Como alimentar pepinos para o crescimento?

Contente
  1. Razões para desacelerar o crescimento dos pepinos
  2. Tipos de curativos
  3. Tempo de fertilização
  4. Qual é a melhor maneira de aplicar o curativo superior?
  5. Dicas úteis

É difícil encontrar um jardineiro que não plante alguns canteiros de pepino no local. Esta cultura calorosa e amante da umidade, dependendo da variedade, agrada com a colheita do início do verão ao outono. No entanto, apenas com os devidos cuidados. Este último deve incluir cobertura.

Razões para desacelerar o crescimento dos pepinos

A razão óbvia para a desaceleração do crescimento dos pepinos são as deficiências de micronutrientes. Entre aqueles que faltam à planta, os seguintes são geralmente distinguidos.

Azoto

A sua deficiência provoca uma diminuição da fecundidade dos pepinos.

No entanto, é necessário usar curativos contendo nitrogênio em tempo hábil - se forem introduzidos precocemente e em grandes quantidades, podem surgir problemas com a formação de ovários.

Fósforo

Sua deficiência leva ao fato de que a planta não tem força suficiente para formar ovários, ou eles desaceleram ou param completamente de aparecer. Além disso, a necessidade de fósforo surge durante o período de frutificação.

Potássio

É necessário para a assimilação dos nutrientes restantes pela planta. A necessidade de potássio é observada durante o período de formação e frutificação do caule.

Deve ser lembrado que o sistema radicular dos pepinos está localizado superficialmente, na camada superficial do solo. É esta parte que fica exposta ao meio ambiente, a composição mineral da camada superficial perde nutrientes de forma mais ativa. É por isso que alimentar pepinos não é uma recomendação, mas praticamente - a regra de cultivar uma safra e obter uma colheita abundante. Deve ser aplicado não apenas quando os pepinos frutificam mal ou têm crescimento lento, mas apenas para prevenir tais problemas.

Também é importante lembrar que no solo sobresecado, os elementos orgânicos estão contidos em quantidades menores. Nesse sentido, em verões secos, mais fertilizantes podem ser necessários.

Tipos de curativos

O tempero de cobertura deve ser escolhido com base nos estágios de crescimento dos pepinos, bem como lembrando os objetivos que se deseja alcançar aplicando o tempero de cobertura. Então, para construir massa verde, recorrem ao uso de fertilizantes nitrogenados. Na formação de uma colheita abundante, os compostos de fósforo e potássio ajudarão. Composições complexas são ideais para pepinos crescerem e darem frutos mais rapidamente.

Se você obtiver sua primeira safra e achar que tem um gosto amargo, isso pode ser devido a uma deficiência de nitrogênio. Mas antes de aplicar o molho de cobertura, certifique-se de que os pepinos estejam recebendo água suficiente.

Você pode se livrar das folhas amarelas se alimentar a cultura com potássio, magnésio, cobre e ferro. O padrão de amarelecimento geralmente indica qual elemento está faltando. Para obter mais informações, consulte a seção "Dicas e truques" no final deste artigo.

Drogas especiais

O pepino absorve tudo do solo, por isso, na hora de escolher produtos especiais, deve-se focar não só na eficácia, mas também na segurança. Preste atenção aos fertilizantes à base de potássio. O cloro às vezes aparece em sua composição, o que é altamente indesejável. Por conveniência, vamos considerar esses medicamentos, dividindo-os por composição.

Fertilizantes de nitrogênio

Mostrado para construir a massa verde da planta. A evidência da falta de nitrogênio é o "frágil" dos arbustos e amarelecimento das folhas inferiores, claro, quase branco das folhas e frutos, crescimento lento, falta de rebentos laterais (o arbusto parece ralo).

A situação pode ser corrigida com o uso de uréia (na forma de cristais transparentes) ou sulfato de amônio (nitrato de amônio). 10 litros de água demandarão 15 gramas de um dos fundos.

Fosfórico

As folhas recém-emergidas apresentam coloração verde escura, encolhem e secam. O superfosfato ajudará a preencher a deficiência de fósforo sem prejudicar a cultura (por 10 litros de água - uma colher de sopa do produto).

A farinha de fosfato pode ser usada para fertilizar o solo. Se, além do fósforo, for necessário adicionar outros minerais, vale a pena escolher o borofos (borofosku). Na composição - 10% de fósforo e até 20% de potássio e cálcio. Adequado para fortalecer as raízes e, se necessário, reduzir a alcalinidade do solo.

Potassa

Este é principalmente sulfato - na composição de 50% de potássio, o resto é magnésio e enxofre. Recomendado quando apodrecer aparece. Com uma deficiência de fósforo pronunciada, é melhor usar monofosfato de potássio (isso é 20% de potássio e 53% de fósforo). Adequado para uso durante todo o período de crescimento. A quelatina de potássio concentrada ajudará a garantir uma ingestão rápida de potássio. Jardineiros experientes geralmente preferem complexos prontos, por exemplo, produtos à base de biohumus. Na composição - nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, magnésio, bem como alguns outros aditivos húmicos.

Agrícola é popular. Adequado para tratamento de raízes e pulverização. Se você acredita nas revisões, Agricola não só fortalece a planta e aumenta a produtividade, mas também restaura pepinos após doenças e aumenta sua resistência a pragas. Outra ferramenta que ganhou confiança, "Kristalon". O medicamento é de um fabricante holandês. Há uma opinião de que o "Sudarushka" doméstico é um análogo mais acessível. Entre os produtos minerais complexos - “Clean sheet”, “Helatin Cucumber”, “Master-Argo”.

Remédios populares

Muitos residentes de verão se esforçam para minimizar o uso de fertilizantes especializados. Contudo, você também pode aumentar a "fertilidade" dos pepinos usando remédios populares.

Uma maneira fácil é usar um fertilizante à base de pão que a maioria das pessoas tem em casa. Isso exigirá crostas de pão preto. Eles precisam encher 2/3 do balde (ou lata), despeje o resto do volume com água. Esprema o pão com uma prensa e deixe a mistura por 7 a 10 dias.

Em seguida, a composição resultante deve ser filtrada e diluída com água 1: 3. Use uma solução de rega de pepino. 12 litros de água exigirão 50 ml de fertilizante de grãos.

As plantas podem ser regadas durante todo o período de crescimento, começando na floração. Recomenda-se fazer isso uma vez a cada 7 dias.

A cultura inicial resultante é ácida, o que a torna eficaz para acidificar solos alcalinos. E se o último já estiver azedo, deve-se adicionar farinha de dolomita ou giz de água ao fermento.

Para o crescimento dos pepinos, é necessário cálcio, que se encontra em grandes quantidades nas cinzas naturais da madeira. É lógico que existam várias receitas de fertilizantes baseadas nele. Vamos considerar um deles.

Para 10 litros de água, é necessário tomar 5 colheres de sopa de cinza seca, misturar e deixar por 8 a 10 dias. No processo de infusão, a composição é misturada periodicamente. É possível não preparar a infusão de cinzas, mas adicionar cinzas secas e depois regar os leitos.

Recomenda-se introduzir cinzas (em qualquer forma) durante o crescimento da cultura, podendo fazê-lo em até 6 vezes. A primeira alimentação pode ser realizada quando 2-3 folhas aparecem no caule. A segunda é antes da floração e nos primeiros estágios. Subseqüentes - à medida que vão crescendo, o principal é que se mantenha um intervalo de 14 dias entre os procedimentos.

Muitas vezes, a alimentação à base de fermento também é usada, devido à presença em tal produto de um grande número de bactérias benéficas que fortalecem a imunidade dos pepinos. As formulações de fermento melhoram o sistema radicular, aumentam a sobrevivência da planta mesmo com a falta de luz solar e aceleram o crescimento.

Uma das receitas comprovadas à base de fermento: 10 gramas de fermento seco devem ser dissolvidos em 10 litros de água morna. Adicione 2 colheres de sopa de açúcar e deixe a composição por 2,5-3 horas.

Antes da rega, o molho de levedura é diluído em 50 litros de água. Também o fermento pode ser diluído com leite coalhado (copo).

Apesar da eficácia dessa alimentação, ela deve ser usada no máximo 2 vezes durante a estação de crescimento. Pela primeira vez, está na moda fazer isso 2 semanas após o plantio de mudas em terreno aberto. A segunda vez - após a alimentação de fósforo.

O feedback positivo dos jardineiros e fazendeiros é obtido pela alimentação com esterco de galinha, que é rico em fósforo, zinco, cobre e nitrogênio, tão necessários para a cultura. O estrume de galinha é adequado para utilização tanto na forma seca como na forma de solução. Recomenda-se aplicá-lo no máximo 3 vezes por temporada. No início do período vegetativo (maio-julho), é aplicada a primeira alimentação, a segunda vez - com o início da floração, a terceira - durante o período de frutificação ativa.

No início e no final da safra, é mais conveniente usar fezes secas. Pode ser aplicado imediatamente ou por esmagamento. Os excrementos secos são normalmente trazidos para escavação, a uma taxa de 500 g por 1 sq. m. A infusão de esterco de galinha é preparada da seguinte maneira - você precisa pegar um terço das fezes do recipiente e adicionar o volume restante com água. Deixe por 2-4 dias, mexendo ocasionalmente. Antes de usar, diluir com água (para 1 parte da infusão 3 ou 4 partes de água) e regar os pepinos (1,5 litros do produto diluído por 1 metro quadrado).

Uma forma eficaz e ecológica de "apoiar" pepinos é uma infusão de cascas de cebola. Este enfeite de topo também é recomendado se as folhas começaram a amarelar. Para 8 litros de água é necessário um copo de casca, o líquido deve ser levado para ferver e escurecer um pouco (10 minutos). Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura por 3-4 horas sob a tampa. O próximo passo é coar a infusão.

Como tal, está pronto a ser utilizado. Significa pepinos regados na raiz. E no caso do aparecimento de folhas amarelas e como medida preventiva, pode-se diluir a composição com água (1: 1) e irrigar os canteiros com pepinos.

Tempo de fertilização

Em média, os pepinos precisam de 3-4 alimentação por temporada. A primeira é realizada 2 semanas após a semeadura. Quando os pepinos crescem, uma fertilização com fósforo de baixa concentração pode ser usada. O segundo ocorre no período do início da floração. Pela terceira vez, o curativo de cobertura é aplicado em um estágio inicial de frutificação. Finalmente, durante o período de frutificação, aplique outro, quarto curativo. Via de regra, é produzido uma ou duas semanas após a primeira colheita. É um erro considerá-lo algum tipo de prevenção, uma vez que o objetivo dessas ações é potencializar o processo de frutificação.

É importante lembrar que as plantas requerem fertilizantes diferentes em cada estágio de crescimento. De maio a junho, são necessárias formulações de nitrogênio, que são aplicadas a cada 14 dias. Julho-setembro é a época dos fertilizantes de fósforo-potássio, que as plantas adultas precisam para manter sua condição e frutificação. Em média, são aplicados a cada 2 semanas. A partir de meados de setembro, o número de curativos é reduzido, e o intervalo entre eles chega a 3-3,5 semanas.

Qual é a melhor maneira de aplicar o curativo superior?

Dependendo do método de alimentação, existem 2 tipos deles:

Raiz

Recomendado durante o período de crescimento ativo da cultura, quando o sistema radicular dos pepinos está se desenvolvendo tão ativamente. Esses são geralmente os meses de verão.

Você precisa aplicar o curativo de raiz após a chuva ou rega, o melhor momento é no início da manhã ou à noite após o pôr do sol, um dia seco, mas nublado também é adequado.

Foliar

Em período nublado e verão frio, deve-se dar preferência à alimentação foliar. A melhor opção é pulverizar a planta. Para esse tipo de manipulação, a concentração da alimentação deve ser menor, sendo melhor realizar o procedimento à tarde ou à noite, quando não há sol ativo.

Na estufa

A primeira alimentação dos pepinos é feita na fase de preparação do solo em uma estufa - húmus e composto são colocados para o plantio. A segunda alimentação é realizada durante o cultivo de mudas. Para esses propósitos, uma solução de nitrato é freqüentemente usada - 2 colheres de sopa de nitrato de amônio são tomadas para 8 litros de água.

Por fim, um mês após o plantio das mudas no solo, recomenda-se a realização de uma terceira cobertura. O objetivo deste procedimento é fortalecer a planta, ajudá-la a construir uma massa verde e formar ovários. É por isso que os compostos orgânicos são especialmente eficazes - cinzas, verbasco, fermento. Se for dada preferência a análogos químicos, então é mais racional usar complexos. A infusão a seguir provou sua eficácia - 1 colher de sopa de nitrato de amônio, 2 colheres de sopa de superfosfato e um copo de cinzas de madeira são tomadas em um balde de água.

Durante a floração e frutificação, uma solução de nitrophoska dará um bom efeito, e após 2 semanas - um verbasco, que é combinado com sulfato de potássio. Isso ajuda a fortalecer o plantio e obter uma colheita mais rica.

Em campo aberto

Pepinos que crescem ao ar livre na rua são mais vulneráveis ​​e, portanto, precisam ser alimentados com mais frequência. Em média, isso é de 6-8 por temporada. Além disso, não se trata apenas de fertilização da raiz, mas também da fertilização foliar. Normalmente eles se alternam.

Pela primeira vez, pepinos em campo aberto são alimentados com o aparecimento de uma segunda folha no arbusto. Estes devem ser compostos contendo nitrogênio. Você pode usar amônia - 1 colher de sopa para 8 litros de água. Cálculo de alimentação - 1/2 litro debaixo de um arbusto.

O próximo procedimento é a alimentação foliar com solução verde brilhante. Você precisará de 10 gotas por balde de água. A solução resultante é irrigada com folhas e caules em tempo nublado ou à noite. Assim, você pode processar as plantas uma vez por semana até a floração. A alimentação com fermento ajudará a aumentar a massa verde. Em seguida, vem a vez dos compostos de fósforo-potássio ("coquetel" de superfosfato, verbasco, uréia, cinzas).

Casas

Via de regra, estamos falando de mudas cultivadas em uma varanda ou no parapeito de uma janela. O ácido succínico pode ser usado para estimular as mudas. Se você não conseguir encontrar um natural, vale a pena comprar o produto "Gulliver-Stimul". Composição segura à base de ácido succínico e humato de potássio. Um verdadeiro "gerador" de crescimento de mudas. É utilizado como adubo foliar, também indicado para embeber as sementes antes do plantio.

As condições da casa são muito diferentes do cultivo no solo, portanto, uma semana antes do transplante, as plantas são alimentadas. Após o plantio, você precisa dar-lhes tempo para criar raízes e então (após cerca de uma semana) começar a alimentar de acordo com as recomendações que os especialistas dão para as plantas no campo aberto.

Dicas úteis

Você precisa aplicar o curativo de cobertura em climas quentes, fazendo isso após a rega (a menos que outro esquema de aplicação seja fornecido nas instruções). Isso protegerá as raízes de escaldamento. A aplicação simultânea de fertilizantes à base de cinzas e nitrogênio é inaceitável. Isso levará à liberação de grandes quantidades de amônia, o que pode levar à morte da planta.

Freqüentemente, o cinza é usado em receitas de temperos folclóricos. Deve ser natural, obtido pela queima de lenha. É inaceitável o uso de cinzas após a queima de plástico, lixo doméstico, papel.

Folhas amareladas também são um sinal de falta de elementos. Se as folhas ficam amarelas nas bordas, os pepinos carecem de magnésio e potássio. O amarelecimento das folhas em combinação com o aparecimento de nervuras amarelas indica uma deficiência de ferro. Se as folhas superiores ficarem amarelas, você deve pensar em alimentar com cobre.

Muitos residentes de verão consideram "mais é melhor", entretanto, o sistema radicular dos pepinos não é poderoso e forte, a planta simplesmente não consegue suportar todo o volume da alimentação proposta. É mais correto seguir as recomendações sobre o momento e a frequência da alimentação. Então, arbustos fortes e uma rica colheita não o deixarão esperando.

Você pode suspeitar de um excesso de minerais pelo aparecimento dos arbustos. Portanto, se os pepinos acumulam uma massa verde volumosa, crescem fortemente e ao mesmo tempo os frutos ficam menores, isso indica um excesso de nitrogênio no solo. E, nesses casos, os jardineiros falam sobre pepinos "engordando".

Se o sistema radicular estiver morrendo, pode ser um sinal de excesso de magnésio. Naturalmente, você deve primeiro excluir a infecção da planta com doenças ou pragas.Se, no entanto, for confirmado o "diagnóstico" de excesso de magnésio, deve-se interromper a alimentação e aumentar a rega.

A desaceleração no crescimento dos pepinos, bem como o aparecimento de uma borda branca nas folhas, é um sintoma de supersaturação do solo com potássio. Se você pular esta etapa, as folhas adquirem um tom verde escuro, os frutos ficam menores. A solução nesta situação pode ser a introdução de cinzas - acrescenta-se 1 copo de cinza a 10 litros de água.

Para alimentar pepinos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário