Tudo sobre fertilização de nitroammofosk

Contente
  1. Composição
  2. Diferenças de nitrophoska
  3. Variedades por concentração de substâncias
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Fabricantes
  6. Termos de introdução
  7. Como aplicar?
  8. Medidas de segurança

Nitroammophoska encontrou uso generalizado na agricultura quase meio século atrás. Nesse período, sua composição permaneceu inalterada, todas as inovações relacionadas exclusivamente ao percentual dos componentes ativos do fertilizante. Provou-se em várias zonas climáticas, os melhores resultados foram alcançados na Rússia central.

Composição

Nitroammofoska é um dos fertilizantes mais populares entre os residentes de verão e jardineiros, sua fórmula química é NH4H2PO4 + NH4NO3 + KCL. Em termos mais simples, o revestimento superior inclui nitrogênio, fósforo e potássio. Para pleno crescimento e desenvolvimento, todas as plantas requerem nitrogênio, é a base para o suporte de vida das culturas agrícolas. Devido a esse microelemento, representantes da flora aumentam a massa verde, necessária para manter o metabolismo e a fotossíntese completa.

Com uma deficiência de nitrogênio, as plantas se desenvolvem muito lentamente, murcham e parecem subdesenvolvidas. Além disso, em condições de falta de nitrogênio, o período de cultivo é encurtado, o que afeta negativamente o volume e a qualidade da safra. Nitroammofosk contém nitrogênio na forma de um composto prontamente disponível. O fósforo é muito importante para as mudas jovens, pois participa da multiplicação celular e ajuda a fortalecer o rizoma. Com uma quantidade suficiente de fósforo, a cultura forma resistência a fatores externos desfavoráveis.

A falta de potássio tem o efeito mais prejudicial sobre a imunidade das culturas verdes, causando uma desaceleração no seu desenvolvimento. Essas plantas tornam-se suscetíveis a infecções fúngicas e à atividade de pragas de jardim. Além disso, o potássio melhora a palatabilidade dos alimentos. As mudas experimentam a necessidade máxima desse microelemento na fase de crescimento ativo.

Assim, este fertilizante tem um efeito benéfico complexo nas culturas e contribui para o crescimento ativo das culturas hortícolas.

Diferenças de nitrophoska

Jardineiros inexperientes costumam confundir nitroammophoska com nitrofosfato. Este último tem a mesma fórmula, mas reforçado com outro oligoelemento - magnésio. No entanto, em termos de eficiência, o nitrofosk é significativamente inferior ao nitroammofos. O fato é que o nitrogênio está presente nele apenas na forma de nitrato, ele é rapidamente removido do substrato - o efeito do complexo na cultura é enfraquecido. No nitroammofos, o nitrogênio está presente em duas formas - nitrato e também amônio. O segundo multiplica o período do curativo superior.

Existem vários outros compostos que se assemelham ao nitroammofos no princípio de ação, mas apresentam algumas diferenças na estrutura.

  • Azofoska - esta composição nutricional, além do fósforo, nitrogênio e potássio, inclui também o enxofre.
  • Ammofoska - neste caso, enxofre e magnésio são adicionados aos componentes de base, e a participação de enxofre é de pelo menos 14%.

Variedades por concentração de substâncias

Os componentes básicos do nitroammophoska, ou seja, o complexo NPK, são constantes. Mas a porcentagem de presença de cada um deles pode variar. Isso permite que você crie as formulações mais eficazes para diferentes tipos de solo.

  • 16x16x16 - todos os micronutrientes estão presentes aqui em proporções iguais. Este é um revestimento de cobertura universal, pode ser aplicado em qualquer tipo de solo.
  • 8x24x24 - ideal em substratos ruins. É aplicado principalmente em tubérculos, bem como em batatas e cereais de inverno.
  • 21x0x21 e 17x0,1x28 são ideais para terras que não precisam de fósforo.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem do nitroammophoska é que este agroquímico se distingue por uma maior concentração de microelementos úteis, portanto, seu uso pode economizar significativamente tempo e dinheiro. Com o mínimo gasto de mão de obra e recursos, você pode cultivar rapidamente uma grande área semeada em comparação com outras variedades de complexos minerais. Como qualquer produto químico, o nitroammophoska tem seus prós e contras. Por um lado, trata-se de um revestimento de cobertura altamente produtivo, por outro lado, se comporta de forma bastante agressiva e exige um manuseio cuidadoso. No entanto, estimula as culturas de forma tão eficaz que os usuários simplesmente “fecham os olhos” para muitas de suas desvantagens.

Nitroammofoska:

  • fornece culturas agrícolas com todos os microelementos importantes para a regeneração completa;
  • promove aumento de rendimento de 30 a 70%;
  • aumenta a resistência do caule e a resistência ao acamamento;
  • aumenta a resistência a infecções fúngicas e baixas temperaturas;
  • os grânulos são caracterizados pela baixa higroscopicidade, portanto, ao longo de todo o período de armazenamento, eles não se aglutinam e não aglomeram;
  • dissolve-se na água sem deixar resíduos.

Foi comprovado que uma composição de três componentes funciona com muito mais eficiência do que várias composições de um único componente. Ao mesmo tempo, o nitroammophoska tem uma vida útil relativamente curta e não pode ser comprado para uso futuro. Portanto, antes de começar a trabalhar, você deve calcular com precisão a quantidade de substância necessária. Nitroammofosk é uma substância perigosa para o fogo. Ele pode pegar fogo se armazenado ou transportado de maneira inadequada. Os grânulos devem ser armazenados separadamente de qualquer outro curativo para excluir a possibilidade de uma reação química - suas consequências podem ser as mais imprevisíveis, até incêndio e explosão.

O fertilizante expirado não pode ser usado, os resíduos não usados ​​devem ser descartados em tempo hábil.

Fabricantes

Produção de Voronezh de "fertilizantes minerais" - uma das maiores participações da indústria química em nosso país, os únicos produtores de fertilizantes minerais na região central da Terra Negra da Rússia. Há mais de 30 anos, a empresa produz produtos de alta qualidade, cujos méritos são apreciados não só pelos produtores agrícolas nacionais, mas também pela maioria dos agricultores no exterior. Produz nitroammofoska 15x15x20, 13x13x24 e 8x24x24 com alta proporção de potássio - isso se deve aos parâmetros dos solos locais, que, com tal proporção de microelementos, dão rendimentos máximos. Em Nevinnomyssk, várias variedades de nitroammophoska são produzidas com proporções muito diferentes dos três ingredientes ativos. O portfólio de sortimento inclui composições 10x26x26, 15x15x15, 17x17x17, 17x1x28, 19x4x19, 20x4x20, 20x10x10, 21x1x21, bem como 22x5x12, 25x5x5 e 27x6x6.

Termos de introdução

Nitroammofosk é caracterizado por certas proporções de ingredientes. Portanto, é importante escolher uma marca de fertilizante levando em consideração as características individuais dos solos e variedades específicas de culturas. Acredita-se que o nitroammofosk atinge os melhores resultados em chernozems irrigados, bem como em solos cinzentos. Como fertilizante básico em tais solos, bem como em solos argilosos, o adubo de cobertura é melhor feito no outono, em solos arenosos mais leves - na primavera.

Importante! A prática de usar nitroammophoska em jardins privados e hortas existe há várias décadas. Porém, até hoje, muitos veranistas desconfiam dela - acreditam que sua introdução provoca o acúmulo de nitratos tóxicos nas frutas. Em parte, esses temores são justificados, uma vez que qualquer fertilizante complexo aplicado no final da estação de cultivo necessariamente deixa vestígios de produtos químicos nos tecidos das plantas.

No entanto, se você parar de se alimentar antes da formação dos ovários, o resíduo de nitrato da fruta estará dentro dos limites seguros.Portanto, não é recomendável introduzir o tempero de cobertura na fase de amadurecimento dos frutos.

Como aplicar?

Normas

Como mostra a prática, os nitratos podem estar presentes não apenas nos nitroammofos, mas também em componentes orgânicos. Seu uso frequente e abundante pode prejudicar a segurança ecológica das frutas e em muito mais extensão do que a introdução moderada de curativos de armazenamento. Vários fatores afetam as taxas de introdução de nitroammophoska: o tipo de cultura, a estrutura e composição do solo, a presença e frequência de irrigação e o clima. Apesar disso, os agrônomos estabeleceram algumas dosagens médias, que são obtidas por muitos anos de prática no uso de um complexo de nutrientes na agricultura.

  • Colheitas de inverno - 400-550 kg / ha.
  • Colheitas de primavera - 350-450 kg / ha.
  • Milho - 250 kg / ha.
  • Beterraba - 200-250 kg / ha.

Ao alimentar culturas hortícolas em chalés de verão e terrenos domésticos, as seguintes dosagens de administração são recomendadas.

  • Batatas - 20 g / m2.
  • Tomate - 20 g / m2.
  • Groselhas, groselhas - 60-70 g sob um arbusto.
  • Framboesa - 30-45 g / m2.
  • Árvores frutíferas maduras - 80-90 g por planta.

O número de curativos pode variar em função das características do solo, da época de cultivo da cultura, bem como da época de aplicação de outros tipos de fertilizantes. Os fabricantes do complexo fornecem instruções detalhadas nas quais prescrevem o tempo e os padrões para a introdução de nitroammophoska para cada caso individual.

Métodos de aplicação

Nitroammofoska é igualmente eficaz na alimentação de vegetais, tubérculos, milho, girassóis, cereais e flores. É frequentemente introduzido para fertilizar arbustos com flores e árvores frutíferas. A composição é introduzida no solo ao arar o local antes do plantio como fertilizante básico. Também nitroammophoska é usado em um estado dissolvido para alimentação foliar.

O complexo pode ser apresentado de várias maneiras:

  • despeje grânulos secos em buracos ou leitos;
  • espalhar grânulos sobre a superfície da terra durante a escavação no outono ou antes do plantio de plantas;
  • dissolver os grânulos em água morna e regar as plantas plantadas sob a raiz.

Os grânulos são espalhados no solo e uniformemente distribuídos, após o que são regados com água. Se o solo estiver umedecido, nenhuma rega adicional será necessária. Nitroammophoska pode ser misturado com húmus ou composto, isso deve ser feito imediatamente antes do plantio de mudas em terreno aberto.

Para o processamento foliar, o complexo NPK é usado em dosagens mínimas. Para frutas vermelhas, flores, bem como colheitas de frutas e vegetais para este 1,5-2 colheres de sopa. eu. os grânulos são diluídos em um balde de água morna e as mudas são borrifadas com a solução resultante.

A cobertura é realizada em dias nublados ou à noite, após o que os arbustos são irrigados com água em temperatura ambiente.

Nitroammophoska é usado para todos os tipos de jardim e plantas de jardim, tem um efeito particularmente benéfico para o tomate. Após a fertilização, os tomates ficam menos doentes com requeima e podridão. É aconselhável fertilizar duas vezes por temporada. Da primeira vez - logo após o pouso, neste momento é utilizado um complexo com a fórmula NPK 16x16x16. O segundo - na fase de fixação dos frutos, é melhor usar fertilizante com uma percentagem elevada de potássio.

Você pode usar outro esquema - os tomates são tratados com nitroammofos 2 semanas após o plantio em terreno aberto. Uma solução de 1 colher de sopa é aplicada sob cada arbusto. eu. o medicamento, diluído em 10 litros. agua. Para cada planta, é consumido meio litro da composição. Após um mês, o procedimento é repetido. Na época da floração, é melhor usar uma pulverização com uma composição líquida. Para isso, 1 colher de sopa. eu. nitroammophoska e 1 colher de sopa. eu. a goma de sódio é diluída em um balde de água.

Para que os arbustos de batata cresçam mais rápido e as raízes sejam mais desenvolvidas, o tubérculo pode ser alimentado pela introdução de nitroammofoska no solo. A composição é altamente produtiva para pepinos, estimula o aumento do número de ovários, prolonga o período de frutificação geral e melhora as características de sabor da cultura. O arbusto deve ser fertilizado duas vezes - na preparação dos canteiros para o plantio e logo no início da floração, antes mesmo da formação dos ovários. O complexo NPK também pode ser usado para mudas. Ele satisfaz todas as necessidades de mudas jovens nos oligoelementos necessários. O primeiro tratamento é realizado de 10 a 15 dias após a colocação dos brotos em recipientes separados, para isso 0,5 colheres de sopa. eu. diluído em 5 litros de água e colocado debaixo de um arbusto. Após 2 semanas, a alimentação é realizada novamente.

Os morangos são fertilizados com uma dispersão de grânulos no topo do solo a uma taxa de 40 g / m2. Groselhas e groselhas são alimentadas, adormecendo sob uma planta, 60-70 g de nitroammofoska por arbusto. No plantio de framboesas jovens, acrescenta-se 50 g de fertilizante em cada cova de plantio e, no final da floração, asperge com uma solução aquosa de 40 g de grânulos por balde de água, despejando 8-10 litros de composição por metro quadrado .

Os amantes famosos de potássio, nitrogênio e fósforo são uvas, melancias e melões. Está provado que esses representantes meridionais da flora podem crescer bem, desenvolver e trazer uma grande colheita na zona central da Rússia. Mas isso só é possível com a fertilização regular de alta qualidade das plantações com compostos minerais e orgânicos. As uvas são alimentadas com nitroammofos na forma de raízes e curativos foliares. O complexo estimula a produção ativa de amidos e açúcares, fazendo com que os frutos sejam mais doces e saborosos.

A cobertura de fruteiras (maçã, pêra, cereja) é realizada de acordo com o seguinte esquema. Ao plantar uma muda em uma árvore, introduza 400-450 g.No final da floração, é realizada a cobertura da raiz. Para isso, 50 g do produto químico são diluídos em um balde com água. A terra é regada em um círculo próximo ao caule, 40-50 litros por planta.

Nenhum local está completo sem flores, eles o decoram desde o início da primavera até meados do outono. Para que a floração seja colorida e exuberante, as plantas precisam de uma boa nutrição. Nitroammophoska é usado ativamente para alimentar rosas. Os grânulos são introduzidos em solo umedecido ou diluídos em água. É melhor introduzir o complexo NPK na entressafra - na primavera, ele se torna uma fonte de oligoelementos úteis para a construção de massa verde e, com o início do outono, ele repõe o equilíbrio de micronutrientes e, portanto, prepara as plantas para o inverno geadas.

Na primavera e no outono, a fertilização é realizada para gramados. O complexo tem um efeito benéfico em gramíneas anuais e perenes. As flores de interior, como as flores do jardim, requerem uma boa nutrição. O uso de nitroammophoska aumenta significativamente o número de botões e culturas de floração, ativa o seu crescimento. As flores são pulverizadas na primavera com uma solução aquosa composta de 3 colheres de sopa. eu. substâncias diluídas em 10 litros de água.

Medidas de segurança

O Nitroammofosk pertence ao grupo das substâncias explosivas, portanto é importante evitar o superaquecimento durante o armazenamento, transporte e uso. O complexo pode ser armazenado exclusivamente em salas frescas feitas de tijolo ou concreto. A temperatura ambiente não deve exceder 25 graus e o nível de umidade do ar não deve exceder 45-50%.

Na sala onde o nitroammophoska é armazenado, não é permitido o uso de chama aberta ou qualquer dispositivo de aquecimento. NPK não pode ser armazenado por mais de 6 meses. Após o prazo de validade, ele perde em grande parte suas propriedades nutricionais, torna-se fogo e explosivo. O transporte de nitroammophoska é permitido exclusivamente por transporte terrestre a granel ou embalado. Você só pode comprar um nitroammophoska feito em estrita conformidade com GOST 19691-84.

O uso de nitroammophoska tem um efeito benéfico sobre os parâmetros qualitativos e quantitativos da frutificação. Os principais componentes desse complexo nutricional ativam processos bioquímicos nos tecidos vegetais, acelerando o crescimento da massa verde e aumentando o número de frutos.

A droga torna as mudas resistentes a doenças fúngicas, além disso, a introdução do nitroammofoska pode espantar muitas pragas, como por exemplo um urso.

No próximo vídeo, você está aguardando o acabamento das uvas na raiz na primavera.

2 comentários
Alexandre 05.07.2021 09:40
0

Não confunda a vida útil de fertilizantes à venda e sua vida útil para nutrição de plantas, que silenciosamente excede 3-5 anos. O principal inimigo é a umidade. Os fertilizantes podem ser armazenados hermeticamente por mais de 10 anos. Os mais instáveis ​​são os sais de amônio (contêm uréia), eles perdem nitrogênio durante o armazenamento, mas isso não significa que o fertilizante não possa ser aplicado. O fósforo e o potássio são praticamente eternos, se o regime de umidade for observado e a substância não for lavada.

Obrigada.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário