Alimentando pepinos com kefir

Contente
  1. Benefício e dano
  2. Como preparar a solução?
  3. Métodos de aplicação
  4. Regras de aplicação

Hoje, os jardineiros usam uma grande variedade de fertilizantes para suas plantações de vegetais. As composições com a adição de kefir são consideradas uma opção popular. Essas soluções permitem que você sature a vegetação com muitos nutrientes benéficos. Hoje falaremos sobre como preparar tal composição para pepinos e como usá-la corretamente.

Benefício e dano

Os curativos de kefir podem trazer muitos benefícios para essa cultura de vegetais:

  • fornecer proteção confiável de frutas de várias doenças e insetos prejudiciais;
  • prevenir o aparecimento de formações fúngicas;
  • fornecer estimulação do crescimento da planta;
  • aumentar o nível de produtividade;
  • fortalecer o sistema imunológico de pepinos;
  • reduzir o número de flores estéreis;
  • promovem a fertilidade do solo devido ao alto conteúdo de aminoácidos úteis, lactose, proteínas, carboidratos, gorduras, componentes químicos (cálcio, selênio, ferro e sódio).

Mas antes de usar esse fertilizante, vale lembrar que ele também tem desvantagens. Em primeiro lugar, o efeito do uso desse leite fermentado líquido não durará muito. Além disso, vale a pena diluir a solução estritamente em certas proporções, caso contrário o efeito será o oposto.

Como preparar a solução?

Para que o molho de leite fermentado acabado tenha um efeito positivo, deve ser preparado corretamente. Existem várias opções para preparar esse fertilizante.

  • Bioestimulante. Neste caso, para a preparação, você precisará misturar dois litros de kefir e um copo de pó de cinza peneirado. Além disso, algumas colheres de sopa de mel e 10 gotas de iodo são adicionadas à mistura resultante. Todos os componentes misturados são enviados para infusão por dois dias. As sementes são cuidadosamente espalhadas na massa de kefir resultante. A mesma massa pode ser utilizada posteriormente, diluída em uma pequena quantidade de água. Pode ser tomado para alimentação foliar durante o período de floração da cultura.
  • Para máxima ativação do composto. Nesse caso, você precisará misturar 1 xícara de kefir, 0,5 pacotes de fermento seco e 1 colher de sopa de açúcar granulado.
  • Fungicida natural. Essa composição é usada para tratar doenças fúngicas ou para prevenir a sua ocorrência. Para prepará-lo, você precisa diluir o kefir com água na proporção de 1: 5. Para aumentar a eficiência, ingredientes naturais adicionais devem ser adicionados à solução. Às vezes, eles colocam um pouco de sabão líquido e 20-30 gotas de iodo nele.
  • Inseticida. Essas soluções permitem que você afaste as pragas que se instalaram nos pepinos. Para prepará-los, é necessário diluir um litro de leite fermentado com três litros de água filtrada. A composição resultante trata as áreas que foram danificadas. Entre as camas, você pode cavar pequenos buracos e derramar um pouco de kefir neles, também é permitido levar iogurte.

Em qualquer uma das formulações acima, você pode adicionar algumas substâncias adicionais. Por isso, costumam usar sabonete líquido, shampoos, sabão em pó amassado, peróxido de hidrogênio, iodo, mostarda em pó, fermento seco.

Se você planeja adicionar xampu ou sabonete, lembre-se: leve uma colher de sopa de produto de higiene para uma lata de dez litros. Devido ao uso deste aditivo, a adesão da substância às lâminas das folhas e ao caule da planta é significativamente melhorada.

Se você quiser tomar iodo como suplemento, não pode adicionar mais do que 40 gotas por dez litros de líquido. Tais soluções possuem excelentes propriedades anti-sépticas, podendo aumentar os processos metabólicos nas plantas. Além disso, o iodo tem um efeito positivo no sabor da cultura.

Ao usar mostarda em pó, tome cerca de 50 gramas desse produto por 10 litros de líquido. A mistura resultante terá excelentes propriedades antimicrobianas. Torna possível destruir o ambiente patogênico.

Substâncias adicionais que são tomadas como aditivos podem aumentar significativamente a imunidade da vegetação. O uso competente desses curativos permite não introduzir outras composições minerais no solo como fertilizantes.

Não se esqueça que é permitido cozinhar soro de kefir apenas com solução ou simplesmente com um líquido ligeiramente aquecido. O uso regular dessas soluções com kefir dá um lindo brilho às folhas, as partículas de poeira não ficam muito tempo sobre elas, além disso, recebem os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento e retêm sua elasticidade.

Métodos de aplicação

As soluções de leite fermentado podem ser usadas de várias maneiras. Vamos destacar dois principais.

Rega

Nesse caso, todas as hortaliças devem ser regadas primeiro e, em seguida, o revestimento de cobertura deve ser aplicado no solo úmido. Ao mesmo tempo, isso deve ser feito na zona raiz. A irrigação é recomendada no início da manhã ou à noite para que o sol não queime as partes úmidas da planta.

Essas iscas são mais bem utilizadas em dois estágios de desenvolvimento da vegetação: o período inicial, quando as plantas são transplantadas para o solo, e também a fase de crescimento, quando a massa verde está crescendo ativamente.

Para evitar o aparecimento de podridão da raiz, a seção da raiz desta cultura vegetal, após o tratamento com este fertilizante de leite fermentado, deve ser bem eliminada com água.

Pulverização

Para realizar esse processamento, é melhor usar pistolas de pulverização, que permitem que o líquido de leite azedo seja distribuído o mais uniformemente possível nas plantas.

  • A primeira pulverização deve ser feita 10-12 dias após o plantio.
  • O segundo tratamento é realizado no período de aparecimento dos primeiros pedúnculos. Isso protegerá contra invasões de insetos nocivos, além de aumentar significativamente o rendimento.
  • Na terceira vez, os pepinos são processados ​​já durante o ovário do fruto.
  • A última pulverização é realizada já durante a frutificação.

Após cada pulverização, regue levemente a cobertura morta, que é colocada ao redor de cada arbusto de pepino.

Regras de aplicação

Para que os fertilizantes de kefir sejam capazes de saturar tal colheita de vegetais com a quantidade máxima de elementos úteis, você deve se lembrar de algumas regras importantes para seu uso.

Na estufa

Vale lembrar que quase todos os métodos de cuidado de vegetais em estufa são muito diferentes dos métodos de cuidado de vegetais que crescem e se desenvolvem ao ar livre. Nas estruturas das estufas, já se formou seu próprio microclima adequado, que deve ser mantido constantemente e não perturbado por excesso de fertilizantes. Isso se aplica principalmente a uma variedade de soros.

As soluções de kefir têm um ambiente ácido, então seu efeito excessivo no solo pode levar ao rápido murchamento da vegetação.

É necessário recorrer à irrigação em estufas apenas quando o solo estiver seco. Isso é especialmente verdadeiro para métodos de fertilização de raiz. No processo de rega, não permita que a umidade entre nas folhas das mudas.

A rega é recomendada no início da manhã. Depois de realizar esse procedimento, é melhor ventilar a estufa imediatamente.

Em campo aberto

Nesse caso, é melhor alternar dois métodos de uso de soro de leite kefir: raiz e foliar.Para proteger os pepinos da invasão de vários parasitas e aumentar significativamente o crescimento da cultura, ambos os métodos devem ser usados ​​com uma certa sequência (após o plantio, durante o aparecimento das flores, durante o aparecimento dos frutos e durante a frutificação).

Em todo caso, a época mais adequada para esses tratamentos é julho. É durante esse período que as hortaliças precisam de proteção confiável contra infecções fúngicas e pragas, incluindo caracóis, pulgões e tesourinhas.

Além disso, em qualquer caso, vale a pena considerar alguns erros que muitos jardineiros cometem ao fazer os curativos de kefir.

Então, alguns jardineiros, para alimentar os pepinos, usam kefir ou iogurte em sua forma pura, pensando que assim conseguirá o resultado mais positivo. Mas na verdade, por causa disso, pode-se provocar o aparecimento de queimaduras nos caules e chapas foliares. Além disso, a adição de água à composição permite que os elementos benéficos sejam absorvidos pelo solo com muito mais rapidez e facilidade.

Muitas vezes, os soros de kefir são usados ​​como medidas preventivas eficazes, uma vez que são capazes de prevenir uma variedade de doenças dessas plantas no jardim.

Como alimentar pepinos de iogurte, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário