Composição e uso de fertilizantes NPK
Os fertilizantes NPK são amplamente usados na agricultura, hidroponia, horticultura e horticultura. Um complexo de 3 componentes principais permite saturar o solo com todos os nutrientes necessários. Vale a pena falar mais detalhadamente sobre o que é, qual é a decodificação do termo, sobre os métodos de produção e uso de fertilizantes.
O que é isso?
Os fertilizantes NPK são complexos minerais que incluem 3 componentes principais. A decodificação desta designação está diretamente relacionada aos nomes latinos dessas substâncias na tabela periódica:
- o nitrogênio está oculto sob a letra N;
- sob P - fósforo;
- K é potássio.
Absolutamente todas as plantas cultivadas precisam de um suprimento suficiente de minerais do solo. Ao mesmo tempo, administrando você mesmo, é difícil alcançar um equilíbrio ideal. Os fertilizantes complexos NPK permitem realizar atividades agrícolas sem preparação complicada. Eles contêm os sais de fósforo, nitrogênio e potássio nas proporções mais eficazes e seguras.
Ao mesmo tempo, a forma granular permite variar os métodos de fertilização, bem como determinar a sua dosagem com grande precisão.
A proporção proporcional de ingredientes em fertilizantes minerais complexos está indicada na embalagem. Se o número for igual, pode parecer 16:16: 16. O volume restante cai em ligantes, que não afetam significativamente a mudança na composição do solo.
Cada ingrediente dos fertilizantes NPK é responsável por sua própria área de vida vegetal.
- Azoto. Responsável pelo crescimento e desenvolvimento ativo das folhas, caules, ajuda a construir rapidamente a massa verde. Além disso, sua função é melhorar a imunidade das plantas, aumentar suas propriedades protetoras contra doenças. A falta de nitrogênio será relatada pelo branqueamento das folhas nas hortaliças, vermelhidão nas frutas, desbaste dos brotos.
- Fósforo. Ajuda a estimular intensamente o crescimento radicular nas fases iniciais. Durante a floração e a frutificação, o fósforo garante o correto andamento desses processos. Deformação de botões e ovários, o aparecimento de manchas azul-esverdeadas nas folhas pode indicar falta de substância no solo.
- Potássio. É necessário para a formação de inflorescências, a formação de ovários e frutos. Com uma escassez intensa e prolongada de potássio, é impossível esperar por uma rica colheita. A falta de substância é indicada pelo aparecimento de manchas marrons na superfície das folhas, retorcimentos e formação de queimaduras ao longo da borda da folha. Quando os fertilizantes de potássio são aplicados, as plantações recebem uma restauração do equilíbrio hídrico, um aumento na defesa imunológica e toleram melhor as geadas.
Sem o fornecimento dos macronutrientes necessários, as plantas não podem crescer e se desenvolver com sucesso, estão menos protegidas de doenças e pragas. Os complexos NPK são amplamente usados não apenas por grandes empresas agrícolas. Eles são bastante procurados no setor privado da agricultura, eles são adequados para introdução em diferentes tipos de solos.
Tecnologia de produção
A produção industrial de fertilizantes NPK é realizada pelo método de granulação a vapor. A tecnologia de produção consiste na mistura passo a passo de componentes secos - cloreto de potássio, amofos, ureia, diamofos ou sulfato de amônio em ambiente úmido. O procedimento neste caso é o seguinte:
- as matérias-primas chegam à empresa, são armazenadas, passam pelo controle de qualidade;
- os componentes são carregados em um compartimento especial do equipamento;
- as matérias-primas são trituradas, dosadas e alimentadas na linha de produção;
- a carga necessária para a granulação está sendo preparada;
- é processado pelo método de laminação, os grânulos são formados, então são secos, os gases de exaustão são purificados;
- os produtos de saída são classificados, o retorno é separado;
- o produto de tamanho grande é resfriado, classificado;
- o produto semi-acabado é acondicionado, o produto acabado é enviado para o almoxarifado, embalado e despachado.
Os grânulos resultantes têm uma forma redonda ou oval, um tom de cinza-amarelo a ligeiramente vermelho, emitindo um aroma específico não muito forte.
Fertilizantes
Todos os fertilizantes NPK podem ser categorizados com base na quantidade de nutrientes que contêm. Os complexos enriquecidos incluem complexos em que sua participação chega a 40% ou mais. Os neutros não contêm mais do que 4/10 partes de potássio, fósforo e nitrogênio. As misturas enxutas contêm mais de 70% de agregado, mas isso não significa que sejam piores ou melhores em suas propriedades. Essa diferença se deve aos tipos de solo para os quais as misturas são feitas.
Pelo número de ingredientes, os complexos de dois e três componentes são diferenciados. Cada grupo tem suas próprias características. Várias formulações são chamadas de fertilizantes NPK de três componentes.
- Nitrofoska. Tem uma proporção de substâncias de 10: 10: 10 ou 11: 10: 11. É considerada uma opção universal, adequada para a maioria dos tipos de solos, mas se manifesta melhor em solos com ambiente neutro ou ácido.
- Ammofoska. Um fertilizante mais concentrado com uma proporção de nitrogênio, fósforo e potássio 9: 20: 20 ou 15: 15: 12. O complexo é bem adequado para estimular o crescimento da massa verde das plantas, portanto não é recomendado para aplicação no período de outono. Ammofoska é considerada a melhor escolha para solos com composição argilosa, arenosa ou turfosa.
- Azofoska. Fertilizante de tipo universal, utilizado principalmente para o preparo do solo antes da plantação ou para estimular o crescimento dos brotos durante o período vegetativo. As proporções são médias - 15:15:16 ou 16:17:17.
- Diammofosk. Por sua finalidade e propriedades, a composição é semelhante à azofórica. As proporções de substâncias neste complexo NPK são 10:26:26.
Estes são os principais fertilizantes de três componentes amplamente usados em fazendas subsidiárias privadas e grandes complexos agrícolas. É importante notar que existem formulações solúveis em água que são convenientes para aplicação durante o período de crescimento, bem como grânulos secos que podem ser misturados diretamente na escavação da terra para o plantio.
Os fertilizantes NPK de dois componentes, embora pertençam a este grupo, contêm apenas 2 ingredientes principais. Dependendo da mistura, o fósforo ou o potássio podem ser excluídos, o nitrogênio sempre permanece como o componente principal. O mais popular nesta categoria é o superfosfato. Pode ser simples - com o conteúdo de nitrogênio e fósforo na quantidade de 6: 26, o dobro - com indicadores de 10: 46. Este é um fertilizante universal usado para várias frutas e vegetais.
Os fertilizantes NPK de dois componentes incluem nitrato de potássio, que não contém fósforo. Tem uma proporção de 13: 0: 46, adequado para uso na forma seca ou líquida. É uma boa escolha para apoiar o crescimento e desenvolvimento de hortaliças, cultivo interno. Entre os compostos solúveis em água, o amofos, contendo nitrogênio e fósforo na quantidade de 12: 52, é de grande interesse para jardineiros e jardineiros.
Devido à ausência de cloro e nitratos na composição, o produto é adequado para o cultivo de pepinos.
Como usar?
Os fertilizantes NPK são necessários para o cultivo de uma ampla variedade de culturas e espécies de plantas. Como os complexos granulares já estão disponíveis com certas proporções de substâncias, é muito fácil dosá-los. Existem certas normas que levam em consideração a necessidade sazonal das plantas de macronutrientes e outros fatores. Aqui estão as principais recomendações de especialistas.
- Baga, vegetais, colheitas herbáceas. Eles são fertilizados desde maio, você pode escolher Azophoska ou Nitroammophoska. Até meados de julho, a alimentação continua com uma frequência de 10 dias. No outono, as plantas são transferidas para fertilizantes com uma concentração reduzida de nitrogênio.
- Flores. Eles precisam de quantidades significativas de nitrogênio. A alimentação começa em maio, em nitroammofosk, com frequência de 10 a 14 dias. A fertilização continua até o final de julho. Em agosto, a diammophoska é usada de acordo com o mesmo esquema.
- Grama. Manter um bom crescimento da grama requer a manutenção constante de altos níveis de nitrogênio no solo. A cobertura começa em junho com o uso de nitroammophoska. No final do verão, a quantidade de nitrogênio introduzida é reduzida. Você pode mudar para a fertilização do tipo fósforo-potássio.
- As colheitas de frutas são árvores e arbustos. Eles precisam de fertilizantes NPK durante a floração e a frutificação. A cobertura deve começar no final de abril ou início de maio com o uso de diammofoska. A frequência de aplicação 1 vez em 10 dias é mantida até meados de julho. Em seguida, eles mudam para composições com baixo teor de nitrogênio.
- Plantas coníferas. Eles são alimentados com nitroammofos em maio e diamofos em agosto.
O uso sazonal de complexos NPK também é necessário durante a preparação do solo para o plantio. Os grânulos são aplicados durante a escavação de outono do solo a uma profundidade de 25-30 cm, distribuídos uniformemente sobre o componente orgânico. Feche-os com um ancinho. Durante o inverno, as substâncias contidas no complexo NPK entram gradativamente no solo, preparando-o para a primavera.
Na hidroponia, são usados compostos solúveis em água, com base nos quais um meio nutriente para as raízes é criado - manter a concentração necessária de nitrogênio, potássio e fósforo depende do tipo de safra.
Neste vídeo, você aprenderá o que é NPK e o que ele significa para as plantas.
O comentário foi enviado com sucesso.