no solo.

As principais propriedades positivas dos fertilizantes orgânicos são as seguintes:

  • reposição de nutrientes no solo;
  • suavidade de influência, baixa taxa de decomposição, liberação gradual de ingredientes nutricionais para a vegetação;
  • a duração da ação, que é observada por 4 anos após a aplicação no solo;
  • melhoria das características hídricas, térmicas e do ar do solo;
  • enriquecimento do solo com húmus;
  • aumentando a capacidade de absorção do solo;
  • melhoria da estrutura da terra e seu enriquecimento com auxina, heteroauxina, giberelina.

O curativo natural não só aumenta a fertilidade da terra, mas também serve de alimento para os microorganismos que nela vivem. Graças à sua introdução, a atividade destes últimos e o seu número aumentam.

Além disso, essas composições são fonte de dióxido de carbono, contribuindo para o desenvolvimento qualitativo e pleno crescimento de diversos representantes da flora.

Tipos e suas características

A reposição natural do solo contribui para a sua saturação com substâncias necessárias para obter uma colheita generosa. A classificação dos fertilizantes orgânicos inclui uma lista bastante ampla de curativos. As formulações naturais são divididas em fertilizantes de origem vegetal e animal. Os fertilizantes orgânicos incluem farelo, vários tipos de esterco, plantas podres e resíduos herbáceos, bem como lodo, turfa e muito mais.

Estrume

O estrume é um fertilizante orgânico à base de dejetos animais.

  • Bovino. Este fertilizante é um dos mais solicitados, pois é adequado para diversos tipos de culturas. Esta substância contém uma porcentagem significativa de nitrogênio, potássio, fósforo e cálcio.O esterco de vaca não é um tipo de matéria orgânica nutritiva, por isso deve ser introduzido em solos marginais em grandes quantidades ou em combinação com outros tipos de curativos.
  • Esterco de cavalo tem grande valor e valor nutricional, ao contrário da vaca. Ele contém um grande número de ingredientes úteis necessários para o crescimento da vegetação. O fertilizante para vacas contém 4,7 g de nitrogênio, 3,5 g de cálcio, 2 g de potássio, portanto deve ser aplicado em menor quantidade. Esta composição pode ser usada para fertilizar abóbora, abobrinha, batata, pepino, repolho. Se tal cobertura for aplicada sob as safras acima, então sua produtividade biológica aumentará significativamente sem a introdução de produtos químicos. A alta transferência de calor do estrume contribui para o fato de que, quando embutido em uma estufa, aquece os canteiros.
  • Esterco de coelho pode ser considerado um dos fertilizantes frescos mais eficazes, pois contém 6 g de nitrogênio, 6 g de cálcio, 6 g de potássio e 7 g de magnésio. A estrutura seca dos excrementos de coelho permite a fertilização em pó. A substância resultante é misturada ao solo e usada como substrato para plantas de interior. Este remédio funciona bem para as culturas deficientes em magnésio. As vantagens dos excrementos de coelho incluem facilidade de transporte, composição rica, alto valor biológico, versatilidade e ausência de bactérias e microorganismos nocivos. As desvantagens da alimentação podem ser consideradas um pequeno rendimento do fertilizante, a impossibilidade de usá-lo fresco, a necessidade de pré-tratamento.
  • Carne de porco. O uso desse esterco deve ser extremamente cuidadoso, pois é bastante cáustico quando fresco. Composição do fertilizante:
    • nitrogênio - 8,13 g;
    • cálcio - 7,74 g;
    • fósforo - 7,9 g;
    • potássio - 4,5 g

Como as fezes de porco contêm quase 2 vezes mais nitrogênio do que as fezes de cavalo, seu uso pode destruir as plantas da região. Este tipo de fertilizante pode ser usado como fonte de nitratos. Porém, deve ser adicionado ao solo somente após diluição com água, caso contrário a vegetação será queimada.

Húmus

O húmus é um suplemento natural popular. É formado após o apodrecimento de esterco e resíduos vegetais por 24 meses. Esta substância contém uma porcentagem mínima de umidade e uma grande quantidade de nutrientes. No húmus não existem bactérias e microorganismos nocivos, sementes de ervas daninhas, por isso é absolutamente seguro para humanos e vários representantes da flora. Suas funções incluem não apenas o aumento da fertilidade do solo, mas também a mudança de sua estrutura. O húmus ajuda os solos arenosos a reter a umidade. E ele dota substratos de argila com fluidez.

Prós do húmus:

  • adequado para vários tipos de solos;
  • não caracterizado por toxicidade;
  • melhora a consistência do solo;
  • usado em qualquer estação do ano;
  • aumenta a produtividade das terras e colheitas que nelas crescem;
  • pode ser usado como biocombustível.

As desvantagens deste tipo de fertilizante orgânico são as seguintes:

  • a necessidade de uma grande quantidade de substância por 1 m2;
  • dependência do valor e da dieta do gado do qual o húmus é obtido.

O uso de húmus é lucrativo do ponto de vista econômico se você tiver seu próprio gado e fertilizar seu próprio terreno. No caso de uso de húmus adquirido, recomenda-se aplicá-lo exclusivamente para culturas valiosas.

Excrementos de pássaros

Outro tipo de fertilizante orgânico são os excrementos de pássaros. Mesmo jardineiros experientes e residentes de verão usam-no com cautela, pois contém 16 g de nitrogênio, 15 g de fósforo, 9 g de potássio, 24 g de cálcio. A partir dessas informações, podemos concluir que supera a acidez do porco. Antes de começar a usar este tratamento natural de fertilidade, vale a pena preparar os resíduos das aves de maneira adequada. Para isso, excrementos de penas são colocados em composto ou criados.

Os aspectos positivos dos excrementos de frango incluem o seguinte:

  • aceleração do amadurecimento dos frutos;
  • aumento nos volumes de colheita;
  • melhorando a imunidade da vegetação;
  • falta de toxicidade;
  • versatilidade;
  • longo prazo de validade.

As desvantagens desse fertilizante podem ser chamadas de necessidade de diluição com líquido. Além disso, o uso indevido de fezes de pássaros pode levar à destruição de plantas no local, bem como à inadequação da terra tratada com esterco. Os especialistas aconselham o uso da cama após a compostagem, pois a concentração de nitrogênio nela será significativamente reduzida.

Se o fertilizante durar vários meses, ele deixará de ser perigoso para as pessoas e as plantas.

Il

O lodo de rio como fertilizante tem a mesma finalidade que o estrume, mas o supera em algumas características. Esta substância é formada sob a influência de microrganismos que purificam a água das impurezas, bem como a partir de resíduos animais e vegetais. Em outras palavras, é chamado de sapropel, se instala no fundo de rios, lagoas e se parece com uma massa gelatinosa. A maior quantidade de lodo é observada em corpos d'água onde a corrente é fraca ou completamente ausente.

Na agricultura, o lodo é usado como fertilizante orgânico. Sua composição depende da profundidade do reservatório, das características do fluxo. Normalmente sapropel contém 2% de nitrogênio, 0,5% de fósforo e 0,4% de potássio. Este produto está classificado como amigo do ambiente, pelo que não causa um impacto negativo nos seres humanos e na vegetação. As vantagens indiscutíveis do lodo podem ser consideradas sua alta taxa de decomposição no solo, bem como a ausência da necessidade de compostagem por muito tempo.

O sapropel contém todos os componentes necessários para a vida normal da flora. A sua utilização como cobertura preenche o solo com todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários. O efeito positivo do uso de lodo de rio pode ser observado por 10 anos.

A colheita do sapropel deve ser realizada no verão, quando há alta temperatura do ambiente e o nível da água desce.

Turfa

A coleta de turfa geralmente é realizada em áreas pantanosas. O uso fresco deste fertilizante orgânico é estritamente proibido, pois contém uma grande porcentagem de alumínio e ferro. Após duas semanas de aeração, as propriedades perigosas da turfa são perdidas. Uma opção para tornar o fertilizante seguro é misturá-lo com composto. Este tipo de fertilizante é considerado adequado para vegetação, cujo sistema radicular não aceita estanqueidade. A presença de turfa torna o solo mais leve e promove boa absorção de umidade. A vantagem da turfa é sua capacidade de neutralizar todos os compostos tóxicos presentes no solo.

Raramente, esse tipo de fertilizante orgânico é usado como cobertura única. Muitas vezes é combinado com algum tipo de mistura de minerais orgânicos. Por exemplo, pode ser combinado com chorume de estrume, cinzas, excrementos de pássaros. Para 1 m2 de território, 2 baldes de turfa serão suficientes.

Siderata

Os siderados são fertilizantes de origem vegetal, com os quais é possível melhorar a estrutura do solo e proteger as camadas superiores do solo de danos, o aparecimento de vermes. Estes incluem aveia, tremoço, ervilha, centeio, mostarda, phacelia. O uso de adubo verde deve ser iniciado no momento em que os botões amadurecem. Os especialistas recomendam colocá-los na camada superior do solo sem enterrá-los.

Compostos

O composto é considerado um fertilizante orgânico fácil de preparar e eficaz. É obtido a partir de resíduos vegetais e animais. A pilha de composto com o tempo se transforma em uma massa friável e homogênea. Este fertilizante tem uma cor castanha e um cheiro a terra. Composto verde é bem adequado para alimentar arbustos de bagas e árvores frutíferas.

O composto é uma excelente base para o solo em que as mudas são cultivadas. No entanto, deve-se ter em mente que, para esse fim, é melhor usar uma substância totalmente podre. No outono, o fertilizante semi-maduro pode ser colocado em canteiros altos, neste caso eles estarão bem aquecidos na primavera.

Complexo

Os fertilizantes complexos são considerados os mais exigidos, uma vez que se baseiam em 2 ou mais elementos. Eles são de vários tipos:

  • complexo - este é amofos, nitrato de potássio;
  • complexo-misto - nitrophoska, nitroammophos;
  • misturas de fertilizantes obtidas por mistura mecânica de fertilizantes simples e complexos.

O uso de fertilizantes complexos implica levar em consideração sua composição e as necessidades da planta. No caso em que a cultura carece de algum macronutriente, ele pode ser adicionado ao curativo de cobertura. Essas substâncias podem ser introduzidas na primavera e no verão.

A complexa composição, que se destina à alimentação da planta, deve ser introduzida ao longo de todo o ciclo vegetativo.

Fabricantes

Os fertilizantes orgânicos são produzidos em muitos países europeus. As opções de cobertura granular são chamadas de completas, pois contêm um grande número de micro e macroelementos.

Os produtores mais populares de fertilizantes orgânicos são considerados seis empresas bem conhecidas.

  • Orton - o líder do mercado russo de reguladores de crescimento e frutificação de plantas. Desde 1993 (a partir do programa de TV "Nosso Jardim") a empresa desenvolve e produz produtos agrícolas naturais altamente eficazes: estimulantes do crescimento, fertilizantes, produtos fitofarmacêuticos e meios para a preservação das flores cortadas.

Todos os produtos Orton são criados exclusivamente com base em ingredientes naturais e sem o uso de "produtos químicos agressivos". E eles são completamente inofensivos para humanos, animais, peixes e insetos polinizadores (em particular, abelhas).

A ação das preparações de Orton é baseada em mecanismos naturais. Por exemplo, os estimulantes de crescimento "Orton" compensam a deficiência de fitormônios de crescimento natural nas plantas. Como resultado, mesmo em condições de falta de sol, as safras termofílicas (tomate, pimentão, etc.) produzem a mesma colheita abundante que em seu clima quente nativo.

O complexo de preparações Orton é projetado para suportar todo o ciclo de vida de uma planta - desde o preparo do solo antes do plantio até a colheita. Está comprovado que o uso combinado dos produtos Orton proporciona aumento de 1,5 vezes no rendimento e melhora a qualidade dos frutos.

  • ORGANIC-UKRAINE LLC São eco-fertilizantes orgânicos com alto teor de carbono. A empresa vende fertilizantes com micronutrientes de nova geração que podem aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos.
  • BIOBELGROUP - fertilizantes orgânicos altamente eficazes e ecológicos, cuja ação se baseia na fermentação aeróbia trifásica.
  • ETNOMIR EXPORT. As atividades do fabricante visam a fabricação e exportação de curativos naturais para o posterior cultivo de frutas e tubérculos ecologicamente corretos.
  • ETS HUON - fertilizantes orgânicos, fertilizantes de solo, condicionadores de solo.
  • LIFE FORCE LLC (EMPRESA DE PESQUISA E PRODUÇÃO) - fertilizantes com micronutrientes orgânicos e condicionadores de solo. Esses produtos são muito procurados por agricultores de todo o mundo.

Como escolher?

Um grande número de produtos pode ser encontrado no mercado hoje para melhorar a qualidade do solo e estimular o crescimento da safra. No entanto, ao escolher um fertilizante orgânico, você deve prestar atenção ao cumprimento dos requisitos agrotécnicos, ao conteúdo de nitratos e à produção de acordo com GOST.

Na hora de escolher os melhores produtos desta categoria, vale a pena prestar atenção em alguns pontos importantes.

  • Um método de cultivo de safras, que pode ser solo, coco ou hidropônico.
  • O número de componentes do fertilizante. Uma vez que muitas substâncias podem interagir umas com as outras, 1, 2, 3 ou 4 ingredientes podem ser incluídos na alimentação.Na hora de escolher um produto, vale a pena dar preferência àquele em que haja mais componentes, pois isso pode gerar uma vasta gama de baterias.
  • A fase de crescimento de uma cultura, visto que em diferentes períodos de desenvolvimento de um organismo vegetal, ela necessita de micro e macroelementos específicos.
  • Qualidade do produto. Para fazer a escolha certa do fertilizante orgânico, você deve estudar cuidadosamente as informações que o fabricante oferece.
  • Consumo. Cada fabricante produz fertilizantes em uma determinada concentração e dosagem.
  • Preço. O preço de um produto é influenciado pela presença de componentes caros no fertilizante, método de produção, tecnologia, fórmula.

Regras de aplicação

Os fertilizantes orgânicos são usados ​​para plantas que crescem no jardim, horta e canteiro pessoal. Eles são introduzidos no solo para estimular o crescimento e o desenvolvimento de tomates, batatas, árvores frutíferas, arbustos de bagas e outras culturas. Antes de fazer este ou aquele enfeite, vale a pena determinar o indicador de acidez do solo e sua composição.

Cronometragem

Recomenda-se a aplicação de fertilizantes de natureza orgânica na estação quente, geralmente no início do outono ou primavera. No outono, ocorre uma lenta decomposição dos componentes do revestimento superior. Porém, durante este período, o processo de humificação é ativado, o que contribui para o aumento da fertilidade do solo.

Na primavera, quando a terra já está aquecida, assim como no início do verão, as plantas precisam de nutrição ativa, pois estão em fase de crescimento ativo. De tudo o que foi exposto, podemos concluir que a alimentação no outono contribui para melhorar a qualidade do solo, e a alimentação na primavera - para o crescimento e desenvolvimento das safras.

Métodos de aplicação

Para alcançar a preservação máxima de nutrientes no solo, é recomendável ará-los no solo. A melhor opção de fertilização é considerada o procedimento usando um cultivador. Hoje em dia, muitos proprietários de terras usam tecnologia de fertilização líquida in-situ. Inclui o derramamento da substância e sua posterior incorporação no substrato.

Árvores frutíferas são melhor fertilizadas com húmus. Para as cerejas, a melhor opção de alimentação é espalhar húmus ao redor do círculo do tronco. Para alimentar os arbustos de bagas com cinzas, vale a pena fazer sulcos rasos perto deles e preencher a substância ali. As flores de interior também possuem tecnologia própria para a aplicação de fertilizantes orgânicos. Para alimentar as flores com cinzas, ela é misturada ao substrato durante o transplante. Ficus, palmeiras, frutas cítricas respondem bem à introdução de húmus. Para o procedimento, o húmus é misturado com excrementos de pássaros e diluído em água, após o que as plantações são regadas.

Quantidade

As normas para alimentação de plantas com fertilizantes orgânicos são as seguintes:

  • esterco de vaca - uma vez a cada 4 anos, é necessário aplicar 35 toneladas por hectare;
  • farinha de osso é introduzida no solo em um volume de 3 kg por 1 m2;
  • excrementos de pássaros - os especialistas recomendam fertilizar o solo uma vez a cada 36 meses, embora valha a pena adicionar 1500 gramas de substância por 1 m2;
  • a turfa é eficaz ao aplicar 4–5 baldes por 1 m2.

Qualquer que seja o tipo de fertilizante escolhido para aplicação, o proprietário deve abordar o procedimento com responsabilidade especial.

Os especialistas recomendam não esquecer que mesmo a composição natural do adubo, se incorretamente introduzida no solo, pode prejudicar as lavouras.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral dos melhores fertilizantes orgânicos para horta e horta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário