Molho de pepino com urtiga
Para que as plantações no jardim cresçam e se desenvolvam normalmente, elas devem ser fertilizadas regularmente com vários nutrientes. As composições podem ser adquiridas prontas em lojas especializadas, ou você mesmo pode preparar. Freqüentemente, os jardineiros usam urtigas para isso. Hoje vamos falar sobre como preparar uma decocção com urtiga para pepinos.
Propriedades da urtiga para pepinos
A urtiga pertence ao grupo nitrofílico. Esta planta atua como uma espécie de indicador com o qual você pode determinar a quantidade aproximada de nitrogênio no solo.
A urtiga contém uma grande quantidade de ácidos orgânicos, fitoncidas e vitaminas necessários para o pepino. As formulações de urtiga também desempenham uma série de funções importantes:
-
participa da restauração do solo, enriquecendo-o com diversos microelementos úteis;
-
aumenta a resistência da planta aos efeitos de várias pragas e parasitas;
-
permite estimular o crescimento de vegetais;
-
elimina pulgões durante os períodos de seca da estação;
-
promove o processo de fotossíntese.
O uso periódico deste caldo também estimula a floração abundante e aumenta significativamente a produtividade. Ao mesmo tempo, os caules são visivelmente fortalecidos, as lâminas das folhas adquirem uma cor saturada mais escura. A alimentação de urtigas tornará possível proteger pepinos, atrair minhocas para o solo.
A composição de uma planta em chamas contém potássio, magnésio, cálcio. São eles que são necessários para o pleno crescimento dos pepinos e de outros vegetais.
Como fertilizante, a urtiga é freqüentemente usada na forma de decocções especiais, ou melhor, uma mistura de vegetais levemente fermentada. Componentes adicionais são frequentemente adicionados à massa, o que pode aumentar o efeito benéfico da alimentação. Eles também podem ser usados na hora de regar a vegetação.
Depois de processar a cultura com este fertilizante natural, ela começará não apenas a crescer muito mais rápido, mas também a florescer mais ativamente. Se você adicionar a composição de urtiga durante o amadurecimento das frutas, elas ficarão o mais suculentas possível. Isso pode ser explicado pelo fato de que a alimentação à base de ervas contribui para o acúmulo ativo e de longo prazo de carboidratos.
Como preparar e usar a infusão?
Há um grande número de receitas diferentes para preparar decocções com urtiga, que podem ser usadas na alimentação de hortaliças. Qualquer forma O equipamento de proteção (luvas, sapatos fechados e roupas) deve ser usado com antecedência, caso contrário, você pode facilmente se ferir por tal planta.
Depois disso, você precisará selecionar uma vegetação adequada. Não recolha as urtigas que já formaram sementes, pois não serão enriquecidas com os elementos úteis necessários.
Mais frequentemente, apenas algumas variedades dessas plantas são encontradas, todas elas adequadas para fertilizar pepinos.
Então, tem a urtiga dióica, que é bem grande em tamanho, ela também tem rizomas longos e rastejantes, seu comprimento pode chegar a 2 metros.
Urtigas de folhas estreitas, cânhamo e urtigas são significativamente inferiores em tamanho à variedade dióica. Além disso, essas espécies também são saturadas com nitrogênio, cálcio, potássio e magnésio.
lembre-se disso para criar um fertilizante natural para pepinos, você não deve criar raízes, por isso é melhor cortar a urtiga imediatamente. Em seguida, o material coletado pode ser exposto ao sol para que possa "murchar" ligeiramente.Mas as partes frescas também estão bem e será muito mais fácil cortá-las.
Para a preparação da tintura, ramos saudáveis que não são afetados por pragas e doenças são os mais adequados. E também não deve haver áreas de podridão neles. A vegetação selecionada é disposta em um recipiente limpo e preenchido com água pré-aquecida.
Em seguida, você precisará enviar o líquido para infundir. Ao mesmo tempo, será necessário mexer várias vezes por semana. Se você quiser acelerar significativamente o processo, pode colocar o recipiente com o conteúdo ao sol.
Em uma peça de trabalho líquida, você pode adicionar um pouco de fermento ou açúcar granulado. A infusão final é melhor armazenada em um recipiente de plástico hermético por tempo indeterminado. Para que o cheiro de tal decocção não seja muito forte, você pode adicionar um pouco de valeriana (é melhor usar a raiz).
A infusão é considerada totalmente pronta para uso quando começa a adquirir coloração escura. E também deve parar de espumar. Não é recomendável armazenar o líquido de urtiga em um recipiente de metal, pois o metal pode dar origem a uma variedade de reações químicas, devido às quais a infusão perderá todas as suas propriedades úteis.
Além da receita principal, existem outras com aditivos especiais.
-
Decocção de dente de leão. Para seu preparo, os dentes-de-leão são triturados, embora possam ser usados sem inflorescências e raízes. Todo esse material precisa secar um pouco. Ao mesmo tempo, é preparada uma decocção padrão para urtigas. Adiciona-se dente-de-leão, dessa forma o líquido é deixado em infusão por 10-12 dias. Freqüentemente, em vez de dentes-de-leão, também se toma banana, confrei e muitas outras ervas medicinais.
-
Tintura com pão. Para tal composição, os restos de pão de trigo ou de centeio podem ser adequados. Primeiro, a urtiga picada é colocada em um recipiente limpo e, em seguida, tudo isso é vertido com o líquido aquecido e biscoitos são adicionados à massa resultante. A composição finalizada deve fermentar por vários dias, após os quais a mistura é bem misturada. Depois de parar de espumar, já pode ser usado como fertilizante para as lavouras.
-
Caldo com fermento. Nesse caso, você pode levar qualquer fermento. Eles devem ser adicionados à água morna imediatamente junto com urtiga picada. Ao mesmo tempo, apenas 1 saco de componentes secos (ou 100 gramas de produto fresco) cairá sobre 10 litros de líquido. Esses ingredientes fornecem um processo de fermentação muito mais rápido. E também cinzas de madeira às vezes são adicionadas a essas composições para obter um fertilizante complexo completo que pode ser usado para várias safras.
Às vezes, a urtiga é usada em sua forma pura, sem preparar uma tintura. Neste caso, será possível plantar pepinos em fileiras e colocar entre eles uma densa e espessa camada de urtigas. Nenhum inseto e outras pragas serão capazes de passar por tal "barreira". Freqüentemente, essas camadas se transformam em uma cobertura nutritiva e benéfica para os pepinos.
Quanto à infusão, deve ser usada de diferentes maneiras dependendo das condições em que crescem os pepinos.
Na estufa
Nesse caso, são utilizados principalmente os curativos foliares, que são simplesmente pulverizados nas lâminas das folhas e caules das plantas. Via de regra, apenas um procedimento por mês é suficiente. Na maioria das vezes, pulverizadores especiais são usados para sua implementação, que contribuem para a distribuição uniforme do líquido.
Em campo aberto
Muitas vezes, essa infusão é usada para regar o solo ao redor dos pepinos, mas vale a pena observar as proporções. Em média, um arbusto é responsável por 0,5 a 1 litro desse líquido curativo. O fertilizante para urtigas já preparado é mais frequentemente usado como composto para a raiz. A introdução de aditivos de raiz para todas as culturas é feita 1 ou 2 vezes por semana, e é recomendado que seja feita em períodos de nebulosidade.
Em qualquer caso, deve ser lembrado que os groundbaits verdes devem ser usados no processo de desenvolvimento ativo e crescimento dos pepinos (primavera e início do verão), porque as infusões de ervas daninhas permitem que você acumule rapidamente a massa verde. No processo de frutificação, tais composições não precisam ser abusadas. Caso contrário, os arbustos simplesmente começarão a crescer excessivamente, mas darão poucos frutos.
Se for usar a massa resultante com urtiga para combater pragas ou doenças, será necessário despejar um quilo de vegetação com água limpa (5 litros), desta forma, o líquido é fervido por 10-15 minutos, então é filtrado por uma peneira ou gaze ... A tintura deve esfriar. Mais tarde é diluído em água. A composição pronta pode ser usada para pulverização convencional com um frasco pulverizador.
Mulching as camas com urtigas
Para fazer a cobertura morta corretamente, será necessário passar a vegetação fresca por um aparato especial, a melhor opção seria um cortador de silagem elétrico, que permitirá dividir o material em partes menores.
Depois disso, você pode prosseguir diretamente para o procedimento em si. Você pode usar cobertura morta com caules e folhas frescas. A grama é espalhada em uma camada bastante espessa (pelo menos 10 centímetros).
A camada espessa impede que as ervas daninhas entrem na massa de nutrientes do pepino. E também não vai permitir que a terra se aqueça muito sob a influência da radiação ultravioleta, vai reter a umidade após a rega.
Dicas úteis
Se você planeja tomar essas formulações à base de ervas para fertilizar pepinos, deve se lembrar de algumas recomendações importantes. Para um rendimento maior, essas tinturas naturais podem ser usadas já no plantio de pepinos. Por esta grama picada é misturada com uma pequena quantidade de solo e colocada na parte inferior dos assentos. Nesse caso, eles precisam ser um pouco mais profundos do que o normal.
Lembre-se de que é melhor colher urtigas jovens para cozinhar. É nele que se encontrará a quantidade máxima de componentes úteis para os vegetais. Ao coletar o material, corte as hastes completamente. Isso é melhor feito com um podador de jardim.
Essas matérias-primas podem ser preparadas com antecedência para uso no futuro. Afinal, urtigas ligeiramente secas ou mesmo secas também podem ser bastante adequadas para fertilizar essas plantações.
Recomenda-se o uso de vários componentes adicionais (dente de leão, pão, fermento) no preparo de caldos, que podem potencializar o efeito.
Como preparar o molho de urtiga, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.