Tudo sobre fertilizar nitrophoska

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Composição
  3. Variedades
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Aplicativo
  6. Medidas de precaução
  7. O que pode ser substituído?

Muita gente conhece o nitrofos desde os tempos da URSS. Mesmo assim, ela era muito procurada por jardineiros comuns e residentes de verão, bem como por especialistas na indústria agrícola. Nitrofoska é um clássico que, como você sabe, não envelhece nem morre. Portanto, agora, como antes, esse fertilizante é usado ativamente para restaurar a fertilidade do solo e aumentar a produtividade.

Peculiaridades

Primeiro, vamos considerar o que é uma nitrophoska. Este nome significa composição mineral complexa para enriquecimento do solo e nutrição das plantas. Este tipo de fertilizante é produzido na forma de grânulos brancos ou azuis... É pela cor que você pode distinguir imediatamente essa substância da nitroammophoska, com a qual é frequentemente confundida. Nitroammophoska tem uma tonalidade rosa.

Os grânulos de nitrophoska não endurecem por muito tempo. No chão os componentes do fertilizante em pouco tempo se decompõem em íons, o que os torna facilmente digeríveis para as plantas. Nitrofoska é um fertilizante universal, pois pode ser utilizado em qualquer tipo de solo.

Mas um melhor resultado é mostrado em solos ácidos e neutros.

Composição

A fórmula química deste produto exclusivo é baseada nos seguintes elementos químicos principais:

  • nitrogênio (N);

  • fósforo (P);

  • potássio (K).

Esses componentes permanecem inalterados, apenas seu conteúdo muda como uma porcentagem. O efeito da cobertura aparece quase que instantaneamente devido ao teor de nitrogênio. E devido ao fósforo, esse efeito permanece efetivo por muito tempo. Além do mais, a composição de nitrophoska inclui outros elementos úteis para plantas e solo:

  • zinco;

  • cobre;

  • manganês;

  • magnésio;

  • boro;

  • cobalto;

  • molibdênio.

Ao escolher um fertilizante na forma de grânulos é melhor dar preferência a uma composição com proporções aproximadamente iguais dos componentes principais (N = P = K)... Se você precisar de cobertura na forma dissolvida, precisará de um fertilizante com um teor significativo de magnésio. Nesse caso, a seguinte proporção de componentes em porcentagem é a mais ideal:

  • nitrogênio - 15%;

  • fósforo - 10%;

  • potássio - 15%;

  • magnésio - 2%.

Variedades

De acordo com os indicadores quantitativos dos principais componentes da composição do fertilizante, distinguem-se vários tipos de nitrophoska. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Ácido sulfúrico (ou ácido sulfúrico)

Esta substância é caracterizada por alto teor de enxofre. O material apatita serve como base para a criação de tal fertilizante. O processo de produção é baseado no esquema de ácido nítrico-sulfúrico. Quando o enxofre entra no solo, aumenta a resistência das plantas a doenças, temperaturas extremas, falta de água e aumenta sua produtividade.

O enxofre é especialmente necessário para as plantas da família das leguminosas, assim como repolho, cebola, alho, batata e tomate.

Sulfato

É caracterizado por um alto teor de cálcio. Tal fertilizante feito de emulsão de apatita, que é tratada com cloreto de cálcio. Quando o cálcio é adicionado ao solo, suas propriedades físicas são melhoradas, a acidez e a salinidade diminuem. As sementes germinam melhor, o indicador quantitativo de aumentos de ovários crescidos.

Muitas plantas ornamentais com flores, arbustos de bagas e colheitas usadas em projetos paisagísticos precisam de nitrofosfato de sulfato.

Fosforito

Este tipo de nitrophoska contém uma grande quantidade de sais de fósforo, que precisam desesperadamente de hortaliças. A apatita ou a fosforita são tomadas como base. O processo de produção envolve o tratamento simultâneo com sulfato de amônio. O uso de tal fertilizante é recomendado para solos sod-podzólicos, solos franco-arenosos e argilosos pesados. Devido ao alto teor de fósforo nas bagas, vegetais e frutas, a qualidade nutricional é melhorada, a germinação aumenta e acelera.

O fosfato nitrophoska também estimula a floração e prolonga a vida das plantas.

Vantagens e desvantagens

Se realizarmos uma análise comparativa de nitrophoska com outros fertilizantes, então suas seguintes vantagens serão óbvias.

  1. A combinação de porcentagem ideal dos componentes principais permite atingir a mineralização do solo suficiente com excelente assimilação dos microelementos necessários pelas plantas.

  2. Os componentes constituintes do fertilizante são rápida e facilmente liberados no solo, absorvidos e assimilados pelas plantas através do sistema radicular.

  3. O fertilizante é aplicado no solo de várias maneiras - você pode escolher a opção mais conveniente para você.

  4. Possibilidade de aplicação em diferentes solos por composição e tipo.

  5. Altas taxas de retenção são fornecidas devido ao tratamento de superfície dos grânulos com uma composição de condensação. Até a data de validade, o fertilizante não se aglutina e não comprime.

  6. Consumo econômico de grânulos (para 1 m quadrado. Eles precisarão de 20 a 40 gramas).

  7. A forma granular é conveniente quando usada seca ou dissolvida.

  8. Com a aplicação adequada e aderência às dosagens, os nitratos não se acumulam no solo e nas plantas. Graças a isso, a safra resultante é caracterizada por altos indicadores de respeito ao meio ambiente.

Nitrophoska também possui características negativas.

  1. A curta vida útil do fertilizante (devido à alta volatilidade do composto de nitrogênio).

  2. Os componentes são explosivos e inflamáveis. Portanto, durante o armazenamento e uso, as medidas de segurança contra incêndio devem ser observadas.

  3. Durante o amadurecimento dos frutos, a eficácia da fertilização é drasticamente reduzida (há necessidade de alimentação adicional).

Aplicativo

Apesar das características e características positivas, o nitrophoska ainda não é um fertilizante absolutamente seguro. Você precisa aplicar uma certa quantidade de fertilizante no solo. O cumprimento da dosagem excluirá um efeito prejudicial às plantas e à saúde humana. Aqui estão algumas recomendações, cuja observância permitirá que você navegue na dosagem do medicamento para vários casos.

  1. Cada árvore frutífera requer apenas 250 gramas de fertilizante. Arbustos pequenos (groselhas, groselhas e outros) não requerem mais do que 90 gramas de nitrophoska para cada cova de plantio. Espécies de arbustos grandes, que são, por exemplo, irga e viburnum, precisam de 150 gramas de alimentação.

  2. As coníferas respondem bem à aplicação de nitrophoska. O fertilizante é adicionado inicialmente no plantio. Sua quantidade é calculada em função da idade e do tamanho da muda. Por exemplo, uma muda de thuja de tamanho médio não exigirá mais do que 40 gramas. A próxima aplicação de nitrophoska pode ser realizada somente após 2 anos.

  3. Para flores de interior, é necessário diluir 50 gramas do medicamento em 10 litros de água. A pulverização é realizada com esta solução.

  4. Árvores ornamentais maduras precisam de mais fertilização, portanto, em cada planta, você precisa fazer cerca de 500 gramas de nitrophoska. Você precisará primeiro afrouxar e regar a zona próxima ao caule.

  5. As plantas de interior também podem ser alimentadas com este composto. Nestes casos, não será necessário adicionar mais de 130 gramas da substância para cada metro quadrado.

  6. Culturas de vegetais ao ar livre requerem um máximo de 70 gramas por 1 sq. m pousando.

A introdução do nitrofosfato é realizada de acordo com algumas regras obrigatórias. Vamos listá-los.

  1. Para culturas perenes, é melhor usar fertilizante seco, mas o solo deve ser pré-umedecido e solto. Essas obras devem ocorrer na primavera.

  2. É melhor realizar a introdução de nitrophoska em tempo chuvoso.

  3. É permitida a realização de curativos no outono durante a escavação do local.

  4. As mudas durante o período de crescimento também podem ser alimentadas com nitrofos, o que fortalecerá os brotos. É melhor realizar este procedimento uma semana após a colheita. O fertilizante deve ser dissolvido (16 g por 1 litro de água). A realimentação é realizada durante o plantio no solo. Para fazer isso, 10 grânulos são despejados em cada buraco, que são misturados com solo úmido.

Cada cultura é especial e única, por isso o processo de alimentação será diferente. Considere as instruções para fazer nitrophoska para as culturas mais populares.

  1. Batata é alimentado durante o plantio. Para fazer isso, uma colher de sopa de fertilizante é colocada em cada buraco e misturada com o solo. É muito mais fácil aplicar o nutriente no outono ou no início da primavera. Para cada metro quadrado, basta adicionar 75 gramas da substância.

  2. Repolho é alimentado várias vezes. A primeira fertilização é realizada na fase de crescimento das mudas. O segundo tratamento é realizado durante o plantio de brotos no solo, se antes desse nitrophoska não foi aplicado no jardim. Adicione uma colher de chá da mistura de nutrientes a cada poço. Na terceira vez, o nitrofosfato pode ser aplicado após 17 dias, para os quais 25 g de fertilizante são usados ​​para 10 litros de água. Para variedades iniciais e intermediárias, a terceira alimentação não é necessária.

  3. Pepinos respondem positivamente à introdução de nitrophoska - seu rendimento aumenta para 22%. O fertilizante é melhor aplicado no outono na área que será ocupada por pepinos. No terceiro dia após o plantio das mudas, pode-se fertilizar com uma solução nutritiva (10 litros de água por 35 g de substância). Despeje 0,5 litro de solução nutritiva sob cada arbusto.

  4. Alho de inverno e primavera fertilizado na primavera. É melhor usar primeiro a uréia e, após 2 semanas, adicionar nitrofosfato na forma dissolvida. 10 litros de água requerem 25 g de fertilizante. Este montante é gasto em 3 metros quadrados. m pousando.

  5. Framboesas exigente no valor nutricional do solo, por isso a alimentação deve ser realizada a cada primavera. Por 1 sq. m você precisará usar até 45 g de grânulos.

  6. morango a jardinagem também precisa de fertilização, o que pode ocorrer na primavera e no verão. Além disso, durante o plantio, que ocorre em agosto, podem ser colocadas 5 pelotas em cada cova.

  7. Culturas de flores ornamentais é melhor alimentar com um tipo de fertilizante sulfatado. Uma solução é adicionada a cada poço (25 g por 10 L de água).

  8. Para uvas a pulverização foliar é necessária. Este procedimento deve ser realizado após o pôr do sol para proteger a planta de queimaduras.

Medidas de precaução

Ao trabalhar com qualquer fertilizante, você deve seguir as regras e os cuidados. A Nitrofoska não foge à regra, portanto, ao utilizá-la, é importante seguir as seguintes dicas de especialistas:

  • devem ser utilizadas luvas e proteção respiratória, sem elas é proibido o trabalho com fertilizantes;

  • é impossível manipular o nitrofos próximo ao fogo aberto, uma vez que muitos componentes são explosivos (a distância mínima até a fonte de fogo é de 2 metros);

  • no caso de contato do fertilizante puro ou diluído nas mucosas (boca, nariz, olhos), é necessário enxágue-las com bastante água;

  • após terminar o trabalho de preparação, é necessário enxaguar as áreas abertas do corpo com água morna e sabão.

Para que a nitrophoska retenha suas propriedades até o final do prazo de validade, ela deve fornecer condições especiais de armazenamento:

  • o armazenamento é proibido perto de elementos de aquecimento e fontes de fogo aberto;

  • em uma sala com nitrofos, a umidade máxima não deve ultrapassar 60%;

  • quando armazenado com outros produtos químicos, os componentes do fertilizante podem reagir;

  • a nitrophoska deve estar localizada em um local ao qual crianças e animais de estimação não tenham acesso;

  • para o transporte de fertilizantes é utilizado o transporte terrestre, durante o transporte deve-se observar o regime de temperatura.

O que pode ser substituído?

Se nitrophoska não estava à venda ou a mistura adquirida anteriormente já se tornou inutilizável, então existem opções alternativas para resolver o problema com fertilizantes. Aqui está o que os especialistas sugerem para esses casos.

  1. Nitrophoska na quantidade de 100 g é completamente substituída por uma tal mistura: 30 g de nitrato de amônio, 20 g de superfosfato e 25 g de sulfato de potássio.

  2. Nitroammofosk e Azofosk são versões mais avançadas do nitrophoska. Eles diferem do fertilizante original na dosagem de vários componentes. Para entender a dosagem e não se enganar em gramas ao usar essas substâncias no lugar da nitrophoska, é necessário estudar cuidadosamente a composição e as instruções de uso de cada um desses medicamentos.

Você pode assistir a um vídeo de revisão do fertilizante nitrophoska no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário