Estrume como fertilizante: como preparar e aplicar?

Contente
  1. Benefício e dano
  2. Visualizações
  3. De que forma é usado?
  4. Métodos de processamento
  5. Por que e como consertar?
  6. Visão geral da revisão

A matéria orgânica, chamada de esterco, é um resíduo biológico natural da digestão de vários animais domésticos ou aves. Este componente é usado para fertilizar culturas agrícolas, a fim de aumentar seu rendimento. Os fertilizantes orgânicos naturais têm uma alta concentração e são valiosos para qualquer cultura agrícola cultivada por humanos. Os benefícios do esterco são inegáveis, mas é importante utilizá-lo corretamente para não prejudicar as plantas e a saúde humana.

Benefício e dano

De acordo com sua composição, o estrume como fertilizante contém elementos valiosos que são assimilados pelas plantas - são eles potássio, magnésio, nitrogênio, fósforo, cálcio e outros oligoelementos. Estudos têm demonstrado que o esterco de galinha é o mais rico em substâncias nitrogenadas, um pouco menos desses componentes é encontrado no esterco de coelho, ainda menos nitrogênio é encontrado em fezes de cabra e ovelha, seguido de esterco de cavalo, e o esterco de porco está em último lugar. do conteúdo do elemento. Os excrementos das ovelhas são considerados campeões em termos de teor de potássio e magnésio, enquanto todos os outros tipos de esterco contêm um pouco menos. E a maior quantidade de elementos de fósforo está no esterco de porco. Se compararmos a concentração da substância, será o dobro do esterco de vaca.

Os benefícios do uso de estrume são devidos a vários fatos.

  • Os excrementos de animais de estimação contêm componentes de que as plantas precisam para melhorar o crescimento e a frutificação, o que se consegue melhorando a estrutura física e química do solo após a aplicação de estrume. No processo de fermentação, o estrume forma compostos nutritivos do húmus, o que aumenta a fertilidade da composição do solo.
  • Qualquer tipo de esterco é fonte de micro e macroelementos biologicamente ativos. Além disso, o esterco também contém várias bactérias e microorganismos, que é uma valiosa fonte de nutrição e energia de que a microflora bacteriana do solo necessita.
  • Cada tipo de cama possui características próprias. Por exemplo, eles são diferenciados pelo nível do ambiente ácido-base. O pH do esterco de vaca é de até 8,2 unidades, do esterco de cavalo até 8 unidades e do esterco de porco é de 7,8 unidades. Quando o estrume é introduzido no solo, sua acidez diminui com a mudança para um ambiente alcalino.

Se compararmos fertilizantes químicos minerais e orgânicos naturais entre si, então a matéria orgânica nutre muito melhor e melhora a estrutura da composição do solo, solta o solo, aumenta sua absorvência e também satura a microflora útil necessária para o crescimento das plantas... Todos os componentes da matéria orgânica são entregues às plantas de uma forma facilmente assimilável.

O uso de estrume deve ser estritamente dosado - deve ser aplicado de acordo com certas regras. Se essas condições forem negligenciadas, a matéria orgânica pode prejudicar as colheitas.

  • Queimaduras de raiz. Devido à alta concentração de matéria orgânica, estrume fresco não pode ser usado, é preciso esperar até que as fezes sejam superadas. Além disso, o esterco fresco, ao entrar no solo úmido, começa a interagir ativamente com a microflora do solo, ao mesmo tempo em que libera grande quantidade de gás e energia térmica. Esses processos se devem ao fato de que o estrume fresco contém uma grande quantidade de metano e nitrogênio. O processo inicial queima o sistema radicular das plantas e destrói sua vitalidade.O estrume fresco concentrado é especialmente perigoso para as raízes de plantas jovens e imaturas.
  • Acidificação do substrato do solo. A aplicação de esterco, como esterco de porco, pode acidificar o solo, e a maioria das plantas não pode crescer em tal ambiente, pois preferem indicadores de solo neutros, ligeiramente alcalinos ou ligeiramente ácidos. Para evitar a acidificação, grandes quantidades de estrume não devem ser introduzidas no solo e cinzas de madeira, calcário ou farinha de dolomita devem ser usados ​​como desoxidantes. Os desoxidantes devem ser aplicados separadamente com o esterco, para que ambas as substâncias não contribuam para a produção de grandes quantidades de amônia, prejudicial às plantas. Quando essa substância é liberada, o solo perde compostos nitrogenados e sua fertilidade se deteriora.
  • A presença de sementes de ervas daninhas. Como os animais se alimentam principalmente de gramíneas, as sementes entram em seu trato gastrointestinal, que em uma forma não processada entram nas fezes e, junto com elas, em seu jardim. O meio nutriente permitirá que as ervas daninhas cresçam violentamente, mas essa semeadura não acontecerá se você usar esterco já podre.
  • Excesso de nitrogênio. A cama é um fertilizante que contém muito nitrogênio. A quantidade excessiva de nitrogênio que entrou no solo é convertida em nitratos sob a influência da microflora do solo. Uma quantidade excessiva de nitratos do solo entra nas bagas, frutas e vegetais cultivados, causando danos ao corpo humano. Somente uma dosagem comprovada ajudará a evitar o acúmulo de nitratos no solo e de produtos agrícolas cultivados nele.
  • Transferência de pragas. Junto com o estrume, microorganismos e bactérias, às vezes não apenas favoráveis, mas também patogênicos, entram no canteiro do jardim. Ovos de helmintos ou insetos-praga podem entrar no jardim e, de lá, junto com vegetais e frutas, entrar no corpo humano. Freqüentemente, o cheiro de fezes atrai insetos. O urso gosta especialmente de esterco fresco, que bota os ovos em pilhas de fezes para que seus filhos possam hibernar e se tornar mais ativos na primavera.

Para que o estrume seja um componente útil, na hora de usá-lo deve-se saber as dosagens corretas e as regras de uso.

Visualizações

A variedade de esterco usado para estimular o crescimento das plantas não depende apenas do tipo de animal ou ave que está sendo usado. A composição do fertilizante orgânico também depende da cama, que também faz parte do esterco. Quando combinado com ele, a concentração de excrementos diminui, mas em sua composição, a quantidade de potássio aumenta. O tipo de lixo em que vive um pássaro ou animal é palha, turfa ou serragem. O fertilizante com palha é considerado o melhor para o jardim, e a mistura de turfa tem o menor valor.

Para fertilizantes, o estrume não é usado apenas de animais com cascos fendidos. Para fins de nutrição das plantas, excrementos de aves também são usados ​​- esterco de galinha, esterco de codorna. Para obter a melhor combinação, às vezes são combinados diferentes tipos de estrume.

Bovino

Este tipo de estrume maximiza as suas propriedades nutricionais durante os primeiros 2-3 anos (quando o estrume é introduzido em solos arenosos ou arenosos). Ele mantém sua eficácia em substratos de argila por muito mais tempo - aí seu efeito dura até 6 anos. Verbasco é considerado a espécie orgânica mais comum e é adequado para todos os tipos de plantas. Mas, ao mesmo tempo, o esterco de vaca é o menos fértil. Segundo pesquisas, 1 kg da substância contém até 3,4 gramas. componentes nitrogenados, até 2,8 gr. cálcio, cerca de 2,9 gr. fósforo e até 1,5 gr. potássio. Além disso, a composição do estrume inclui enxofre, magnésio, sódio. Os indicadores da composição química variam conforme o tipo de alimento que o animal ingeria, sua idade e sexo. O esterco de animais adultos é cerca de 17–20% mais fértil do que o esterco de animais jovens.O baixo teor de nutrientes no verbasco reduz a probabilidade de queima do sistema radicular e superalimentação das plantas, o que acarretaria no aparecimento de nitratos na cultura.

Cavalo

É considerado o fertilizante orgânico mais nutritivo e equilibrado em sua composição. O esterco de cavalo tem uma estrutura mais porosa do que o verbasco. Ao ser liberado no solo, esse esterco se decompõe com a liberação de grande quantidade de calor, por isso se consolidou como um meio eficaz de alimentação das plantas em campo aberto e em casa de vegetação. Infelizmente, o esterco de cavalo agora está menos disponível do que o esterco de vaca. Isso se deve à diminuição do número de animais.

Coelho

Os excrementos de coelho são bastante secos e densos. Devido ao seu tamanho compacto, é mais fácil de transportar. Os especialistas que usam esse fertilizante observam que os excrementos não são úteis apenas para as plantas, mas também não contêm sementes de ervas daninhas em sua composição, pois os coelhos se alimentam apenas de folhas e caules de plantas. Os excrementos dos coelhos são ricos em nitrogênio, magnésio e potássio. As plantas assimilam bem essa alimentação e ela é adequada para quase todas as culturas hortícolas. As fezes podem conter coccídios, que causam doenças intestinais por protozoários em coelhos. Por este motivo, as fezes de indivíduos doentes não devem ser colocadas ao lado de coelhos saudáveis. Para os humanos, os coccídios não são perigosos.

Carne de porco

A composição do esterco de porco contém pouco cálcio, mas pode acidificar rapidamente o solo. Portanto, este fertilizante não é adequado para todos os tipos de culturas e raramente é usado. Os excrementos de suínos são conhecidos pela baixa liberação de calor quando superaquecidos e o tempo de decomposição é muito mais longo do que o de outros animais. Acima de tudo, o estrume contém nitrogênio, na forma não diluída ou fresca, que pode queimar o sistema radicular das plantas. Os excrementos de suínos contêm não apenas sementes de ervas daninhas, mas também patógenos de infecções intestinais, bem como ovos de helmintos que são perigosos para os seres humanos. Se você adicionar essas fezes a um solo levemente ácido, ele se tornará acidificado, ou seja, será impossível cultivar qualquer coisa nele sem desoxidação. Às vezes, esse tipo de esterco é combinado com esterco de cavalo, e farinha de dolomita também é adicionada à composição.

A mistura pode ser usada somente depois de um ano, quando o composto estiver naturalmente limpo de bactérias nocivas e helmintos.

Frango

O esterco de aves é conhecido por ser o fertilizante orgânico de ação mais rápida, com um tempo de decomposição de 1 ano. Mas vale lembrar que a concentração desse agente é tão grande que para usá-lo é preciso diluí-lo 12 vezes. A cama contém potássio, cálcio, nitrogênio, fósforo, magnésio. Sua concentração é 4 vezes maior do que no esterco animal. Após a aplicação no solo, a composição apresentará os melhores indicadores no primeiro ano, mas mesmo após 2-3 anos suas propriedades ainda estarão preservadas, embora em um volume um pouco menor. Os excrementos de frango aumentam significativamente a produtividade e também participam na formação do húmus do solo e na desoxidação do solo.

Cabra

Acredita-se que os excrementos de cabra são 8 vezes mais nutritivos para as plantas do que a verbasco, e isso se deve ao alto teor de componentes nitrogenados. O estrume de cabra pode decompor-se muito rapidamente e gerar muito calor, por isso é utilizado para melhorar as qualidades de um solo denso, difícil de aquecer com os raios solares. 1 kg de estrume contém até 2,6 gramas. fósforo, até 5,8 gr. potássio e cerca de 5 gr. azoto. Esta composição permite que você aplique fertilizante no solo 3-4 vezes menos frequentemente do que estrume de cavalo ou de vaca. Os excrementos de cabra são usados ​​para fertilização orgânica de quase todas as culturas agrícolas. Tomates e pepinos, assim como cebolas e alho, respondem melhor a essa fertilização.

Ovelha

Um fertilizante altamente eficiente é o estrume de ovelha (ou carneiro). Ele se decompõe com a liberação de grande quantidade de calor e é usado para saturar solos argilosos ou argilosos com componentes orgânicos. Os excrementos de ovelha não têm uma alta concentração de potássio, magnésio, nitrogênio e fósforo, mas se você comparar com excrementos de cavalo ou verbasco, os dejetos de ovelha são mais densos e secos. Para amaciar o esterco de ovelha para uso como fertilizante, ele é pré-impregnado com chorume.... Como fertilizante, esse estrume é usado muito raramente, na maioria das vezes é usado na forma de combustível seco para fornos de lenha.

De que forma é usado?

Como fertilizante orgânico, excrementos de pássaros ou animais são usados ​​após a preparação preliminar. Quando processado, ajuda a restaurar a estrutura e a fertilidade de solos esgotados. O estrume pode ser usado de várias maneiras.

  • Estrume fresco. É utilizado apenas no caso de ser misturado com outra matéria orgânica e sujeito ao isolamento das raízes durante o processo de alimentação. Na maioria das vezes, estrume fresco é espalhado pelo campo no outono após a colheita, de modo que durante o inverno ele tem tempo de superaquecer e fertilizar o solo na época do plantio na primavera. É imprescindível enterrar os excrementos no solo, e isso é feito cavando-se toda a superfície do campo. Cada metro quadrado requer até 10 litros. estrume. Muitas vezes, verbasco é usado para fertilizar o solo, menos frequentemente estrume de cavalo. Os excrementos de coelho ou porco não são utilizados antes do inverno devido à sua elevada concentração e impossibilidade de distribuição uniforme (para excrementos de coelho).
  • Estrume seco. Dentro de 2-3 anos, o estrume pode secar bem, depois do qual se torna leve, quebradiço, mas não perde seus componentes valiosos. Após a secagem, o esterco não deve conter helmintos e patógenos. O esterco de cavalo e de cavalo seca por 3 anos, o esterco de galinha seca após um ano. Para agilizar o processo de secagem, o esterco é revolvido regularmente com um forcado - assim, ele aquece e seca de maneira mais uniforme. Ao plantar plantas, estrume seco é adicionado à cova de plantio - isso é feito ao plantar pimentões, pepinos, tomates. Após a rega, a planta recebe componentes valiosos para o seu crescimento por muito tempo. Este fertilizante também é adequado para alimentar flores caseiras que crescem em uma varanda ou terraço.
  • Estrume sob a forma de grânulos. É liberado pela peletização de excrementos frescos. Os grânulos não contêm humidade, são fáceis de transportar e não têm um cheiro forte a estrume. Esses produtos orgânicos são usados ​​para fertilização de longo prazo, enterrando os grânulos no solo. Depois de regadas, começam a inchar e a decompor-se, nutrindo o solo e as plantas.
  • Tipo líquido de matéria orgânica. Estrume líquido que é comercializado em garrafas ou latas. Este é um concentrado de fezes de aves ou animais fermentadas; antes do uso, a composição deverá ser diluída em água de acordo com as instruções. O concentrado de estrume é a forma de aplicação mais conveniente em comparação com o estrume natural.

Freqüentemente, a matéria orgânica também é misturada com um complexo mineral adicional, resultando em um fertilizante universal complexo.

Métodos de processamento

O uso de fertilizantes orgânicos depende do prazo de validade e do método de processamento. Vários métodos são usados ​​para preparar a composição de trabalho.

  • Superaquecimento. O método mais simples é o armazenamento do estrume para efeitos da sua preparação durante 3-12 meses. Para o armazenamento, de acordo com as normas veterinárias e sanitárias para o preparo de dejetos como fertilizantes orgânicos, é necessária a confecção de uma caixa especial. O estrume pronto pode estar podre ou semipodrecido, tendo uma consistência plástica e uma cor escurecida. Na maioria das vezes, os excrementos de verbasco ou cavalo são preparados desta forma, a fim de aprofundá-lo em 40-50 cm ao cavar um local de plantação. No esterco bem podre, a estrutura da cama não difere mais e a composição solta de matéria orgânica é introduzida na área do círculo radicular da planta.Se necessário, estrume podre pode ser diluído com água e uma solução de trabalho para irrigar as plantações pode ser preparada.
  • Húmus. Para prepará-lo, são empilhados os excrementos, dentro dos quais ocorre o processo de decomposição com liberação de calor. Microorganismos e bactérias transformam o estrume em húmus e, no final, obtém-se uma substância solta, leve e nutritiva de cor escura, semelhante a uma camada fértil de solo. Para obter um bom húmus, é necessário espaço suficiente - para isso, é atribuída uma determinada área e utilizadas paredes de treliça na forma de equipamentos adicionais, necessários para que a pilha de estrume não se desintegre, mas dentro dela existe uma circulação de massas de ar. O produto acabado é usado na forma de cobertura morta ou soluções de trabalho para irrigação são feitas.
  • Vermicompostagem. O estrume é processado com minhocas. Além dos excrementos, a matéria orgânica é adicionada ao composto na forma de fragmentos de plantas, resíduos de alimentos e outras matérias orgânicas. Em seguida, vermes californianos são adicionados à composição. Todo o processo ocorre em pilhas altas, que são regularmente despejadas com água e viradas com um forcado. Durante a escavação, cal ou turfa são adicionados ao composto. Literalmente após 3 meses, os vermes processam matéria orgânica e obtém-se um substrato fértil leve e nutritivo, que é utilizado como cobertura morta.
  • Adubar com humatas. Substâncias húmicas especiais são adicionadas aos excrementos, contribuindo para a rápida decomposição da matéria orgânica e a destruição de bactérias patogênicas. Para processar 20 kg de estrume, são necessários 20 g. humates, eles são diluídos com água e estrume é derramado com uma solução. A composição resultante é regularmente misturada com um forcado e após 3 meses. o fertilizante orgânico está pronto para ser aplicado ao solo como cobertura para as frutas e grãos.
  • Infusão de verbasco. É preparado combinando excrementos de vaca com água na proporção de 1: 4. Este método permite que você se livre rapidamente de sementes de ervas daninhas, ovos de helmintos e microflora patogênica. Em uma composição bem fermentada, todos os componentes valiosos permanecem, mas para fertilizar as plantas com eles, será necessária diluição adicional com água.

A escolha do método de preparo depende da quantidade inicial de dejetos e da disponibilidade de condições para seu processamento.

Por que e como consertar?

As plantas adoram fertilizantes orgânicos, seu uso se justifica com altos rendimentos, se você usar tal cobertura na primavera ou no outono. As hortaliças podem ser fertilizadas com esterco: batata, tomate, pepino e também o esterco é aplicado nos campos de frutas silvestres ou nas árvores frutíferas. O uso de estrume também é eficaz como adubo de outono ao aplicar a composição ao solo.

Existem várias regras para a aplicação de estrume no solo.

  • Para o adubo de cobertura, não é usado estrume fresco. Você pode usar excrementos podres ou húmus.
  • As soluções de estrume não são despejadas sob a raiz das plantas, mas são introduzidas em corredores especialmente feitos.
  • O outono é considerado a melhor época para aplicar estrume fresco no solo. O estrume que amadureceu durante o inverno fornecerá às plantas uma quantidade suficiente de nutrição para toda a estação de crescimento.
  • É aconselhável usar esterco em forma de húmus na primavera, quando as plantas precisam de força para a floração e um conjunto de ovários de frutos.

Jardineiros experientes também fazem isso: no outono, o húmus é adicionado ao solo e, nos meses de primavera e verão, eles fazem a cobertura das raízes com soluções de trabalho de esterco podre.

Visão geral da revisão

De acordo com as avaliações de especialistas na área de agronomia, jardineiros experientes e biólogos, o uso de esterco para o cultivo de qualquer lavoura é simplesmente necessário. Sem este aditivo bioativo orgânico, é impossível alcançar o crescimento e desenvolvimento normal da planta, bem como fazer uma colheita completa.

De acordo com as avaliações de jardineiros russos, na maioria das vezes uma forma líquida de esterco de cavalo ou de vaca é usada em terrenos pessoais. Os excrementos de frango são usados ​​com menos frequência. Outros tipos de matéria orgânica estão menos disponíveis e, portanto, não são muito comuns entre os jardineiros.Além da forma líquida, os fertilizantes granulares também são comuns e o composto orgânico também é muito popular para fertilizar.

      Muitos empreendimentos agrícolas modernos usam estrume de vaca e cavalo em combinação com componentes minerais para cultivar safras agrícolas em escala industrial. Este fertilizante combinado dá altos resultados em rendimento e qualidade do produto.

      Para o preparo de esterco, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário